A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como se reproduzem os animais?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como se reproduzem os animais?"— Transcrição da apresentação:

1 Como se reproduzem os animais?

2 Como se reproduzem os animais?
Reprodução Função que assegura a continuidade das espécies. A reprodução pode ser: Assexuada Sexuada

3 Como se reproduzem os animais?
Reprodução assexuada Ocorre sem a participação de dois animais de sexo diferente. Os novos seres podem originar-se a partir de fragmentos de um dado animal. Reprodução assexuada da estrela-do-mar. A partir do braço quebrado, origina-se um novo indivíduo, idêntico ao original. Ocorre a regeneração do braço perdido pelo indivíduo original. Separação de um braço.

4 Como se reproduzem os animais?
Reprodução sexuada Realiza-se com a intervenção de dois indivíduos: um macho e uma fêmea. Etapas da reprodução de um mamífero: O macho produz espermatozóides. Da fecundação (união de um espermatozóide com um óvulo) resulta uma célula – o ovo. A fêmea produz óvulos.

5 Como se reproduzem os animais?
Reprodução sexuada Realiza-se com a intervenção de dois indivíduos: um macho e uma fêmea. Etapas da reprodução de um mamífero: O embrião desenvolve-se dando origem a um ser semelhante aos seus progenitores. A partir do ovo, por divisão celular, forma-se um embrião.

6 Como se reproduzem os animais?
Em muitas espécies os machos distinguem-se das fêmeas pelo seu aspecto exterior – nestes casos existe dimorfismo sexual. Os leões apresentam juba, mas as leoas não.

7 Como se reproduzem os animais?
Em muitas espécies, os machos distinguem-se das fêmeas pelo seu aspecto exterior – nestes casos existe dimorfismo sexual. O zarro-negrinha apresenta plumagem diferente nos dois sexos. O macho distingue-se da fêmea pelo contraste da plumagem preta e branca.

8 Como se reproduzem os animais?
Muitas espécies reproduzem-se apenas num dado período do ano. Durante este período, os animais podem exibir comportamentos diversos para atrair seres da mesma espécie, de sexo oposto ao seu. Após a aproximação dos animais, ocorre, em geral, o acasalamento. O conjunto de comportamentos que os animais exibem antes, durante e após o acasalamento constitui a parada nupcial.

9 Como se reproduzem os animais?
A parada nupcial Muitas aves, como o fragata macho, exibem- -se para atrair a fêmea. Esta exibição pode ocorrer com cantos e danças, entre outros artifícios.

10 Como se reproduzem os animais?
A parada nupcial O pavão macho procura atrair a fêmea exibindo o magnífico leque de penas da sua cauda. Enquanto anda em redor da fêmea, faz vibrar as penas, gerando um zumbido.

11 Como se reproduzem os animais?
A parada nupcial O pássaro arquitecto macho constrói um ninho usando materiais coloridos. Desta forma, procura atrair as fêmeas.

12 Como se reproduzem os animais?
A parada nupcial No caso de alguns anfíbios, os machos emitem sons para atrair as fêmeas – coaxam.

13 Como se reproduzem os animais?
A parada nupcial Os impalas machos envolvem-se frequentemente em lutas pelo direito a acasalar.

14 Como se reproduzem os animais?
A parada nupcial Alguns animais, como certas fêmeas de traça, libertam substâncias para atrair os machos. Estes detectam os odores a quilómetros de distância.

15 Como se reproduzem os animais?
Animais vivíparos Os animais que nascem directamente do ventre materno são designados vivíparos. Nos animais vivíparos, o embrião desenvolve-se dentro do ventre materno, utilizando os nutrientes que a mãe lhe fornece. Nestes animais, o ovo não tem substâncias nutritivas suficientes para alimentar o embrião. A égua, por exemplo, é um animal vivíparo.

16 Como se reproduzem os animais?
O período de desenvolvimento do novo ser no interior do corpo materno designa-se gestação. O período de gestação do veado é de cerca de 33 a 34 semanas.

17 Como se reproduzem os animais?
Terminado o período de gestação, ocorre a expulsão do novo ser do corpo materno – sucede, então, o parto. Parto de uma égua.

18 Como se reproduzem os animais?
Terminado o período de gestação, ocorre a expulsão do novo ser do corpo materno – sucede, então, o parto. Parto de uma égua.

19 Como se reproduzem os animais? As cobras são animais ovíparos.
Os animais cujo embrião se desenvolve no interior do ovo, fora do corpo materno, são ovíparos. Nos animais ovíparos, o ovo tem substâncias nutritivas suficientes para permitir o desenvolvimento do embrião, ao longo do período de gestação. As cobras são animais ovíparos.

20 Como se reproduzem os animais? Eclosão em ovos de répteis.
Quando a fêmea põe o ovo no exterior, diz-se que ocorre a postura. A saída do novo ser do interior do ovo recebe o nome de eclosão. Eclosão em ovos de répteis.

21 Como se reproduzem os animais?
Metamorfoses Alguns animais ovíparos, no momento da eclosão, têm um aspecto muito diferente do dos progenitores. Até chegarem à fase adulta sofrem diversas transformações: metamorfoses. Os animais que sofrem metamorfoses têm um desenvolvimento indirecto. Rãs e borboletas são exemplos de animais que sofrem metamorfoses.

22 Como se reproduzem os animais?
A partir da eclosão de ovos de borboleta, libertam-se larvas – lagartas.

23 Como se reproduzem os animais?
A lagarta tece um casulo à sua volta e, no interior deste, transforma-se em ninfa ou crisálida. Na crisálida, forma- -se o insecto adulto. O insecto adulto liberta-se do casulo. Inicialmente as asas encontram-se moles e enrugadas, mas rapidamente ficam aptas para o voo.

24 Como se reproduzem os animais?
Classificação dos animais como ovíparos ou vivíparos. Vivíparos Ovíparos Ovíparos Vivíparos


Carregar ppt "Como se reproduzem os animais?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google