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PROVA BRASIL e SAEB 2011.

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Apresentação em tema: "PROVA BRASIL e SAEB 2011."— Transcrição da apresentação:

1 PROVA BRASIL e SAEB 2011

2 PLANO DE METAS 2011: Ações voltadas para abordar a AVALIAÇÃO, como um todo e a Prova Brasil(descritores)

3 APLICAÇÃO: Alunos de 4ª e 8ª séries da rede pública urbana ou de 5ª e 9ª séries das instituições com ensino fundamental de nove anos vão participar da Prova Brasil em novembro.

4 Por que realizar a Prova Brasil?
Seus resultados são essenciais para promover um diagnóstico da situação do ensino no país, já que os dados coletados na prova são usados para calcular o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O objetivo da Prova Brasil é avaliar como anda o direito de aprender dos alunos em cada escola, município, estado e no País. Oportunizar informações sistemáticas sobre as unidades escolares.

5 (3ª série do Ensino Médio)‏
Cálculo do IDEB IDEB Padrões e Critérios que combinam: RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES DE APRENDIZAGEM TAXA DE APROVAÇÃO, REPETÊNCIA E EVASÃO PROVA BRASIL (4ª e 8ª séries)‏ E SAEB (3ª série do Ensino Médio)‏ FLUXO ESCOLAR 5

6 ESCALA DE PROFICIÊNCIA
Os resultados da avaliação de Matemática e Língua Portuguesa são organizados em uma escala de proficiência. A escala é numérica e varia de 0 a 500. Como os números indicam apenas uma posição, é feita uma interpretação pedagógica dos resultados por meio da descrição, em cada nível, do grupo de conceitos que os alunos demonstraram ter desenvolvido, ao responderem às provas.

7 ESCALA DE PROFICIÊNCIA
É possível saber, pela localização numérica do desempenho na escala, quais conceitos os alunos já construíram, quais eles estão desenvolvendo e quais ainda faltam ser alcançados.

8 CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988 Art. 205 A educação, direito de todos e dever do Estado e da Família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania com base no seguinte princípio: Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. 8 8

9 Qual é a responsabilidade do Diretor Escolar no cumprimento do artigo 205?
Acompanhamento do trabalho pedagógico realizado em sala de aula. Organização do espaço escolar para possibilitar boas condições de trabalho. Integrar a escola e a comunidade. Propor encaminhamentos que contribuam para o acesso e permanência. Intervir com o NRE e SEED quando necessário (equipe disciplinar). 9 9

10 Diretor Escolar e os resultados da Prova Brasil e SAEB
Conhecer os resultados da Escola. Divulgar os resultados para a comunidade escolar. Utilizar os resultados para propor ações efetivas de superação dos mesmos. 10 10

11 Diretor Escolar e os resultados da Prova Brasil e SAEB
Informar aos alunos e professores a importância da Prova Brasil. Promover ações que apresentem a Prova Brasil aos alunos e professores. 11 11

12 BOM RESULTADO NO IDEB Promove a Instituição Escolar.
Reflete o trabalho do Diretor Escolar. Promove a Instituição Escolar. Valoriza os profissionais. Cumpre a função social da escola. Incentiva os alunos. 12 12

13 Materiais Caderno de atividades SEED;
Material do MEC (Matriz de referência)‏. 13 13

14 MATEMÁTICA 14

15 DIRETRIZES CURRICULARES DO PARANÁ
Matriz de Referência de Matemática 8ª Série / 9º Ano do Ensino Fundamental Funções Tratamento da Informação Números e Álgebra Números e Operações / Álgebra e Funções Grandezas e Medidas Geometrias Espaço e Forma DIRETRIZES CURRICULARES DO PARANÁ Prova Brasil / SAEB 15

16 MATRIZES DA PROVA BRASIL
As matrizes da Prova Brasil e SAEB não englobam todo o currículo escolar e não podem ser confundidas com procedimentos, estratégias de ensino ou orientações metodológicas. É composta por unidades chamadas Descritores, que estão sempre associados a um conteúdo que o estudante deve dominar na etapa de ensino em análise. 16

17 CADERNOS DE ATIVIDADES
Os Cadernos de Atividades disponibilizados (MEC / DEB) auxiliam professor e aluno no entendimento dos conteúdos porque apresentam questões que aprofundam os conhecimentos matemáticos desenvolvidos em sala de aula e, assim, podem melhorar o processo de ensino-aprendizagem que ocorre nas escolas públicas do Estado do Paraná. 17

18 LÍNGUA PORTUGUESA 18

19 TÓPICOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DIRETRIZES CURRICULARES DO PARANÁ
I - Procedimentos de leitura Conteúdo temático; finalidade do texto; elementos composicionais do gênero. II - Implicações do suporte, do gênero e/ou enunciador na compreensão do texto Marcas linguísticas como aspas, travessão, negrito; vozes sociais presentes no texto. III - Relação entre textos Intertextualidade; semântica; léxico. IV - Coerência e coesão no processamento do texto Marcas linguísticas: coesão e coerência. V - Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido Discurso ideológico presente no texto, léxico, semântica. 19

20 CADERNOS DE ATIVIDADES
O propósito dos cadernos é trabalhar os conteúdos de Língua Portuguesa explicitados nas Diretrizes Curriculares Estaduais da disciplina. Assim sendo, o professor não se limitará a resolver questões com os alunos. 20

21 TODOS OS EDUCADORES DO COLÉGIO/ESCOLA PODEM TRABALHAR COM OS DESCRITORES DA PROVA BRASIL.

22 Enviar: AS METAS E AÇÕES a serem desenvolvidas, até o dia 10/06/201, VIA


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