A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Introdução à Computação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Introdução à Computação"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Introdução à Computação
Ciência da Computação - 1° Período Conceitos Básicos Profa. Cynara Carvalho

2 Introdução à Computação
“Há um século, riqueza e sucesso vinham para aqueles que produziam e distribuíam mercadorias manufaturadas. Hoje, riqueza e sucesso vêm para aqueles que utilizam computadores para criar, reunir, aplicar e disseminar informações.”

3 Categorias dos cursos da área de Computação e Informática:
Cursos que têm a computação como atividade fim visam a formação de recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico da computação. Denominação: Bacharelado em Ciência da Computação ou Engenharia de Computação. Os egressos são também candidatos potenciais a seguirem a carreira acadêmica, através da pós-graduação.

4 A Ciência da Computação tem como objeto de estudo os métodos e as técnicas destinadas a modelar, analisar e resolver problemas através da utilização de recursos computacionais. A atividade do cientista da Computação consiste na concepção, desenvolvimento e/ou aplicação desses métodos e técnicas.

5 Objetivos da formação de recursos humanos na área
Os cursos da área de computação e informática têm como objetivos a formação de recursos humanos para o desenvolvimento tecnológico da computação (hardware e software) com vistas a atender necessidades da sociedade, para a aplicação das tecnologias da computação no interesse da sociedade e para a formação de professores para o ensino médio e profissional.

6 Áreas de atuação Os formados nessa área não costumam ter dificuldade para arranjar trabalho. Geralmente, as portas para o primeiro emprego são abertas por um estágio numa grande empresa e, não raro, o estudante é contratado antes mesmo de terminar a graduação. Além de atuar em companhias do setor de tecnologia, o profissional pode encontrar espaço em diversos segmentos, já que toda empresa de grande porte tem uma área de TI. Outros setores que podem contratar são os de telecomunicação e de desenvolvimento de software e hardware. A atividade em gerência e na área de banco de dados também é uma tendência. As ofertas de emprego continuam boas em bancos, empresas de comércio eletrônico e de consultoria tecnológica para o especialista em desenvolvimento de softwares e sistemas. O governo federal vem dando prioridade para financiamentos destinados a formar mestres e doutores em computação e assim estimular o desenvolvimento da indústria nessa área.

7 Conhecimento de Informática
Três elementos : Consciência – à medida que estudar os computadores , você tomará consciência de sua importância, versatilidade e infiltração na sociedade. Conhecimento – Você aprenderá o que são os computadores e como eles funciona. Interação – Não há melhor maneira de conhecer os computadores do que interagir com eles.

8 O que é COMPUTAÇÃO? DADOS PROCESSAMENTO RESULTADOS

9 INFOR mação autoMÁTICA O que é INFORMÁTICA?
Estudo do tratamento da informação. É a ciência que estuda a coleta das informações, ou dados, de forma organizada, buscando meios necessários para aumentar a velocidade e eficiência na proteção dos dados Seu objetivo é o tratamento da informação, usando como ferramenta os recursos de sistemas de computação, ou seja, o computador e outros recursos ligados a ele.

10 O que é um Computador ? É uma máquina constituída por uma série de componentes e circuitos eletrônicos, capaz de receber, armazenar processar e transmitir informações. Máquina programável, capaz de realizar uma grande variedade de tarefas, seguindo uma seqüência de comandos, de acordo com o que for especificado.

11 Alguns Benefícios dos Computadores
Produtividade - Funcionários usam seus computadores para executar suas tarefas mais rápido e melhor. - Muitos processos podem ser controlados mais eficientemente por meio dos computadores. Tomada de decisões - Ajuda os tomadores de decisões a identificar fatores financeiros, geográficos e logísticos. Redução de custos - Ajuda a reduzir os custos de mão-de-obra, energia e papelada. © 2004 by Pearson Education

12 Componentes de um Sistema de Computador
Hardware Equipamento associado ao sistema. Software Instruções que dizem o que o computador deve fazer. Pessoas Programador de computador: escreve software. Usuário: adquire e usa software. - Freqüentemente chamado de usuário final. © 2004 by Pearson Education

13 Hardware: Os Componentes Básicos de um Computador
Quatro componentes principais: Dispositivos de entrada Processamento Dispositivos de saída Armazenamento © 2004 by Pearson Education

14 Entrada: são os dados colocados no computador para ser processados.
Dispositivos de entrada comuns: Mouse O dispositivo de entrada mais comum. Gera sinais elétricos que são convertidos em caracteres. Move-se sobre uma superfície plana. O movimento da esfera do mouse provoca o movimento correspondente de um ponteiro na tela. Teclado Lê letras, números e símbolos especiais Caneta óptica, leitora de código de barras – freqüentemente usada em lojas. Scanners de mesa e de folhas soltas escaneiam imagens ou documentos impressos. Scanner © 2004 by Pearson Education

15 Saída: o resultado produzido pela CPU.
Formas comuns de saída: texto, números, gráficos e sons. Dispositivos comuns de saída: Tela (monitor): pode exibir texto, números, fotografias e até mesmo vídeo, totalmente em cores. Impressora: produz relatórios impressos conforme as instruções de um programa. © 2004 by Pearson Education

16 SISTEMA COMPUTACIONAL?
O que é um SISTEMA COMPUTACIONAL? Integração de componentes atuando como uma entidade, com o propósito de processar dados, realizar algum tipo de operação aritmética/ lógica envolvendo os dados, de modo a produzir diferentes níveis de informações.

17 Componentes de Um Sistema Computacional
Peopleware Hardware Software

18 Peopleware Componente humana de um sistema de computação, são indivíduos que utilizam o computador como ferramenta. Hardware Componente física de um sistema de computação, são todos os equipamentos utilizados pelo usuário nas ações de entrada, processamento, armazenamento e saída de dados. Software Componente lógica de um sistema de computação, séries de instruções que fazem o computador funcionar (programas de computador).

19 Uso dos computadores Negócios Medicina e saúde pública Educação Arqueologia Engenharia Manufatura Direito Política Uso doméstico Entretenimento

20 Necessidades sociais x Uso de Computadores
armazenamento de grandes volumes de informações e sua recuperação em tempo hábil computação de cálculos matemáticos complexos em intervalos de tempo relativamente muito inferiores aos modos convencionais ferramentas para suporte a projetos (engenharia civil, arquitetura, engenharia mecânica, desenho industrial) automação, controle e monitoração de sistemas complexos computação rápida de cálculos repetitivos envolvendo grandes volumes de dados processamento de voz e imagem jogos e ferramentas para suporte ao ensino/aprendizagem realidade virtual com aplicações aos fins mais diversos (entretenimento, medicina, robótica) ferramentas para geoprocessamento de dados (engenharia agrícola, agronomia, planejamento urbano, meio ambiente)

21 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
CAPRON, H.L. ; JOHNSON, J.A. – INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA – 8ª EDIÇÃO, – CAPÍTULO 1


Carregar ppt "Disciplina: Introdução à Computação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google