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As Compras Governamentais e as micro e pequenas empresas

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Apresentação em tema: "As Compras Governamentais e as micro e pequenas empresas"— Transcrição da apresentação:

1 As Compras Governamentais e as micro e pequenas empresas
Oportunidades com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e a Regulamentação no âmbito do Governo Federal (Dec 6.204/07) Brasília 3 de outubro de 2007 – Sebrae DF

2 Brasil Informação REPRESENTATIVIDADE PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL
5 milhões de negócios formais (99%) e 10 MI informais 56,1% da força de trabalho - setor formal urbano 26% da massa salarial 20% do PIB 17% do fornecimento para o governo 2% das exportações

3 Mote da Lei Geral Para as Empresas Para a Sociedade Desregulamentação;
Tornar as ME e EPP competitivas na formalidade em sua relação com as grandes empresas e perante a economia informal, por meio de: Desregulamentação; Desoneração; Estímulos. Para a Sociedade Gerar empregos e renda, de forma descentralizada, por meio da criação de oportunidades e pelo estímulo ao empreendedorismo. Consistir uma Política Nacional de Benefícios Condicionados A formalidade percebida como um bom negócio!

4 Capítulo V – Acesso a Mercados
Compras até R$ 80 mil Cotas de 25% para todas as compras Critério de desempate Decreto Federal Plano Estadual de Uso do Poder de Compra Cédula de Crédito Microempresarial 30% Sub-contratação Mercado nacional de R$ 260 bi / ano Ampliação potencial de participação no mercado de R$ 33 bi / ano Geração de 800 mil empregos diretos e 1,6 milhão indiretos

5 Brasil Informação Quais os maiores compradores individuais ?
,63 Totais ,02 Estatais ,95 União ,25 Estados ,41 Municípios Valor das Compras R$ Esfera Objetivo do exercício: quebra gelo Dinâmica: ler sem detalhar as opções e pedir para o público escolher a melhor opção (levantar a mão). Pedir para algumas pessoas justificarem a sua marcação, cobrindo assim todas as opções marcadas. Estimados em cerca de R$ 260 bilhões em compras governamentais anuais em todos os níveis, incluindo as empresas estatais Fonte: SIASG 2004, Balanço Geral da União e Balanços Estaduais e Municipais disponíveis no FINBRA

6 Projeto Compras Governamentais
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

7 Projeto Compras Governamentais
Políticas e Diretrizes Propostas Pilar 1 – Legislação Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas Capítulo 5 – Acesso a Mercados Regulado pelo Decreto de 05/09/07 Projeto Compras Governamentais O BRASIL COMPRANDO MAIS DA MICRO E PEQUENA EMPRESA

8 Projeto Compras Governamentais
Políticas e Diretrizes Propostas PL no PAC Pilar 1 – Legislação Alteração da Lei 8.666/93 utilizar a internet para publicações legais e divulgação por meio de um sistema integrado nacionalmente Facultar à Administração a inversão, nas licitações, das fases de habilitação e julgamento das propostas Estabelecimento da fase de saneamento de documentação Projeto Compras Governamentais O BRASIL COMPRANDO MAIS DA MICRO E PEQUENA EMPRESA

9 Projeto Compras Governamentais
Estratégias para a Promoção do Desenvolvimento Local por meio das Compras Governamentais 2. Conscientizar, capacitar e instrumentalizar os governos – foco nos municípios – a comprar mais das MPE; Projeto Compras Governamentais O BRASIL COMPRANDO MAIS DA MICRO E PEQUENA EMPRESA

10 Projeto Compras Governamentais
Políticas e Diretrizes Propostas Pilar 2 – Programas Complementares Sensibilizar os órgãos de controle externo e os grupos de apoio e assessoria legal. Informar sobre a lei – aplicações e limitações. Projeto Compras Governamentais O BRASIL COMPRANDO MAIS DA MICRO E PEQUENA EMPRESA

11 Projeto Compras Governamentais
Políticas e Diretrizes Propostas Pilar 2 – Programas Complementares Estimular a publicação de legislação complementar regulamentadora das políticas públicas municipais e estaduais. Sensibilizar, capacitar e instrumentalizar os compradores governamentais para comprar das MPE. Projeto Compras Governamentais O BRASIL COMPRANDO MAIS DA MICRO E PEQUENA EMPRESA

12 Projeto Compras Governamentais
Políticas e Diretrizes Propostas Pilar 2 – Programas Complementares Proporcionar infra-estrutura tecnológica (acesso, hardware e software) para difundir a informação e aprimorar o processo de gestão de compras governamentais para as prefeituras. Elaborar Planos de Aquisição, identificando os bens e serviços adequados à aquisição da MPE local ou regional. Projeto Compras Governamentais O BRASIL COMPRANDO MAIS DA MICRO E PEQUENA EMPRESA

13 Projeto Compras Governamentais
Políticas e Diretrizes Propostas Pilar 2 – Programas Complementares Instituir mecanismos de garantia de recebimento pelos fornecedores de compras governamentais. Capacitar empresários de MPE para o fornecimento aos Governos – Desenvolver Fornecedores. Viabilizar o acesso à informação. Projeto Compras Governamentais O BRASIL COMPRANDO MAIS DA MICRO E PEQUENA EMPRESA

14 Projeto Compras Governamentais
Estratégias para a Promoção do Desenvolvimento Local por meio das Compras Governamentais 3. Conscientizar, capacitar e instrumentalizar as MPE a vender mais para os governos. Projeto Compras Governamentais O BRASIL COMPRANDO MAIS DA MICRO E PEQUENA EMPRESA

15 Etapas Essenciais na Implementação
O BRASIL COMPRANDO MAIS DA MICRO E PEQUENA EMPRESA Identificação de setores estratégicos (emprego, renda, inovação e substituição de importações) Decreto Federal (6.204 de 05/09/07) – Decreto Municipal Identificação de serviços e produtos passíveis de aquisição Planificação das aquisições estratégicas Regulação interna nos órgãos Ajustamento de infra-estrutura (TI, pessoal etc.) Ajustamento de normas e capacitação das equipes Definição de metas e delegação de supervisão Ajustamento de editais Divulgação e cadastramento de fornecedores Monitoramento e gestão dos contatos e resultados Divulgação e reconhecimento dos colaboradores e parceiros

16 Capítulo VIII – Do associativismo
Art. 56.  As microempresas ou as empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional poderão realizar negócios de compra e venda, de bens e serviços, para os mercados nacional e internacional, por meio de consórcio, por prazo indeterminado, nos termos e condições estabelecidos pelo Poder Executivo federal.

17 Capítulo VIII – Do associativismo (Cont)
§ 1o  O consórcio de que trata o caput deste artigo será composto exclusivamente por microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional. § 2o  O consórcio referido no caput deste artigo destinar-se-á ao aumento de competitividade e a sua inserção em novos mercados internos e externos, por meio de ganhos de escala, redução de custos, gestão estratégica, maior capacitação, acesso a crédito e a novas tecnologias.

18 Capítulo X – Do Estímulo à Inovação
§ 2o  As pessoas jurídicas referidas no caput deste artigo terão por meta a aplicação de, no mínimo, 20% (vinte por cento) dos recursos destinados à inovação para o desenvolvimento de tal atividade nas microempresas ou nas empresas de pequeno porte. § 3o  Os órgãos e entidades integrantes da administração pública federal atuantes em pesquisa, desenvolvimento ou capacitação tecnológica terão por meta efetivar suas aplicações, no percentual mínimo fixado no § 2o deste artigo, em programas e projetos de apoio às microempresas ou às empresas de pequeno porte, transmitindo ao Ministério da Ciência e Tecnologia, no primeiro trimestre de cada ano, informação relativa aos valores alocados e a respectiva relação percentual em relação ao total dos recursos destinados para esse fim.

19 Regulamentação da Lei Complementar 123/07 no âmbito do Governo Federal
Decreto de 05 de setembro de 2007 Principais aspectos a serem observados no seu cumprimento

20 Dec. 6.204/07 – principais aspectos
ARGUMENTOS PARA O CONVENCIMENTO DAS AUTORIDADES NO CUMPRIMENTO DO DECRETO I - a promoção do desenvolvimento econômico e social no âmbito municipal e regional; II - ampliação da eficiência das políticas públicas; e III - o incentivo à inovação tecnológica. 

21 Dec. 6.204/07 – principais aspectos
ÂMBITO DE APLICAÇÃO Subordinam-se ao disposto neste Decreto, além dos órgãos da administração pública federal direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e as demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União (Grandes Empresas Estatais)

22 Dec. 6.204/07 – principais aspectos
ARTIGOS A SEREM OBSERVADOS Art 3º Na habilitação em licitações para o fornecimento de bens para pronta entrega ou para a locação de materias, não será exigido da microempresa ou da empresa de pequeno porte a apresentação de balanço patrimonial do último exercício social. 

23 Dec. 6.204/07 – principais aspectos
Art. 4º  A comprovação de regularidade fiscal das microempresas e empresas de pequeno porte somente será exigida para efeito de contratação, e não como condição para participação na licitação. 

24 Dec. 6.204/07 – principais aspectos
Art. 6º  Os órgãos e entidades contratantes deverão realizar processo licitatório destinado exclusivamente à participação de microempresas e empresas de pequeno porte nas contratações cujo valor seja de até R$ ,00 (oitenta mil reais). 

25 Art. 12  O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão poderá expedir normas complementares para a execução deste Decreto.  Sugestões podem ser enviadas para o Sebrae - UPP para que articulem junto ao MPOG, visando à melhor aplicação da Lei no âmbito Federal

26 Dec. 6.204/07 – principais aspectos
Art. 7º  Nas licitações para fornecimento de bens, serviços e obras, os órgãos e entidades contratantes poderão* estabelecer, nos instrumentos convocatórios, a exigência de subcontratação de microempresas ou empresas de pequeno porte, sob pena de desclassificação, determinando: *Articular com as CPL para que façam sempre que possível

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28 O que é a Bolsa? Ferramenta voltada para aproximação e colaboração entre empresas cadastradas, que poderão divulgar suas intenções de compra e venda e construir junto com o Sebrae um completo ambiente digital de negócios. A Bolsa será um instrumento de: Aproximação, Interatividade e Relacionamento; Cruzamento de Interesses; Inteligência de Negócios; Acesso a Mercados. Comercialização direta; Transações; Ofertas de pessoas físicas; Divulgação de preços. NÃO será um instrumento de:

29 MPE atendidas pelos programas setoriais e territoriais dos SEBRAE/UF;
Público-Alvo MPE atendidas pelos programas setoriais e territoriais dos SEBRAE/UF; Empresas formais e associações e cooperativas também formais; Instituições parceiras com foco na inserção das MPE na Economia Digital; Médias e grandes empresas no papel principal de demandantes.

30 Portal Bolsa de Negócios
Fase 1 - Operacional Disponibilização e Fortalecimento do Site (ferramenta) Integração Portal Sebrae Fase 2 - Informação de Negócios Estudos e Pesquisas Notícias Eventos de Negócios Fase 3 - Inteligência de Negócios Capacitação Colaboração Inteligência Competitiva Notas para o apresentador: Esta gráfico animado resume o desenho estratégico da Bolsa de Negócios. O Ambiente virtual (o site da Bolsa) é o “epicentro” de um projeto maior, que é a criação de um ambiente de negócios integrado ao novo portal do Sebrae. Para atingirmos este ambiente de negócios é fundamental a oferta de informações de negócios (eventos, notícias, estudos, pesquisas) e de ações de inteligência de negócios, que englobam ações de capacitação, colaboração e inteligência competitiva.

31 Abrangência de parceiros para a geração de oportunidades de negócios;
Benefícios Curto Prazo: Abrangência de parceiros para a geração de oportunidades de negócios; Melhoria do relacionamento com os parceiros atuais; Cruzamento de interesses e geração de negócios; Médio e Longo prazo: Inclusão na Economia Digital; Aumento da competitividade e da participação no mercado.

32 Portais com oportunidades de registro dos produtos e serviços
(Catálogo de Fornecedores) (Cartão BNDES)

33 Governo estuda uma PPP para expandir banda larga
Governo estuda uma PPP para expandir banda larga .Valor Econômico 04/06/2007 Fust – R$ 6 Bilhões ...queremos interligar as 170 mil escolas . O governo só será obrigado a criar rede onde não tiver. Mas vamos começar o projeto onde já tem infra-estrutura ", disse. O governo federal mostrou que quer apressar o projeto . Há cerca de um mês , o presidente Lula nomeou Cezar Alvarez como coordenador dos projetos de inclusão digital que envolve onze ministérios . Ele também está à frente do projeto que prevê a compra de PCs portáteis para os alunos da rede pública . Uma primeira licitação , de 170 mil unidades , está sendo preparada . E, em paralelo , os termos da PPP para a rede serão lançados já no segundo semestre , com recursos para o projeto compartilhados entre governo e iniciativa privada .

34 Telecentros A porta de acesso à informação e à tecnologia para as micro e pequenas empresas

35 O portal Telecentros de Informação e Negócios – TIN, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), é o vencedor do prêmio internacional do World Summit Award (WSA), na categoria e-Inclusion (inclusão digital). Considerada a maior premiação de e-conteúdo do mundo o portal concorreu com 650 indicações ao Global WSA, provenientes de 160 países...

36 Quem somos 3.611 Rede Tamanho e distribuição geográfica da rede Brasil
Norte 302 Nordeste 1242 Sudeste 991 Sul 587 Centro-Oeste 489 8% 34% 14% 27% 16% 14%

37 Quem somos Parcerias Setor público Setor privado Redes associadas TIN
Porta Aberta AL RETEC PR ITAI PR Beija Flor SC CVTs / Telecentros MG Diferenças da rede TIN para as demais Público alvo: empresas, empreendedores e empresários Conteúdo: voltado para o fortalecimento e a realização de negócios das empresas Metodologia: uso das tecnologias de informação e comunicação para obter financiamento, aumentar as vendas, comprar mais barato, fazer cursos, melhorar a administração da empresa, aumentar o lucro da empresa

38 Caso de sucesso Drogaria no DF Problema: necessidade de aprendizado e informatização para manter-se no negócio e atender legislação Solução: realização de curso no Telecentro montado na associação comercial e uso da Internet para troca de experiência com outros empresários Resultado: informatização de três lojas, melhoria na administração, aumento do lucro, atendimento da legislação com a emissão de cupom fiscal

39 O que podemos oferecer Conteúdos de alfabetização digital e treinamento empresarial Conteúdos de informação Governo, bancos, fornecedores e parceiros, novos mercados, notícias, novas tecnologias, etc. Aplicativos de gestão de empresas Compras, vendas, controle de estoques, cadastro de clientes, cadastro de fornecedores, contas a pagar, contas a receber, folha de pagamento, cálculo do simples, contabilidade, comércio eletrônico, etc. Serviços Elaboração e impressão de documentos, correio eletrônico, hospedagem de páginas, etc.

40 Portal Telecentros ov.br/sitio/informacoes- empresariais/arvore/arvore/ outros-programas

41 “Não se pode ter empresas bem-sucedidas em sociedades fracassadas”
Para reflexão “Não se pode ter empresas bem-sucedidas em sociedades fracassadas” (Stephan Schmidheiny)

42 Livros recomendados O Mundo é Plano

43 Livros recomendados Chutando a Escada

44 Livros recomendados Todo Poder às Mulheres

45 Documentários recomendados
A Marcha dos Pinguins

46 Documentários recomendados
Quem somos nós?


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