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Porquê Comércio Eletrônico a-g-o-r-a?

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Apresentação em tema: "Porquê Comércio Eletrônico a-g-o-r-a?"— Transcrição da apresentação:

1 Porquê Comércio Eletrônico a-g-o-r-a?
Antão Moura Apoio Realização

2 Objetivos e Foco 1) Alertar e motivar para prática de e-Business / e-Commerce. 2) Discutir potencial e desafios para a empresa. Foco na visão do Analista de Negócio.

3 Conteúdo Algumas definições para e-Business, e-Commerce
Alguns números e estatísticas Potencial, vantagens e desafios de e-commerce Oportunidades para Você&Cia.com O quê fazer? Com quem? Onde conseguir grana? Como fazer? Quando fazer?

4 Definindo e-Business Japão, MRE: “uso de recursos de TI como veículos para conduzir atividades econômicas convencionais” engloba marketing, promoção de vendas, propaganda (e-marketing), compras e vendas (e-commerce) na Internet EUA: “condução de negócios na Internet, não apenas compras e vendas, mas também, atendimento a clientes e colaboração com parceiros de negócio“ destaca surgimento de atividades econômicas totalmente novas (Yahoo!, daytrading, “infomediários”)

5 Observações 2. Adotamos definição EUA para e-Business
1. e-Business = Aplicações de Redes 2. Adotamos definição EUA para e-Business 3. e-commerce engloba e-marketing 4. Foco da apresentação em e-commerce

6 Mais uma definição.... “Numa transação de e-commerce, um pedido de compra de produtos ou serviços é feito por um freguês (cliente) em seu computador ligado ao computador (site Web) do vendedor diretamente ou pela Internet”

7 Etapas da transação e-commerce
1. Busca / Navegação 2. Pedido 3. Pagamento 4. Entrega

8 Ciclo on-line completo
Alguns produtos (no touch) permitem condução da etapa de entrega também on-line (transações totalmente on-line) software, música (MP3), seguros, ... Alguns produtos (ex: roupas, sapatos - high touch), fregueses (desconfiados) ou empresas (ex: agência de automóveis) geram transações parcialmente on-line a parte on-line sendo geralmente e-marketing

9 Matriz de modelos e-commerce

10 E daí? Vendas B2B é para “peixe grande” Vendas on-line (B2C) nos EUA:
GM, Ford, Daimler-Benz ... em joint-venture para vender autopeças on-line Sears e Carrefour idem Vendas on-line (B2C) nos EUA: mas só 1% de vendas no varejo! menos de 10% de vendas catálogo (papel) concentradas em livros, brinquedos e CDs atrasos na entrega geraram insatisfação! L - O - G - Í - S - T - I - C - A !!!

11 e-Commerce está começando...
... por isto é que os volumes de vendas ainda são pequenos... mas vão crescer rapidamente... Considere também, ...

12 o potencial para... Desintermediação pode atingir clientes diretamente
Novos intermediários (“infomediários”) sites de leilões... Revolução nos processos tradicionais “eletronização” do negócio freguês = parte da cadeia produtiva “co-opetição” (ex: FEDERED) Expansão de mercado, globalização

13 e pequeno investimento inicial ...

14 Qual o projeto de você&cia. Idéia já para a próxima aula
Qual o projeto de você&cia? Idéia já para a próxima aula. Plano Negócio alinhavado para 14,15 dez (avaliação módulo).

15 Questões importantes Apoio Realização

16 “Você&Cia.com” como é que fica?
O quê oferecer? Com quem se associar? Onde conseguir grana? Como fazer? Quando fazer? Algumas sugestões....

17 Você&Cia enxerga oportunidade aqui?
Meio de comunicação preferido (Pesquisa Ernst & Young , Maio/1998) 36 % , 26 % telefone, 15 % face a face Principais fontes de informação nos negócios (Pesquisa Deloitte&Touche, Maio/1998) 91 % Internet, 80 % Intranets, 74 % 50 % jornais, 35 % televisão 32 % revistas semanais, 14 % rádio

18 1 - O quê oferecer em B2C Horas tomadas da TV
Examine necessidades de “B” e de “C”: paypal.com Renove “herdeiros” recycle.com (20 anos como “bricks n’mortar” indo on-line) Crie relacionamento amigável c/freguês

19 O quê fazer na Globalização?
Mesmo produtos tangíveis tem chance com a Internacionalização da Produção Reestruturação do Sistema Produtivo Um mundo sem fronteiras econômicas - qualquer produto pode ser feito em qualquer parte do mundo e comercializado em qualquer lugar (exemplos: automóveis, programas de computador, etc)

20 1 - O que fazer em B2B Grandes B2B são criadas diariamente
rubbernetwork.com (Goodyear, Michelin) mas há espaço: superobra.com.br O que Você&Cia.com pode oferecer? Vide mais adiante...

21 2 - Com quem se associar? Início (1995) de e-commerce dominado por “pure plays” (“puristas”- pessoal da Internet) negócios eletrônicos puros: amazon, booknet, ... Meados de 1998, entrada de “herdeiros” (“legacy business”) montando empresas “clicks n’ bricks” Toys‘R’Us “amazonada” pela eToys desvalorização ações de “pure plays” abril 2000 associações com perfis mistos site bluelight.com do Kmart alojado no shopping mall do Yahoo!

22 2 - Com quem se associar? Vantagens do herdeiro:
entende do negócio, tem marca forte Web é mais um canal de distribuição visa lucro melhores descontos de fornecedores lojas, filiais, revendas facilitam logística “puristas” investindo em lojas ($ 1B pela webvan - secos e molhados EUA) ajudar a achar o “quê” fazer e “grana” A nova coisa velha!

23 3 - Onde conseguir grana? Angels VCs Herdeiro / parceiro(s)
IPO - Initial Public Offering Importância do Networking de contatos

24 Atraindo investidores
Instrumento é Business Plan Fluxos de receitas Cláusula para saída do investidor ROI Investimento vs. Risco com o tempo

25 4 - Como fazer? Idéia para site Web não é um negócio
o site não é sozinho, um negócio lucrativo foco no negócio e não, na tecnologia ex: terceirize o alojamento do site (Web hosting) Sim, sua idéia já era. Alguém já fez. Então, faça a sua diferente. Apenas uma estratégia para receita não basta. Seu Plano de Negócio é ficção

26 Como diferenciar em B2C? Pense como um cliente - o segredo é criar um relacionamento amigável! Pesquisa nos EUA (fonte: Georgia Institute of Technology): “Variedade de escolha”: 78.5% “Segurança de informação sensível”: 78.4% “Facilidade em fazer pedido”: 75.2% “Qualidade de informação”: 72.8% “Confiabilidade do Vendedor”: 72.0% “Preço Baixo”: 69.8% “Entrega no prazo”: 67.0%

27 Check Lists do Analista de Negócios

28 Lista de questões estratégicas
Como a empresa vai usar a Internet? Qual será o conteúdo do(s) site(s)? Como será a promoção do site? Como será a entrega de produtos vendidos ou serviços contratados? Como integrar a Internet com processos da empresa? Re-engenharia? Como alertar funcionários e treiná-los? Cybermarketing - P.D. Monnier UNCTAD

29 Lista de questões em RH Quem vai cuidar dos seguintes itens? Dentro ou fora da empresa? Gestão/implementação de processo estratégico? Criação do site: conteúdo, layout, codificação,.. Atualização do site? Manutenção/gerência (técnicas) do site? Treinamento do pessoal acima? Promoção do site? Cybermarketing - P.D. Monnier UNCTAD

30 Lista de questões técnicas
Plataforma técnica (servidor próprio, terceirização, provedor, sistema de pagamento, plataforma de pagamento...) Software (editor de site Web, pacote e-commerce, ...) Plataforma comercial (fazer tudo sozinho?, integrado com o quê?, cybermall? ....) Cybermarketing - P.D. Monnier UNCTAD

31 5 - Quando fazer? A-g-o-r-a !


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