A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tópico 7: Transferência de Calor por Radiação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tópico 7: Transferência de Calor por Radiação"— Transcrição da apresentação:

1 Tópico 7: Transferência de Calor por Radiação

2 O que é uma Radiação Térmica?
A radiação térmica é uma onda eletromagnética.

3 ONDAS Ondas mecânicas ou eletromagnéticas?

4 Precisam de um meio para de propagar.
Qual a característica das ondas mecânicas? Precisam de um meio para de propagar. O meio é a água. O meio é o ar.

5 As ondas eletromagnéticas ...
não precisam de um meio para de propagar. As ondas eletromagnéticas podem se propagar no vácuo. A radiação térmica pode se propagar no vácuo.

6 O que são ondas? Perturbações que se propagam no espaço.
Uma onda transporta energia e não matéria.

7 Ondas transversais ou longitudinais?
Longitudinais: a vibração de um ponto se dá ao longo da direção de propagação. Transversais: a vibração de um ponto é transversal (perpendicular) à direção de propagação.

8 Características das ondas
Comprimento de onda: distância entre dois máximos ou dois mínimos. Amplitude: distância da posição de equilíbrio até o máximo ou mínimo. Frequência: nº de oscilações por unidade de tempo. Período: tempo de uma oscilação.

9 Características das ondas
Qual característica as ondas têm em comum? A amplitude. Qual característica as ondas têm em comum? O comprimento de onda.

10 Características das ondas
Para uma mesma unidade tempo qual das ondas tem maior frequência? A onda de baixo. Para uma mesma unidade tempo qual das ondas tem maior frequência? As duas possuem a mesma frequência.

11 Características das ondas
O que esta onda tem em comum? A amplitude. O que esta onda tem de diferente? O comprimento de onda e a frequência. A frequência é maior à esquerda ou à direita? À direita.

12 Espectro eletromagnético
Qual a faixa de frequência das ondas de rádio? 106 a 108 Hz Qual a faixa de frequência da radiação infravermelha? 1012 a 1014 Hz Qual a faixa de frequência da luz visível? 1014 a 1016 Hz

13 Ondas Eletromagnéticas
Como são criadas as ondas eletromagnéticas dentro do átomo? Qual a composição de uma onda eletromagnética? E: campo elétrico / B: campo magnético / c: veloc. da luz

14 O que é Radiação Térmica ?
Radiação eletromagnética na faixa do infravermelho. Apesar de todas as ondas eletromagnéticas transportarem energia térmica, apenas as ondas na faixa do infravermelho são chamadas de ondas de calor. Isto porque o infravermelho transforma-se em energia térmica mais facilmente ao ser absorvido.

15 Radiação solar A radiação é o processo de propagação de energia na forma de ondas eletromagnéticas. Ao serem absorvidas, essas ondas se transformam em energia térmica. Num banho de luz solar, recebemos, dentre outras radiações, a ultravioleta e a infravermelha, sendo que a ultravioleta produz bronzeamento.

16 Efeito Estufa: o que é? Fenômeno natural responsável pelo aquecimento do planeta, sem ele seria impossível haver condições propicias a vida na Terra. Seu objetivo é manter o equilíbrio da temperatura.

17 Termografia: o que é? Logo após um exercício físico. Termografia: técnica que estende a visão humana através do espectro infravermelho Qual região do corpo possui maior temperatura?

18 Qual a utilidade da Termografia?
Papel muito importante na área de manutenção preditiva. Através da sua utilização, é possível eliminar muitos problemas de produção, evitando falhas elétricas, mecânica e fadiga de materiais.

19 Radiação: aplicações Qual o principal processo de transmissão do calor?

20 Transferência de calor
Identifique os três processos de transferência de calor: condução, convecção e radiação.

21 Transferência de calor
Identifique os três processos de transferência de calor: condução, convecção e radiação.


Carregar ppt "Tópico 7: Transferência de Calor por Radiação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google