A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTUDANTES ADULTOS RETÊM APENAS 10% DO QUE OUVEM, APÓS 72 HORAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTUDANTES ADULTOS RETÊM APENAS 10% DO QUE OUVEM, APÓS 72 HORAS"— Transcrição da apresentação:

1 ESTUDANTES ADULTOS RETÊM APENAS 10% DO QUE OUVEM, APÓS 72 HORAS
ESTUDANTES ADULTOS RETÊM APENAS 10% DO QUE OUVEM, APÓS 72 HORAS.ENTRETANTO, SERÃO CAPAZES DE LEMBRAR 85% DAQUILO QUE OUVEM, VÊEM E FAZEM, APÓS O MESMO PRAZO.

2 PEDAGOGIA DO GREGO PAIS, PAIDÓS=CRIANÇA AGEIN=CONDUZIR LOGOS=TRATADO, CIÊNCIA É A FILOSOFIA, CIÊNCIA E TÉCNICA DA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS

3 É A FILOSOFIA, CIÊNCIA E TÉCNICA DA EDUCAÇÃO DO HOMEM, DOS ADULTOS.
ANDRAGOGIA DO GREGO ANDROS=HOMEM AGEIN=CONDUZIR LOGOS=TRATADO, CIÊNCIA É A FILOSOFIA, CIÊNCIA E TÉCNICA DA EDUCAÇÃO DO HOMEM, DOS ADULTOS.

4 (Professor de Educação Comparada da Universidade de Genebra)
“ Essa ciência compreenderá tanto o estudo das formas de autodidatismo quanto daquelas em que a intervenção de outrem (individual ou coletiva) aparece como indispensável” ( Pierre Furter ) (Professor de Educação Comparada da Universidade de Genebra)

5 CARACTERÍSTICAS DA ANDRAGOGIA:
- Aprendizagem mais centrada no aluno, na independência e na auto-gestão. - Aprendizagem para aplicação prática na vida diária. - Experiência como rica fonte de aprendizagem, através da discussão e da solução de problemas em grupo. - Aprendizagem baseada em questões e problemas, exigindo conhecimentos para se chegar a uma solução.

6 Para que observemos: - Procuramos adquirir a confiança do grupo com boa vontade e empatia? - As experiências e memória do grupo são aproveitadas? - Será que não podemos tentar resgatar potenciais criativos e inovadores que se perderam por aí?

7 - Existe espaço para a discordância, para o ouvir?
- Estamos atentos à comunicação não verbal do grupo entre si, conosco e a nossa com eles? - Será que determinado grupo não pode estar precisando de uma comunicação mais afetiva, de uma atenção mais especial e diferenciada? - Preocupamo-nos em fechar, concluir sempre todas as atividades propostas para que sejam assimiladas pelo grupo?

8 - Defendemos o nosso espaço com unhas e dentes?
- Interferimos adequadamente em exposições individuais ou grupais quando extrapolam o tempo e/ou o objetivo do encontro? - Procuramos nos lembrar que o adulto espera uma imediata aplicação prática do que aprendeu? - Que apresenta motivações internas (sentir-se reconhecido e realizado) mais intensas que motivações externas (notas, provas, por ex.)?


Carregar ppt "ESTUDANTES ADULTOS RETÊM APENAS 10% DO QUE OUVEM, APÓS 72 HORAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google