A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISANDO NA REDE INCLUSÃO DIGITAL 2005.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISANDO NA REDE INCLUSÃO DIGITAL 2005."— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISANDO NA REDE INCLUSÃO DIGITAL 2005

2 A GRANDE REDE O maior banco de dados do planeta
Possui aproximadamente 1 bilhão de páginas Web Já foi dito que uma edição normal do The New York Times contém mais informação do que o cidadão mediano obteria durante toda a sua vida na Inglaterra do século 17.

3 DOIS GRANDES PROBLEMAS
Ninguém conhece realmente tudo o que existe na Internet; As informações mudam muito rapidamente (tanto de conteúdo como de local).

4 COMO ACHAR? Como encontrar as informações que procuramos se não sabemos o local onde elas residem? Como encontrar informações sobre Paralamas do Sucesso?

5 COMO ACHAR? Para ajudar nesta tarefa foram criadas as Search Engines
máquinas de busca ou serviços de busca

6 MÁQUINA DE BUSCA São sites da Internet que tentam manter um índice da própria Internet. Como eles fazem isto?

7 SITES BRASILEIROS Cadê? í www.cade.com.br
Radar UOL í Surf í não abre Aonde í abre

8 SITES INTERNACIONAIS Yahoo í www.yahoo.com
AltaVista í Lycos í WebCrawler í

9 ALTAVISTA O serviço do Altavista, por exemplo, que é o mais abrangente mecanismo de busca, só cobre 35% do total de páginas indexáveis. Hoje (2005) o mais abrangente é o GOOGLE.

10 OUTROS SERVIÇOS tradutor on-line classificação dos repositórios
agenda on-line cadastramento de sites

11 COMO USAR UM BUSCADOR De maneira geral o que se faz é digitar algumas palavras-chave sobre um determinado assunto e pedir que a pesquisa seja feita, e ver a lista de links que o buscador retornou.

12 A RESPOSTA SATISFAZ? A resposta devolvida pelo serviço de busca pode não satisfazer o usuário, principalmente quando ele retorna uma avalanche de páginas que necessita de uma análise detalhada por parte do usuário. Além disto, a busca pode ter demorado muito!

13 COMO RESOLVER O PROBLEMA?
A solução é tentar uma busca mais eficiente, e como se faz isto? reduzindo o universo pesquisado

14 BUSCA MAIS EFICIENTE Para obter maior eficiência nas respostas dos buscadores deve-se seguir algumas regras: Antes de qualquer iniciativa pense em como efetuar uma busca mais eficiente. Analise as classes que o site oferece.

15 BUSCA MAIS EFICIENTE Para pesquisar temas genéricos ou amplos, use os serviços baseados em catálogos pois eles são mais eficientes. Use as categorias em que os buscadores estão divididos, isto faz com que a busca seja direcionada a uma determinada área. Explore as opções da pesquisa avançada disponível no serviço.

16 ALGUNS EXEMPLOS www.banner-link.com.br/sbusca.htm
não abre mais não abre mais

17 TIPOS DE BUSCADORES Hoje existe uma grande oferta de serviços especializados em fazer busca, um bom começo para quem quer fazer uma pesquisa, é identificar o buscador mais adequado ao tipo de pesquisa que se deseja fazer. Os serviços de busca podem ser classificados, hoje, em 03 grupos:

18 CATÁLOGOS São extensos bancos de dados de sites, catalogados e reunidos em um único site e são indicados para pesquisas de temas gerais ou amplos. não abre ou

19 MÁQUINAS DE BUSCA São sites que percorrem a rede indexando cada uma das palavras de um site. Estes buscadores são muito bons para pesquisas de temas específicos.

20 METABUSCADORES São serviços de busca que percorrem os catálogos e as máquinas de busca ao mesmo tempo.

21 LOCAIS INTERESSANTES http://www.prossiga.br/comoachar/ COMO ACHAR
Documentos Científicos Site oficial Sites sobre um tema Assunto muito específico de um internauta Debate eletrônico Pesquisador Programa de Pós-graduação Programa de computador Compra de livro KIT DO PESQUISADOR Tradutor on-line Dicionários Port.-Port. Dicionários outras línguas Back-up Monitoramento de páginas Monitoramento de buscas Notícias em jornais

22 LOCAIS INTERESSANTES http://www.kartoo.com// da web que apresenta
KartOO é um metabuscador de informações da web que apresenta seus resultados de forma diferente e inovadora. Utiliza diversos mecanismos de busca e apresenta resultados na forma de mapas interativos

23 INFORMAÇÃO CONFIÁVEL Toda informação é confiável?
Porque devemos buscar a informação confiável?? repositórios científicos são confiáveis? Quem precisa de informação confiável?? as organizações (informação precisa e atualizada) melhoria da qualidade do serviço

24 Pasquale Cipro Neto http://www2.uol.com.br/linguaportuguesa/
ALGUNS SITES LEGAIS Manual Yahoo! de Busca na Internet Enciclopédia colaborativa  A Terra vista do espaço  Pasquale Cipro Neto Busca Educação  Língua Portuguesa On-Line 


Carregar ppt "PESQUISANDO NA REDE INCLUSÃO DIGITAL 2005."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google