A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estrelas Binárias Por Eslley S. Gonçales Todas as estrelas que eu vejo no céu, que parecem estar próximas uma da outra, realmente estão próximas?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estrelas Binárias Por Eslley S. Gonçales Todas as estrelas que eu vejo no céu, que parecem estar próximas uma da outra, realmente estão próximas?"— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Estrelas Binárias Por Eslley S. Gonçales

4 Todas as estrelas que eu vejo no céu,
que parecem estar próximas uma da outra, realmente estão próximas?

5 Estrelas Duplas Duas estrelas podem parecer estar muito perto uma da outra no céu. • porque elas estão praticamente na mesma direção no céu, enquanto estão, na verdade, bem distantes uma da outra ; Binárias Ópticas

6 Estrelas Duplas Duas estrelas podem parecer estar muito perto uma da outra no céu. • ou porque elas estão realmente próximas uma da outra, no espaço. Estrelas Binárias Verdadeiras

7 Como diferenciar os dois tipos?
Observando o movimento das estrelas no céu. • O movimento relativo das binárias ópticas é praticamente imperceptível em uma curta escala de tempo;

8 Como diferenciar os dois tipos?
Observando o movimento das estrelas no céu. • No caso de estrelas binárias, cada uma delas se move em uma órbita elíptica em torno da outra, como os planetas em torno do Sol.

9 A descoberta das Estrelas Binárias
Claudius Ptolemaeus AD Acredita-se que o termo “Estrela Dupla” foi utilizado pela primeira vez por Ptolomeu, referindo-se as estrelas υ1 e υ2 de Sagitário, cuja separação angular é de 14 minutos de arco.

10 A descoberta das Estrelas Binárias
- Giovanni Battista Riccioli • A primeira observação de estrelas binárias feita através de um telescópio foi feita em torno de 1643, por Giovanni Battista Riccioli, que descobriu que Mizar (ζ Ursa Maior ) tem duas componentes ( ζ1 ζ2 ).

11 A descoberta das Estrelas Binárias
-William Herschell ( ) • Foi em 1803 que Herschel fez a primeira observação que mostrou o movimento aparente de uma estrela de um par em relação a outra. Ele concluiu que este movimento era o resultado da interação mútua das duas estrelas.

12 A descoberta das Estrelas Binárias
- Félix Savary - ( ) • Em 1827, Félix Savary mostrou que a órbita relativa das estrelas binárias ζ Ursa Maior era uma elípse , completada em 60 anos.

13 Observando as Estrelas Binárias
Estrelas Binárias podem ser detectadas através de vários meios de observação. Só então, baseado na técnica pela qual o sistema foi descoberto, classificamos tal sistema. Podemos distinguir 4 classes de estrelas binárias : • Estrelas binárias visuais; • Estrelas binárias astrométricas; • Estrelas binárias eclipsantes; • Estrelas binárias espectroscópicas.

14 Estrelas Binárias Visuais
• Estrela dupla constituída por pares de estrelas suficientemente afastados para serem acessíveis à observação telescópica visual.

15 Estrelas Binárias Visuais
1835 1830 1840 Se a distância de uma estrela binária visual é conhecida, a órbita relativa de uma das estrelas em relação a outra e a distância do período orbital pode ser utilizado para calcular a massa total do sistema. 1825 1845 1910 1850 1855 1905 1900 1860 1895 1870 Gravitação 1890 1875 1880 1885

16 Estrelas Binárias Visuais
- Binárias Visuais “Famosas” • Sírius - Cão Maior

17 Estrelas Binárias Astrométricas
• Sistema em que a existência de uma das componentes é constatada pela observação indireta dos seus efeitos , em geral de caráter periódico, sobre o movimento da principal.

18 Estrelas Binárias Astrométricas
• Este tipo de sistema tem como principal característica a existência de uma estrela de massa relativamente pequena “formando par” com uma estrela muito mais massiva. • Geralmente, esta companheira é muito pequena, ou possui uma órbita muito próxima perto da estrela maior, podendo então ser detectada por pequenas pertubações gravitacionais, alterando sutilmente o movimento da estrela maior.

19 Estrelas Binárias Astrométricas
Movimento de Sírius A e Sírius B durante um grande intervalo de tempo. Podemos ver a pertubação na órbita das estrelas.

20 Estrelas Binárias Astrométricas
- Binárias Astrométricas “Famosas” • Estrela de Barnard

21 Estrelas Binárias Eclipsantes
• Estrela binária muito cerrada cujas componentes não podem ser separadas opticamente , e cuja natureza se comprova pela variação de luz causada pelos eclipses mútuos das componentes.

22 Estrelas Binárias Eclipsantes
• Quando o ângulo de inclinação da órbita de um sitema duplo é de 90o, cada uma das estrelas pode periodicamente eclipsar a outra, dessa forma, o sistema é chamado binária eclipsante. • A principal forma de detecção das binárias eclipsantes é através das variações no brilho do sistema .

23 Estrelas Binárias Eclipsantes
- Curvas de Luz • Eclipse Total

24 Estrelas Binárias Eclipsantes
- Curvas de Luz • Eclipse Parcial

25 Estrelas Binárias Eclipsantes
- Binárias Eclipsantes “Famosas” • Algol - A Estrela do Demônio Sua variabilidade de brilho foi descoberta em 1667 pelo astrônomo italiano Geminiano Montanari ( )

26 Estrelas Binárias Espectroscópicas
• Estrela binária muito cerrada cujas componentes não podem ser separadas pela simples observação telescópica. A constatação de sua duplicidade se faz por intermédio do estudo do seu espectro.

27 Ok, mas e daí ?! Estrelas Binárias Espectroscópicas
• Quando as estrelas estão relativamente próximas uma da outra e não conseguimos resolvê-las observando-as diretamente, analisamos o espectro por elas emitido. • Dependendo da posição do sistema em relação à Terra, as estrelas podem estar periodicamente se afastando e se aproximando de nós. Ok, mas e daí ?!

28 Estrelas Binárias Espectroscópicas
- Efeito Doppler

29 Estrelas Binárias Espectroscópicas
- Efeito Doppler

30 Estrelas Binárias Espectroscópicas
- Efeito Doppler

31 Estrelas Binárias Espectroscópicas
- Efeito Doppler O movimento aparente das estrelas do sistema faz com que estas se afastem e se aproximem de nós, gerando assim o Efeito Doppler.

32 Estrelas Binárias Espectroscópicas
- Binárias espectroscópicas “famosas” • Mizar - Ursa Maior

33 Planetas em Estrelas Binárias
O primeiro planeta encontrado em órbita de um sistema binário foi descoberto este ano por astrônomos do observatório de McDonald. O planeta orbita o sistema binário de Gamma Cephei, aproximadamente 45 anos luz de nós.

34 Fim! Referências : - The Cambridge Atlas of Astronomy
- Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica Ronaldo Rogério de Freitas Mourão Sites da Web : Fim!


Carregar ppt "Estrelas Binárias Por Eslley S. Gonçales Todas as estrelas que eu vejo no céu, que parecem estar próximas uma da outra, realmente estão próximas?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google