A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONHECENDO PELA LEITURA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONHECENDO PELA LEITURA"— Transcrição da apresentação:

1 CONHECENDO PELA LEITURA
Profª MSc. Adriana Cantini Prof. Dr. Leocadio Lameira - UFSM

2 Ler é importante para... Conhecer o mundo que nos rodeia;
Compreender e ser compreendido pelos outros; Abrir nossos horizontes mentais; Melhorar a capacidade de memorização; Aumentar o vocabulário ...

3 Como selecionar o que ler?
Título do Livro Nome do autor e seu currículo “Orelha” do livro Sumário do conteúdo As citações e referências Editora, data, edição e o prefácio ou introdução da obra

4 Como selecionar o que ler?
Obras indicadas pelo professor Que tenham relação com a profissão que escolheu Que serão úteis para o aprendizado Primeiro as obras mais gerais e depois as mais especializadas

5 O ambiente da Leitura e Estudo
Amplo e espaçoso Arejado Silencioso Limpo e iluminado Que se possa ler sentado

6 Comodidade e higiene na leitura
Você precisa: lápis, bloco de anotações, dicionário. Ler tendo em mente um propósito!

7 O que é Conhecer pela Leitura?
É procurar ... Compreender ... Ler e reler até reter a informação ... Criticar e opinar ... GERAR NOVOS CONHECIMENTOS

8 Velocidade e Eficiência da Leitura Como ler melhor?
Lê melhor quem lê mais rápido; Lê unidades de pensamento; Lê as idéias e as coloca em ordem de importância; Lê mais de uma vez o mesmo texto; Encontra a idéia chave.

9 “...É essencial que os estudantes se preocupem em descobrir qual é a idéia diretriz, fio condutor do pensamento do autor.” (Mira y López,1968)

10 O ato de sublinhar Ajuda a colocar em destaque as idéias do texto;
Favorece a compreensão do que se leu; Facilita a elaboração posterior de resumos e fichas de leitura.

11 As normas para sublinhar
Sublinhar apenas livros seus; Não sublinhar na primeira leitura; Sublinhar apenas as idéias-chave do autor; Sublinhar com dois traços as idéias principais e um traço as pormenores.

12 A questão do tempo para o estudo
Planeje seu tempo Programe os espaços entre as atividades essenciais Substitua as atividades não-essenciais por estudo Reserve um período mínimo para estudar todos os dias

13 A questão do tempo para o estudo
Estabeleça intervalos entre as horas de estudo Freqüente as aulas Prepare as aulas que vai assistir Assista as aulas com “silêncio interior” Concentre sua atenção na explanação do professor

14 A questão do tempo para o estudo
Faça uma revisão de tudo o que aprendeu em classe, após as aulas Não ocupe com estudo os momentos que dispõe para lazer Evite o exagero. Procure perseverar na programação mas lembre que determinadas circunstâncias podem alterar o plano.

15 Como Resumir Seja fiel ao texto
Anote o tema, destaque títulos e subtítulos; Seja simples e claro; Estabeleça um organograma com as idéias demonstradas pelo autor; Não manifeste suas opiniões, apenas expresse as idéias do autor.

16 Como Resumir Antes de resumir, ler até compreender o texto e sublinhar; Nos casos de transcrição textual, usar aspas e fazer referência completa à fonte; Percorrer especialmente as palavras sublinhadas e as anotações à margem do texto feitas por você!

17 Como Fazer uma Resenha ou Análise Crítica
A resenha é o RESUMO + CRÍTICA; Copiar fielmente o resumo que você elaborou; Acrescentar sua posição, justificando as idéias; A RESENHA deve conter: Um cabeçalho; O texto resumido; O texto dissertativo com a análise.

18 Sugestão de Leitura BOAVENTURA, Edivaldo M. Metodologia da Pesquisa: monografia, dissertação e tese. São Paulo: Atlas, 2004. FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2008. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996. LAKATOS, Eva Maria; MARKONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.


Carregar ppt "CONHECENDO PELA LEITURA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google