A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Ética na Educação Física

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Ética na Educação Física"— Transcrição da apresentação:

1 A Ética na Educação Física
GRUPO: Cristiano Bernardino de Lima – Gisele Tonassi Falcão Thiago Dybowski Fraga

2 “Boas pessoas não precisam de leis para obrigá-las a agir responsavelmente, enquanto as pessoas ruins encontrarão um modo de contornar as leis.’’ Platão

3 Construção do código de ética
Foi desenvolvida através do estudo da historicidade de sua existência, da experiência de um grupo de profissionais brasileiros da área. 12 Itens norteadores CONFEF/CREFs

4 Com a lei 9696/98 e a consequente estruturação do CONFEF
Com a lei 9696/98 e a consequente estruturação do CONFEF.Este documento emerge como uma ferramenta a disposição de toda a sociedade e, especificamente, dos profissionais de educação Física no sentido de balizar as condutas morais. O resguardo destes valores sociais é codificado de forma específica no cosmo da Educação física visando, sobretudo, A SEGURANÇA DA SOCIEDADE.

5 Princípios e diretrizes
Art.4º- O exercício profissional em educação física pautar-se-á pelos seguintes princípios: O respeito a vida,à dignidade, à integridade e aos direitos do indivíduo. Responsabilidade social. A ausência de discriminação ou preconceito de qualquer natureza. O respeito a ética nas diversas atividades profissionais.

6 Aonde está a Ética?

7 A ética esquecida...

8 O resultado da falta de Ética

9 CREF´s Tal Sistema deve assegurar, por definição: Qualidade
Competência Atualização técnica, cientifica e moral dos profissionais nele incluídos por inscrição e registro legal.

10 A importância da Ética nos Diversos jogos
Promover jogos nos quais os alunos possam combinar ou modificar as regras de comum acordo pode ser uma excelente experiência para o diálogo, a cooperação obtida propicia o estabelecimento e cumprimento de contratos, e é onde os alunos aprendem a honrar a palavra empenhada e constituem relações de reciprocidade, pois a trapaça em relação a qualquer uma delas neste caso, implicará principalmente na quebra de um acordo e no desrespeito aos colegas.

11 VOCÊ SABE FAZER BEM? O saber fazer bem tem uma dimensão técnica,a do saber e do saber fazer.

12 Responsabilidade O dever fundamental da preservação da saúde dos beneficiários implica em responsabilidade social do profissional de educação física.Sendo este exercido somente por profissionais preparados e graduados.

13 Documento de intervenção Profissional
O profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações,tendo como propósito prestar serviços que favoreçam: O desenvolvimento da educação e saúde. Prevenção de doenças e acidentes No bem-estar e da qualidade de vida. Qualidade técnica e ética no atendimento individual e coletivo.

14 A ética no atendimento O profissional de educação física é capacitado para atender às diferentes expressões do movimento humano presentes na sociedade, considerando o contexto social e histórico- cultural, as características regionais e os distintos interesses e necessidades.

15 Conclusão Para que a ética faça parte de nossa vida profissional é preciso que as universidades conscientizem seus acadêmicos a praticarem qualquer atividade com o máximo de cuidado e eficiência e para que desempenhem habilidades técnicas e científicas em conjunto com valores éticos. As universidades têm o dever de trabalhar a consciência de seus acadêmicos para que eles possam se tornar profissionais com uma postura Ética e assim não sigam um caminho incorreto.

16

17 Referências bibliográficas:
VARGAS, Angelo. Etica ensaios sobre educação física saude social e esporte. In: VARGAS, Angelo. Ética Ensaios sobre educação física saúde social e esporte. Rio de Janeiro: Lecsu, p.53 a 60. CÓDIGO de Ética do profissional de Educação Física Disponível em: < Acesso em: 20 set. 2009. ARTIGO Disponível em: < Acesso em: 20 set Referências Iconográficas: TÉCNICO Disponível em: < Acesso em: 20 set OPERAÇÃO hercules 2 Disponível em: < Acesso em: 21 set DOC Intervenção Profissional Disponível em: < Acesso em: 21 set

18 Referências Iconográficas:
PLATÃO Disponível em: < Acesso em: 20 set    ÉTICA Disponível em: < Acesso em: 21 set TÉCNICO Disponível em: < Acesso em: 20 set FUTEBOL Disponível em: < Acesso em: 20 set ANABOLIZANTES Disponível em: < Acesso em: 22 set


Carregar ppt "A Ética na Educação Física"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google