A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipologia proposta por Wesley Fryer

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipologia proposta por Wesley Fryer"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologias da Comunicação e Informação Aplicadas ao Ensino da Matemática

2 Tipologia proposta por Wesley Fryer
Refugiados: ignoram a tecnologia ou a negam, agindo como se ela não existisse. Voyeurs: conhecem a existência da tecnologia, mas não as utilizam. Imigrantes: participam nas redes digitais, porém de modo limitado. Nativos: adotam de modo intenso a tecnologia em sua vida diária.

3 NATIVOS DIGITAIS: DO QUE ESTAMOS FALANDO???
Pessoas que cresceram em meio a tecnologia 100% conectados: Computador. Celular. iPod. MSN. TV. Skype.

4 49 milhões de brasileiros com acesso a internet
74% dos usuários visitam sites de relacionamento, blogs, fotologs e videologs Brasil é o país recordista em tempo online/mês (21 horas e 20 minutos). 33% adicionam conteúdo com o objetivo de relacionar-se com outras pessoaS. 44% já colocaram na web uma foto, uma musica ou um filme. 51% dos internautas consomem conteúdo criado pelos próprios usuários 47% do tempo dos internautas é consumindo notícias e conteúdo de entretenimento. Fonte: Datafolha, Ibope NETRatings, Deloitte & Touche, Online Publisher Association, Kaiser Family Foundation

5 “... agora nós temos uma geração que absorve informação melhor e que toma decisões mais rapidamente, são multitarefa e processam informações em paralelo; uma geração que pensa graficamente ao invés de textualmente, assume a conectividade e está acostumada a ver o mundo através das lentes dos jogos e da diversão.”

6 “Nós nunca compreenderemos a tecnologia precisamente da mesma forma que os nativos digitais compreendem. Esta distinção é crítica na educação, porque nós estamos em uma época em que todos os nossos alunos são nativos digitais, ao passo que nossos educadores, professores, administradores e planejadores curriculares são imigrantes digitais.” “Use Their Tools! Speak Their Language!” Marc Prensky, Março de

7 • Enviar Mensagens texto (SMS) • Falar no telefone celular
A ROTINA... • Enviar Mensagens texto (SMS) • Falar no telefone celular • Jogar videogame • Ouvir música • Ler e enviar s • Navegar na Internet • Conversar no MSN • Ver TV e publicidade

8

9 CARACTERÍSTICAS DO NATIVO DIGITAL

10 Prefere o que é rápido e imediato.
Comunica-se de forma rápida, com muitos interlocutores ao mesmo tempo. Utiliza a imagem, o vídeo e o gráfico em vez do texto. Aprendizagem “just-in-time”. Domina novas formas de comunicação assíncronas e imediatas.

11 Aprecia jogos e atividades lúdicas.
Inventa e domina códigos com facilidade. Gosta de gratificação imediata e de ser recompensado com frequência.

12

13 mudaram radicalmente e hoje, já não são a população para
Os nossos estudantes mudaram radicalmente e hoje, já não são a população para quem o sistema educacional foi concebido para ensinar. (Mark Prensky, 2007)

14

15 NATIVOS DIGITAIS X IMIGRANTES DIGITAIS

16

17 O PROFESSOR IMIGRANTE DIGITAL
Prefere a oferta de informação lenta e controlada, de fontes limitadas. Prefere processamento linear e tarefas únicas ou limitadas. Prefere oferecer texto ao invés de figuras, som e vídeo. Prefere oferecer informação de forma linear, lógica e sequencial.

18 O PROFESSOR IMIGRANTE DIGITAL
Prefere que os estudantes trabalhem independemente ao invés de interagir em rede. Prefere adiar a gratificação e as recompensas. Prefere ensinar o que está no currículo e testes padronizados.

19 Os professores que atuam na escola e possuem mais de vinte anos são
imigrantes no ciberespaço. Ou seja, nasceram em outro meio e aprenderam a construir conhecimento de forma diferente do que esta geração denominada de “nativos” o faz. (Prensky, 2007)

20 A formação docente relacionada ao uso de Tecnologias Digitais (TDs) configura uma necessidade premente considerando o novo contexto de cibercultura o qual depende do desenvolvimento de novas competências. “Quando se fala que um professor tem dez anos de experiência, vale se perguntar se ele tem dez anos de experiência ou um ano de experiência repetido dez vezes.” John Dewey

21

22

23

24 Formação docente na cibercultura
Competência “condição de não apenas fazer, mas de saber fazer e sobretudo de refazer permanentemente nossa relação com a sociedade e a natureza, usando como instrumentação crucial o conhecimento inovador” ( Demo, 2002, p. 13) Competências Tecnológicas: Diminuir as distâncias entre imigrantes e nativos digitais (Prensky, 2001) Competências pedagógicas: Metodologia pedagógica apoiada na reconstrução de conhecimento (Demo, 2002)

25 O FUTURO eBook iPod & Smart Phone leitor MP3 /MP4 PDA Computador
Ultra-Portátil

26 Os analfabetos do século XXI não serão aqueles que não conseguem ler e escrever, mas aqueles que não conseguem aprender, desaprender e reaprender. Alvin Toffler

27 Obrigado


Carregar ppt "Tipologia proposta por Wesley Fryer"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google