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HOMEM EMPRESA X HOMEM DE INFORMATICA

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Apresentação em tema: "HOMEM EMPRESA X HOMEM DE INFORMATICA"— Transcrição da apresentação:

1 HOMEM EMPRESA X HOMEM DE INFORMATICA
Maria Terezinha Angeloni

2 O que é uma equipe? - Grupo de pessoas atuando juntas
Interação entre o homem de empresa e de informática O que é uma equipe? - Grupo de pessoas atuando juntas - Qualquer grupo de pessoas que necessitam umas das outras para alcançar resultados Maria Terezinha Angeloni

3 Energia das equipes em que seus membros atuam individualmente
Interação entre o homem de empresa e de informática Energia das equipes em que seus membros atuam individualmente Maria Terezinha Angeloni

4 Interação entre o homem de empresa e de informática
Energia das equipes em que seus membros atuam na busca de atingir os objetivos comuns Maria Terezinha Angeloni

5 Interação entre o homem de empresa e de informática
A conversa tem sido considerada como o processo nuclear à mudança e base para o processo decisório e integração das equipes de trabalho nas organizações. Souza Maria Terezinha Angeloni

6 Interação entre o homem de empresa e de informática
O trabalho em equipe requer a prática do diálogo e da discussão, as duas formas pelas quais as equipes conversam. Senge Maria Terezinha Angeloni

7 Interação entre o homem de empresa e de informática
O diálogo e a discussão são potencialmente complementares, mas a maioria das equipes não conseguem fazer a distinção entre os dois e passar conscientemente de um para o outro. Senge Maria Terezinha Angeloni

8 Interação entre o homem de empresa e de informática
No diálogo- ocorre a explanação livre e criativa de questões complexas e delicadas, onde cada um “escuta” as idéias do outro, sem manifestar sua opinião. Na discussão- são apresentadas e defendidas diferentes opiniões, buscando-se sempre a melhor idéia para apoiar as decisões que devem ser tomadas na ocasião. Maria Terezinha Angeloni

9 Interação entre o homem de empresa e de informática
Diálogo - No diálogo, a equipe analisa questões complexas sob diferentes pontos de vista, comunicando suas idéias livremente. O resultado é uma análise livre que traz à tona a experiência e o modo de pensar das pessoas, sem precisar se ater a nenhuma opinião individual. A finalidade do diálogo é revelar a incoerência do nosso pensamento. O diálogo é uma maneira de ajudar as pessoas a enxergarem a natureza representativa e participativa do pensamento e a reconhecerem sua incoerência. No diálogo as pessoas começam a notar a natureza coletiva do raciocínio. Senge Maria Terezinha Angeloni

10 Interação entre o homem de empresa e de informática
Assim sendo: O aprendizado coletivo é vital para realizar o potencial da inteligência humana e organizacional. Através do diálogo as pessoas podem ajudar umas as outras a perceberem as incoerência das idéias, o que tornará o raciocínio coletivo cada vez mais coerente. Senge Maria Terezinha Angeloni

11 Interação entre o homem de empresa e de informática
Discussão - A discussão sugere algo como um jogo de pingue-pongue onde ficamos rebatendo a bola de um lado para o outro. - Neste tipo de jogo o assunto de interesse comum pode ser analisado e dissecado sob diferentes pontos de vista. - Este é um fator positivo, mas normalmente o objetivo do jogo é “vencer”, o que significa fazer com que a idéia seja aceita pela equipe. - Entretanto, a fixação em vencer não é compatível com a necessidade de se dar prioridade à coerência e à verdade. Senge Maria Terezinha Angeloni

12 Equilíbrio entre diálogo e discussão
Interação entre o homem de empresa e de informática Equilíbrio entre diálogo e discussão No trabalho e no aprendizado em grupo, a discussão é a contrapartida necessária do diálogo: Numa discussão, diferentes idéias são apresentadas e defendidas, o que pode resultar numa boa análise da situação como um todo. No diálogo, diferentes idéias são apresentadas como um meio para se chegar a uma nova idéia. Na discussão decisões são tomadas. No diálogo, questões complexas são analisadas. Senge Maria Terezinha Angeloni

13 Equilíbrio entre diálogo e discussão
Interação entre o homem de empresa e de informática Equilíbrio entre diálogo e discussão - Quando um grupo precisa chegar a um acordo e tomar decisões, é necessário que haja discussão- idéias alternativas são avaliadas e a de maior preferência é selecionada (pode ser uma das alternativas iniciais ou uma nova idéia que emergiu da discussão). Quando produtiva, a discussão converge para uma conclusão. Por outro lado, o diálogo é divergente; ele não busca o acordo, mas um controle maior das questões complexas. Senge Maria Terezinha Angeloni

14 Interação entre o homem de empresa e de informática
- Os integrantes da equipe que tem por hábito o diálogo passam a compreender melhor a singularidade do ponto de vista de cada um. - Eles aprendem a dominar a arte de manter uma posição, ao invés de “serem mantidos pelas suas posições”. Quando acham apropriado defender um ponto de vista, fazem-no com maior delicadeza e menos rigor, ou seja, sem colocar o “vencer como prioridade”. As técnicas que permitam o desenvolvimento do diálogo são as mesmas que podem tornar as discussões produtivas em lugar de destrutivas, e são a inquirição e a reflexão vistas em modelos mentais. Senge Maria Terezinha Angeloni

15 Surgindo a discussão hábil
Interação entre o homem de empresa e de informática Surgindo a discussão hábil Na busca da construção de um sentido compartilhado dentro das equipes pondera-se: as pessoas “discutem” para vencer; a discussão tradicional é perigosamente orientada para a argumentação defensiva; elas atiram idéias umas contra as outras para ver as idéias que são mais fortes. Senge Maria Terezinha Angeloni

16 É um modo triste de conduzir trabalhos em equipe:
Interação entre o homem de empresa e de informática É um modo triste de conduzir trabalhos em equipe: - prejudica o aprendizado em equipe; - as idéias e soluções raramente obtém a consideração que merecem; - elas são julgadas em função de quem as disse. Senge Maria Terezinha Angeloni

17 Interação entre o homem de empresa e de informática
A discussão hábil consiste no continuum entre o diálogo e a discussão “crua” impregnada de argumentação defensiva Maria Terezinha Angeloni

18 Protocolo para discussão hábil:
Interação entre o homem de empresa e de informática Protocolo para discussão hábil: 1- Preste atenção em suas intenções: Certifique-se do que você espera realizar na discussão perguntando a você mesmo Qual a minha intenção? Estou disposto a ser influenciado? Se não está qual é o propósito da conversação? Seja claro quanto ao que você quer e não iluda os outros quanto às suas intenções. Senge Maria Terezinha Angeloni

19 2- Equilibre argumentação com inquirição:
Interação entre o homem de empresa e de informática 2- Equilibre argumentação com inquirição: - na maioria das equipes, o pêndulo entre argumentação defensiva e inquirição tem pendido mais para o lado da argumentação; algumas equipes se orgulham-se de desafiar umas as outras; na realidade elas não se desafiam de nenhum modo significativo; elas simplesmente se defrontam uma tentando superar a outra com trivialidades; outras equipes orgulham-se do modo construtivo como lidam com a confrontação. Senge Maria Terezinha Angeloni

20 3- Construa sentido compartilhado:
Interação entre o homem de empresa e de informática 3- Construa sentido compartilhado: - todas as palavras são símbolos, e como tais, são abstrações; - elas têm sentidos diferentes para pessoas diferentes; - confira o sentido das palavras. Questione, por exemplo: “ Você disse”: faça o necessário, mas o que é necessário? Senge Maria Terezinha Angeloni

21 4- Use a consciência da própria individualidade como recurso:
Interação entre o homem de empresa e de informática 4- Use a consciência da própria individualidade como recurso: Pergunte a você mesmo, nos momentos em que esteja confuso, furioso, frustrado... O que estou pensando? (pausa) O que estou sentindo? (pausa) O que quero neste momento? Senge Maria Terezinha Angeloni

22 pergunte a você mesmo- em que concordamos, e em que discordamos?
Interação entre o homem de empresa e de informática 5- Explore os impasses: pergunte a você mesmo- em que concordamos, e em que discordamos? as fontes de discordância se dividem em quatro categorias: Fatos- o que aconteceu exatamente? Quais são os “dados” Métodos- como deveríamos fazer o que precisamos fazer? Metas- qual é o nosso objetivo? Valores- por que achamos que isso deve ser feito desse modo em particular? Em que acreditamos? Senge Maria Terezinha Angeloni

23 Três passos em particular poderão ajudar
Interação entre o homem de empresa e de informática 5- Explore os impasses: Três passos em particular poderão ajudar escute idéias como se fosse a primeira vez. Esforce-se para ser aberto a novas idéias; considere o modelo mental de cada pessoa como uma peça de um quebra cabeça maior. Olhe a situação do ponto de vista da outra pessoa; Pergunte a você mesmo (e a todo mundo mais)- o que precisamos fazer para avançar? Senge Maria Terezinha Angeloni

24 Exercício de aplicação da teoria a prática:
Interação entre o homem de empresa e de informática Exercício de aplicação da teoria a prática: Qual a importância da discussão hábil no trabalho em equipe entre o homem de empresa e o homem de informática? Qual a postura a ser adotada por cada um dos seus integrantes no desenvolvimento de um sistema de informação? Maria Terezinha Angeloni

25 Outras formas de trabalhar a interação humana
Interação entre o homem de empresa e de informática Outras formas de trabalhar a interação humana Habilidades de reflexão e inquirição Técnicas: escada da inferência e a coluna da esquerda Resistências a mudanças: crenças e valores Maria Terezinha Angeloni

26 Interação entre o homem de empresa e de informática
Habilidades de reflexão – consiste em desacelerar nossos processos de pensamento para ficarmos mais conscientes de como formamos nossos MODELOS MENTAIS. Habilidades de inquirição – consiste em manter conversações onde abertamente compartilhamos visões e desenvolvemos conhecimento acerca dos pressupostos uns dos outros Senge Maria Terezinha Angeloni

27 AO DEFENDER SUA OPINIÃO
Interação entre o homem de empresa e de informática AO DEFENDER SUA OPINIÃO Exponha seus argumentos com clareza Incentive os outros a analisar suas idéias Incentive ou outros a expor suas opiniões Questione as opiniões que diferem da sua AO QUESTIONAR A OPINIÃO ALHEIA Exponha seus argumentos com clareza Cite os dados nos quais seus argumento são baseados Não se dê ao trabalho de fazer perguntas se não estiver interessado na resposta Maria Terezinha Angeloni

28 QUANDO CHEGAR A UM IMPASSE:
Interação entre o homem de empresa e de informática QUANDO CHEGAR A UM IMPASSE: Pergunte que dados ou que lógica poderia fazê-lo mudar de opinião Pergunte se existe alguma maneira pela qual vocês poderiam planejar juntos uma experiência que trouxesse novas informações Maria Terezinha Angeloni

29 Interação entre o homem de empresa e de informática
QUANDO ESTIVEREM HESITANTES EM EXPRIMIR SUAS OPINIÕES OU EXPERIMETAR IDÉIAS ALTERNATIVAS: Incentive o pensar em voz alta sobre o que estaria dificultando a conversação; Se existe um desejo mútuo de superar os empecilhos, planejem em conjunto uma maneira de fazê-lo. Maria Terezinha Angeloni

30 O QUE VOCÊ PODE FAZER COM ISSO?
Interação entre o homem de empresa e de informática O QUE VOCÊ PODE FAZER COM ISSO? Você pode aprender muito sobre como suas respostas poderiam ser melhores, analisando diretamente o problema. Você também poder se perguntar: o que me fez “realmente” sentir e pensar deste jeito? Quais foram minhas intenções? O que eu estava tentando alcançar? Eu consegui alcançar os resultados que esperava? Maria Terezinha Angeloni

31 O que você vê nesta imagem?
Maria Terezinha Angeloni

32 Interação entre o homem de empresa e de informática
Escada de inferência – é uma trilha mental comum de abstração crescente, que muitas vezes leva a crenças mal orientadas. A escada de inferência retrata os enlaces reflexivos explicando porque a maioria das pessoas não lembra de onde vieram seus pontos de vista mais profundos. Maria Terezinha Angeloni

33 Experiências Observáveis
ESCADA DA INFERÊNCIA Pratico Ações Adoto Crenças Tiro Conclusões Adiciono Sentidos Faço Pressupostos Seleciono “Dados” “Dados” e Experiências Observáveis Maria Terezinha Angeloni

34 Interação entre o homem de empresa e de informática
Coluna de esquerda – revela a maneira pela qual manipulamos situações a fim de não enfrentarmos o que realmente pensamos e sentimos, impedindo desta maneira que uma situação contraprodutiva melhore. Maria Terezinha Angeloni

35 COLUNA DA ESQUERDA O QUE ESTOU PENSANDO O QUE É DITO
Interação entre o homem de empresa e de informática COLUNA DA ESQUERDA O QUE ESTOU PENSANDO O QUE É DITO Maria Terezinha Angeloni

36 RESISTÊNCIA A MUDANÇA - CRENÇAS E VALORES
Interação entre o homem de empresa e de informática RESISTÊNCIA A MUDANÇA - CRENÇAS E VALORES “É a constelação de preferências, aversões, ponto de vista, deveres, inclinações internas, julgamentos racionais e irracionais, preconceitos e padrões de associação que determinam a cisão de mundo de uma pessoa” (Spranger) Constituem a ideologia do grupo Quando se propõem uma mudança: - implica mudar seus valores - implica alterar a zona de conforto Esta desestabilização cria resistência Cabe ao líder propor mudanças considerando os valores do grupo Maria Terezinha Angeloni

37 AÇÕES A SEREM IMPLEMENTADAS
Interação entre o homem de empresa e de informática AÇÕES A SEREM IMPLEMENTADAS aprender a ouvir     inquirição     reflexão     práticas do diálogo     escala de inferência     coluna de esquerda metáforas e analogias Maria Terezinha Angeloni

38 Exercício de aplicação da teoria a prática:
Interação entre o homem de empresa e de informática Exercício de aplicação da teoria a prática: Fale sobre a escada de inferência e a coluna de esquerda exemplificando situações vivenciadas. Maria Terezinha Angeloni

39 Interação entre o homem de empresa e de informática
Nem sempre os homens de empresa manifestam com clareza suas necessidades, os homens de informática devem observá-los em ação, abandonando atitudes defensivas e estando abertos a críticas (GARVIN, apud Pereira). Maria Terezinha Angeloni

40 Interação entre o homem de empresa e de informática
Maria Terezinha Angeloni

41 Interação entre o homem de empresa e de informática
Dificuldade do homem de empresa de declarar suas necessidades explicitamente: a indefinição do HE referente aos requisitos desejados; desconhecimento do HI referente tanto a características computacionais quanto a peculiaridades da interação homem-máquina; O HI ao dominar o ambiente informacional, dá um enfoque técnico ao uso da informação, distanciando-se dos aspectos humanos; diferença de domínios de conhecimento. (Pressman apud Pereira). Maria Terezinha Angeloni

42 Interação entre o homem de empresa e de informática
“Durante muito tempo, os informatas consideraram-se especialistas em máquinas. Apesar da extraordinária penetração dos computadores pessoais e da progressiva transformação da informática em mídia universal, grande número de informatas ainda mantém esta concepção. É preciso deslocar a ênfase do objeto (o computador, o programa) para o projeto (o ambiente cognitivo, a rede de relações humanas que se quer instituir)”. (Levy, apud Pereira). Maria Terezinha Angeloni

43 Interação entre o homem de empresa e de informática
O papel dos HE neste processo é fundamental, pois aqui são eles os especialistas, uma vez que detém o conhecimento dos detalhes de todo processo de trabalho. As conversas com os HE, para Garvin (2000), ajudam e estimulam o aprendizado do HI. (apud Pereira). Maria Terezinha Angeloni

44 sistemas de informação, tornando-os parceiros. (apud Pereira).
Interação entre o homem de empresa e de informática o HI precisa conversar com as pessoas a quem deveriam atender e pensar em termos de comportamento, não de códigos de programação. (Davenport, apud Pereira). O relacionamento entre os HI e HE, de acordo com Rezende (1999) deve ser o mais harmonioso possível, através do envolvimento dos usuários nos sistemas de informação, tornando-os parceiros. (apud Pereira). Maria Terezinha Angeloni

45 (Quinn, Anderson e Finkelstein apud Pereira).
Interação entre o homem de empresa e de informática A tendência de cada profissão de considerar-se elite, dificulta o compartilhamento interdisciplinar, pois muitos profissionais têm pouco respeito pelo que se situam fora de seu campo de atuação, mesmo quando todos estão procurando um mesmo objetivo. Ou seja, a maneira como as equipes interagem é tão importante quanto o seu grau de conhecimento. (Quinn, Anderson e Finkelstein apud Pereira). Maria Terezinha Angeloni

46 Interação entre o homem de empresa e de informática
Para Rezende é imprescindível a importância do trabalho em equipe nas organizações, formando uma equipe de trabalho uníssona, conjunta no mesmo fim, tal como uma equipe de projeto no desenvolvimento de um sistema de informação. (apud Pereira) Maria Terezinha Angeloni

47 Interação entre o homem de empresa e de informática
Conforme Lévy, separar o conhecimento das máquinas da competência cognitiva e social é o mesmo que fabricar artificialmente um cego (o informata puro) e um paralítico (o, especialista puro em ciências humanas), que se tentará associar em seguida; mas será tarde demais, pois os danos já terão sido feitos. Neste contexto deve-se observar quais aspectos podem facilitar a interação entre o HE e o HI. (apud Pereira) Maria Terezinha Angeloni

48 Interação entre o homem de empresa e de informática
Um fator limitante, é que alguns HI possuem uma compreensão limitada da natureza das atividades do HE e de suas necessidades de informação, e portanto, possuem pouca experiência em desenvolver sistemas que venham atender estas necessidades. Um problema crucial é determinar que informações devem ser incluídas no sistema. (apud Pereira) Maria Terezinha Angeloni

49 Interação entre o homem de empresa e de informática
Portanto, para que o HI seja bem sucedido em facilitar e coordenar o fluxo e uso da informação na organização, ele deve possuir um nítido conceito da organização como sendo um sistema de informação global; em outras palavras, as atividades de informação devem ser fundamentadas por um modelo significativo de informação que de suporte as atividades tanto operacionais como estratégicas da organização. (apud Pereira) Maria Terezinha Angeloni

50 Interação entre o homem de empresa e de informática
As dificuldades certamente não partem apenas dos gerentes de S.I. Os executivos possuem sua parcela de responsabilidade, pois muitas vezes eles não sabem exatamente o que desejam, e não é raro não saberem também expressar esta necessidade quando tomam consciência dela. Fonte: OLIVEIRA apud Pereira Maria Terezinha Angeloni

51 Interação entre o homem de empresa e de informática
Para Sapiro as empresas estão gastando mais dinheiro do que nunca na obtenção de informação, mas muito dinheiro é perdido na construção de ineficientes centros informacionais, baseados em bancos de dados não apropriados ou carregados de informações não relevantes e não estratégicas. Fonte: OLIVEIRA apud Pereira Maria Terezinha Angeloni

52 Fatores que determinam o sucesso dos sistemas de informação:
Interação entre o homem de empresa e de informática Fatores que determinam o sucesso dos sistemas de informação: definição das necessidades informacionais; especificação de quando e em que formato a informação deverá ser disponibilizada; os tomadores de decisão devem participar do processo de definição de necessidades; O HE deve avaliar o valor estratégico da informação. Fonte: OLIVEIRA apud Pereira Maria Terezinha Angeloni

53 Interação entre o homem de empresa e de informática
Barbosa, citado por Borges (1992) afirma que os sistemas de informação somente serão eficazes quando se identificarem clara e cuidadosamente os requisitos informacionais dos respectivos usuários. Degent (1986) também considera fundamental que a estrutura e funcionamento de “Serviços de Inteligência Empresarial” sejam concebidos de acordo com as necessidades de informação das organizações e de cada decisor, especificamente, devendo focalizar sua atenção no ambiente organizacional - concorrentes, clientes, tecnologias, políticas governamentais, fatores socio-econômicos. Fonte: OLIVEIRA apud Pereira Maria Terezinha Angeloni

54 Interação entre o homem de empresa e de informática
Os serviços de inteligência empresarial são fortes recursos estratégicos na consecução de atividades empresariais. Entretanto, conforme Borges (1995, p. 187), “é importante que se discuta com mais acuidade que a informação somente cumpre o seu papel, quando integrada à organização como recurso fundamental no planejamento, na definição de estratégias e na tomada de decisão.” Fonte: OLIVEIRA apud Pereira Maria Terezinha Angeloni

55 Exercício de aplicação da teoria a prática:
Como acontece a interação entre o HE e o HI em sua empresa? Como acontece a definição das informações necessárias? Maria Terezinha Angeloni


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