A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CICLO DE VIDA DO PRODUTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CICLO DE VIDA DO PRODUTO"— Transcrição da apresentação:

1 CICLO DE VIDA DO PRODUTO
Os produtos são como seres vivos: nascem, crescem, amadurecem e morrem. Vendas Lucros vendas lucro introdução crescimento amadurecimento declínio tempo

2 Razões: porque um produto entra em declínio?
Produtos desatualizados Tendências Legislação Produtos fora de moda Estações Mudanças no estilo de vida (consumidor) Mudanças nos valores sociais Inflação

3 Introdução Objetivo de Marketing: ampliar as vendas do produto.
Período de crescimento lento nas vendas, lucro inexistente, gastos de lançamento elevados e concorrência limitada. Objetivo de Marketing: ampliar as vendas do produto.

4 Crescimento Período de rápida aceitação do mercado e de melhoras substanciais do lucro. Objetivos de Marketing: Expandir a distribuição. Oferecer versões modificadas dos produtos. Trabalhos de promoção. Ex: Computador, telefone celular, órgãos artificiais, robots.

5 AMADURECIMENTO Período de redução do crescimento nas vendas. O lucro se estabiliza ou entra em declínio. Grandes gastos de marketing para defender o produto contra a concorrência. Objetivos de Marketing: Manter a vantagem competitiva e lucro através de modelos e características do produto, preços mais baixos, mais opções de serviço e mais promoções inovadoras. Ex: Automóveis, refrigeradores.

6 Declínio Período em que as vendas mostram forte queda e o lucro desaparece. Objetivos de Marketing: Reduzir os programas de marketing, diminuindo o número de produtos comercializados, de distribuidores e a promoção utilizada. Ex: Cigarros, TV P&B, celular analógico.

7 2. Reviver o produto através do reposicionamento e o comercializando novamente.
3. Eliminar o produto. O tempo de permanência do produto em cada uma das fases do ciclo de vida, é variado. Não é possível prever o tempo exato. Dependerá do tempo de adoção dos consumidores, assim como da concorrência de novos produtos.

8 Três estratégias em particular são apropriadas para os estados CVP, quando a concorrência se torna mais intensa e tanto os mercados como os lucros, sofrem declínio: Reposicionamento: Uso de campanhas publicitárias e promocionais para criar uma mudança nas percepções dos consumidores sobre o produto. Extensão da vida do produto: Novos usos para o produto, novas características e benefícios do novo produto, novas classes de clientes, aumento do uso do produto e/ou uma estratégia diferente.

9 3. Extinção do produto: Remoção dos produtos quando estes deixam de ser lucrativos.

10 Tópicos de discussão: Aumenta a qualidade ? Apresenta novos modelos ?
Fase de crescimento: Aumenta a qualidade ? Apresenta novos modelos ? Penetra em novos segmentos de mercado ? Busca-se novos canais de distribuição ? Reduz preços, buscando consumidores sensíveis a preço ? Fortalecimento de sua posição competitiva ?

11 Tópicos de discussão: Modificações no composto de marketing ?
Fase de Amadurecimento: Modificações no composto de marketing ? Redução de preços para atrair novos consumidores ? Colocar o produto em novos canais de distribuição ? Mudar e aumentar a comunicação ? Mudar e aumentar as condições promocionais ?

12 Tópicos de discussão: Mudar o planejamento de vendas ?
Fase de Amadurecimento: Mudar o planejamento de vendas ? Mudar a força de vendas ? Incrementar novos serviços ? Entrar em novos segmentos ?

13 Tópicos de discussão: Aumentar os investimentos ?
Fase de Declínio: Aumentar os investimentos ? Manter o nível de investimento ? Diminuir o nível de investimento ? Busca de nichos ? Abandonar o produto ?


Carregar ppt "CICLO DE VIDA DO PRODUTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google