A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Tecnologia auxiliando o trabalho do professor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Tecnologia auxiliando o trabalho do professor"— Transcrição da apresentação:

1 A Tecnologia auxiliando o trabalho do professor
Rosana Romanó Mestre em Engenharia de Produção

2 O que é tecnologia? Tecnologia é tudo aquilo que o ser humano cria para: expandir seus conhecimentos; tornar seu trabalho mais fácil; fazer sua vida mais agradável.

3 O que é um weblog ou blog? O blog é uma página web atualizada freqüentemente, composta por pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica. É como uma página de notícias ou um jornal que segue uma linha de tempo com um fato após o outro.

4 Emoticons :o) feliz/bom humor :-)(-: fingindo :-T fazer cara séria
:-D sorriso :O> feliz :o) :o) :o) gargalhada :*) fazendo palhaçada :-? de lamber os lábios %-} bobagem

5 Internet -Características favoráveis
Comunicação à distância. Ferramentas síncronas: Chat, Chat estruturado, Vídeoconferência, Áudioconferência, Icq e outros. Ferramentas Assíncronas: , Fórum , Lista de Discussão e outros.

6 Internet -Características favoráveis
Facilidade na pesquisa. Praticidade para acessar informações, coletar diferentes tipos de mídias (imagens, sons, vídeos, textos, etc.) Atualização constante. As informações são atualizadas com velocidade infinitamente maior do que em materiais impressos.

7 Internet -Características favoráveis
Aproveitamento melhor do tempo. O fácil acesso à informação e a velocidade comunicação otimiza melhor o tempo. E-commerce. Comprar sem sair de casa. Educação à distância. A Internet está mudando o perfil do profissional requisitado pelo mercado de trabalho Necessidade de eduçação continuada Tecnologia é a peça chave nesta transformação Auxílio na superação de dificuldades de relacionamento como a timidez.

8 Internet -Pontos Negativos
A internet permite acesso a sites que incentivam a violência, o uso de drogas, a pornografia , a venda de produtos eróticos e a pedofilia. Os sites de hospedagem gratuita publicam todo e qualquer tipo de conteúdo, não averindo a sua veracidade. Insegurança Navegação através de identidades falsas. Possibilidade de invasão de hackers. Perda da privacidade. Isolamento

9 Falta de legislação A Internet não prevê nenhuma sanção para crimes virtuais como clonagem de dados bancários e de cartões de crédito, nem tampouco para publicações de conteúdos impróprios como culto ao sexo, pedofilia, incentivo ao uso de drogas, etc.

10 “Um novo conjunto de valores está surgindo à medida que as crianças passam a comunicar-se, brincar, aprender, trabalhar e pensar com a nova mídia.” Don Tapscott

11 Projeto Exponews Site: www.escolainterativa.com.br
ww.trabalhodeportugues.cjb.net “Nosso objetivo era, basicamente, incentivar à percepção crítica da produção da mídia impressa para que, então, os alunos produzissem suas próprias leituras dos acontecimentos. O resultado é uma revista eletrônica com a "cara" dos nossos jovens!” Profa. Ana Beatriz

12 “As horas passadas na Internet não são passivas, são ativas.
São horas de leitura. São horas de investigação. São horas de desenvolvimento de habilidades e solução de problemas. É tempo gasto analisando, avaliando. É tempo de conciliar os pensamentos. Tempo de escrever.” Don Tapscott

13 Portais Http://www.escolainterativa.com.br Canal Criativa Idade
Canal Projetos

14 Metodologia de projetos
Planejamento com apoio da tecnologia digital

15 Softwares educativos Motivação - Programas educacionais com visual de game; Aprendizado no ritmo individual do aluno; Desafios; Valorização da auto-estima; Interação. Quando o aprendiz está interagindo com o computador ele está manipulando conceitos de uma forma motivadora e isso contribui para o seu desenvolvimento mental. Ele está adquirindo conceitos da mesma maneira que ele adquire conceitos quando interage com objetos do mundo. O computador permite que cada aluno realize a atividade no seu ritmo individual. Há uma valorização da auto-estima quando são vencidos os desafios que que são propostos.

16 Construtivismo ou Construcionismo?
Em ambos os alunos são desafiados à construção de ferramentas de cognição ao invés de uma aquisição de saberes e fatos sem um contexto material. O construtivismo “expressa a teoria de que o conhecimento é construído pelo aprendiz, e não fornecido pelo professor” O construcionismo “expressa a idéia adicional de que isto ocorre de forma especialmente feliz quando o aprendiz está engajado na construção de algo externo ou pelo menos compartilhável... um castelo de areia, uma máquina, um programa de computador, um livro”.

17 Rosana Romanó


Carregar ppt "A Tecnologia auxiliando o trabalho do professor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google