A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MARCOS 4.1-34 As Parábolas do Reino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MARCOS 4.1-34 As Parábolas do Reino."— Transcrição da apresentação:

1 MARCOS As Parábolas do Reino

2 { Estudar parábolas 1) Entendê-las no contexto
2) Por que Jesus trouxe esta mensagem? 3) Pergunta básica: “Como é possível o Rei que tem toda a autoridade para transformar vidas ser rejeitado a ponto de quererem o matar?

3 A PARÁBOLA DO SEMEADOR (4.3-20)

4

5 As aves comeram (Verso 4)
Solo rochoso (Versos 5,6) Entre espinhos (Verso 7) Produzindo 30,60,100/1 (Verso 8)

6 A PARÁBOLA DA CANDEIA (4.21-25)

7  CANDEIA  VELADOR

8 O que há de errado nesta imagem?

9

10

11 A PARÁBOLA DA SEMENTE (4.26-29)

12 A PARÁBOLA DO GRÃO DE MOSTARDA (4.30-32)

13 A MOSTARDA NEGRA A maior de todas as hortaliças

14 O grão de mostarda!

15 Os discípulos e os “de fora” (Versos 10-12 e 33-34)
Um contraste entre Os discípulos e os “de fora” (Versos e 33-34) { Versos 33,34: O propósito da parábola é esclarecer, porém, não a todos. Versos são citação de Isaías 6.9,10. Os fariseus rejeitam “estorinhas”. A pregação faz a “peneira”: cheiro vida ou morte; crença ou rejeição; ou produz cristãos ou pessoas que querem matar o pregador.

16 Isaías 6.9,10 Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, mas não percebais. Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender com o coração, e se converta, e seja salvo.

17 Algumas aplicações...

18 É bom não esquecermos da vida de santidade que caracteriza os filhos de Deus, pois esta é a grande marca dos que não são “de fora”, mas ovelhas que ouvem e obedecem a voz do pastor.

19 2.Se você não tem prazer em andar em santidade, não medita na Lei de Deus, não tem vida de oração, não desfruta uma vida pura e santa nos relacionamentos, em casa, na faculdade ou no trabalho, não se iluda! Se hoje é ruim, amanhã será muito pior.

20 Leve a sério a falta de prazer pelo Evangelho de Jesus
Leve a sério a falta de prazer pelo Evangelho de Jesus! Não se conforme em ser um “cego” e “surdo” espiritual! Não aceite passar a vida inteira aumentando a sua culpa e condenação! Não procure entreter o pecado do seu coração correndo atrás de bênçãos, curas, milagres! Clame a Deus e busque um lugar de arrependimento! Peça ao Senhor fé para amar a Lei de Deus e jamais confie no seu coração!

21 Dois princípios essenciais:
(Catecismo de Heildelberg) 1º) Eu preciso saber a grandeza do meu pecado e do meu desespero. 2º) Eu preciso conhecer a minha real situação pela Lei de Deus.

22 3. Um dia teremos que enfrentar individualmente o juiz
3.Um dia teremos que enfrentar individualmente o juiz. Assim, é bom levarmos a sério tudo o que fazemos nesta vida, pois não há nada oculto que não venha a ser revelado.

23 4.O Reino de Deus, hoje, parece ser um pequeno grão de mostarda, porém, logo mostrará os seus grandes ramos, revelando a sua grandeza e glória. Um dia todo joelho se dobrará e todos confessarão a Jesus como Senhor.

24 5.O fato de sabermos que temos um futuro glorioso precisa transformar nossa maneira de viver no presente. Será que temos andado como verdadeiros cidadãos do Reino dos céus? Será que temos produzido 100/1?

25 6.Não esqueçamos: Deus não precisa de coisa alguma do homem e seus propósitos eternos serão cumpridos independentemente de nós. Toda a glória pertence ao Senhor, seja pela condenação ou pela salvação.

26 7.Precisamos pregar a Palavra, seja para salvar ou seja para aumentar a condenação, essa é a misteriosidade do Reino! Neste processo temos a certeza de que alguns ouvirão a sua voz:

27 Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas
Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz; mas de modo algum seguirão o estranho. (Jo )

28 8.Ao pregarmos o Evangelho, temos que estar certos de que haverá rejeição. Ninguém gosta de ouvir uma mensagem que chama os pecadores ao arrependimento! O coração humano não gosta de saber que não tem nada a oferecer ao grande Deus! Mas não se preocupem! Cabe a nós a honra de sermos perseguidos e rejeitados tal como nosso Mestre.

29


Carregar ppt "MARCOS 4.1-34 As Parábolas do Reino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google