A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipologia argumentativa 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipologia argumentativa 1"— Transcrição da apresentação:

1 Tipologia argumentativa 1

2 É preciso estar atento à proposta de redação, pois, nem sempre, pede-se para defender um ponto de vista contrário ou favorável. Por vezes, é solicitado que simplesmente se discuta um assunto. Veja:

3 Ufscar / 2010 Com base nas informações apresentadas nos textos de apoio e em outras de seu conhecimento, elabore um texto dissertativo discutindo a questão do trabalho no mundo atual, bem como as relações que com ele o homem estabelece.

4 Unesp 2010 Proposição Embora seja um tema tão antigo quanto a própria civilização, a busca da felicidade ainda constitui o problema maior de todos os seres humanos no século XXI. Para alguns, ser feliz só é possível com o acúmulo de bens e de riqueza, vivendo nas grandes cidades e usufruindo de todos os prazeres possíveis, inclusive daqueles que a moderna tecnologia oferece. Para outros, a felicidade só se encontra no despojamento das ambições e na busca das coisas simples, já que a posse de fortuna não garante por si mesma a satisfação integral do homem. Afinal, o que é importante para ser feliz? Riquezas, prazeres, tecnologia, sucesso profissional e pessoal? Ou simplicidade,tranquilidade, renúncia às grandes ambições, busca do bem estar individual na autenticidade do ser, na natureza e na própria natureza humana? O importante, enfim, é ter? ou ser? Seria possível um meio termo para essa busca? Com base nesta orientação e levando em consideração, se achar necessário, os textos apresentados como base para as questões de números 29 a 32, escreva uma redação de gênero dissertativo sobre o tema: A Felicidade, Entre O Ter e O Ser.

5 Unifesp 2007 A partir das informações apresentadas, de outras de seu conhecimento e das múltiplas implicações da sexualidade na vida dos jovens, elabore um texto dissertativo, em prosa, analisando e discutindo criticamente: A QUESTÃO DA SEXUALIDADE PARA O JOVEM MODERNO

6 Unb 2010 Considerando que os textos da prova e os acima apresentados têm caráter unicamente motivador, redija um texto argumentativo, a respeito do tema a seguir. A IMAGINAÇÃO É O PRIMEIRO MEIO DE TRANSPORTE DO SER HUMANO

7 ITA 2012

8 Uel 2011 Com base na reportagem, redija um texto dissertativo-argumentativo, indicando as razões dessa perigosa inversão de valores que caracteriza nosso momento histórico, no qual os grandes são esquecidos e desprezados e os medíocres são elevados ao olimpo dos deuses de curta duração.

9 Como começar? Algumas dicas
Um bom texto argumentativo é fruto de reflexão e de planejamento. A leitura atenta da coletânea e a dissecação da proposta são os primeiros passos. Paralelamente, ao ler, inicie o planejamento. Não é preciso, porém, ficar refém de extensos projetos de texto, mesmo porque, em um vestibular, o tempo não permite. Entretanto, é imprescindível traçar o caminho a seguir. Leia este exemplo:

10 Ufmg 2010 Com base nas informações contidas nesses trechos, REDIJA um artigo de opinião para um jornal ou revista, posicionando-se com relação à educação a distância. Apresente argumentos relevantes e coerentes, que fundamentem seu ponto de vista.

11 O que é educação a distância? Como funciona?
Quais os benefícios? É realmente relevante, funciona mesmo? Qual o posicionamento que vou assumir? Quais argumentos tenho para justificar meu posicionamento? Tenho um contra-argumento?

12 Educação a Distância ou Ensino a Distância (EaD) é a modalidade de educação mediada por tecnologias que permitem que o aprendiz e seus mestres estejam separados espacial e/ou temporalmente, ou seja, não estejam fisicamente presentes em um ambiente formal de ensino-aprendizagem. A EaD enfatiza o papel do aluno, que gerencia seu próprio aprendizado, deste modo desenvolvendo sua autonomia.

13 A educação a distância é válida
Por quê? De acordo com pesquisa.... Se comparada com... A teoria do pesquisador Fulano... Um lavrador mineiro, num dia frio, resolveu não ir trabalhar e, ao ligar a tv, deparou-se com o Telecurso... Apesar de......

14 A educação a distância não é válida
Por quê? De acordo com pesquisa.... Se comparada com... A teoria do pesquisador Fulano... Apesar de......

15 Introdução Assim como título, é o chamariz do texto. Nela, deve ser apresentado um esboço, o que é facilitado quando há planejamento. Faz-se uma espécie de ancoragem: informação que serve de ponto de partida para o desenvolvimento do texto. A ancoragem tem a função se situar adequadamente o leitor em relação ao assunto do texto e possibilitar que esse assunto seja abordado com coerência. A seguir, seguem algumas dicas de introdução transcritas do livro Roteiro de redação/ Lendo e argumentando, de Antônio Carlos Viana.

16 Uma pergunta (tema: a saúde no Brasil)
Será que é com novos impostos que a saúde melhorará no Brasil? Os contribuintes já estão cansados de tirar dinheiro do bolso para tapar um buraco que parece não ter fim. A cada ano, somos lesados por novos impostos para alimentar um sistema que só parece piorar. A pergunta não é respondida de imediato. Ela serve para despertar a atenção do leitor para o tema e será respondida ao longo da argumentação.

17 Comparação (tema: reforma agrária)
O tema da reforma agrária está presente há bastante tempo nas discussões sobre os problemas mais graves que afetam o Brasil. Numa comparação entre o movimento pela abolição da escravidão no Brasil, no final do século passado e, atualmente, o movimento pela reforma agrária, podemos perceber algumas semelhanças. Como na época da abolição da escravidão existiam elementos favoráveis e contrários a ela, também hoje há os que são a favor e os que são contra a implantação da reforma agrária. Para introduzir o tema da reforma agrária, o autor comparou a sociedade de hoje com a do final do século XIX, mostrando a semelhança de comportamento entre elas.

18 Oposição (tema: a educação no Brasil)
De um lado, professores mal pagos, desestimulados, esquecidos pelo governo. De outro, gastos excessivos com computadores, antenas parabólicas, aparelhos de DVD. É este o paradoxo que vive hoje a educação no Brasil. As duas primeiras frases criam uma oposição (de um lado / de outro) que estabelecerá o rumo da argumentação.

19 Alusão histórica (tema: globalização)
Após a queda do muro de Berlim, acabaram-se os antagonismos lesteoeste e o mundo parece ter aberto de vez as portas para a globalização. As fronteiras foram derrubadas e a economia entrou em rota acelerada de competição. O conhecimento dos principais fatos históricos ajuda a iniciar um texto. O leitor é situado no tempo e pode ter uma melhor dimensão do problema.

20 Uma frase nominal seguida de explicação (tema: a educação no Brasil)
Uma tragédia. Essa é a conclusão da própria Secretaria de Avaliação e Informação Educacional do Ministério da Educação e Cultura sobre o desempenho dos alunos do 3º ano do 2º grau submetidos ao Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que ainda avaliou estudantes em todas as regiões do território nacional. A palavra tragédia é explicada logo depois, retomada por essa é a conclusão.

21 Citação (tema: política demográfica)
"As pessoas chegam ao ponto de uma criança morrer e os pais não chorarem mais, trazerem a criança, jogarem num bolo de mortos, virarem as costas e irem embora". O comentário do fotógrafo Sebastião Salgado, falando sobre o que viu em Ruanda, é um acicate no estado de letargia ética que domina algumas nações do Primeiro Mundo. A citação inicial facilita a continuidade do texto, pois ela é retomada pela palavra comentário da segunda frase.

22 Citação de forma indireta (tema: consumismo)
Para Marx a religião é o ópio do povo. Raymond Aron deu o troco: o marxismo é o ópio dos intelectuais. Mas nos Estados Unidos o ópio do povo é mesmo ir às compras. Como as modas americanas são contagiosas, é bom ver de que se trata. Esse recurso deve ser usado quando não sabemos textualmente a citação. É melhor citar de forma indireta que de forma errada.

23 Exposição de ponto de vista oposto (tema: o provão)
O ministro da Educação se esforça para convencer de que o provão é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino superior. Para isso, vem ocupando generosos espaços na mídia e fazendo milionária campanha publicitária, ensinando como gastar mal o dinheiro que deveria ser investido na educação Ao começar o texto com a opinião contrária, delineia-se, de imediato, qual a posição dos autores. Seu objetivo será refutar os argumentos do opositor, numa espécie de contra-argumentação.

24 Ilustração (tema: aborto)
O Jornal do Comércio, de Manaus, publicou um anúncio em que uma jovem de dezoito anos, já mãe de duas filhas, dizia estar grávida mas não queria a criança. Ela a entregaria a quem se dispusesse a pagar sua ligação de trompas. Preferia dar o filho a ter que fazer um aborto. O tema é tabu no Brasil.(...) Você pode começar narrando uma fato para ilustrar o tema. Veja que a coesão do parágrafo seguinte se faz de forma fácil; a palavra tema retoma a questão que vai ser discutida.

25 Alusão a um romance, um conto, um poema, um filme (tema: a intolerância)
Quem assistiu ao filme A rainha Margot, com a deslumbrante Isabelle Adjani, ainda deve ter os fatos vivos na memória. Na madrugada de 24 de agosto de 1572, as tropas do rei de França, sob ordens de Catarina de Médicis, a rainha-mãe e verdadeira governante, desencadearam uma das mais tenebrosas carnificinas da História.(...) Desse horror a História do Brasil está praticamente livre(...) O resumo do filme A rainha Margot serve de introdução para desenvolver o tema da intolerância religiosa. A coesão com o segundo parágrafo dá-se através da palavra horror, que sintetiza o enredo do filme contado no parágrafo inicial.


Carregar ppt "Tipologia argumentativa 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google