A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Enem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Enem."— Transcrição da apresentação:

1 Enem

2 Pensar o texto, planejar
1º passo Pensar o texto, planejar Tempo estimado no dia da prova: de 15 a 20 minutos

3 Análise da proposição Considerando a leitura do quadro e dos textos, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?

4 A exploração sexual de crianças e adolescentes: como dar paz ao futuro da nação?

5 Consumismo infantil / publicidade para crianças: como blindar os pequenos?

6

7 Alto índice de violência no Brasil
Causa Poder paralelo do tráfico de drogas Resultado Minar o poder do tráfico Consequências insegurança e altos gastos com segurança Benefícios Diminuição da sensação de insegurança, bem como dos gastos

8 O que fazer para alcançar o resultado?
Diminuir a mão de obra do tráfico Instigar a “desobediência civil” ao tráfico

9 Estrutura Introdução Problema Causa Consequência

10 O que se deve fazer para alcançar os resultados?
Desenvolvimento O que se deve fazer para alcançar os resultados? Argumento

11 Resultado a ser alcançado
Conclusão Resultado a ser alcançado Benefícios

12 O que se deve fazer para alcançar o resultado? 1
Introdução Problema Causa Consequências Desenvolvimento O que se deve fazer para alcançar o resultado? 1 O que se deve fazer para alcançar o resultado? 2 Conclusão Resultados Benefícios

13 Introdução Estrutura O alto índice de violência no Brasil
O poder paralelo do tráfico de drogas Insegurança e altos gastos com segurança

14 Diminuir a mão de obra do tráfico
Desenvolvimento O que se deve fazes para alcançar os resultados? Diminuir a mão de obra do tráfico Instigar a “desobediência civil” ao tráfico

15 Conclusão Diminuir a sensação de insegurança, bem como os gastos
Minar o poder do tráfico Diminuir a sensação de insegurança, bem como os gastos

16 No retrato da sociedade brasileira, veem-se grades, muros altos, vidros dos carros cerrados, caros equipamentos de segurança. Ao caminhar pelas ruas do país, tem-se a impressão de se estar num campo de guerra, cercado por trincheiras e concertinas. Isso acontece devido aos altos índices de violência, inflados, principalmente, pelo poder paralelo do tráfico de drogas. Esse poder ganhou forças nos países latino-americanos, especificamente no Brasil, porque, devido à ética do atalho, criou-se a cultura do enriquecimento pelo modo mais fácil, geralmente ilícito. Por isso, o tráfico ganhou forças, pois vender drogas rende altos lucros, sem exigir grandes esforços. Porém, é importante que se valorize o trabalho como algo edificante, que não somente garante a sobrevivência, como também a satisfação profissional e o aumento da autoestima. Essa tomada de consciência minaria a força dos traficantes, que teriam menos mão de obra disponível. Assim, se a sociedade se mobilizar, seja valorizando o trabalho honesto, seja colocando-se contra as imposições do tráfico, poderá ser minado esse poder, o que certamente levará a uma vida menos tensa, com menos grades,menos vidros fechados, menos muros , ou seja, será alcançada a tão almejada sensação de segurança. E as trincheiras e as concertinas serão vistas apenas no cinema. Além disso, é necessário que a sociedade civil se mobilize contra esse poder paralelo, não delegando somente ao Estado o combate a ele. Em vilarejos no interior da Colômbia, por exemplo, iniciou-se uma campanha de “desobediência civil” ao tráfico, especificamente às FARC. Essa campanha espalhou-se pelo país, o que ajudou a iniciar uma drástica redução dos índices de violência. Em algumas cidades, como Medellín, essa redução chegou a 90%.

17 No retrato da sociedade brasileira, veem-se grades, muros altos, vidros dos carros cerrados, caros equipamentos de segurança. Ao caminhar pelas ruas do país, tem-se a impressão de se estar num campo de guerra, cercado por trincheiras e concertinas. Isso acontece devido aos altos índices de violência, inflados, principalmente, pelo poder paralelo do tráfico de drogas.

18 Esse poder ganhou forças nos países latino-americanos, especificamente no Brasil, porque, devido à ética do atalho, foi criada a cultura do enriquecimento pelo modo mais fácil, geralmente ilícito. Por isso, o tráfico ganhou forças, pois vender drogas rende altos lucros, sem exigir grandes esforços. Porém, é importante que se valorize o trabalho como algo edificante, que não somente garante a sobrevivência, como também a satisfação profissional e o aumento da autoestima. Essa tomada de consciência minaria a força dos traficantes, que teriam menos mão de obra disponível.

19 Além disso, é necessário que a sociedade civil se mobilize contra esse poder paralelo, não delegando somente ao Estado o combate a ele. Em vilarejos no interior da Colômbia, por exemplo, iniciou-se uma campanha de “desobediência civil” ao tráfico, especificamente às FARC. Essa campanha espalhou-se pelo país, o que ajudou a iniciar uma drástica redução dos índices de violência. Em algumas cidades, como Medellín, essa redução chegou a 90%.

20 Assim, se a sociedade se mobilizar, seja valorizando o trabalho honesto, seja colocando-se contra as imposições do tráfico, poderá ser minado esse poder, o que certamente levará a uma vida menos tensa, com menos grades,menos vidros fechados, menos muros , ou seja, será alcançada a tão almejada sensação de segurança. E as trincheiras e as concertinas serão vistas apenas no cinema.

21 Tema 2 Enem 2007: O desafio de se conviver com as diferenças


Carregar ppt "Enem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google