A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os profetas menores (I) As conseqüências do pecado

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os profetas menores (I) As conseqüências do pecado"— Transcrição da apresentação:

1 Os profetas menores (I) As conseqüências do pecado
Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas Estudo 03 Israel se esqueceu do seu Criador Oséias 7 a 9 As conseqüências do pecado apontadas por Oséias

2 Será sempre bom começar por uma recapitulação da lição anterior
Será sempre bom começar por uma recapitulação da lição anterior. Lembre à classe o caminho que já trilhamos na decadência do povo de Israel, desde o capítulo 1 até o 6. Faça a classe recordar que estamos assistindo a uma profecia que levou cerca de 40 anos para chegar ao seu fim. Inicie então a leitura do capítulo 7 com toda a classe com a Bíblia aberta

3 O sentimento de tristeza do Senhor pelos pecados de seu povo é impressionante.
Basta ler o primeiro texto de nossa leitura deste domingo, os versículos do capítulo 7, para podermos dentro de nossa capacidade humana avaliar o que estaria sentindo o nosso Criador com o distanciamento do povo escolhido. Vejam o destaque: 7.2

4 “Não consideram no seu coração que eu me lembro de todas a sua maldade; agora, pois, os cercam as suas obras; diante de minha face estão”. Muitas vezes não temos esta percepção. O Senhor tudo vê. O Senhor tudo sabe. As nossas obras, boas ou más estão diante dele. Vejam outro destaque: 7.10

5 “E a soberba de Israel testifica contra ele; todavia, não voltam para o Senhor seu Deus, nem o buscam em tudo isto.” O pecado é sempre assim. Nos afasta de Deus a ponto de não mais nos lembrarmos dele. A conseqüência deste afastamento do Senhor é sempre negativa e triste. Vejam outro destaque: 7.13

6 No capítulo 8.1-14, vemos o pior: Leiam 8.7:
“Ai deles! Porque se erraram de mim; destruição sobre eles! Porque se rebelaram contra mim. Quisera eu remi-los, mas falam mentiras contra mim.” Ou seja, o Senhor não queria que isto acontecesse. Ele sempre deseja o melhor para o seu povo. No capítulo , vemos o pior: Leiam 8.7:

7 Tendo lido os textos do capítulo 7 com a Bíblia aberta, repassando por alto versículo a versículo e fazendo os destaques apontados, faça o mesmo com o texto do capítulo 8. Ressalte, no entanto, que entre o 7 e o 8 algum tempo pode ter passado, daí o profeta ter passado da repreensão para o anúncio do castigo conseqüente ao pecado cometido.

8 O texto de 8.9 a 14 descreve a decadência espiritual de Israel:
“Porquanto semeiam o vento, hão de ceifar o turbilhão; não haverá seara, a erva não dará farinha; se a der tragá-la-ão os estrangeiros.” O dito popular todos conhecemos: Quem semeia ventos colhe tempestades. É isto que estará acontecendo a Israel. O texto de 8.9 a 14 descreve a decadência espiritual de Israel:

9 O texto de 8.12 nos fala muito:
“Recorrem à Assíria...Se aliam a diversas nações... Sofrem os tributos... Multiplicam-se os seus altares pagãos... Sacrificam impunemente... Israel se esqueceu do seu Deus.” Mas em meio a tudo isto vejam a boa vontade do Senhor para com Israel, seu povo. O texto de 8.12 nos fala muito:

10 “Escrevi para ele miríades de coisas da minha lei; mas isso é para eles como coisa estranha.”
Isto é, de nada adiantou o Senhor falar ao seu povo por meio de seus profetas. Ele se afastou mais e mais da sua vontade e sua lei. O texto de nos fala bem de perto sobre este afastamento do Senhor. Leiam:

11 Antes de entrar na leitura do capítulo 9, da mesma forma como fez com os anteriores, destaque que aqui o profeta já começa a destacar a justiça de Deus se dando. Ou seja enquanto no 7 e 8 nós podemos perceber o amor de Deus no sofrimento que demonstra pelo que acontecerá a Israel, aqui a sua justiça começa a prevalecer sobre o amor.

12 Esta é a triste visão do povos de Israel. O pior ainda vem depois.
“Não te alegres, ó Israel... Que fareis vós no dia da solenidade, e no dia da festa do Senhor?... Pois chegaram os dias da punição; chegaram os dias da retribuição... Ele se lembrará das iniqüidades deles, e punirá os seus pecados.” Esta é a triste visão do povos de Israel. O pior ainda vem depois. Leiam 9.16,17:

13 “Efraim foi ferido, secou-se a sua raiz; eles não darão fruto; sim, ainda que gerem, eu matarei os frutos desejáveis do seu ventre. O meu Deus os rejeitará, porque não o ouviram; e errantes andarão entre as nações.” Esta é a triste conclusão a que se chega. Historicamente, a nação de Israel, o Reino do Norte, Samaria, será extinto.

14 Ore com a classe pedindo a misericórdia do Senhor sobre nossos erros.
Antes de entrar na conclusão propriamente dita conforme apresentamos a seguir, medite um pouco com a classe sobre o que o pecado faz na alma humana. Como ele nos afasta do Senhor. O que aconteceu com Israel pode acontecer conosco hoje. Ore com a classe pedindo a misericórdia do Senhor sobre nossos erros. Depois, discuta o que se segue:

15 a) Como você enxerga a justiça de Deus em face de Israel?
Parando para pensar: a) Como você enxerga a justiça de Deus em face de Israel? b) Como você vê o amor de Deus diante do que acontece a Israel? c) No julgamento seu, o que deve se identificar mais nesta história: o amor de Deus? Ou, a justiça de Deus? d) Será que como povo de Deus hoje, não estamos seguindo os caminhos de Israel?


Carregar ppt "Os profetas menores (I) As conseqüências do pecado"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google