A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tiago / Pedro / João Judas Os benefícios da vida cristã

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tiago / Pedro / João Judas Os benefícios da vida cristã"— Transcrição da apresentação:

1 Tiago / Pedro / João Judas Os benefícios da vida cristã
As Epístolas Gerais II Tiago / Pedro / João Judas Estudo 06 Os benefícios da vida cristã Texto bíblico: 2Pedro

2 Introdução (I) Dois anos se passam.
A situação de perseguição se acirra. Pedro está prestes a ser preso e morto pelo Império Romano. As igrejas às quais escrevera continuam na luta. Ele resolve escrever novamente a elas. Isto deve ter ocorrido entre os anos 64 e 66 d.C.

3 Introdução (II) Só que agora, a ênfase vai ser diferente. Na primeira ele tratou de exigências, desafios, resistência e firmeza. Agora ele vai mudar o tom. Em vez de falar dos problemas que a vida cristã poderia trazer ao crente naquela época, ele aborda os benefícios que esta vida trazia.

4 O primeiro capítulo testemunha isto.
Introdução (III) Esta visão positiva seria a de substituir os sacrifícios impostos ao crente e expostos por ele na primeira carta, pela certeza das bênçãos que seriam decorrentes da jornada cristã que agora trilhavam nesta segunda carta. O primeiro capítulo testemunha isto.

5 A troca do material pelo espiritual, do perecível pelo imperecível:
Parte 1 – 2Pe 1.1-3 A troca do material pelo espiritual, do perecível pelo imperecível: “Graça e paz vos sejam multiplicadas… visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude”.

6 Parte 2 – 2Pe 1.4-7 Assim, em função desta bênção, chama então a atenção para a escalada cristã que a nova vida lhes propiciava: “acrescentai à vossa fé, a virtude… a ciência… o domínio próprio… a perseverança… a piedade… a fraternidade… … o amor!

7 Parte 3 – 2Pe 1.8,9 Ele então demonstra que a existência de tais conceitos no viver cristão vai nos levar a uma vida de realizações: “Porque se em vós houver e abundarem estas coisas, elas não vos deixarão ociosos nem infrutíferos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.”

8 Desta convicção advém a certeza da vitória para o crente, ontem como
Parte 4 – 2Pe Desta convicção advém a certeza da vitória para o crente, ontem como hoje também: “Portanto, irmãos, procurai mais diligentemente fazer firme a vossa vocação e eleição; porque fazendo isto, nunca jamais tropeçareis… e vos será amplamente concedida a entrada no reino”…

9 Parte 5 – 2Pe 1.13-15 O legado que o apóstolo deixa. Sua despedida.
Seu senso de responsabilidade: “Tenho por justo… enquanto vivo… deixar-vos estas admoestações… para que depois da minha morte tenhais lembranças destas coisas.”

10 Um testemunho eloqüente… Uma testemunha viva da história.
Parte 6 – 2Pe Um testemunho eloqüente… Uma testemunha viva da história. “Não seguimos fábulas engenhosas… pois nós fomos testemunhas oculares da sua majestade… quando ouvimos a voz que dizia do céu: Este é o meu Filho amado em quem me comprazo”.

11 Parte 7 – 2Pe O valor da revelação bíblica… O apóstolo faz uma declaração confirmando isto. “Nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação… Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus, falaram movidos pelo Espírito Santo”.

12 Conclusão Voce já chegou ao pleno conhecimento de Deus?
Voce se considera herdeiro das promessas de Deus? Você faz parte da natureza divina? Você produz frutos espirituais? Você está convicto de sua fé? Você testemunha de Cristo?


Carregar ppt "Tiago / Pedro / João Judas Os benefícios da vida cristã"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google