A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor-artista-professor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor-artista-professor"— Transcrição da apresentação:

1 Professor-artista-professor
Profa. Dra. Isabel Marques Caleidos Arte e Ensino

2 Qual o papel da arte na sociedade e na escola?
Possibilitar diversas leituras de mundo dança : leitura corporal poesia: leitura de outro sentido das palavras artes visuais: leitura das imagens música: leitura dos sons, das sonoridades teatro: leitura das cenas, das personagens

3 Qual o papel da arte na sociedade e na escola?
Possibilitar diversas leituras de mundo dança : leitura corporal poesia: leitura de outro sentido das palavras artes visuais: leitura das imagens música: leitura dos sons, das sonoridades teatro: leitura das cenas, das personagens

4 Qual o papel da arte na sociedade e na escola?
Possibilitar diversas leituras de mundo dança : leitura corporal poesia: leitura de outro sentido das palavras artes visuais: leitura das imagens música: leitura dos sons, das sonoridades teatro: leitura das cenas, das personagens

5 Qual o papel da arte na sociedade e na escola?
Possibilitar diversas leituras de mundo dança : leitura corporal poesia: leitura de outro sentido das palavras artes visuais: leitura das imagens música: leitura dos sons, das sonoridades teatro: leitura das cenas, das personagens

6 Qual o papel da arte na sociedade e na escola?
Possibilitar diversas leituras de mundo dança : leitura corporal poesia: leitura de outro sentido das palavras artes visuais: leitura das imagens música: leitura dos sons, das sonoridades teatro: leitura das cenas, das personagens

7 Qual o papel da arte na sociedade e na escola?
Possibilitar diversas leituras de mundo dança : leitura corporal poesia: leitura de outro sentido das palavras artes visuais: leitura das imagens música: leitura dos sons, das sonoridades teatro: leitura das cenas, das personagens

8 Qual o papel da arte na sociedade e na escola?
Possibilitar diversas leituras de mundo dança : leitura corporal poesia: leitura de outro sentido das palavras artes visuais: leitura das imagens música: leitura dos sons, das sonoridades teatro: leitura das cenas, das personagens

9 Qual o papel da arte na sociedade e na escola?
Possibilitar diversas leituras de mundo dança : leitura corporal poesia: leitura de outro sentido das palavras artes visuais: leitura das imagens música: leitura dos sons, das sonoridades teatro: leitura das cenas, das personagens

10 Qual o papel da arte na sociedade e na escola?
Possibilitar diversas leituras de mundo dança : leitura corporal poesia: leitura de outro sentido das palavras artes visuais: leitura das imagens música: leitura dos sons, das sonoridades teatro: leitura das cenas, das personagens

11 Qual o papel da arte na sociedade e na escola?
Possibilitar diversas leituras de mundo dança : leitura corporal poesia: leitura de outro sentido das palavras artes visuais: leitura das imagens música: leitura dos sons, das sonoridades teatro: leitura das cenas, das personagens

12 Qual o papel da arte na sociedade e na escola?
Possibilitar diversas leituras de mundo dança : leitura corporal poesia: leitura de outro sentido das palavras artes visuais: leitura das imagens música: leitura dos sons, das sonoridades teatro: leitura das cenas, das personagens

13 Qual o papel da arte na sociedade e na escola?
Possibilitar diversas leituras de mundo dança : leitura corporal poesia: leitura de outro sentido das palavras artes visuais: leitura das imagens música: leitura dos sons, das sonoridades teatro: leitura das cenas, das personagens

14 Experimentar possibilidades de
transformação, experimentação, prazer: CRIAR relações desinteressadas com os outros: APRECIAR conhecer idéias, culturas, histórias: CONTEXTUALIZAR

15 Experimentar possibilidades de
transformação, experimentação, prazer: CRIAR relações desinteressadas com os outros: APRECIAR conhecer idéias, culturas, histórias: CONTEXTUALIZAR

16 Experimentar possibilidades de
transformação, experimentação, prazer: CRIAR relações desinteressadas com os outros: APRECIAR conhecer idéias, culturas, histórias: CONTEXTUALIZAR

17 Experimentar possibilidades de
transformação, experimentação, prazer: CRIAR relações desinteressadas com os outros: APRECIAR conhecer idéias, culturas, histórias: CONTEXTUALIZAR

18 Experimentar possibilidades de
transformação, experimentação, prazer: CRIAR relações desinteressadas com os outros: APRECIAR conhecer idéias, culturas, histórias: CONTEXTUALIZAR

19 Experimentar possibilidades de
transformação, experimentação, prazer: CRIAR relações desinteressadas com os outros: APRECIAR conhecer idéias, culturas, histórias: CONTEXTUALIZAR

20 Experimentar possibilidades de
transformação, experimentação, prazer: CRIAR relações desinteressadas com os outros: APRECIAR conhecer idéias, culturas, histórias: CONTEXTUALIZAR

21 Experimentar possibilidades de
transformação, experimentação, prazer: CRIAR relações desinteressadas com os outros: APRECIAR conhecer idéias, culturas, histórias: CONTEXTUALIZAR

22 fora do período escolar
Quem deve ensinar arte? no período escolar fora do período escolar em instituições e ONGs professor licenciado artista

23 fora do período escolar
Quem deve ensinar arte? no período escolar fora do período escolar em instituições e ONGs professor licenciado artista

24 fora do período escolar
Quem deve ensinar arte? no período escolar fora do período escolar em instituições e ONGs professor licenciado artista

25 fora do período escolar
Quem deve ensinar arte? no período escolar fora do período escolar em instituições e ONGs professor licenciado artista

26 basta saber/fazer arte para poder ensinar?
basta ser artista basta o conhecimento pedagógico para poder ensinar Arte? basta ser professor

27 basta saber/fazer arte para poder ensinar?
basta ser artista basta o conhecimento pedagógico para poder ensinar Arte? basta ser professor

28 basta saber/fazer arte para poder ensinar?
basta ser artista basta o conhecimento pedagógico para poder ensinar Arte? basta ser professor

29 basta saber/fazer arte para poder ensinar?
basta ser artista basta o conhecimento pedagógico para poder ensinar Arte? basta ser professor

30 Por quê Artistas sem experiência, formação e/ou sistematização do conhecimento pedagógico não hesita em ministrar aulas de Arte? O professor de Arte muitas vezes não se considera artista, não faz ou aprecia arte?

31 Por quê Artistas sem experiência, formação e/ou sistematização do conhecimento pedagógico não hesita em ministrar aulas de Arte? O professor de Arte muitas vezes não se considera artista, não faz ou aprecia arte?

32 Por quê os diretores, coordenadores, gerenciadores das escolas e secretarias em geral não exigem a formação artística E pedagógica do profissional que trabalha com arte na escola?

33 Tradicionalmente Do artista se espera que crie, descubra, invente, transforme, transgrida, articule, inove, imagine, sonhe Do professor se espera que sistematize, saiba os processos de ensino-aprendizado delineie objetivos, escolha metodologias, avalie o processo Do aluno de arte se espera que ouça, execute, faça, memorize, siga as ordens Do espectador de arte se espera que assista, escute, veja, receba a arte

34 Tradicionalmente Do artista se espera que crie, descubra, invente, transforme, transgrida, articule, inove, imagine, sonhe Do professor se espera que sistematize, saiba os processos de ensino-aprendizado delineie objetivos, escolha metodologias, avalie o processo Do aluno de arte se espera que ouça, execute, faça, memorize, siga as ordens Do espectador de arte se espera que assista, escute, veja, receba a arte

35 Tradicionalmente Do artista se espera que crie, descubra, invente, transforme, transgrida, articule, inove, imagine, sonhe Do professor se espera que sistematize, saiba os processos de ensino-aprendizado delineie objetivos, escolha metodologias, avalie o processo Do aluno de arte se espera que ouça, execute, faça, memorize, siga as ordens Do espectador de arte se espera que assista, escute, veja, receba a arte

36 Tradicionalmente Do artista se espera que crie, descubra, invente, transforme, transgrida, articule, inove, imagine, sonhe Do professor se espera que sistematize, saiba os processos de ensino-aprendizado delineie objetivos, escolha metodologias, avalie o processo Do aluno de arte se espera que ouça, execute, faça, memorize, siga as ordens Do espectador de arte se espera que assista, escute, veja, receba a arte

37 Tradicionalmente Do artista se espera que crie, descubra, invente, transforme, transgrida, articule, inove, imagine, sonhe Do professor se espera que sistematize, saiba os processos de ensino-aprendizado delineie objetivos, escolha metodologias, avalie o processo Do aluno de arte se espera que ouça, execute, faça, memorize, siga as ordens Do espectador de arte se espera que assista, escute, veja, receba a arte

38 Tradicionalmente Do artista se espera que crie, descubra, invente, transforme, transgrida, articule, inove, imagine, sonhe Do professor se espera que sistematize, saiba os processos de ensino-aprendizado delineie objetivos, escolha metodologias, avalie o processo Do aluno de arte se espera que ouça, execute, faça, memorize, siga as ordens Do espectador de arte se espera que assista, escute, veja, receba a arte

39 Tradicionalmente Do artista se espera que crie, descubra, invente, transforme, transgrida, articule, inove, imagine, sonhe Do professor se espera que sistematize, saiba os processos de ensino-aprendizado delineie objetivos, escolha metodologias, avalie o processo Do aluno de arte se espera que ouça, execute, faça, memorize, siga as ordens Do espectador de arte se espera que assista, escute, veja, receba a arte

40 Tradicionalmente Do artista se espera que crie, descubra, invente, transforme, transgrida, articule, inove, imagine, sonhe Do professor se espera que sistematize, saiba os processos de ensino-aprendizado delineie objetivos, escolha metodologias, avalie o processo Do aluno de arte se espera que ouça, execute, faça, memorize, siga as ordens Do espectador de arte se espera que assista, escute, veja, receba a arte

41 Tradicionalmente Do artista se espera que crie, descubra, invente, transforme, transgrida, articule, inove, imagine, sonhe Do professor se espera que sistematize, saiba os processos de ensino-aprendizado delineie objetivos, escolha metodologias, avalie o processo Do aluno de arte se espera que ouça, execute, faça, memorize, siga as ordens Do espectador de arte se espera que assista, escute, veja, receba a arte

42 Como podemos transformar esses papéis tradicionalmente estabelecidos?
Como podemos re-pensar o papel do professor que produz arte, freqüenta a arte (museus, espetáculos etc), estuda e pesquisa a arte? Ou seja: do professor que goste de arte que se “encha de arte”? que vibre e viva a arte?

43 Como podemos transformar esses papéis tradicionalmente estabelecidos?
Como podemos re-pensar o papel do professor que produz arte, freqüenta a arte (museus, espetáculos etc), estuda e pesquisa a arte? Ou seja: do professor que goste de arte que se “encha de arte”? que vibre e viva a arte?

44 Como podemos transformar esses papéis tradicionalmente estabelecidos?
Como podemos re-pensar o papel do professor que produz arte, freqüenta a arte (museus, espetáculos etc), estuda e pesquisa a arte? Ou seja: do professor que goste de arte que se “encha de arte”? que vibre e viva a arte?

45 Como podemos re-pensar o papel do artista que ao ensinar
saiba e defina seu papel de professor conheça os processos de ensino-aprendizagem escolha metodologias de trabalho apropriadas dê continuidade aos trabalhos participe do Projeto Político Pedagógico da escola Ou seja: do artista que queira conhecer educação que goste de educar

46 Como podemos re-pensar o papel do artista que ao ensinar
saiba e defina seu papel de professor conheça os processos de ensino-aprendizagem escolha metodologias de trabalho apropriadas dê continuidade aos trabalhos participe do Projeto Político Pedagógico da escola Ou seja: do artista que queira conhecer educação que goste de educar

47 Como podemos re-pensar o papel do artista que ao ensinar
saiba e defina seu papel de professor conheça os processos de ensino-aprendizagem escolha metodologias de trabalho apropriadas dê continuidade aos trabalhos participe do Projeto Político Pedagógico da escola Ou seja: do artista que queira conhecer educação que goste de educar

48 Artista propor arte ao invés de “mostar”, “apresentar” interagir ao invés de se exibir trabalhar com o imprevisível, com o momento presente Professor estabelecer diálogo com os alunos problematizar a arte, os meios, a sociedade construir uma rede de conhecimentos significativa partilhar sua arte com os alunos Aluno/espectador dialogar com a arte, interagir fazer parte dos processos de criação e ensino ser co-criador da arte e do mundo

49 Artista propor arte ao invés de “mostar”, “apresentar” interagir ao invés de se exibir trabalhar com o imprevisível, com o momento presente Professor estabelecer diálogo com os alunos problematizar a arte, os meios, a sociedade construir uma rede de conhecimentos significativa partilhar sua arte com os alunos Aluno/espectador dialogar com a arte, interagir fazer parte dos processos de criação e ensino ser co-criador da arte e do mundo

50 Artista propor arte ao invés de “mostar”, “apresentar” interagir ao invés de se exibir trabalhar com o imprevisível, com o momento presente Professor estabelecer diálogo com os alunos problematizar a arte, os meios, a sociedade construir uma rede de conhecimentos significativa partilhar sua arte com os alunos Aluno/espectador dialogar com a arte, interagir fazer parte dos processos de criação e ensino ser co-criador da arte e do mundo

51 Artista propor arte ao invés de “mostar”, “apresentar” interagir ao invés de se exibir trabalhar com o imprevisível, com o momento presente Professor estabelecer diálogo com os alunos problematizar a arte, os meios, a sociedade construir uma rede de conhecimentos significativa partilhar sua arte com os alunos Aluno/espectador dialogar com a arte, interagir fazer parte dos processos de criação e ensino ser co-criador da arte e do mundo

52 para continuar a conversa sobre arte e ensino
para ampliar o fórum de debates artigos quinzenais sobre arte e educação parceria da Agência Carta Maior e do Caleidos Arte e Ensino - gratuito - cadastre-se Obrigada


Carregar ppt "Professor-artista-professor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google