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Ambiente Organizacional

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Apresentação em tema: "Ambiente Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Ambiente Organizacional
Priscilla Moraes de Oliveira Gerente Corporativo de Desenvolvimento Humano A.W. Faber-Castell S/A

2 Ambiente Organizacional
What’s on the minds of CEO´s? The Economist Intelligence Unit CEO´s 68 countries Globalização e importância dos consumidores em paises emergentes Mercados externos terão mais atenção que os locais Entender consumidor local é mais importante do que o global Globalização está permitindo acesso aos melhores talentos e recursos com o menor custo Maior desafio operacional: gerenciar times além das fronteiras Seleção e retenção de talentos em diversos territórios Guerra de talentos em mercados emergentes Tornar a organização mais atraente, através da mudança de cultura e do ambiente.

3 Liderança Baseada em Princípios
Ambiente Organizacional Autor de best sellers internacionais como: “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” 15 milhões de cópias em 38 idiomas. Time: uma das 25 personalidades americanas mais influentes no mundo; FranklinCovey: líder mundial em consultoria empresarial - presente em 123 países Foco atual : colaborar na implantação da cultura de Liderança Baseada em Princípios

4 Ambiente Organizacional
3 fatores básicos do momento atual- núcleo imutável: Mudança Princípios Escolha Momento atual exige consistência de respostas = poder de adaptação das pessoas aos 2 outros fatores Para se ter consistência são necessários objetivos e princípios comuns Liderança de sucesso é formada por equipes comprometidas com os princípios da empresa e com capacidade para lidar com dinamismo atual

5 A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA NOS NEGÓCIOS
LIDERANÇA BASEADA EM PRINCÍPIOS A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA NOS NEGÓCIOS Começa com Valores ORGANIZAÇÕES BEM-SUCEDIDAS SÃO ALICERÇADAS EM VALORES. Valores significativos dão a direção para todos. Eles estabelecem o contexto no qual todos tomam decisões. Motivam as pessoas em direção a um objetivo comum.

6 Líderes são os maiores responsáveis pela Retenção de Talentos
A Mudança: Ativos = Pessoas Líderes são os maiores responsáveis pela Retenção de Talentos Há quatro regras importantes para que uma organização desenvolva implemente uma estratégia que realmente leve em consideração as pessoas e seu alinhamento com os valores da empresa: As pessoas devem sentir-se envolvidas nas decisões importantes; É preciso investir nelas, educando-as e treinando-as continuamente; É preciso contemplá-las de forma financeira, social e psicológica para que realizem suas metas; Os líderes não podem querer prejudicar seus funcionários, ao contrário, têm que liberar talentos e ajudá-los a encontrar sua voz- sua paixão. (Stephen Covey) Muitas empresas ainda não perceberam a principal mudança ocorrida nesta virada de milênio: seus principais ativos deixaram de ser os equipamentos e passaram a ser as pessoas. Com isso, tudo deve mudar. Há quatro regras importantes para que uma organização desenvolva e implemente uma estratégia que realmente leve em consideração as pessoas e seu alinhamento com os valores da empresa: 1) as pessoas devem sentir-se envolvidas nas decisões importantes; 2) é preciso investir nelas, educando-as e treinando-as continuamente; 3) é preciso contemplá-las de forma financeira, social e psicológica para que realizem suas metas; 4) os líderes não podem querer prejudicar seus funcionários, ao contrário, têm que liberar talentos e ajudá-los a encontrar sua voz- sua paixão. (Stephen Covey) · ferramentas e conceitos como: autonomia dirigida, capital social e intelectual, desempenho ganha-ganha, empowerment, trabalhador do conhecimento "

7 Princípios incorporados aos 7 Hábitos
LIDERANÇA BASEADA EM PRINCÍPIOS Criando um ambiente positivo de mudanças: Princípios incorporados aos 7 Hábitos Hábito Principio 1 Seja Proativo Responsabilidade iniciativa 2 Comece com o Objetivo em Mente Visão/Valores 3 Primeiro o Mais Importante Integridade/Execução 4 Pense Ganha-Ganha Respeito mútuo beneficio 5 Procure Primeiro Compreender para Depois ser Compreendido Entendimento mútuo 6 Crie Sinergia Cooperação criativa 7 Afine o Instrumento Renovação

8 Modelo de Gestão

9 Evolução da Gestão no Ambiente Organizacional

10 Modelo de Gestão Bons Resultados garantem um bom clima

11 Em qual dessas organizações você investiria?

12 Reciprocidade e desenvolvimento- sair da zona de conforto
O que é Engajamento dos funcionários? ILIMITADO O envolvimento como fator de desenvolvimento; - aprender é sair da zona de conforto criando um ciclo de aprendizagem virtuoso/ engajamento ( supervisores). Se a empresa quer lealdade, engajameto, a empresa através de seus líderes tem que ser leal e comprometido com os colaboradores, Reciprocidade Reciprocidade e desenvolvimento- sair da zona de conforto

13 Atração = alinhamento com valores
Clima Organizacional Aumentando o poder de detecção e retenção de talentos; Encontrar pessoas que já tem o alinhamento com os valores centrais . Selecione pessoas que tem habilidades inerentes não treináveis, não habilidades totalmente treináveis. A pessoa certa sabe que não tem um emprego e sim responsabilidades, disciplina.Elas fazem o que dizem que vão fazer, não existem desculpas. - A empresa tem que investir em quem quer manter. Deixar as pessoas tomarem decisões e se vc. não deixa acaba controlando idiotas. Desempenho individual cria concorrência, precisamos de recopensa à todos pelos resultados de todos. Cultura de equidade interna lideres - quais são os assentos mais importantes no seu ônibus- vc lider tem 100% dos assentos principais ocupados pelas pessoas certas? - Esta é a prioridade do lider. integrar os circulos- pag 38 hsm o que apaixona vc? o que vc faz melhor que ninguem? Atração = alinhamento com valores

14 Modelo “Performance por Engajamento”

15 5 Detalhes que Fazem a Diferença:

16 Dica aos líderes: Como motivar a criatividade ?
Descobrindo talentos e motivando a criatividade; - humildade, simplicidade, admitindo falibilidade- perdoar e lembrar o erro, eliminando o medo.As empresas precisam de pessoas que trabalham de forma colaborativa, que não sejam "estrelas"liberar talentos- líderes são agentes de mudança- são a minoria, tem que estar aberto à críticas tem que ter um ponto de vista claro- tem que se perguntar do legado, tem que tornar sua equipe um ativo mais valioso amanha , tem que ter seus sucessores- se não tiver esta fracassado- desenvolve4r lideres em projetos reais energizar as pessoas (voz) para sair da zona de conforto.- triade tichi- líder tem que perguntar , quantas ideias existem na organização.... *O 8 Hábito- Da Eficácia à Grandeza de Stephen Covey

17 CASE FABER-CASTELL

18

19 Brand Essentials (Essências da Marca)
VÍDEO Brand Essentials (Essências da Marca)

20 BRAND ESSENTIALS (ESSÊNCIAS DA MARCA)
Que são as Essências da Marca Faber-Castell Competência, com base em nossa história, experiência e aprendizado, para desenhar um futuro com espírito empreendedor, garantindo know-how diferenciado. Ser os melhores da categoria em todos os produtos e serviços, assegurando valor, ponto de diferenciação, desenho excepcional, design característico e intemporal; Inovação e qualidade com objetivo de oferecer soluções com benefícios relevantes. Estimular a criatividade através de uma atmosfera de trabalho aberta. Comprometimento com pessoas e meio ambiente, praticando a responsabilidade social na empresa, com os parceiros de negócios e a comunidade.

21 Uniformidade garante força e reconhecimento internacional.
BRAND ESSENTIALS (ESSÊNCIAS DA MARCA) Uniformidade garante força e reconhecimento internacional.

22 Níveis de implementação de ações Departamentos/Equipes
BRAND ESSENTIALS (ESSÊNCIAS DA MARCA) DEFINIÇÕES GERAIS Níveis de implementação de ações Empresa Os Pilares da marca influenciam tudo que acontece em nossa empresa Áreas corporativas Os DEVO FAZER & NÃO DEVO FAZER são guias de conduta para todas as áreas da empresa Departamentos/Equipes Cada depto/equipe identifica seu potencial de melhoria de desempenho e a partir deste diagnóstico determina seus objetivos e planos de ação Fazendo de cada colaborador um propagador; -qual é a estratégia/como os valores se encaixam nesta estratégia/ como os valores se encaixam no negócio e com cada um.Brand essentials- níveis Fazendo da qualidade de vida a qualidade do produto; - brand- não adianta cumprir os numeros e não cumprir os valores Colaborador Cada colaborador implementa os pilares da marca de forma consistente em seu dia-a-dia.

23 Falando com Palavras e expressando em Ações
BRAND ESSENTIALS (ESSÊNCIAS DA MARCA) VALORES Falando com Palavras e expressando em Ações ORGANIZAÇÕES BEM-SUCEDIDAS TÊM VALORES FORTES. – Esses valores definem comportamentos desejáveis. – Contribuem para os objetivos centrais da organização. COLABORADORES BEM-SUCEDIDOS VIVEM ESSES VALORES – EM PARTICULAR E EM PÚBLICO. – Sua conduta pessoal incorpora os valores. _ Atingir as metas é importante, mas o COMO atingí-las é super importante.

24 Pessoas, Planeta, Prosperidade no Grupo Faber-Castell
PROGRAMA ECOMUNIDADE Pessoas, Planeta, Prosperidade Gestão Sustentável no Grupo Faber-Castell

25 PROGRAMA ECOMUNIDADE

26 VISÃO E MISSÃO DO PROGRAMA
A Faber-Castell é uma empresa ética e sua gestão é orientada na busca da sustentabilidade social, econômica e ambiental. Missão Manter, criar, estimular, disseminar ações criativas que transmitam a imagem da tradição da Faber-Castell como empresa norteada por um conjunto de políticas e de princípios socioambientais, na busca da geração de valor para todas as partes interessadas: consumidores, clientes, fornecedores, colaboradores, sociedade e acionistas.

27 TRIPLE BOTTOM LINE Lucro Sustentabilidade Corporativa Planeta Pessoas
Por John Elkington Crescimento Econômico Lucro Proteção ao Meio Ambiente Planeta Sustentabilidade Corporativa Responsabilidade Social Pessoas

28 GERAÇÃO DE VALOR PARA STAKEHOLDERS

29 PROGRAMA ECOMUNIDADE Imagem da Marca Sociedade Meio Ambiente Acionista
Clientes Consumidores Colaboradores Fornecedores

30 PROGRAMA ECOMUNIDADE VÍDEO Programa ECOMUNIDADE

31 ENGAJAMENTO

32 Um Ponto de Vista Transmissível*
ENGAJAMENTO Um Ponto de Vista Transmissível* Idéias Valores Energia Emocional/ Edge** ** Edge: Ousadia, vigor, garra, margem de superioridade. *Teachable Point of View e The Leadership Engine [O Motor da Liderança] são marcas registradas da Tichy Cohen Associates.

33 ENGAJAMENTO Valores integrados com táticas de vendas.
Valores Essenciais Propósito Essencial Estimular o processo Práticas Culturais e Operacionais Metas e Estratégias Específicas A vida é a expressão de seus valores. Jim Collins

34 Tempos difíceis como fonte de evolução.
ENGAJAMENTO Tempos difíceis como fonte de evolução. Piores circunstâncias, = melhores oportunidades para demonstrar seu valor. Metas Grandes, Audaciosas e Cabeludas. Descrições Vibrantes EscolhaEliminando a alienação e a baixa estima de sua equipe; Welch demitia quem tinha baixo desempanho - controle seu destino ou outra pessoa o fará, consciencia de protagonista e não de vítima- liberar talentos- a única coisa que dá garantia de emprego é estar e manter a empresa competitiva globalmente. Cultura de protagonistas e não de vítimas. Jim Collins

35 SONHO DETERMINAÇÃO TREINO DISCIPLINA CORAGEM PAIXÃO
Aproveitando todo o potencial da capacidade humana. libere talentos- metas grandes e audaciosas e sobretudo metas para daqui 25 anos, que inspire e extraia o máximo das pessoas. Oscar- líderes têm que ajudar as pessoas a encontrar seu limite. Quem é seu sábio? Pessoas que conroem relacionamentos e tem uma grande vida, transações não tem sentido, relacionamento sim. Jim + Peter-Os maiores líderes e professores, são em primeiro lugar melhores alunos, sempre interessados em querer saber sempre mais. "ah! uma coisa por favor, saia em campo e seja mais útil para este mundo!" Peter Drycker by Jim Collins

36 Grata à todos !!!

37 ENGAJAMENTO VÍDEO Sal da Terra


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