A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIOÉTICA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIOÉTICA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 BIOÉTICA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EMPREGO Fonte de renda EMPREGO Código de conduta Mohamed Habib outubro 2004

2 MORAL x ÉTICA Seriam diferentes apenas quanto à origem da palavra: latim e grego? Os valores morais são valores decorrentes de usos e costumes, consagrados pela sociedade e variam no tempo e no espaço, vindos de "fora para dentro”. A ética, exige-nos uma reflexão crítica, um juízo de valores vindos de "dentro para fora". Esse processo envolve razão, sentimentos, emoções, vivências, patrimônio genético, processo educacional, personalidade, além de valores morais. Normalmente resistem ao tempo e ao espaço.

3 DECLARAÇÃO DE HELSINKI
Em 1964, a Associação Médica Mundial - em função das denúncias dos crimes cometidos pelos médicos-cientistas nazistas. Ainda hoje, é de valores incontestáveis para todos os países signatários do documento. A Associação Médica dos Estados Unidos propôs, em 1997, uma transformação radical na estrutura do documento. “Testes de novos tratamentos: os ensaios clínicos somente poderão ser conduzidos se for assegurado a todos os participantes o tratamento consolidado e reconhecido como eficaz para a doença.” PROPOSTA USA: “A referência ética não deva ser o tratamento reconhecido pela medicina como eficaz, mas o tratamento disponível por cada sociedade onde se realiza a pesquisa.”

4 termo criado por Potter, em 1970
BIOÉTICA termo criado por Potter, em 1970 Potter queria que a bioética se ocupasse de estudos, reflexões e atitudes para defender o planeta como palco da vida em todas as suas manifestações. QUAL ERA O MOTIVO? Não era mais a pesquisa com humanos e animais.

5 UMA SOCIEDADE EM TRANSFORMAÇÃO
1- PROGRESSO TECNOLÓGICO (ganhos e perda) Não há sintonia entre o acelerado desenvolvimento científico e as tímidas conquistas de mandamentos éticos A tecnociência somente enxerga o preto e o branco, enquanto a ética percebe o cinza e suas diferentes tonalidades. José Eduardo de Siqueira

6 De um Lado, esquecemos que:
O conhecimento e a sua aplicação correta são dois dos pilares dos direitos humanos, da democracia, do desenvolvimento sustentável e da paz. A educação é um bem público, e deve ser acessível a todos e estar a serviço da sociedade.

7 Por outro Lado: 2- GLOBALIZAÇÃO ( não sustentável)
3- EXCLUSÃO (não estável) 4- PAPEL DO ESTADO (não responsável) 5- CAPITAL + CONHECIMENTO (não ético)

8 PARTICIPAÇÃO PERCENTUAL DOS GASTOS DO GOVERNO NO PIB OU PNB, PAÍSES INDUSTRIALIZADOS, 1880-1985
Ano Alemanha EUA França Japão Suécia Reino Unido Fonte: Banco Mundial, Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial 1991, Washington

9 Conhecimento resulta em novas tecnologias.
DE HISTÓRIA NATURAL PARA: 2 ÁREAS CONFLITANTES (ECOLOGIA & BIOTECNOLOGIA Conhecimento resulta em novas tecnologias. Ciência x mercado x patentes. Relação nem sempre equilibrada entre ciência e mercado. Uma reflexão sobre a utilização adequada dos avanços da Biotecnologia. Comercialização do conhecimento genético pode aumentar, mais ainda, as desigualdades entre povos ricos e outros pobres. Há diferença entre descoberta e invenção, e que somente a última poderia ser patenteada. Os desafios institucionais

10 Seria segura, pois é "natural" – manipulação do material genético.
A biotecnologia desenvolveu-se a partir da biofísica. Seria segura, pois é "natural" – manipulação do material genético. Plantas transgênicas. Utilidades na área de saúde, mediante animais transgênicos, não leva a grandes críticas (benéficos para a saúde e extensão limitada e não liberados no meio ambiente. Impactos negativos dos OGMs (para a vida e para o meio ambiente) foram levantados relativamente tarde pela comunidade científica, devido à confiança na "naturalidade" dos produtos finais.

11 O QUE VAMOS FAZER DO SER HUMANO?
Os mais preocupados perguntam: para onde vamos? Que destino que nós queremos traçar para a humanidade? "Carta de Paul Berg” (Science, 1974), apresentadas por cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) por ocasião da reunião conhecida como Asilomar I, em 1973. A célebre "Carta de Berg" recomendava que, “enquanto não fossem devidamente avaliados os riscos da manipulação de moléculas de DNA recombinado, os cientistas deveriam voluntariamente interromper suas pesquisas nesse campo.” Isto fez com que os cientistas se auto-impusessem uma moratória.

12 Jaycee, "orfã de ninguém", pois não se sabe quem foram seus pais genéticos, foi gestada por mãe de aluguel e seus pais adotivos Elisabetta, nascida em 1995, dois anos após a morte de sua mãe, gerada a partir de um embrião congelado. A PORTA DO PERIGO: Tese defendida por Alexis Carrel: Diferenças entre as classes sociais poderiam ter origem biológica. O psicólogo marxista, René Zazzo, num estudo publicado em 1984 concorda que a situação de desempenho intelectual insatisfatório de trabalhadores menos qualificados deve-se à herança genética!!!

13 Imagine-se que, em futuro próximo, o incerto gene responsável pela inteligência possa ser localizado e que seja possível identificar, através da análise do DNA, qual o potencial genético de um indivíduo quanto a esta característica. Como poderia ser utilizada essa informação? Seriam instituídos testes para identificar o gene da inteligência antes da admissão de crianças em escolas, para jovens em universidades ou para seleção de candidatos a empregos? Haveria discriminação ou uma maior tolerância em relação aos menos dotados? José Eduardo de Siqueira é professor de Clínica Médica e Bioética na Universidade Estadual de Londrina

14 A DIFICULDADE DE ESTABELECER O LIMITE
Alguém poderia pensar em seguir, a partir da engenharia genética, o modelo da vida social das abelhas! E, aí, como ficamos?

15 COMO NÃO BASTASSE: 20% da humanidade continua consumindo 80% das Riquezas do Planeta; e os outros?

16 SOFRIMENTO HUMANO Total 26 30 44 30 NÚMERO DE PAÍSES África 0 1 16 24
ÍNDICE DE SOFRIMENTO MÍNIMO MODERADO ALTO EXTREMO NÚMERO DE PAÍSES África Ásia América Latina América do Norte Europa Oceania Total

17 O Cidadão Norte Americano consome dos recursos naturais globais :
ISTO É ÉTICO? O Cidadão Norte Americano consome dos recursos naturais globais : 25 vezes o que consome um brasileiro e 350 vezes o que consome um nigeriano.

18 80% DA HUMANIDADE É NOS POVOS “PERIFÉRICOS”

19 ÉTICA É UMA DAS PORTAS PRINCIPAIS PARA ALCANÇARMOS A SUSTENTABILIDADE; NELA TEREMOS A CONVIVÊNCIA HARMÔNICA E DOURADORA PARA A HUMANIDADE. Obrigado Mohamed Habib


Carregar ppt "BIOÉTICA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google