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“Mobilização de Recursos no 3º Setor”

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Apresentação em tema: "“Mobilização de Recursos no 3º Setor”"— Transcrição da apresentação:

1 “Mobilização de Recursos no 3º Setor”
FÓRUM DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL “Mobilização de Recursos no 3º Setor” Facilitador Ricardo P. Maluf

2 Margareth Mead, antropóloga norte-americana, séc. XX.
“Nunca duvide de que um pequeno grupo de cidadãos pensantes e comprometidos possa mudar o mundo. Na verdade, a única coisa que já mudou o mundo foi isso!...” Margareth Mead, antropóloga norte-americana, séc. XX.

3 Mobilização de Recursos
Captar recursos.. Custa! Custa antes! Captar para captar; Captar para planejar; Captar para uma estrutura PERMANENTE !

4 Qual é o sonho que precisa de recursos?
Mobilização de Recursos Qual é o sonho que precisa de recursos? Mobilizar sonhos; pessoas – fator humano; serviços; bens e materiais; e também recursos financeiros!

5 O tamanho dos problemas
O Caminho O tamanho dos problemas É mpossível abordar o problema com um único projeto Caracterizar o problema (a demanda) Afinal, qual é o problema? (justificativa) Quem queremos beneficiar (públicos preferenciais) “Assim que você começa a caminhar o caminho aparece”. mestre Rumi, mestre sufi, século XII

6 Como começar? Preliminares: - Planejar toma 4/5 do tempo; - Faça um plano, ainda que com um parágrafo; Discuta o plano - colegas, conselho, pares; Quanto tempo gastar em cada projeto? Quais as melhores épocas do ano para captar? - O plano deve ser consultado sempre. Perguntas básicas: - Quem é concorrente (por recursos)? - Onde a concorrência obtém recursos?

7 Potenciais parceiros Potenciais parceiros: Qual a natureza? Quais os perfis possíveis? Qual o histórico? Existe impedimento ético? Quais as ferramentas a utilizar? Os perfis do público que sua organização pretende atingir coincidem com o público que o potencial patrocinador procura? Os valores da sua organização e do projeto proposto coincidem com os valores do potencial patrocinador? Há disponibilidade financeira do potencial patrocinador?

8 Pré-condições para captar
Verificação antes de levantar vôo: A missão está bem enunciada? As estratégias estão claras? Os projetos estão alinhados? Os demonstrativos financeiros estão prontos? A documentação está em dia? A casa está em ordem?

9 Passos para uma campanha vencedora de Mobilização
Determinar as ferramentas de captação de recursos; Preparar orçamento aberto – demonstra transparência; Relatórios e atualização de banco de dados durante todo o processo; Apresentação , negociação e assinatura de contrato!!! Envolvimento dos parceiros, avaliação de resultados e correção de rumos; Prestação de contas (fundamental). Estar sempre mobilizando, o importante é.... semear, semear, semear....

10 Como identificar parceiros?
Estágio Como age a organização Oportunidades? Defensivo Nega práticas, conseqüências ou responsabilidades “Não cabe a nós resolver isso” “Nada disso ocorreu” “Não foi nossa culpa” Sim, porém o trabalho será intenso e árduo: Palestras de conscientização Não importa o tamanho da empresa (pode ser um supermercado do bairro ou um banco, um posto de gasolina ou um shopping center) Fonte: Harvard Business Review – esquema gráfico adaptado de artigo de Simon Zadek

11 Como identificar parceiros?
Estágio Como age a organização Oportunidades? Conformidade Pensam que cumprir leis ambientais e sociais é o suficiente “Faremos só o estritamente necessário” Sim, porém devemos mostrar na prática como se faz isso: Palestras de conscientização e apoio técnico para criação de programas sociais e ambientais exigidos por lei.

12 Como identificar parceiros?
Estágio Como age a organização Oportunidades? Gerencial Reconhecem falhas e estão dispostos a melhorar “O problema está na condução dos negócios” Ótima oportunidade! Daremos a oportunidade de conhecerem soluções criativas!

13 Como identificar parceiros?
Estágio Como age a organização Oportunidades? Estratégico Já incorporam estratégias de ajuda à comunidade Empresas nesta fase procuram organizações que lhes dêem visibilidade na mídia. “Isso nos traz uma vantagem competitiva” Boa oportunidade, porém trabalhosa. Uma maneira de abordá-los é: Planejar uma campanha nacional, queremos atingir nºX de pessoas em Y anos e estamos selecionando um parceiro forte.

14 Como identificar parceiros?
Estágio Como age a organização Oportunidades? Civil Promove a ampla participação do setor na responsabilidade social empresarial “Precisamos garantir que todos ajam assim” Boa oportunidade para atuar em projetos ousados ou de difícil adesão. Projetos que garantam a promoção dos direitos humanos, de sociedade civil projetos ambientais. São para empresas, fundações, grupos exemplares, que não tem medo de se expor.

15 Materiais essenciais para captar
Obrigatórios: Perfil institucional; Uma página do projeto; Projeto completo ou plano de negócios; Relatório anual; Cartão de visita; Relatório de projetos já concluídos. Também ajuda se houver: Relação de projetos em captação; Relatório de outros projetos e de mídia; Web-site.

16 Dicas práticas Olhar no espelho e sentir-se bem, poderoso. confiante; Chegar cedo ao local da reunião; Observar tudo e todos ao redor; Conversar com secretárias, funcionários, etc. buscando informações; Na sala de espera: ler o jornal ou revista interna caso exista; Na sala de reunião: observar tudo, quadros, prêmios, mural, etc. Falar em língua portuguesa; Não entregar nada de imediato;

17 Dicas práticas O tratamento (tu, você, o(a) senhor(a)); Olhar direto no olho; Como tratar um grupo; “Eu não sei”; Montar um discurso conciso e coerente; Linguagem direta, sem adjetivos; Quem levar? Como iniciar? Primeiro ouvir e perguntar, depois falar; Escala humana a seus projetos;

18 Dicas práticas Personalizar documentos, cenários; Sua causa não é melhor que a dos outros; Causas emergenciais assustam; Causas muito grandes assustam - ex: 220 milhões de pobres na América Latina; Repetir a fala do interlocutor ao final; Definir quais serão os próximos passos; O “videozinho” de 20 minutos...

19 A estratégia para mobilizar recursos
1. Alianças estratégicas 2. Em busca de marcas fortes; 3. Colaboração em bens e serviços; 4. Grupo piloto; 5. A estratégia da pirâmide

20 Publicação didática de caráter prático
Lançamento em dezembro Para as organizações do terceiro setor a distribuição será feita gratuitamente mediante o preenchimento de uma pesquisa e um cadastro. Cada organização pagará o seu reembolso postal

21 Obrigado por sua atenção rmaluf@peabiru.org.br www.peabiru.org.br
“Muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis; entretanto, são difíceis porque não ousamos empreendê-las.” Sêneca Obrigado por sua atenção


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