Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouÁgatha Fortes Alterado mais de 10 anos atrás
1
Reflexos da Qualidade da Informação na Cadeia Logística
2
Introdução Informação é muito mais que mera transmissão de dados
Mais importante até que a velocidade com que transmitimos a informação é a qualidade do que transmitimos como INFORMAÇÃO Tão importante quanto a informação externa é a informação interna Estes fatos são de conhecimento geral, porém com grande frequência são desconsiderados
3
Tópicos Restrições e impossibilidades O que fazemos e o que vendemos
Impacto dos erros de informação
4
Restrições Restrições externas típicas
Qualidade / Inovação (o que o mercado está disposto a comprar) Tecnologia Custos (o quanto o mercado está disposto a pagar) Oscilações de demanda (flexibilidade) Agilidade (lead times curtos) Concorrência
5
Restrições Restrições internas típicas
Capacidade (como otimizar o uso das estruturas) Custos (como permitir o retorno adequado do capital investido) Especialização de mão-de-obra Lead times de aquisição Lead times de produção Lead times de distribuição Investimentos
6
Impossibilidades Otimizar os elos da cadeia sem adequada informação
Transporte (inclusive internacional) Custo de contratação Lead time de trânsito Mão-de-obra (principalmente especializada) Contratação / Dispensa Treinamento Estrutura fabril Instalações físicas (prédios e equipamentos) Instalações tecnológicas (sistemas de suporte, informática, comunicação) Demanda de energia elétrica Aquisição de comodities Desconsideração dos lead-times envolvidos
7
Impossibilidades Investimento sem retorno Sobrevivência sem lucro
Fazer a qualquer custo. Atender a qualquer preço.
8
O Que Fazemos? Mudamos o “planejamento” a todo instante
Utilizamos “alternativas” com frequência e sem medir as consequências à curto e médio prazos (internas e externas) Sobrecarregamos as estruturas ou as temos ociosas Mantemos estoques para compensar variações (processo e produtos acabados) Perdemos materiais por obsolescência Aumentamos os custos para reduzir os lead-times Atendemos a qualquer preço
9
O Que Vendemos? Custos enxutos Ocupação de capacidade superior a 85%
Custos de transportes otimizados Custos de importação otimizados (fretes marítimos, cargas consolidadas) Custos de aquisição otimizados Flexibilidade Qualidade Lead-times próximos de zero
10
Impactos dos Erros de Informação Externa
Dificuldade de visualização do mercado Aumento dos custos de aquisição Inadequação da capacidade produtiva Aumento dos custos de produção Aumento dos custos de distribuição (atendimento) Aumento dos estoques Aumento da obsolescência Redução do nível de atendimento ao Cliente Dificuldades para aumento de preço
11
Impactos dos Erros de Informação Interna
Dificuldade na percepção de problemas Falhas na abordagem de problemas Redução da eficiência produtiva Aumento dos custos de produção Aumento dos custos de distribuição (atendimento) Aumento dos estoques Aumento da obsolescência Redução do nível de atendimento ao Cliente Dificuldades competitivas
12
Objetivo Atingir o melhor ponto de equilíbrio
Lead-time x custo x estoque x atendimento x investimento x ....
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.