A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é o Somasus? O Sistema de Organização para Modelos Assistenciais do SUS – Somasus é uma ferramenta gratuita, ágil e prática, que orienta estados,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é o Somasus? O Sistema de Organização para Modelos Assistenciais do SUS – Somasus é uma ferramenta gratuita, ágil e prática, que orienta estados,"— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é o Somasus? O Sistema de Organização para Modelos Assistenciais do SUS – Somasus é uma ferramenta gratuita, ágil e prática, que orienta estados, municípios e instituições de saúde vinculadas ao SUS na elaboração de projetos de investimentos. É um elemento estratégico e facilitador do planejamento, da gestão e da organização da saúde pública para garantir uma assistência humanizada e de qualidade à população brasileira.

3 Por que foi criado o Somasus?
A Diretoria de Investimentos e Projetos Estratégicos – Dipe (Secretaria Executiva / Ministério da Saúde) criou o Somasus com base na conhecida existência de deficiências e problemas na saúde do país, particularmente, na área de infra-estrutura. Características como: população, demanda, perfil epidemiológico e recursos disponíveis – que devem estar presentes nos projetos de investimentos – geraram a necessidade de desenvolver mecanismos para auxiliar a tomada de decisões e a ampliação da oferta de saúde.

4 Quem deve usar o Somasus?
Gestores de saúde estaduais e municipais. Instituições filantrópicas de saúde com oferta de leitos ao SUS. Demais instituições de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde.

5 Para que serve o Somasus?
Para ajudar estados, municípios e instituições de saúde vinculadas ao SUS a dimensionar necessidades de obras, equipamentos e materiais permanentes. Para elaborar projetos de investimentos, que reflitam a realidade e a necessidade de saúde da população local.

6 O que o Somasus pode oferecer?
Informações estratégicas como, população, tipo de gestão, tipos de serviços existentes. Tipos e quantidades de equipamentos, materiais permanentes e suas especificações técnicas mínimas. Tipos possíveis de serviços de saúde e seus respectivos ambientes físicos. Dimensões mínimas necessárias a cada ambiente.

7 Quais as vantagens de usar o Somasus?
Estados, municípios, instituições filantrópicas e conveniadas ao SUS poderão realizar suas próprias análises e elaborar seus próprios projetos, ficando mais seguros para tomar decisões em relação às necessidade de investimentos em saúde. Com o Somasus, os pleitos apresentados ao MS refletirão melhor a realidade local, o que possibilitará mais agilidade no processo de análise técnica, aprovação de projetos e consolidação de convênios com o Governo Federal.

8 Como conseguir o Somasus?
O Somasus é totalmente gratuito, de fácil acesso e pode ser obtido no endereço:

9 Observações importantes
A elaboração do Somasus foi totalmente baseada em resoluções, portarias e documentos publicados pelo Ministério da Saúde. A ferramenta está em constante processo de desenvolvimento. Por isso, a Dipe conta com a valiosa colaboração de todos para a sugestão de mudanças e melhorias. Fale conosco pelo

10 Tela Inicial do Somasus

11 Tela de Equipamentos do Somasus

12 Tela de Obras do Somasus

13


Carregar ppt "O que é o Somasus? O Sistema de Organização para Modelos Assistenciais do SUS – Somasus é uma ferramenta gratuita, ágil e prática, que orienta estados,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google