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Inteligência Competitiva Estratégias para crescimento sustentável

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Apresentação em tema: "Inteligência Competitiva Estratégias para crescimento sustentável"— Transcrição da apresentação:

1 Inteligência Competitiva Estratégias para crescimento sustentável
Elisabeth Gomes & Fabiane Braga Fórum de Empreendedorismo -UNICAMP 08 de abril de 2005

2 Agenda As organizações e seu ambiente de negócios
Cenário da Informação Hoje O papel da IC na tomada de decisão O sistema de Inteligência Competitiva Inteligência Competitiva com ética, legalidade e segurança Casos Reais

3 A organização e seu ambiente de negócios

4 Toda organização é parte integrante do seu ambiente.
As organizações Toda organização é parte integrante do seu ambiente. O conhecimento sobre o ambiente é fundamental para o processo estratégico, no sentido de se obter a adequada compatibilidade entre a organização e as forças externas e internas que afetam seus propósitos e objetivos

5 Ambiente organizacional interno e externo
tecnológicas vigilâncias novos entrantes atores políticas organização governo clientes Colaboradores econômicas Acionistas concorrentes fornecedores sindicatos legal sociais

6 Cenários da Informação
Hoje

7 Cenários da Informação Hoje
Conhecimento e Informação Componentes decisivos das principais atividades produtivas da sociedade. Informação passa a ter, cada vez mais, valor inestimável Tem que ser sistematizada e organizada para disponibilidade de uso imediato e à medida da necessidade.

8 Hierarquia da Informação
Inteligência..... Informação que é ativa e apresenta previsão Informação..... Dados analisados, valor agregado Dados..... Públicos e Publicados Fonte: Shaker , Gembicki 1999)

9 Informação vs. Inteligência
Usar o que nós já sabemos para reduzir a distância entre passado e futuro. Inteligência Competitiva Informação Hoje Notícias de ontem Ações para o futuro Fonte: Jim Richardson Vice President – Business Development Cipher Systems, LLC

10 Mudanças Organizacionais Tecnologia de informação
.... Contudo, o grande desafio é processar informações que gerem conhecimento e colaborem nas decisões e ações rápidas, inteligentes e eficientes. Considerando esta nova realidade, as decisões estratégicas devem estar suportadas por uma central viva de informações. Mudanças Organizacionais Globalização Tecnologia de informação Enfoque do negócio

11 E essa Central Viva de Informações é a área de Inteligência Competitiva
Portanto IC é um processo sistemático e ético, ininterruptamente avaliado de identificação, coleta, tratamento, análise e disseminação da informação estratégica para a organização, viabilizando seu uso no processo decisório. Gomes e Braga (2001)

12 Alguns Objetivos da IC Evitar surpresas;
Minimizar os riscos da sua tomada de decisão. Identificar oportunidades e ameaças; Ganhar vantagem competitiva; e Aperfeiçoar o planejamento

13 Por que neste momento O ritmo dos negócios está aumentando rapidamente; Existe uma sobrecarga de informações; A competição global está aumentando e se tornando mais agressiva a partir do surgimento de novos concorrentes; As mudanças políticas e tecnológicas são cada vez mais rápidas e inevitáveis.

14 Papel Atuação Resultados
A IC trabalha como um radar, Oportunidade ! Constitui um sistema de coleta, tratamento, análise e disseminação sistemática da informação estratégica para a organização viabilizando seu uso no processo decisório. Desastre ! orientado para monitorar, detectar e interpretar os sinais do ambiente relativos a organização. Tendências ! Fonte:Carlos Alberto Schneider, Dr.-Ing. Superintendente Geral da CERTI

15 Você tem que estar sempre atento ao ambiente de negócios !!!!
Não se esqueça!!! Você tem que estar sempre atento ao ambiente de negócios !!!!

16 O papel da IC na Tomada de decisão

17 Fonte: Fernando Domingues
Dos dados à ação Dados Informação Inteligência Ação OrganizaçãoSistemas Análise Tomada de decisão Fonte: Fernando Domingues IBC Brasil/2002

18 Desperdício de tempo e recursos
Dos dados à ação Inteligência Ação Dados Informação Organização Sistemas Análise Tomada de decisão Desperdício de tempo e recursos Fonte: Fernando Domingues IBC Brasil/2002

19 Inteligência Competitiva
O sistema de Inteligência Competitiva Como começar ?

20 Primeiros passos Ter um patrocinador;
Selecionar um responsável pela implantação do SIC; Identificar claramente A missão (público alvo e objetivos); O mix de produtos finais: Nível estratégico ou tático A abordagem Top – down: projeto corporativo Bottom – up: projeto em áreas chaves

21 Primeiros passos Realizar uma Auditoria Informacional
Inventário de informações e conhecimentos internos relativo as pessoas e a organização Conscientizar a empresa da importância da informação competitiva Palestras de sensibilização Providenciar incentivos para o compartilhamento de informações

22 A metodologia - Ciclo de Inteligência
ESTRATÉGIA 2. DEFINIÇÃO DE COLETA E TRATAMENTO DAS INFORMAÇÕES 1. IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO 3. ANÁLISE FINAL 5. MEDIÇÃO DE RESULTADOS 4. DISSEMINAÇÃO

23 O que você está procurando ?
Tecnologias emergentes Novos produtos/serviços futuros e substitutos Alianças e aquisições Mudanças nas percepções e expectativas dos clientes Mudanças regulatórias Serviços/Produtos dos concorrentes Estratégias dos concorrentes Estrutura de preços e custos Distribuição geográfica dos clientes Informações sobre fornecedores etc Many companies do this informally and don’t understand that they are doing competitive intelligence.

24 O que você está procurando ?
O que nós necessitamos saber ? O que nós já sabemos ? Porque nós precisamos saber disso ? Quando nós precisaremos saber disto ? O que faremos com a “inteligência” gerada uma vez que a tenhamos ? O que nos custará obtê-la ? O que poderia nos custar não obtê-la ?

25 De onde obter a informação ???
Novos Concorrentes 80% - 90% de toda a informação é de conhecimento público Ações dos Mercados Mudanças no mercado Nova Legislação Tecnologia Colaboradores PROGRAMA CORUJA ANTENA

26 Fontes de Informação Discursos Entrevistas ao vivo no rádio e TV
Observações pessoais (visitas) Internet Entrevistas fornecedores, clientes, etc Feiras e Congressos Networking Livros Revistas e jornais Internet Programas de rádio e TV editados Pesquisas prontas Clippings Balanços e relatórios anuais Relatórios de Analistas

27 Produto de Inteligência

28 IC em Pequenas Empresas
Pros Facilidade de obter a atenção dos donos. IC pode ser uma parte das atribuições de todos. Contras Poucas pessoas disponíveis para as tarefas. Pouco ou nenhum investimento para pesquisas ou compra de informações.

29 O Processo de Inteligência Conscientização e Cultura organizacional
Identificação das Necess. Coleta e Tratamento Análise Final Disseminação Avaliação Calof & Dishman 2000

30 Inteligência Competitiva
com ética, legalidade e segurança

31 O que IC não é... Espionagem......

32 Questões éticas ou legais ?
Comprar lixo do concorrente Verificar fotografias aéreas Ofertar empregos inexistentes, no intuito de coletar informações dos concorrentes com seus colaboradores Escolher profissionais com base nas informações que revelará e não nas suas habilidades Obter informações confidenciais sob falsa alegação

33 Porque o pensamento gerencial deve se preocupar com a ética ?
Os altos custos impostos pelos escândalos, tais como: multas, alta rotatividade dos colaboradores, etc... As falhas no comportamento ético afetam a reputação da empresa A elaboração de padrões de ética antes, torna mais fácil responder as críticas depois

34 Situação Brasil Imagem distorcida: Espionagem x Legítima Pesquisa
O interesse pela atividade de IC ainda está em desenvolvimento nas empresas mas crescendo rapidamente Mudança Cultural em curso Dificuldade na formação de profissionais

35 Alguns Fatores Críticos de Sucesso
Identificar o objetivo (Planejamento) Identificar as reais necessidades de informação Treinar a equipe Disseminar a cultura de compartilhamento e integração

36 Desafios a serem vencidos
Olhar além do concorrente A grande parte das informações está nas pessoas da sua empresa Como ? Reconhecer que não é um processo natural dentro das organizações Criar cultura através de palestras, enfatizando os valores da troca de informações e da sistematização necessária ao processo.

37 Casos reais

38 Projeto de um Sistema de Inteligência Competitiva para uma Empresa de Café Expresso

39 Projeto de um SIC para uma Empresa de Café Expresso
Como foi feito Diagnóstico (Identificação do Problema) Aumento da concorrência Cliente O próprio dono da empresa Análise da estratégia da empresa Ferramentas utilizadas: Modelo das Cinco Forças Competitivas de Porter Matriz Boston Consulting Group - BCG Modelo SWOT

40 Projeto de um SIC para uma Empresa de Café Expresso
Como foi feito: O Sistema de Inteligência Competitiva Objetivo e Relevância Que tipos de perguntas a empresa poderá responder através deste SIC. Por exemplo: A performance/expansão dos principais concorrentes A entrada de novos concorrentes (quais? onde?) Os produtos e serviços oferecidos pela concorrência

41 Projeto de um Sistema de Inteligência Competitiva para Associação de Pequenas Empresas do setor farmacêutico de homeopatia e manipulação

42 Projeto para a Associação de Farmácias de Manipulação e Homeopáticas
Como foi feito: Diagnóstico (Identificação do Problema) Carência de informação analisada sobre o ambiente de negócios,mais especificamente do setor político e jurídicos e dos grandes laboratórios, de uma forma contínua Cliente ANFERJ, ANFARMAG, SEBRAE e Fundação BIO Rio Análise da estratégia Mapear as informações relevantes nas áreas identificadas como críticas e implementar um sistema de coleta, análise e disseminação dessas informações para o setor farmacêutico através de site específico

43

44 Projeto de um Sistema de Inteligência Competitiva para uma micro empresa

45 Região Serrana: Itaipava e Correas (RJ)
Farmácia do Toninho Muitos Haras / Canis Região Serrana: Itaipava e Correas (RJ)

46 Projeto de um Sistema de Inteligência Competitiva para uma micro empresa
Como foi feito : Diagnóstico (Identificação do Problema) Atender a demanda de medicamentos para animais Cliente Pequena farmácia Análise da estratégia Mapear as informações sobre os canis e haras da região, as informações sobre veterinários e construir um novo negócio dentro da farmácia já existente.

47 FINALIZANDO.... Tenha certeza que você compreendeu a diferença entre “ o que é bom saber ” do que “ se precisa saber ” Conseguimos identificar exigências e apontar problemas; Mas o trabalho de construção ainda está por ser executado... Pois o componente chave para o sucesso é: Pessoal comprometido !! Eis o nosso desafio gerencial do futuro...

48 Vá até o fim

49 LIVROS Muito obrigada ! Elisabeth Gomes beth@gomesebraga.com.br
Fabiane Braga


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