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João Mauricio Rosario rosario@fem.unicamp.br Forum Permanente Conhecimento & Tecnologia da Informação AUTOMAÇÃO E TRABALHO Sociedade Automatizada.

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1 João Mauricio Rosario rosario@fem.unicamp.br
Forum Permanente Conhecimento & Tecnologia da Informação AUTOMAÇÃO E TRABALHO Sociedade Automatizada João Mauricio Rosario

2 AUTOMAÇÃO E O IMPACTO PARA A SOCIEDADE
Necessária para o desenvolvimento científico e tecnológico forma primordial de beneficiar o homem naquelas atividades consideradas não muito nobres e que traz sérios riscos à saúde dos trabalhadores, causando sérias lesões e danos físicos e psicológicos As máquinas serão capazes de realizar tarefas consideradas insalubres, e a substituição por máquinas avançadas tais como robôs, proporcionam sistemas mais seguros e eficazes para a produção e para o homem. 

3 Era... Globalização. Era da Informação Era Industrial Era Agrária
Queda de barreiras nacionais; movimentação de capital; produtos e serviços; recursos humanos; criatividade para gerar valor econômico. Época / Tecnologia Baixa Alta 1750 1950 2000 Baixo Alto Globalização e Valor Econômico Agregado Era... Era da Informação Era Industrial Era Agrária Tecnologia. Os avanços tecnológicos causam as mudanças de eras. Estão havendo avanços rápidos na tecnologia, nos transportes e nas comunicações.

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5 AUTOMAÇÃO E O IMPACTO PARA A SOCIEDADE
A automação é irreversível => conforto, tranqüilidade e segurança ao ser humano, eliminando do homem funções de risco Mais eficiência e produtividade, exigindo formação de mão de obra qualificada que implica em alto custo no custeio com salários e encargos sociais Necessidade que empresas reutilizem e adaptem esta mão de obra não qualificada direcionando a outras atividades e fornecendo treinamentos, buscando assim um equilíbrio entre homem e máquina, evitando o desemprego.

6 AUTOMAÇÃO E O IMPACTO PARA A SOCIEDADE
Ela pode gerar sérios transtornos à sociedade, O processo produtivo elimina a mão-de-obra, diminuindo várias atividades antes exercidas pelo homem As empresas devem buscar novas soluções para utilização de tecnologias para reduzir custos operacionais. A Automação Inteligente é a busca do equilíbrio do setor produtivo, através de mecanismos eficientes dentro de uma empresa, sem causar um caos social.

7 EXEMPLOS DE SOCIEDADE AUTOMATIZADA integração de serviços
A utilização de Robôs no Brasil Exemplos Aplicações Industriais (robótica) Aplicações Não convencionais: utilização de robôs em ambientes adversos Casa Inteligente – e-house Hospital Inteligente – e-hospital Cybercars – Transporte Inteligente Tele-operação (Medicina)

8 Automação - O sistema biológico x Mecatronica
FONTE DE ENERGIA Bio. - Alimentação Téc. - Eletricidade; ar comprimido; hidráulica... PROCESSADOR Bio. - Cérebro Téc. - CLP; computador SENSORES Téc. - Ópticos; sônicos; Indutivos... Bio. - Audição Visão Olfato Paladar Tato SOFTWARE Bio. - Conhecimento; Téc - LDR; STL REDES DE COMUNICAÇÃO Bio. - Sistema nervoso; Téc. - Fieldbus; ethernet ATUADORES Téc. - Cilindros; motores Bio. - Membros inferiores Bio. - Membros superiores CONDUTORES DE ENERGIA Bio - Sistema sangüíneo; veias Téc. - Fios; tubos ESTRUTURA MECÂNICA Bio. - Esqueleto Téc. - Perfis; carenagem

9 A utilização de Robôs no Brasil
Robôs Industriais no Brasil (com 6 eixos) Notas: (a) cerca de 1000 robôs (20% do total) são relacionados a pequenas e médias indústrias; (b) setor automobilístico é o que mais utiliza robôs: FORD (Bahia): 240 robôs ABB; Volkswagen (S.Bernardo do Campo - SP): 400 robôs; Citroën (Resende - RJ): 300 robôs. (c) População mundial de robôs: [IFR, 2000] - Japão: 60%, Brasil: 0,63%.

10 Participação de Fabricantes de Robôs no Mercado Brasileiro
Fabricante de Robô Robôs Instalados Participação ABB , % FANUC % KUKA % Outros* , % * Motoman, Kawasaki, COMAU [vendas, 2000]

11 Estimativa de Capital Investido em Robótica
Preço médio de um robô: US$ 60,000.00 Custos adicionais para condições operacionais: US$ 12, (20%) - preparação da fundação do robô; - instalação; - unidades de potência (hidráulica, pneumática, elétrica etc.); - garras e/ou ferramentas dedicadas; - custos para treinamento de mão-de-obra (operação, manutenção); - logística (integração com o sistema de produção); - procedimentos de segurança; - ajuste dos parâmetros operacionais; - testes. Número de Robôs: unidades; Capital investido (período *) : U$ 360 milhões

12 Principais Aplicações da Robótica
Distribuição de Robôs por Setores Econômicos Percentual Utilização de Robôs Industriais no Chão-de-fábrica [PAEP,1999] Setor da Indústria de Manufatura Artigos de Borracha e Plásticos ,5 0,9 Produtos Metal (exceto Máquinas e Equipamentos) 0,2 0,4 Máquinas e Equipamentos ,4 0,4 Máquinas p/ Escritório e Equipamentos Informática 3,9 3,8 Máquinas, Aparelhos e Material Elétrico ,6 1,6 Materiais e Aparelhos Eletrônicos; Equip. de Comunicação 1,7 3,4 Equipamentos Médicos, Ótica e Relógios; Instrumentos de Precisão; Automação Industrial 0,4 0,8 Montagem de Veículos Automotores , Reboques e Carrocerias ,2 2,8 Outros Equipamentos de Transporte ,5 1,0

13 Distribuição de Robôs por Aplicação Industrial
. Robôs ABB instalados no Brasil Aplicação Industrial (1250 unidades) Percentual Soldagem por pontos % Soldagem a arco % Manipulação / “paletização” % Pintura % Outros (montagem, acabamento, corte jato d’água e oxigênio) % Soldagem a Arco [ABB, 2000] Aplicação (225 unidades) Percentual Indústria Automobilística % Fornecedores auto-peças % Indústrias em geral %

14 Algumas Aplicações Industriais de Robôs
Scania Latin America Ltda

15 Marcopolo Ltda

16 Soldagem robotizada de estrutura: UFMG - GRSS (Projeto MECAN)

17 Laboratório CNC - SENAI São Caetano do Sul (SP)
Alimentador automático para máquina CNC Laboratório CNC - SENAI São Caetano do Sul (SP)

18 Programação off-line de Robôs – Industria Virtual

19 Programação off-line de Robôs – Industria Virtual

20 CÉLULA ROBOTIZADA PARA ESCOLHA DE CORES

21 SIMTIA – Sistema Integrado para Mistura de TIntas Automatizada

22 Plataforma PIPEFA - INDUSTRIA VIRTUAL
Plataforma Industrial para Ensino, Pesquisa e Formação em Automação

23 Sistemas Inteligentes
Power and Control Interface Sistemas Inteligentes

24 Intervenção Submarina utilizando Robô – ROV (Veículo de Operação Remota)

25 Intervenção Submarina utilizando Robô – ROV
ROV DAVID + Manipulador Manutec r3 (9 GL)

26 Sistema Template Manifold – Octos 1000 Mock-up constrúido na UNICAMP

27 Aplicações não-convencionais de Robôs
Robótica Submarina; Braço Passivo para Posicionamento Dinâmico ROV (CENPES / COPPE-PEE-PEM)

28 Projeto de ROV híbrido (Universidade Federal do Espirito Santo)

29 Manutenção de aeronaves;
VASP (Viação Aérea São Paulo) – Oficina de manutenção mecânica

30 Mesas Posicionadoras e Ferramentas Dedicadas

31 Robótica Móvel – UFES – Espírito Santo
Robô com 4 patas Robô Móvel

32 Robôs Móveis Funções: Inspeção, Teleoperação, Fusão Sensorial

33 Robótica Móvel UNICAMP - LAR Sistema Robótico Móvel Cadeira de Rodas

34 Robô móvel (inspeção de dutos);
DAVID (UNESP- Baurú / EPUSP)

35 ROBÔ AGRICOLA

36 Protótipos Didáticos (Educação)

37 (entretenimento e lazer)
Automação de Presepio (entretenimento e lazer)

38 Casa Inteligente

39 HOTEL INTELIGENTE Ao abrir a porta de seu quarto o hóspede utiliza um cartão magnético identificado a partir de um software de controle de acessos. Um Sistema de Supervisão e Controle colocado na portaria do hotel, terá conhecimento da existência do hospede, controlando sensores e atuadores existentes no quarto, tais como, presença, sistema de aquecimento, ou refrigeração, iluminação, TV, som, consumo de energia. Alguns instantes após o hóspede sair de seu quarto, todo o sistema será controlado diretamente pela portaria do hotel.

40 Sistema de Supervisão e Controle
HOTEL INTELIGENTE Sistema de Supervisão e Controle

41 HOTEL INTELIGENTE PRINCIPAIS VANTAGENS 1. Economia de Energia: somente os quartos ocupados terão os equipamentos elétricos ligados. 2. Na existência de hóspedes, um Sistema de Supervisão poderá controlar automaticamente o sistema de refrigeração do quarto, mantendo a temperatura sempre constante, desligando o sistema de aquecimento num dia quente, e o de refrigeração num dia frio. 3. O sistema de refrigeração/aquecimento poderá ser programado para nunca ser atingido o máximo de consumo. 4 - Em caso de emergência (fogo ou inundação) todo o aquecimento poderá ser desligado remotamente.

42 HOTEL INTELIGENTE PRINCIPAIS VANTAGENS 1. O controle de hóspedes poderá ser feito diretamente através do Sistema de Supervisão. 2. Gestão programada de serviços: Manutenção, limpeza, etc. As equipes de limpeza e manutenção do hotel poderão ter informações on-line do número de quartos livres. 3. Controle completo do número de hospedes, e quantidade de energia gasta por apartamento, podendo-se controlar metas de consumo e minimizar custos.

43 DOMÓTICA Distribuição de Energia Elétrica e Controle de Demanda;
conjunto de subsistemas de automação que formam um único sistema integrado de serviços, abrangendo as áreas de: Distribuição de Energia Elétrica e Controle de Demanda; Iluminação e Simulação de Presença; Controle de Funcionamento de Aparelhos Eletrodomésticos; Controle de Portas, Janelas e Cortinas Automáticas;

44 DOMÒTICA - Aplicações Utilização de Sistemas Supervisórios para Controle Digital Direto (DDC); Distribuição, Filtragem e Aquecimento de Água. Controle Bioclimático através de Calefação, Ventilação e Condicionamento de Ar; Controle de Acesso e Detecção de Intrusão; Detecção e Combate a Incêndios; Comunicações e Acesso Remoto..

45 CASA INTELIGENTE Computadores cuidando do gramado, da segurança e da qualidade de vida do lar, comunicação remota instantânea com eletrodomésticos e saguões de prédio que sabem exatamente onde você está, iluminando entradas, portas de garagens que só abrem quando reconhecem o dono e elevadores que saúdam o transportado com sua música predileta. Para boa parte das pessoas, idéias como estas soam como mera extravagância futurísticas. A verdade, porém, é que todas elas são não apenas factíveis como já fazem parte da vida cotidiana de uma parcela da população que tende a aumentar nestes próximos anos. Os setores de automação residencial e predial são um dos novos atrativos do mercado de tecnologia digital e prometem gerar negócios de bilhões de dólares ao longo do planeta nos próximos anos.

46 CASA INTELIGENTE  Ao considerarmos as visões que a ficção literária e cinematográfica das décadas de 1950 e 60 mostravam um futuro automatizado com robôs domésticos, de carros voadores e de computadores inteligentes, podemos nos decepcionar de não estarmos morando em estações espaciais e usando tele-transporte para evitar o congestionamento, mas, por outro lado, já é possível criar a cena desejada pelo morador de uma residência, através do controle de iluminação, música, home theater e outras variáveis, equipamentos estes já disponíveis no comércio, embora seus custos atuais, embora venham se reduzindo, sejam inacessíveis para boa parte da população. É possível construir coisas realmente fantásticas com a tecnologia hoje disponível.

47 CASA INTELIGENTE  Em um País com milhões de pessoas morando em favelas, há sentido em desenvolver automação residencial?   Não há dúvida de que a realidade do País é muito dura e que falar em automação, onde muitas regiões não possuem nem saneamento básico, não faz sentido. Mas é verdade também que o público-alvo do tipo de produto que esse mercado atinge, vem se tornando cada vez maior, com custos cada vez mais acessíveis.  Boa parte dos produtos ainda procura dar conforto e até status, mas muitas vezes trata-se de investimento no conforto e melhoria de vida, além de contemplara aspectos relativos à segurança residencial e predial, e no caso que já atinge grande parte da população, no projeto de controle de instalações prediais de grande porte, como hospitais públicos e postos de saúde, prefeituras, distritos residenciais, escolas, prédios públicos e condomínios residenciais.

48 CASA INTELIGENTE Que tipo de demanda há para produtos de automação predial e residencial? A demanda para automação predial é cada vez maior e presente, uma vez que sistemas de circuito fechado de tevê, iluminação baseada em sensores de presença e portões automáticos são coisas já corriqueiras, entretanto estes dispositivos funcionam independentemente, sem serem integrados e controlados globalmente.  Com a integração, cada sistema tem informações do outro e, assim, um pode influenciar nas decisões dos outros. Para automação residencial, o mercado é diferente. Só agora é que se percebe que ter uma casa automatizada, ou casa inteligente, não é algo apenas para alguém muito rico ou para um futuro distante, acompanhando a evolução da micro-eletrônica.

49 CASA INTELIGENTE Quais as mais típicas tarefas automatizadas em edifícios e em residências? Normalmente em edifícios automatiza-se o sistema de iluminação, que pode ser ligada e desligada pela percepção de presença ou pela iluminação externa (solar), o sistema de climatização, de elevadores, o circuito fechado de tevê, o controle de acesso e os sistemas de segurança patrimonial.  Controla-se ainda a demanda de energia elétrica, irrigação de jardins, áreas sociais, como piscinas, salões e quadras, monitoramento de gases como dióxido de carbono e GLP e detecção e controle de incêndio. Em residências pode-se fazer tudo o que se faz em um edifício, mas de forma personalizada. Além disso, pode-se automatizar a abertura/fechamento de janelas e cortinas, home theaters, comedouros de animais, banheira de hidromassagem, distribuição de áudio e vídeo conforme a conveniência e, para falar a verdade, o que mais a imaginação mandar.

50 CASA INTELIGENTE O que vamos ver em nossas casas, em termos de automação, nos próximos anos? Tendo em vista o aumento da criminalidade e delinqüência nos últimos anos, as implementações de sistemas voltados para a segurança serão cada vez mais comuns. Eles se disseminarão antes. Esta onda começou há muito tempo com os interfones e portões eletrônicos e, mais recentemente, com os circuitos fechados de tevê e com as cercas elétricas. Agora ela virá com os sistemas integrados de segurança Em seguida chegará os sistemas de entretenimento, conectando televisão, aparelho de som, computador, central de áudio em MP3 e DVD e distribuindo seus sinais por todos os cantos da casa. E, por fim, virão os novos sistemas de conforto: iluminação inteligente, comunicação eficiente de qualquer cômodo da casa, controle remoto de todas as funcionalidades do lar, inclusive por telefone. Entre estes últimos estará aquilo que mais se aproxima do robô faxineiro, apresentado pela ficção, que é o sistema de aspiração central a vácuo. Isto tudo já existe e seguramente não custa nenhuma fortuna.

51 CASA INTELIGENTE Quais os impactos que a automação já tem na vida cotidiana e que não percebemos? É muito fácil se acostumar ao conforto, à praticidade. Difícil é perder essas coisas. Já nos acostumamos ao controle remoto, ao forno de microondas, ao telefone celular. Tudo isso era peça de futurologia há pouco tempo, mas pergunte a alguém como seria a vida sem o micro-ondas... Pense ainda nas câmeras de segurança. Em se tratando de prédios públicos pode-se dizer que elas são unanimidade. Se há 15 anos entrássemos em uma loja e percebêssemos que estávamos sendo filmados, ficaríamos intrigados e constrangidos. Hoje nos acostumamos. E se somos filmados nos bancos, nos restaurantes, nas lojas e supermercados, por que estranharemos se o formos em casa? É natural que queiramos nos sentir protegidos lá também. Entretanto sempre questionaremos segurança e quebra de privacidade.

52 CASA INTELIGENTE E o futuro, para onde caminha?
A palavra é conectividade. As pessoas querem se comunicar. Querem sistemas que falem entre si, que falem com o mundo. Querem uma casa que fale e que entenda o que elas dizem e pensam. O futuro caminha, em minha opinião, no sentido de se poder, cada vez mais, monitorar e comandar qualquer coisa à distância, inclusive a própria casa. Comandos por celular e via internet são os mais cotados, mas ondas de rádio também estão no páreo.

53 CASA INTELIGENTE Um exemplo de uma casa automatizada dos sonhos ....
O despertador toca às 7h. O sistema integrado liga a cafeteira. Faço um pouco de hora para levantar, mas às 7h05 começa a tocar uma música agitada no alto-falante do quarto. Levanto e olho pela varanda: a grama e as flores ainda estão molhadas, programei o sistema para irrigar o jardim às 6h. A piscina está limpa e com a água transparente, e sei que a filtragem e o controle de PH também funcionam bem. Tomo meu café e saio. Já no caminho penso se liguei a segurança da casa. Pelo celular, ligo pra casa, digito minha senha, consulto informações e ligo o alarme. Durante o dia espio pela internet como está a casa, vejo meu cachorro no quintal, bem alimentado pelo sistema automático. Cansado, voltando do trabalho, tudo que quero é relaxar. No meio do engarrafamento teclo o número de casa e programo a banheira de hidromassagem para a temperatura de 42o C.

54 CASA INTELIGENTE Um exemplo de uma casa automatizada dos sonhos ....
Quando meu carro se aproxima de casa, o chip localizado no veículo o identifica. Coloco o polegar no identificador de digitais, ao lado do portão, e ele abre. Os sensores de alarme são desligados. As luzes até a entrada da casa acendem. Entro, o portão fecha. Entro em casa e começa a tocar o CD que gosto de ouvir quando chego. Coloco uma lasanha congelada no forno mas não ligo o aparelho. Vou até a banheira: está cheia, a água perfeita. Mais tarde, ainda da banheira, pego o controle remoto que comanda a casa e ligo o micro-ondas.  Curto mais alguns minutos de relaxamento. Saio do banho, me visto e a lasanha está pronta. Janto e vou deitar assistindo a um filme novo, baixado da internet pela casa, que sabe muito bem o tipo de história que gosto.

55 DOMÒTICA  O que existe na UNICAMP?  Projeto de uma Planta Piloto de um Edifício Inteligente, representando através de uma maquete, um dos blocos da Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP, permitindo assim, o estudo de caso de um bloco típico do conjunto arquitetônico implementado no decorrer dos últimos anos na UNICAMP.  Esta maquete possui três andares, todas as portas, janelas e entradas possuem sensores de presença. A caixa d'água superior tem sensores de nível, existindo também o controle de entrada de veículos no prédio, através de uma guarita automatizada, o controle de acesso num elevador de três andares, existindo também sensores de presença nos ambientes do interior para controle de luminosidade em função do horário e ambientes onde existem pessoas trabalhando, de modo a permitir o gerenciamento do consumo de energia, e possíveis desperdícios. 

56 CASA INTELIGENTE  Os sinais enviados por estes sensores, comandam a bomba instalada na caixa d'água de baixo, a iluminação dos andares e os outros sistemas. Um Controlador Programável Industrial - CLP recebe informações da planta no computador de supervisão, onde foram implementadas telas animadas representando a planta predial e seus alarmes. Através de um Sistema de Supervisão e Controle, um software permite o monitoramento dos diferentes sensores através de uma tela gráfica. Uma das principais vantagens dessa solução foi o baixo custo, simples configuração e programação, e ainda por prover comunicação da planta através da utilização de Sistema de Supervisão comercial.

57 FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA
Projeto Piloto para Controle de Acessos, Sistema de Iluminação e Refrigeração - FEM-UNICAMP Principais Metas a serem atingidas: economia de energia arquitetura aberta podendo facilmente ser ampliado baixo custo final de implementação aproveitamento de toda a infra-estrutura já existente segurança controle de acessos maior flexibilidade no atendimento a comunidade FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA

58 Edifícios Inteligentes – Controle de Acessos, Economia de Energia
Planta 1o Piso - FEM-UNICAMP

59 Edifícios Inteligentes – Controle de Acessos, Economia de Energia
Planta 2o Piso - FEM-UNICAMP

60 Edifícios Inteligentes – Controle de Acessos, Economia de Energia
Planta 3o Piso - FEM-UNICAMP

61 Edifícios Inteligentes – Controle de Acessos, Economia de Energia
Maquete - Faculdade de Engenharia Mecânica - UNICAMP

62 Edifícios Inteligentes – Controle de Acessos, Economia de Energia
Maquete - FEM-UNICAMP

63 Edifícios Inteligentes – Controle de Acessos, Economia de Energia
DOMÓTICA – Detalhe de Aplicação

64 Edifícios Inteligentes – Controle de Acessos, Economia de Energia
FEM-UNICAMP – Rampa de Acesso

65 Controle Automático de Acessos Exemplo de Arquitetura Operacional
Hardware Implementado

66 CYBERCARS – Tecnologias Cibernéticas para direcionadas aos Transportes Urbanos do Futuro (Veículos sem Condutor)

67 CYBERCARS

68 CYBERCARS Dentro do contexto mundial, os grandes centros urbanos, enfrentam hoje grandes desafios no que concerne a circulação de veículos dentro de centros urbanos através do crescimento desordenado, transporte público deficiente e de alto custo, tendo como conseqüência imediata o número cada vez maior de circulação veículos particulares. Dentro os principais problemas devem incluir, o congestionamento na circulação de veículos, nas ruas centrais, o alto consumo de energia, o stress do motorista, ruído excessivo e poluição, segurança, degradando a qualidade de vida nos grandes centros urbanos. Ao mesmo tempo, as regiões centrais destas cidades vivem com sérios problemas, comércios tradicionais estão em decadência, se deslocando para os grandes centros comerciais, deixando o centro de nossas cidades a mercê da violência urbana (drogas, prostituição e criminalidade), afastando turistas e a própria população.

69 CYBERCARS Algumas metrópoles bem sucedidas, como Londres e Paris, resolveram os problemas causados pelo crescimento urbano administrando a rede de transportes, criando novos bairros e pontos de atração, redesenhando e renovando o espaço urbano, replanejando esse desenvolvimento, valorizando áreas esquecidas, por meio da oferta de transporte público de qualidade, não poluente e integrado ao meio ambiente. Acrescenta que a cidade deve crescer nas direções previamente planejadas, com investimentos metropolitanos, criando centros habitacionais, reduzindo o tempo de deslocamento das pessoas, desafogando o Centro e os bairros mais populosos. Nos dias atuais, elementos a eletrônicos tendem a substituir a mecânica (eletrônica embarcada), e num futuro próximo, nossos automóveis não terão mais necessidade de um motorista. A frenagem, a dirigibilidade e a mudança de velocidade do motor serão sob o controle direto do computador.

70 CYBERCARS Os Cybercars surge como uma solução alternativa relativa à utilização de veículos particulares com flexibilidade e racionalização de utilização, surgindo assim, um novo conceito de mobilidade, onde o automóvel fará parte do sistema de transporte público, sistema de transporte de produtos, devendo ser utilizado de forma complementar aos sistemas de transporte de massa e sistemas de transporte não-motorizados. Estes novos conceitos de mobilidade apresentam muitas vantagens, pois pequenos veículos poderão transportar um número elevado de usuários. Esse novo conceito de transporte já vem sendo avaliado em diversas cidades da Suíça, em sistemas integrados com o sistema ferroviário, sistema de transporte largamente utilizado para deslocamento entre as cidades da Europa, com milhares de pessoas utilizando diariamente esse conceito deslocamento por trem, e pequenos deslocamentos urbanos através de cybercars.

71 CYBERCARS Cybercars (Veículo autônomo inteligente) são veículos terrestres para deslocamento nos centros urbanos, com capacidade de dirigibilidade completamente automatizada destinado ao sistema de transporte urbano de grandes cidades, abrindo possibilidade para transporte de passageiros ou mercadorias, constituindo uma rede de tráfego sob rodas inteligente (network of roads), com alta capacidade de controle de demanda e racionalização na utilização de meios de transporte urbanos, constituindo a classe de transportes designada TPR – Transporte Popular Rápido, que oferecem como principal vantagem, a não necessidade de infra-estrutura necessária a um metrô, causando assim pouco impacto ambiental, grande flexibilidade de utilização e baixo custo.

72 CYBERCARS

73 CYBERCARS Os motoristas não serão mais os mestres no futuro de nossos transportes automotivo. Diversas pesquisas científicas estão sendo financiados pelo governo de países desenvolvido (França, Alemanha, Estados Unidos, Suíça e Japão entre outros) colocaram em testes um novo conceito de veiculo inteiramente automatizado, constituindo uma verdadeira revolução nos meios de transportes do grandes centros urbanos.

74 CYBERCARS Os Cybercars permitem melhorar a atratividade e a qualidade de vida dentro das grandes cidades diminuindo a utilização de carros particulares e seus inconvenientes, tais como a redução de áreas de estacionamento, oferecendo a todos um novo conceito de transporte com possibilidade de apanhar o usuário diretamente na sua residência ou local de trabalho, rápido, próprio e seguro. Michel Parent, diretor deste programa de pesquisa, prevê uma revolução dos meios de transportes urbanos para os próximos anos, com o desaparecimento da circulação nos centros urbanos dos automóveis tradicionais, sendo substituídos para um "Transporte Publico Individualizado". Ou seja, as principais vantagens de um automóvel, em termos de liberdade, mas sem problemas de segurança, de poluição ou de engarrafamentos. "Um centro de Supervisão e Controle permitirá a obtenção das informações ao veículo elétrico que vira nos procurar onde desejarmos. O utilizador chamará esse veículo de seu celular. Ele virá ao seu encontro, e somente você poderá abri-lo".

75 CYBERCARS Um micro-controlador eletrônico controla as principais funções do automóvel interligando todos os seus elementos (sensores e atuadores). Transdutores permitem a medida da posição do veículo e distância dos obstáculos, enviando ordens aos freios, a coluna do volante de direção e ao motor elétrico. O motor possui sua própria eletrônica, que injeta corrente, recuperando a mesma durante a frenagem. A ausência da transmissão mecânica permite que cada roda seja independente, permitindo uma grande precisão do veículo. Finalmente, uma central de controle através de um computador portátil permite a comunicação entre o utilizador e o automóvel equipado de um sistema de comunicação do tipo GPS.

76 CYBERCARS Estudos mostram que esta nova era do Automóvel deverá ser viabilizada nos próximos quinze anos, sendo da mesma grandeza que a atual revolução das telecomunicações. O automobilista pegará o seu carro para se deslocar e se comunicar, como o cavalo no inicio do século XX, a condução de automóveis estará reservada somente aos apaixonados e as competições esportivas.

77 Cidade Inteligente SmartCities
Os 215 mil habitantes do municipio inglês de Southampton, Inglaterra, já começaram a usufruir, em suas tarefas cotidianas, dos benefícios da Era da Informação. Como parte do projeto SmartCities, patrocinado pela Comunidade Européia e coordenado pela Schlumberger, empresa líder do mercado mundial de smart cards, os cidadão daquela cidade terão acesso a transporte, lazer, educação e serviços sem a necessidade de carregar dinheiro. Esta mudança proporcionará maior eficiência para a prefeitura local. O usuário terá a posssibilidade de adicionar e remover aplicações do smart cards, usando tanto um terminal de acesso público, um telefone móvel ou um PC conectado à internet, essenciais para a viabilização do projeto.

78 Cibercidades Também conhecido como Cidade Digital ou Virtual, Cidade Eletrônica, Cidade Inteligente e outros nomes representa  a reestruturação territorial do novo regime de acumulação do capital sob o signo da sociedade capitalista em rede. Elas surgiram a partir da expansão das redes de comunicação, do desenvolvimento de inúmeras inovações tecnológicas, da intensificação e cotidianização dos usos das novas tecnologias de informação e de comunicação. Elas emergem para atender as estruturas territoriais de acumulação baseadas em rede, virtualmente criadas de acordo com as necessidades de empreendedores reais e de iniciativas que visam se apropriar de relações econômicas e culturais criadas por esta dimensão da cidade capitalista real.

79 Cibercidades Também conhecido como Cidade Digital ou Virtual, Cidade Eletrônica, Cidade Inteligente e outros nomes representa  a reestruturação territorial do novo regime de acumulação do capital sob o signo da sociedade capitalista em rede. Elas surgiram a partir da expansão das redes de comunicação, do desenvolvimento de inúmeras inovações tecnológicas, da intensificação e cotidianização dos usos das novas tecnologias de informação e de comunicação. Elas emergem para atender as estruturas territoriais de acumulação baseadas em rede, virtualmente criadas de acordo com as necessidades de empreendedores reais e de iniciativas que visam se apropriar de relações econômicas e culturais criadas por esta dimensão da cidade capitalista real.

80 TELE-CIRURGIA

81 TELE-CIRURGIA PARIS - Uma telecirurgia transatlântica foi realizada pela primeira vez no mundo em 7 de setembro passado: o cirurgião, em Nova York, operou um paciente que se encontrava a milhares de quilômetros de distância, em Estrasburgo (nordeste da França), anunciaram esta quarta-feira os médicos franceses. ``Esta proeza tecnológica foi possível graças à robótica e, principalmente, a uma transmissão de alta velocidade e qualidade constantes, que permitiu os procedimentos com toda segurança'', declarou o professor Jacques Marescaux, que operou em Nova York junto com sua equipe do Instituto francês de Pesquisa sobre o Câncer no Aparelho Digestivo (IRCAD).

82 TELE-CIRURGIA O Brasil realizou ontem com sucesso a segunda telecirurgia do mundo e a primeira do Hemisfério Sul. A cirurgia, realizada no Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, foi uma laparoscopia para eliminação de varicocele (varizes na bolsa escrotal) em um rapaz de 17 anos. Nesse tipo de intervenção, tudo é feito através de pequenos orifícios no abdome, pelos quais são introduzidos os instrumentos cirúrgicos e pequena câmera de vídeo. O inusitado no caso foi que boa parte da cirurgia foi controlada desde Baltimore, nos Estados Unidos, pelo médico Louis Kavoussi, do Hospital Johns Hopkins e transmitida ao vivo para a platéia do 18º Congresso Mundial de Endo-urologia, realizada no Hotel Meliá de São Paulo. Usando um computador portátil, com teclado e mouse normais, Kavoussi comandou à distância um robô-cirurgião que controlou a iluminação interna do abdome do paciente, os movimentos da câmera de vídeo, a intensidade da corrente do bisturi de cauterização e o fluxo de gás introduzido no abdome para facilitar a visualização

83 Hospital Inteligente Telediagnóstico Tele-cirurgia

84 TELE-CIRURGIA

85 Telesurgery – Robotics device
Tele-cirurgia Telesurgery – Robotics device

86 Próteses Antropomórficas

87 Próteses Antropomórficas

88 Biocibernética

89 Proteses Antropomorficas

90 Cadeira de Rodas Automatizada – baixo custo

91 Kit Modular de Sistema Automatizado de Baixo Custo
para Movimentação de Cadeira de Rodas Convencionais

92 Kit Modular de Sistema Automatizado de Baixo Custo
para Movimentação de Cadeira de Rodas Convencionais

93 AUTOMAÇÃO PERIGOS E CONSEQUÊNCIAS
Ela acarreta em transformações profundas na sociedade: através da ciência e da tecnologia visando melhorar ainda mais a vida do homem em seu habitat e junto à sociedade. Transformações essenciais ao desenvolvimento e conforto do homem. Conseqüências bruscas no relacionamento homem x máquina x empregador, a maioria das vezes devido a falta de planejamento e investimentos, e por falta de política pública no desenvolvimento e aperfeiçoamento de setores essenciais e necessários à absorção de mão-de-obra desqualificada para o processo de automação. 

94 AUTOMAÇÃO PERIGOS E CONSEQUÊNCIAS
Mesmo implicando num aumento significativo da produtividade em diferentes setores associados a industria, a falta de mão de obra qualificada associada a redução drastica do número de trabalhadores no processo produtivo, aumenta o contingente da massa de desempregados, causando seriamente um caos social, aumentando a miséria, a violência e a insegurança. O processo de informatização da sociedade, onde uma grande parte da sociedade procurava ser contra e não aceitava este processo, achando que isto acarretaria em desemprego, abriu assim novas vagas, mas com necessidade emergente de profissionais mais qualificados. 

95 Albert Abraham Michelson
O FUTURO ..... Cientista Albert Abraham Michelson Acreditava-se, até a segunda metade do séc XVII, que a velocidade da luz fosse infinita e que esta se propagasse num fluido hipotético chamado "éter". Michelson, em maio de publicou seu primeiro trabalho científico intitulado: Sobre o Modo de Medir a Velocidade da Luz, em que apresentava detalhes do equipamento e o método utilizado. Nos primeiros resultados experimentais obtidos, afirmou ser a velocidade da luz km/s, mais ou menos 4 km/s. Provou mais tarde que o Vento Cósmico Éter, não existia. Ganhou o Nobel de Física de 1907, antes Michelson em 1903, com sua autoridade disse: “As leis fundamentais mais importantes das ciências físicas já foram descobertas, e agora estão firmemente estabelecidas, que a possibilidade de virem a ser superadas é excessivamente remota.”

96 Um futuro. Adeus silício Bioautomação Biotecnologia Nanotecnologia
Comunicações neurais Lógica por DNA Biomateriais Biocomputador Memória holográfica Biochip Protêomica

97 Contextos cada vez mais complexos caracterizarão o progresso da
Humanidade sendo irreversível a aplicação da Automação, dos Sistemas de Comunicações, num Processo Industrial, gerando lucros e racionalização de mão de obra.

98 F I M


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