Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNathan Verdugo Alterado mais de 10 anos atrás
1
Comunidades surdas, escolas e o trabalho de interpretes
Dra. Gladis Perlin - UFSC
2
Convite a uma leitura possível de alguns marcadores que estudantes surdos indicam com vistas a uma pedagogia de surdos para a formação de professores...
3
A pedagogia e os surdos: três tempos
moderno: modelos a copiar critico: tolerância cultural: identidade
4
Qual pedagogia para a formação de professores?
Não aquela pedagogia que muitos citam como modelo, mostram objetivações, atentam para a necessidade de normalidade; nem aquela pedagogia hibrida, mesclada, multicultural, mas a pedagogia que brota dos espaços da memória do povo surdo, aquela pedagogia que os surdos trazemos desde séculos como um sonho, uma nostalgia, e que nos momentos, longe da vigilância colonial, colocamos em pratica.
5
O sujeito da pedagogia? O sujeito da pedagogia dos surdo não é o deficiente, o sujeito com uma falta, o sujeito anormal; nem o sujeito menos válido, subalterno, diverso, com menos capacidades como visto nas pedagogias preparadas para nós surdos. O sujeito da pedagogia dos surdos é diferença e potencialidade.
6
Cultura: A cultura e uma questão de auto-superação tanto quanto de auto-realização. Se ela celebra o eu, ao mesmo tempo também o disciplina estética e asceticamente. (Eagleton 2005)
7
Elementos para a formação pedagógica
8
Posições de Interidentificação :
enfatiza o fato de ser surdo atentando subjetividades inerentes conduz a diferença do povo surdo
9
Transmitir saberes culturais:
traz a diferença cultural trabalha com artefatos culturais não foge aos conteúdos curriculares não foge a diferença com os não surdos
10
Língua de sinais: como língua de instrução como instrumento no currículo como instrumento de acesso para outras línguas como língua da pedagogia de surdos
11
Atitudes intercambiais
Intercultural/pedagogia cultural Professor bilíngüe Português como segunda língua Interpretes (quando as necessidades são maiores)
12
Concluindo: formação pedagógica
uma pedagogia constituída na diferença Que permaneça em questões culturais Que permita acessar a identidade como cultura, sujeito e povo. Que não fuja dos conteúdos curriculares
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.