A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IV fórum permanente desafios do magistério 2007 – UNICAMP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IV fórum permanente desafios do magistério 2007 – UNICAMP"— Transcrição da apresentação:

1 IV fórum permanente desafios do magistério 2007 – UNICAMP
A FORMAÇÃO CONTINUDA DE PROFESSORES: problemas e perspectivas Maria Isabel de Almeida FEUSP / GEPEFE

2 FORMAR PROFESSORES PARA QUAL ESCOLA?

3 Para a escola empresa, prestadora de serviço?
Para a escola instituição?

4 a ESCOLA INSTITUIÇÃO baseia-se em princípios:
Propiciar às novas gerações os conhecimentos para assegurar seu futuro e o futuro do mundo Formar para a democracia e a solidariedade Formar para a integração, emancipação e promoção da dimensão humana Fomentar a liberdade de opinião e crença Combater a violência, a segregação, o preconceito, a dominação

5 Para ensinar bem nessa escola o professor para precisa ser um profissional que:
Domine com segurança os conteúdos do ensino e as condições para o ensino Conhece o patrimônio pedagógico e é capaz de extrair deles as possíveis conseqüências para o ensino

6 A PROFISSÃO DE PROFESSOR
Requer conhecimentos específicos (objetivos e subjetivos) Pressupõe um projeto político-social Necessita de espaço / condições para a tomada de decisões  PROFESSOR: é o que executa é o que toma decisões

7 Características da formação do professor
Inicial cursos Formação Continuada reuniões encontros trocas oficinas palestras

8 O que entendemos por formação contínua
É o conjunto de atividades desenvolvidas pelos professores em exercício com objetivo formativo, realizadas individualmente ou em grupo, visando tanto o desenvolvimento pessoal como o profissional, na direção de nos prepararmos para a realização de nossas atuais atividades ou de outras novas que se coloquem.

9 Políticas de formação continuada
nacional estadual municipal institucional

10 Multiplas possibilidades para a formação continuada
realizada na escola realizada pela universidade realizada no modelo de educação a distância realizada por museus e centros culturais realizada por ONGs, sindicatos e outros organismos sociais

11 Critérios para enfrentar as dificuldades de escolha
Contribuir para o desenvolvimento de uma escola includente e democrática estar voltada para as reais necessida-des vividas no dia-a-dia do trabalho dos professores estar inserida num processo permanen-te de formação profissional e articulada com o projeto pedagógico da escola

12 Critérios para enfrentar as dificuldades de escolha
contribuir para fortalecer o professor como sujeito de sua formação e de sua atuação considerar a importância das condi-ções em que os professores exercem suas funções (gestão e funcionamento da escola, carreira, contrato, jornada de trabalho, salário, etc)

13 Muito Obrigada


Carregar ppt "IV fórum permanente desafios do magistério 2007 – UNICAMP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google