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Sustentabilidade faz parte do negócio ABN AMRO REAL

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Apresentação em tema: "Sustentabilidade faz parte do negócio ABN AMRO REAL"— Transcrição da apresentação:

1 Sustentabilidade faz parte do negócio ABN AMRO REAL
Unicamp – Fórum de Planejamento Financeiro e Gestão Sustentabilidade faz parte do negócio ABN AMRO REAL Miguel Dantas 16 de março, 2007

2 O ABN AMRO no mundo É o 20º maior banco no mundo e o 11º na Europa (em patrimônio líquido); Possui cerca de agências em 53 países; Mais de funcionários; 2ª posição no índice de sustentabilidade Dow Jones; Lucro de EUR$ 2,3 bilhões (Jun/2006); Ativo Total de EUR$ 986 bilhões (Jun/2006).

3 Banco Real no Brasil Atuação no país 13,1 milhões de clientes
1.932 agências e PABs 29 mil funcionários Resultados (jun/2006) R$ 8,7 bilhões de Patrimônio Líquido R$ 88 bilhões de ativos totais O lucro líquido foi de R$ 686 milhões Resultado operacional de R$ milhões = 1% maior que mesmo período de 2005

4 Porque os bancos existem?
Rentabilizar poupança dos clientes Financiar consumo e investimento Viabilizar pagamentos e recebimentos

5 Porque as empresas existem?
Para prestar um serviço à sociedade, de forma sustentável, contribuindo para o desenvolvimento. O lucro se obtém ao atender a sociedade, usando recursos de forma racional (produtividade).

6 Porque as empresas existem?
Ed. 839 (mar/05)

7 “The Business of business is sustainable business”
O mercado mudou “O negócio dos negócios são negócios” “The Business of business is business” Milton Freedman “O negócio dos negócios são negócios sustentáveis” “The Business of business is sustainable business” Ervin Laszlo

8 A sociedade mudou e tomou consciência
Cobrança por responsabilidade social Cada vez mais a “Lei de Gerson” é questionada Botão vermelho ao alcance de todos Esgotamento de recursos Desigualdades Sociais

9 Regulamentação de Forma mais Coletiva
Funcionários Fornecedores Consumidores Seguradores Reguladores do Mercado Externo Comunidade ONGs Mídia Governo Novos Reguladores Regulamentação de forma mais coletiva: Sociedade civil e atividades corporativas: papel de ONGs, movimentos sociais e comunitários criando novos padrões e “regras”. Regulador Formal: Governo. Reguladores Informais: ONG´s , movimentos sociais, etc.. Contraponto: Como meus clientes podem ampliar sua atuação, qualidade de mão de obra e de fornecedores incorporando stakeholders em seu planejamento estratégico? STAKEHOLDERS “Partes com as quais nos relacionamos”

10 Tudo liga tudo Governo Cliente Funcionários Sociedade Banco Real
Sindicato Acionistas Imprensa Comunidade Fornecedores Meio ambiente

11 Os Líderes de Mercado irão...
Entregar o maior valor percebido pelo cliente Focar no desenvolvimento da marca para assegurar a lealdade do cliente Atuar além das expectativas do cliente Prover um serviço superior Agir com velocidade de resposta as questões dos clientes

12 Sustentabilidade

13 Definição mundial de desenvolvimento sustentável
“Desenvolvimento Sustentável é aquele capaz de atender as necessidades da geração presente sem comprometer o atendimento das necessidades das gerações futuras.” ( Gro Harlem Bruntland )

14 Pensar sistemicamente!
Sustentabilidade & Triple Bottom Line Lucro, mas não a qualquer preço ECONÔMICO Qualidade de vida à todos os seres humanos 3 Ps Limites biofísicos do planeta SOCIAL AMBIENTAL Não é abrir mão do econômico, mas integrar as dimensões sociais e ambientais em todas as decisões. Pensar sistemicamente!

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16 Nossos valores Integridade Respeito Trabalho em Equipe
Profissionalismo

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18 Foco no Foco do Cliente

19 Ondas do movimento De dentro para fora, de orgânico a estruturado.
INDIVÍDUO EMPRESA MERCADO SOCIEDADE

20 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Educação e Desenvolvimento Sustentável DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EDUCAÇÃO Depende de Orienta A educação é a melhor ferramenta que temos para promover e integrar o Desenvolvimento Sustentável na Organização

21 Por que Sustentabilidade é estratégica ?
Pioneiro em lançamento de novos produtos e serviços, identificando novas oportunidades de negócios; Atração de clientes que possuem a mesma base de valor; Oportunidade de participação e influência nas políticas públicas e debates; Procura dos melhores talentos além do orgulho, lealdade e retenção dos funcionários Menor risco, responsabilidades e custos legais Menores custos operacionais com a redução da nossa pegada ecológica Aumento do valor da marca e da reputação Alinhamento de interesses entre os stakeholders Estabelecimento de parcerias de longo prazo

22 Sustentabilidade & Triple Bottom Line
Cuidar! Cuidar Lucro (Profit) Cuidar 3 Ps Cuidar Pessoas (People) Planeta (Planet)

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26 CREDIBILIDADE Negócio coerente com desenvolvimento sustentável
Natureza do negócio Política de Risco Socioambiental Produtos Socioambientais Fundo Ethical Microcrédito Créditos de Carbono Universal Fornecedores Diversidade Relatório de Sustentabilidade Ecoeficência Investimento Social Treinamento e conscientização social e ambiental Mercado Gestão CREDIBILIDADE Ação Social

27 Fazendo mais que o possível
MERCADO Riscos Socioambientais Financiamentos Socioambientais Microcrédito Fundo Ethical Créditos de Carbono GESTÃO Ecoeficiência Diversidade Fornecedores AÇÃO SOCIAL Projeto Escola Brasil Amigo Real Compartilhar

28 Riscos socioambientais
Política tem postura inclusiva e considera aspectos sociais, ambientais e econômicos Abrange desde grandes clientes até pequenas firmas Risco socioambiental integrado ao risco financeiro Treinamento constante sobre temas socioambientais 2 100 gerentes e analistas financeiros treinados Total de clientes avaliados em 2005 (BR): 3 617 Total de empresas que tiveram relacionamento encerrado porque não quiseram melhorar suas práticas (2002 a 2005): 45 Total de clientes que se aproximaram do banco por partilhar dos nossos valores: > 45

29 Riscos socioambientais
Princípios do Equador O Equator Principles é um instrumento voluntário criado por Instituições Financeiras, que prevê a adoção de princípios gerais de gestão socioambiental para financiamento de projetos. Qualquer projeto novo igual ou acima de US$ 10 milhões deve ser enquadrado nas normas locais e do Banco Mundial / IFC ABN AMRO foi co-autor e fundador do Equator Principles. Lançamento: Junho 2003. Carbon Disclosure Project Questionário sobre políticas de grandes empresas em relação às mudanças climáticas Primeira edição nacional, com 50 empresas de maior liquidez na Bovespa Banco Real apóia o projeto no Brasil

30 Curtume Touro Ltda (Presidente Prudente – SP)
CASE Curtume Touro Ltda (Presidente Prudente – SP) Questionário Socioambiental (dez. 2003) indicou dois problemas ambientais: O sistema de tratamento de efluentes deixava a desejar A área estava contaminada com cromo. PROBLEMA O Banco visitou, analisou as práticas da empresa e comprovou a intenção da empresa de resolver o problema e condicionou o crédito às seguintes ações: parecer do órgão ambiental sobre disposição de dejetos parecer do órgão ambiental sobre correções que deverão ser feitas pela empresa na área possivelmente contaminada com cromo SOLUÇÃO A empresa elogiou a postura e disse nunca ter visto outros bancos adotarem essa prática

31 Financiamento socioambiental
Um processo em constante desenvolvimento Parceria para linha de crédito com IFC (US$ 98 milhões) e BNDES Facilidades para empresas: projetos ambientais e sociais (tratamento de água, energia renovável, eficiência energética), CDM (Desenvolvimento de Mecanismos Limpos), produção mais limpa, governança corporativa e outros. Crédito para pessoa física: Ambiental: Kit gás, aquecedor solar Social: mobilidade para pessoas portadoras de deficiência Educacional: MBAs, congressos e computadores Carteira de financiamentos socioambientais em 2006: 8.351 contratos US$ 78,3 milhões

32 TSL – Engenharia Ambiental
CASE TSL – Engenharia Ambiental (São Paulo – SP) A reciclagem das embalagens Tetra Pak (longa vida) só separava o papel. O plástico e o alumínio acabavam indo para os lixões. PROBLEMA Financiamento de US$ 5,6 mi para reator de reciclagem de embalagens Tetrapak. Produzido pela TSL em parceria com a Klabin, TetraPak e Alcoa. O plástico e o alumínio são reciclados e reaproveitados. O aluminio volta com 99% de pureza e faz parte novamente do processo produtivo da Alcoa. O plástico vira um tipo de parafina que é vendida para a indústria petroquímica e o papel vai para a Klabin. SOLUÇÃO

33 Microcrédito Crédito para negócios em comunidades com baixo poder aquisitivo Dados (out/2006): 9.863 clientes em 14 comunidades (São Paulo, Campinas, Baixada Fluminense, Caruaru e Recife) Valor médio dos contratos de R$ 1.450 Total da carteira: R$ milhões 55% carteira individual x 45% grupo de crédito solidário 60% mulheres - 40% homens Parceria com o grupo ACCIÓN EMATER - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - capacitação dos produtores rurais

34 Roseane Cliente Microcrédito
CASE Roseane Cliente Microcrédito A Dona de uma loja de confecções na favela de Paraisópolis precisava de dinheiro para melhorar sua loja, mas não tinha acesso ao sistema financeiro convencional. PROBLEMA Roseane fez um empréstimo de R$ 500,00 junto à Real Microcrédito. Hoje ela já está no seu quinto empréstimo (agora de R$ 2 mil) e as melhorias implementadas na loja, como a montagem de uma virtine, a ajudaram a elevar seu faturamento de R$1 mil para os atuais R$ 2,5 mil a R$ 3 mil mensais. SOLUÇÃO

35 Fundo Ethical Valores humanos e econômicos juntos
Mais clientes reconhecem a importância da rentabilidade com responsabilidade 2001 2002 2003 2004 Fundo Ethical II 12,2% 1,6% 67,5% 35,9% IBVSP Medio 11,3% -17,6% 97, 0% 17,8% Patrimônio (R$ M) 3,1 14,7 33 75,2 2005 105,5 25,5% 27,0% Rent Ac** ** 148,17% 116,89% 2006* 124,81 * outubro 19,27% 17,47% Carteira de ações de empresas com excelência em Responsabilidade Social e Governança Corporativa (27) Melhor performance entre os fundos socialmente responsáveis no mundo em 2004

36 Fazendo mais que o possível
MERCADO Riscos Socioambientais Financiamentos Socioambientais Microcrédito Fundo Ethical Créditos de Carbono GESTÃO Ecoeficiência Diversidade Fornecedores AÇÃO SOCIAL Projeto Escola Brasil Amigo Real Compartilhar Prêmio Banco Real Universidade Solidária

37 Reduzir, reutilizar, reciclar
Consciência e sensibilização Cartilha de Ecoeficiência 742 agências com coleta seletiva (agosto/06) Móveis com madeira certificada Redução de consumo: 3,4% de água; 7% de energia Projeto Agência Verde Frota comercial de carros Flex

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39 Papel Reciclado / Ecologicamente Correto
Uso do papel reciclado ou produzido de maneira ecologicamente correta em todas as operações do banco Papel reciclado agora disponível para todas as empresas e consumidores a preço acessível População de baixa renda (catadores de papel) organizada para fornecer matéria prima usada na produção de 117 tons/mês, gerando renda e evitando intermediários  Parcerias: fornecedores e cooperativas para geração de renda

40 Agência com construção ambientalmente correta

41 Diversidade Criação do Comitê de Diversidade
Construção e divulgação do posicionamento Visão de que “Diversos somos todos” e ações específicas para: mulheres, negros, pessoas com deficiência e pessoas com mais de 45 anos. Diálogo, parcerias com governo e ONGs Elaboração de um plano de ação - Revisão de processos, práticas e produtos Engajamento dos funcionários, incluindo workshop com gestores 22,3% de mulheres em cargos de nível gerencial 11,5% de Afro-descendentes 2,4% de pessoas com deficiência física

42 A diferença faz a diferença
CASE A diferença faz a diferença A associação Carpe Diem procurou a Organização para pedir apoio ao programa de inserção de pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho. Diversidade é o respeito e a valorização das diferenças entre as pessoas. PROBLEMA SOLUÇÃO O Banco resolveu apoiar o problema de uma forma diferente. No lugar de patrocinar a instituição, iniciou um processo de contratação de portadores de síndrome de Down. Hoje, temos 2 colegas portadores de síndrome de Down na Organização. Além disso temos: 176 colegas portadores de deficiências físicas programa para aumentar a diversidade de etnias diretriz de promoção de mulheres a cargo de gerência programa de valorização da maturidade

43 Fornecedores Engajamento e disseminação dos conceitos de sustentabilidade por meio de encontros com fornecedores e gestores do Banco desde 2001 Inclusão de critérios socioambientais na seleção e gestão dos fornecedores Adoção de cláusulas de responsabilidade corporativa nos contratos e da Parceria de Valor Elaboração da política de relacionamento com fornecedores Fórum de Fornecedores: de 15 fornecedores em para 150 fornecedores em 2005 EMATER - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - capacitação dos produtores rurais

44 Motoboy civilizado sim,
cachorro louco não. “Depois que a turma passou a andar na linha, reduzimos a quase zero o número de acidentes e de reclamações dos clientes, um feito muito raro no mercado em que trabalhamos.” Ione Antunes, proprietária da Help Express

45 Fazendo mais que o possível
MERCADO Riscos Socioambientais Financiamentos Socioambientais Microcrédito Fundo Ethical Créditos de Carbono GESTÃO Ecoeficiência Diversidade Fornecedores AÇÃO SOCIAL Projeto Escola Brasil Amigo Real Compartilhar

46 Projeto Escola Brasil Programa de voluntariado corporativo do ABN AMRO Real Tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação na Escola Pública e para o estreitamento de seus laços com a comunidade na qual está inserida, promovendo o desenvolvimento local; Além dos funcionários, podem participar seus familiares, clientes, fornecedores e parceiros de negócio em geral, que compõem uma rede de relações dinâmica, criativa e produtiva. Números do Projeto Presente em 76 cidades do País 145 escolas parceiras 1650 voluntários atuantes 135 mil estudantes já foram beneficiados R$ 2.1 milhões investidos pelo ABN AMRO em 2005

47 Amigo Real Promoção dos direitos da criança e do adolescente por meio de projetos educacionais Parte do imposto de renda pode ser destinado aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente Desde 2002: R$ ,00 alocados com a participação de funcionários, PJ e clientes 86 projetos / municípios apoiados 25 mil crianças e adolescentes beneficiados diretamente 430 funcionários capacitados Somente em 2005, tivemos participação (na arrecadação) de: a) clientes b) 11,054 funcionários Parcerias: ONGs, Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), funcionários e clientes

48 Projeto Compartilhar Alfabetização de adultos e incentivo à conclusão do Ensino Fundamental para contribuir para o crescimento pessoal e profissional de todos os funcionários das empresas prestadoras de serviços, que trabalham ou não nas dependências do ABN AMRO REAL 59 alunos ativos (abril/2005) 4 turmas de telecurso parceria com Senai 14 formandos em habilidades básicas - abril 2004 participação de 10 fornecedores

49 Reconhecimento O Relatório de Sustentabilidade 2002/2003 foi escolhido entre os 100 melhores do mundo pela Sustainability, Standard & Poor’s e UNEP Case em HARVARD Mais info e download do Relatório 2003/2004

50 Reconhecimento Concedido pela Câmara Internacional de Comércio, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do "Fórum Internacional de líderes empresariais Príncipe de Gales". Leva em consideração o apoio das empresas aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O BANCO REAL foi premiado com o case que mostra como a sustentabilidade vem sendo inserida no dia-a-dia dos negócios.

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53 Reconhecimento: Prêmio ECO 2006
Ganhador das categorias: Gestão Empresarial para a Sustentabilidade; Consumidores e Clientes Meio Ambiente. Os prêmios foram entregues por Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos e uma das maiores autoridades mundiais em meio ambiente.

54 O que aprendemos? Para dar certo é preciso ter foco
Precisamos estar dispostos a quebrar paradigmas É necessário uma nova visão É saudável compartilhar dilemas e incertezas

55 O que aprendemos? Responsabilidade Compartilhada
Interdependência, visão e valores compartilhados Disposição para ouvir Engajamento por meio de diálogo Atenção constante aos objetivos de desenvolvimento do milênio Responsabilidade Compartilhada

56 “Se cada um mudar a sua rua ao lado a gente muda o mundo.”

57 Quais os proximos desafios?
Mensurar o impacto nos resultados financeiros, clientes, funcionários e também na atratividade de novos negócios Aumentar o envolvimento dos clientes, funcionários, fornecedores e sociedade e abrir mais canais de diálogo Engajamento total de funcionários nessa jornada Lidar com os novos dilemas e incertezas

58 Nosso jeito de ser Dar certo, fazendo as coisas certas, do jeito certo!

59 “Nós somos do tamanho dos nossos sonhos.”
MUITO OBRIGADO!!!!


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