A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Wallison Vieira de Sousa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Wallison Vieira de Sousa"— Transcrição da apresentação:

1 Wallison Vieira de Sousa
Ações Ambientais Responsáveis

2 Introdução Sustentabilidade: desenvolvimento presente garantindo o futuro das próximas gerações. Balança entre o desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

3 Introdução Nas últimas três décadas, as emissões dos gases do efeito estufa, as mudanças climáticas e a responsabilidade social se sucederam como temas das cobranças ao agronegócio.

4 Introdução Desde os anos 2000, a busca pelo que se definiu como “sustentabilidade” promete atender essas preocupações. Isso numa fase de contínua ampliação da produção de alimentos, diante da previsão das Nações Unidas de que a população mundial, que atingiu 7 bilhões de pessoas em 2011, continua crescendo e só deve se estabilizar por volta de 9,5 bilhões, após 2050.

5 Ações relacionadas a sustentabilidade
Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas; Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica; Ações que visem → a produção e consumo de alimentos orgânicos; Exploração dos recursos minerais; Uso de fontes de energia limpas e renováveis; Atitudes voltadas para o consumo controlado de água.

6 Benefícios *A adoção de ações de sustentabilidade visam:
garantir a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana; Garantir os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais, garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações. 

7 Pilares da Sustentabilidade
No tripé estão contidos os aspectos econômicos, ambientais e sociais, que devem interagir, de forma holística, para satisfazer o conceito. Sem estes três pilares a sustentabilidade não se sustenta.

8 Pecuária x Sustentabilidade
Já o envolvimento da pecuária no problema está relacionado principalmente ao fato do ruminante → produzir metano, gás 25 vezes mais potente que o gás carbônico na retenção do calor: somado aos demais gases de efeito estufa (GEE) como o óxido nitroso, que de 10 a 18% dos GEE gerados pelas atividades humanas são de origem de animais ruminantes.

9 Pecuária x Sustentabilidade
Estudo do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada indica que apesar de responder por aproximadamente 42% das emissões de GEE do País – desconsiderando queimadas e desmatamentos – a pecuária tem um significativo potencial de sequestro de carbono promovido por meio das pastagens.

10 Emissões de GEE Pecuária brasileira = 1,18 Mg equiv./ha/ano de CO2
Pastagens sequestram cerca de 1 Mg CO2 equiv./ha/ano > pastos de boa qualidade podem chegar a absorver até 2 Mg CO2 equiv./ha/ano. (CEPEA, 2012)

11 Ações ambientais responsáveis
A eficiência na produção de carne: o uso de sistemas integrados de produção, seja na integração lavoura-pecuária, em sistemas silvipastoris ou na integração lavoura-pecuária-floresta

12 Lavoura- pecuária-Floresta (ILPF)
Realizar um estudo de seu tipo de solo, tamanho da área e seu mercado local, o que deve ser feito com o apoio de um técnico → identificar quais culturas ele irá cultivar e quais animais poderá criar = retornos positivos a partir do terceiro ano agrícola.

13 Lavoura-pecuária-Floresta (ILPF)
Formação de novo pasto a menor custo, pois a forrageira se beneficia com os tratos culturais do milho. A forrageira pode ser usada na alimentação dos animais após a colheita dos grãos, ou como fonte de resíduos vegetais, que possibilita a implantação do sistema de plantio direto.

14 Benefícios (ILPF) A erosão na área diminui;
A produtividade animal é maior; O solo recebe um incremento de matéria orgânica; Permitir que seu solo ganhe mais nutrientes, como o nitrato e o fósforo; Permite a produção de grãos, carne, leite, fibras, madeira e energia em uma mesma área.

15 Minimizar os impactos ambientais oriundos da atividade agrícola;
Viabilizar a recuperação das pastagens degradadas: intensifica o uso de sua terra e reduz a necessidade de abertura de novas áreas → Facilitar a certificação e a rastreabilidade dos produtos agrícolas; Reduzir a emissão de GEE por meio da recuperação de pastagens degradadas

16 Selo verde para a pecuária
Atestado que a propriedade cria suas reses dentro da lei; Agradar ao exigente mercado externo, cada vez mais atento ao comportamento dos fornecedores;

17 Selo verde para a pecuária
Verificação externa > Acompanhar a vida do boi do nascimento à morte Ir a campo comprovar que o animal não vive numa propriedade com desmatamento ou trabalho irregular

18 Critérios para obtenção do Selo verde
A redução da emissão de gases do efeito estufa ao bem-estar do animal. Comprovar que a tinta usada nas embalagens da carne não contém chumbo, um componente tóxico; Plano de recuperação das matas ao redor das nascentes, Programas de preservação

19 Pecuária orgânica Visa o desenvolvimento econômico e produtivo que não polua, não degrade e nem destrua o meio ambiente e, que, ao mesmo tempo valorize o homem como principal integrante do processo. 

20 O que é a carne e/ou leite orgânico?
A carne e/ou leite orgânico certificada são produzidos a partir de um sistema produtivo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável → auditoria e certificação: garantia que esses alimentos são produzidos da maneira mais natural possível, isenta de resíduos químicos e com preocupação socioambiental.

21 Alimento orgânico x tradicional?
Na aparência, os alimentos orgânicos assemelham-se aos alimentos convencionais encontradas facilmente nas casas de comercialização. A diferença está no modo de produção, que garante um produto de qualidade muito superior.

22 Quais as vantagens para a saúde?
Alimentos isentos de resíduos químicos, pois são produzidos da maneira mais natural possível: animais tratados com medicamentos fitoterápicos e homeopáticos, vacinados e alimentados com pastos isentos de agrotóxicos → o consumo de um alimento seguro e saudável.

23 Vantagens para o meio ambiente
Cumprimento da legislação ambiental: a proteção das áreas naturais obrigatórias que devem existir dentro de uma propriedade rural → tais como as matas nas beiras dos rios.

24 Vantagens para o meio ambiente
A certificação exige a proteção de nascentes e de corpos d`água → proíbe a utilização de fogo no manejo das pastagens, e por ser um sistema que proíbe o uso de agrotóxicos e químicos: evita contaminação do solo e dos recursos hídricos localizados dentro da unidade produtiva.

25 Consumo responsável É o simples ato de começarmos a escolher o que consumir baseados na avaliação de qual impacto nosso consumo poderá gerar na sociedade e no meio ambiente = diminuir os impactos sócio ambientais gerados pelo consumo irracional de nossos recursos naturais.

26 Certificação de produtos orgânicos
Certificadora credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) → “acreditada” (credenciada) pelo Inmetro: assegura por escrito que determinado produto, processo ou serviço obedece às normas e práticas da produção orgânica.

27 Certificação Cabe ao Ministério da Agricultura credenciar, acompanhar e fiscalizar os organismos de certificação → habilitação MAPA: certificação da produção orgânica / atualizar as informações dos produtores no cadastro nacional de produtores orgânicos. Estes órgãos → processo de acreditação do Inmetro.

28 Por que certificar? Garantia de que produtos rotulados como orgânicos tenham de fato sido produzidos dentro dos padrões da agricultura orgânica e/ou pecuária orgânica.

29 Por que certificar? A emissão do selo ou do certificado ajuda a eliminar, ou pelo menos reduzir, a incerteza com relação à qualidade presente nos produtos, oferecendo aos consumidores informações objetivas, que são importantes no momento da compra.

30 Benefícios do consumo de orgânicos
Permite o fortalecimento natural de nossa saúde e dos mecanismos de defesa de nosso organismo. Contribui com a conservação dos recursos naturais; Recuperação da fertilidade do solo

31 Ajuda a reduzir a quantidade de agrotóxicos e adubos químicos;
Protege a qualidade da terra, da água e do ar; Ajuda a restaurar a biodiversidade, a economizar energia, a reduzir o aquecimento global. Qualidade de vida do produtor e do trabalhador.

32 Estamos legando às futuras gerações a esperança de uma vida justa e harmoniosa neste planeta. Consumindo orgânicos, desenvolvemos nosso papel de agentes de transformação social e ambiental, praticando um exercício de cidadania.

33 Obrigado!!!


Carregar ppt "Wallison Vieira de Sousa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google