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TOPOGRAFIA COLÉGIO AGRÍCOLA DE VERANÓPOLIS Aula 1

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Apresentação em tema: "TOPOGRAFIA COLÉGIO AGRÍCOLA DE VERANÓPOLIS Aula 1"— Transcrição da apresentação:

1 TOPOGRAFIA COLÉGIO AGRÍCOLA DE VERANÓPOLIS Aula 1
Prof. Eng. Agr. Bernardo Tedesco

2 INTRODUÇÃO Efetuar levantamentos para representação superfície do terreno em escala adequada; Levantamento Topográfico Coleta de dados à campo Medidas lineares, angulares Áreas, volumes, coordenadas

3 INTRODUÇÃO ETAPAS DO TRABALHO DE TOPOGRAFIA
Planejamento (estudo do local, tipos de equipamentos, métodos); Trabalho de campo; Processamento (coordenadas, volumes); Mapeamento ou representação; IMPORTÂNCIA Obras de engenharia; Estradas; Pontes; Barragens Terraplanagem; Irrigação Projetos ambientais

4 DIVISÕES DA TOPOGRAFIA
TOPOMETRIA Planimetria; Altimetria; TAQUEOMETRIA TOPOLOGIA FOTOGRAMETRIA AGRIMENSURA

5 TOPOMETRIA Técnicas e procedimentos para obtenção de medidas (ângulos e distâncias) para determinar posições relativas na superfície terrestre. PLANIMETRIA Posição planimétrica dos pontos (coordenadas X e Y); ALTIMETRIA Determinação da cota ou altitude (coordenada Z); Curvas de nível; PLANIALTIMETRIA Planimétrico + Altimétrico

6 TAQUEOMETRIA TOPOLOGIA Medidas calculadas por trigonometria;
Triângulo retângulo; TOPOLOGIA Interpretação da superfície externa; Descrição das formas do relevo.

7 FOTOGRAMETRIA AGRIMENSURA
Obtenção de medidas: observação e interpretação fotografias; Tamanho de áreas, características físicas do terreno; Reconhecimento de áreas em grandes projetos. AGRIMENSURA Levantamento ligados a medições agrárias padrões.

8 SISTEMA DE COORDENADAS
Coordenadas Cartesianas: Sistema de eixos com duas retas perpendiculares, com início na origem (ponto 0); (abscissa, ordenada) = (X,Y) A=(10,10); B=(15,25); C=(20,-15);

9 LATITUDE E LONGITUDE Localização de pontos como referência modelo esférico; LATITUDE Desde paralelo de origem (Equador) até ponto considerado; Hemisfério norte (+), hemisfério sul (-). LONGITUDE Desde o meridiano de origem (Greenwich) até o ponto considerado; Leste de Greenwich (0º a 180º); oeste de Greenwich (0º a 180º)

10 ERROS DE OBSERVAÇÃO Condições Ambientais:
Variações vento, temperatura; Instrumentais: Imperfeição no ajuste dos equipamentos; Falta de calibração Pessoais: Falta de atenção; Cansaço; Executar mais de uma leitura.

11 ERROS DE OBSERVAÇÃO Erros grosseiros:
Engano na medição, leitura errada, identificação alvo; Desatenção do observador, falha do equipamento; Erros de anotação, contagem de lances. Erros sistemáticos: Efeito da temperatura; Medição com medidor eletrônico de distâncias. Erros acidentais: Erros permanecem com a correção dos outros; Tendem a neutralizar quanto maiores forem amostras; Inclinação da baliza; Erro na hora da mira.

12 PRECISÃO E ACURÁCIA Precisão: Ligado a repetição das medidas;
Ligada ao grau de aderência das observações em relação ao seu valor verdadeiro.

13 REVISÃO MATEMÁTICA Unidades de medida; Revisão de trigonometria;
Relações do triângulo retângulo; Exercícios.

14 UNIDADES DE MEDIDA Medida de Comprimento: Metro:
Unidade básica do Sistema Internacional;

15 Conversão de Unidades de Comprimento
km hm dam m dm cm mm Utilização da vírgula no lado direito; Um número por casa;

16 Conversão de Unidades de Área
km2 hm2 dam2 m2 dm2 cm2 mm2 Utilização da vírgula no lado direito; Dois número por casa;

17 UNIDADES DE MEDIDA Medida de Angular: Radiano:
Unidade Sexagesimal (graus): Unidade decimal (grado);

18 UNIDADES DE MEDIDA CÁLCULOS COM ÂNGULOS
Ângulos (GMS) → Frações decimais a) 32º28’59’’ = 32, º 1’=60’’ então (28’x60’’ + 59)/3600= 0, b) 17º34’18,3’’ = c) 125º59’57’’ =

19 UNIDADES DE MEDIDA Frações decimais → Ângulos (GMS)
0, x 60’ = 28, 0, x 60’’ = 59 b) 48, º = c) 35, º =

20 UNIDADES DE MEDIDA Soma e subtração de ângulos
c) 42º30’ – 20º40’ = d) 25º12’45’’ + 74º51’27’’ = e) 34º48’59’’ + 98º58’04’’ = f) 124º37’40’’ – 84º48’50’’ =

21 TRIGONOMETRIA PLANA RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS TRIÂNGULO RETÂNGULO
Soma ângulos internos igual 180º;

22 TRIGONOMETRIA PLANA Exercícios:

23 TRIGONOMETRIA PLANA Exercícios: Calcule o valor de x: a) b) 31 28 17 x
41 c) d) x x 32 40° 35° 41

24

25 TRIGONOMETRIA PLANA TRIÂNGULO QUALQUER Lei dos Senos Lei dos Cossenos
a2 = b2 + c2 – 2.b.c.cos A

26 C Calcule: A: a: c: 110˚ a = ? b = 40 40˚ B c = ? A A Calcule: a: 110˚ b = 36 c = 27 B a = ? C

27 ESCALAS “Relação entre o valor da distância medida no desenho e sua correspondente no terreno” Representação em papel da superfície terrestre; Distância desenho: 5cm; distância terreno 0,5 km; Qual a escala:?

28 ESCALAS Principais escalas: 1:100; 1:250; 1:500; 1:1.000; 1:2.000;
Tamanho: Escala grande: Denominador pequeno (1:100, 1:200); Pequenas áreas; Mais detalhes Escala pequena: Denominador grande (1:10.000; 1: ); Áreas grandes; Menos detalhes;

29 ESCALAS Exercícios: Qual das escalas é maior: 1:1.000,00 ou 1:1.000?
Qual das escalas é menor: 1:10 ou 1:1.000? Determinar o comprimento de um rio onde a escala no desenho é de 1: e o rio foi representado por uma linhas de 17,5cm? Qual a escala de uma carta sabendo que as distâncias homólogas da carta e do terreno são de 225mm e 4,5km.

30 5) Qual o comprimento de uma estrada de 2500m representada na escala de 1:10.000?
6) Calcular o comprimento no desenho de uma rua de 30m nas escalas abaixo: 1:100 = 1:200 = 1:500 = 1:1000= 7) As dimensões de um terreno foram medidas em uma carta e os valores obtidos foram de 250mm de comprimento por 175mm de largura. Sabendo que a escala é de 1:2000, qual a área do terreno em m²? 8) Se a avaliação de uma área resultou em 2575cm² para uma escala de 1:500, quantos m² corresponderá a área do terreno?


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