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O Texto Dramático A Representação Teatral

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Apresentação em tema: "O Texto Dramático A Representação Teatral"— Transcrição da apresentação:

1 O Texto Dramático A Representação Teatral
A Comunicação Verbal Paulo Neto

2 Competências Reflectir sobre a comunicação verbal-
Compreender os actos linguísticos e os contextos em que são realizados- Alargar conhecimentos sobre o texto dramático e a representação teatral- Desenvolver as competências comunicativas dos alunos- Compreender uma peça de Teatro-

3 O que é o Teatro? Uma arte que consiste, entre outros aspectos, na representação do real através da imitação - de gestos expressões, sentimentos, atitudes e situações , através de linguagem não verbal e linguagem verbal oral- ACTOS DE FALA - relacionados com um determinado CONTEXTO SITUACIONAL.

4 A comunicação Verbal Implica a presença de um LOCUTOR, de um INTERLOCUTOR e/ou de um OUVINTE Facilmente entenderás quem em cada representação teatral desempenha tais papéis Comunicar verbalmente é utilizar um suporte (voz, papel) para exprimir ideias / intenções / estados através de um canal de comunicação.

5 Enunciação A comunicação verbal realiza-se através de actos de fala a própria actualização da língua em discurso (no texto dramático correspondem à fala das personagens entre elas e /ou com o público) Nestes actos existem referências relativas ao locutor e ao interlocutor, ao tempo e espaço da enunciação, as coordenadas enunciativas possibilitam-nos a identificação e a localização dos participantes na comunicação, podendo, no texto dramático, coincidir com as didascálias , texto secundário já do tipo instrucional, (e não conversacional) que apresenta indicações de movimentação cénica,

6 Actos de Fala Actos de fala - quaisquer frases que realizem um dos três actos que se seguem: Acto locutório - palavras e frases Acto ilocutório - intencionalidade de cada frase Acto pré-locutório - os efeitos produzidos por essa frase junto do interlocutor

7 Interacção Comunictiva
A interacção comunicativa num texto dramático progride através de uma sucessão de actos de fala (sucessivamente pré- locutórios e ilocutórios), conforme locutor e interlocutor gerem o contexto situacional, ou conflito. Os actores deverão saber actuar imitando os diversos tons (ameaça, aviso, objecção, crítica, expressão de sentimentos, promessa, compromisso, etc).

8 Universo de Referência
Em cada acto de comunicação ou num conjunto de actos (como numa peça de teatro) existe um universo de referência, ou seja, objectos da realidade extra-linguística usados em determinado contexto situacional. Em O Auto da Barca do Inferno , por exemplo, a palavra “Barcas” não se refere ao meio de transporte corrente. No contexto situacional da peça “julgamento das almas” a palavra indica sentença (barca do paraíso ou barca do céu)

9 M o d a l i d a d e s do Texto Dramático
No texto dramático, ou dialogal-conversacional, temos o texto em si que constitui o DISCURSO DAS PERSONAGENS e as chamadas INDICAÇÕES CÉNICAS ou DIDASCÁLIAS , texto já injuntivo- instrucional, com as coordenadas enunciativas directas através das quais ficamos a conhecer o espaço e o modo como a personagem deve agir. (Estas surgem sempre entre parênteses e em itálico)

10 Discurso das Personagens
Diálogo (locutor e interlocutor comunicam entre si através de uma interacção discursiva baseada em actos de fala, com uma determinada cadeia de referência) Monólogo (produção verbal na ausência directa de interlocutor – mas com um um interlocutor virtual no próprio sujeito da enunciação) Apartes (a personagem faz comentários directamente para o público, que assim passa de ouvinte a interlocutor passivo)

11 T e x t o D r a m á t i c o Para que haja teatro tem de haver um determinado TEXTO DRAMÁTICO, ou seja uma peça escrita e destinada a ser representada por actores.

12 Q u e é o T e x t o D r a m á t i c o ? Tem como finalidade ser representado As falas, ou actos de enunciação ocorrem directamente sem narrador Apresenta personagens (locutores) que interagem com outras (interlocutores) na presença do público, aqui (ouvintes / leitores) Refere-se normalmente a um curto espaço de tempo na vida destas – predominam elementos deíticos: eu, tu, aqui, agora, isto, assim, indicando que a acção decorre em directo Tem pouca variedade de espaços e um espaço/tempo limitado Apresenta um universo de referência na base da intriga que ao evoluir cria a acção É escrito por um Dramaturgo

13 E s t r u t u r a I n t e r n a d o T E X T O D R A M Á T I C O
Situação inicial Conflito Desenlace . apresentação das personagens e da intriga bem como de todos os antecedentes, através de coordenadas enunciativas: quem, onde, o quê, para quê... .o desenvolvimento da acção ou interacção discursiva com uma sequência de peripécias (actos locutórios, ilocutórios e pré- locutórios) até se chegar ao ponto culminante do conflito . O resultado final da interacção discursiva entre as forças oponentes e adjuvantes do conflito. O destino final de cada personagem

14 Estrutura externa do TEXTO DRAMÁTICO
A C T O * (grande divisão do texto dramático que decorre num mesmo espaço) C E N A (divisão do ACTO determinada pela saída ou entrada de personagens) * não confundir com acto de fala

15 Texto Teatral Designa o texto dramático no momento em que é representado por actores, no palco de um teatro, transformando-se assim em ESPECTÁCULO – é a COMUNICAÇÃO VERBAL ORAL O palco vem a ser o espaço de representação onde se encontra o cenário da peça Tragédias, comédias, farsas, autos e tragicomédias são exemplos de peças de teatro

16 A REPRESENTAÇÃO TEATRAL
P ú b l i c o A c t o r e s ACÇÕES PAPÉIS ACTUAÇÃO ouvir em silêncio principal, secundário ou figurante Desenvolta / tensa aplaudir ovacionar oponente, adjuvante, coadjuvante versátil /estática apupar cómico / trágico satírico /ridículo expressiva /inexpressiva vaiar grandíloquo adequada / inadequada

17 Comunicação verbal / Texto teatral
Em suma, a comunicação verbal (oral ou escrita) faz-se através de locutores e interlocutores, que estabelecem entre si relações expressivas, declarativas, directivas, compromissivas ou assertivas, e que produzem um discurso mais ou menos coerente, face a um dado universo de referência (aquilo de que se fala), num dado contexto situacional (o que une e separa os falantes). Ora, o teatro é exactamente o espelho fiel de todas as interacções possíveis entre dois ou mais falantes, as personagens. O texto dramático é comunicação verbal escrita. O texto teatral é a comunicação não verbal e verbal oral.

18 O ESPAÇO “TEATRO” PALCO CENÁRIO BASTIDORES CAMARINS PLATEIA
BOCA DE CENA CORTINA

19 F U N Ç Õ E S Actor / actriz Encenador Cenógrafo Aderecista
Figurinista Caracterizador Contra-regra Luminotécnico Sonoplasta Ponto

20 ORIGENS DO TEATRO A representação teatral tem origem remota em rituais e danças, mas é na Grécia antiga que assume o seu carácter literário. Era representado em honra de DIONÍSIO (Deus grego do vinho, da embriaguez, da colheita e da fertilidade). 

21 Ésquilo, Sófocles, Eurípides e Aristófanes.
O T E A T R O G R E G O Os teatros eram auditórios ao ar livre. O teatro era considerado parte da educação de um grego. Durante os festivais e representações, a vida parava em Atenas. Autores gregos: Ésquilo, Sófocles, Eurípides e Aristófanes.

22 G I L V I C E N T E (1465? ?) Quem é o Dramaturgo que é considerado o pai do Teatro Português – autor de autos e farsas, uma das quais estudamos no 9º ano? (Auto da Barca do Inferno – 1517)

23 A l m e i d a G a r r e t t ( ) Um dos maiores vultos da cena literária portuguesa – representante do Romantismo, poeta, romancista, autor da divertida comédia de enganos que vamos agora estudar: Falar Verdade a Mentir

24 Análise do Universo de Referência da Peça Falar Verdade a Mentir - Leste a peça em casa e na aula. Vamos verificar os elementos que conseguiste reter. Assinala a opção correcta NA FOLHA QUE TE VAI SER DISTRIBUÍDA. .Tens 5 minutos. No final poderás consultar a peça e corrigir-te.

25 Qual será o universo de referência de Falar Verdade a Mentir?
o casamento em perigo? V ou F ? o próprio universo referencial? V ou F ? dificuldades de comunicação? V ou F? a incoerência dos próprios actos de enunciação? V ou F? a enunciação de realidades extra- textuais de origem duvidosa? V ou F? o conflito de duas famílias? V ou F?

26 Contexto Situacional da 1ª Cena (Esquema de análise válido para qualquer outra cena)
Quem fala A quem fala Circunstâncias extralinguísticas referidas Princípio de cooperação Saber compartilhado entre os falantes Deixis (identidade do eu, aqui, agora ) Força ilocutória: o objectivo comunicativo dos falantes Princípio da cortesia / Formas de tratamento Máximas conversacionais (qualidade, quantidade, relevância e modo do que se diz) Níveis de língua

27 Vamos analisar o contexto situacional de cada cena em grupos de trabalho
Consulta a grelha anexa, onde constam os instrumentos de análise, bem como as cenas que deverás trabalhar. Bom Trabalho!

28 Espero que tenhas percebido a relação entre a comunicação verbal e o texto dramático / teatral !
Material fornecido: Peça de Teatro - Ficha de Verificação - Ficha de análise - Ficha de orientações de trabalho


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