A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL

2 “Brasil”: Ilha de Vera Cruz e depois Terra de Santa Cruz.
Desprezo por três décadas em função dos lucros com as especiarias orientais. Países europeus: contestação ao Tratado de Tordesilhas. Justificativa: uti possidetis.

3

4 A EXTRAÇÃO DE PAU BRASIL.
Litoral: do R.J. ao RN. Monopólio da Coroa Portuguesa. Utilização: construção de móveis e navios e tingimento de tecidos. Implantação de feitorias (armazéns fortificados) Trabalho indígena por meio do escambo.

5

6 POR QUE A COLONIZAÇÃO? Conter as invasões estrangeiras. Povoar o litoral. Produzir algo rentável (açúcar). Falta de capitais da Coroa Portuguesa: entregou a iniciativa particular/pequena nobreza

7 Em 1532, Martim Afonso de Souza fundou a Vila de São Vicente (1º núcleo colonial)
Implantou o cultivo de cana-de-açúcar e construiu o primeiro engenho na colônia.

8 * Em 1534, o rei de Portugal dividiu o Brasil em CAPITANIAS HEREDITÁRIAS, que eram 15 faixas extensas de terras * Doação à pequena nobreza, burocratas e comerciantes, denominados capitães donatários.

9

10 CARTA DE DOAÇÃO: recebimento das Capitanias pelos donatários
* CARTA DE DOAÇÃO: recebimento das Capitanias pelos donatários. Não podiam doar nem vender a Capitania. FORAL: direitos dos donatários: doar sesmarias (grandes lotes de terra) aos colonos; escravizar índios; exercer a justiça e explorar as riquezas. Deveres: pagar impostos ao rei (um quinto de tudo que fosse explorado) e fundar vilas.

11 Duas capitanias prosperaram:
Pernambuco e São Vicente, em função da produção açucareira.

12 O ENGENHO AÇUCAREIRO (PLANTATION)
PRINCIPAIS INSTALAÇÕES: Casa grande: moradia do senhor e família Senzala Moenda, fornalha, casa de purgar Capela Canavial

13 SOCIEDADE AÇUCAREIRA Rural, patriarcal e hierarquizada
Senhor de engenho/ família/agregados Grupo intermediário (homens livres): feitores, mestre do açúcar, lavradores, mercadores, artesãos. Escravos negros: maioria da população

14

15 Quais foram os problemas enfrentados pelas Capitanias?
falta de capitais dos donatários. precário sistema de transportes e comunicação. constantes lutas contra os índios. inexistência de metais preciosos. desinteresse dos donatários (alguns nem tomaram posse de suas Capitanias).

16 Para auxiliar os donatários, limitar seus poderes e CENTRALIZAR A ADMINISTRAÇÃO, a Coroa Portuguesa criou, em 1548, o GOVERNO GERAL. A sede seria Salvador, na Bahia. A organização do governo geral foi definida por um Regimento, que dava plenos poderes ao governador geral Tomé de Souza foi o primeiro governador.

17 Regimento do governo geral:
definia as relações entre colonos e indígenas. regulamentava o estabelecimento das vilas e o desbravamento do interior. estabelecia leis para o comércio. autorizava o uso de armamentos para a defesa dos engenhos e da própria colônia.

18

19 Auxiliares do governador geral:
PROVEDOR-MOR: cuidava da fiscalização e cobrança dos impostos. OUVIDOR-MOR, administrava a justiça. CAPITÃO-MOR, organizava a defesa contra piratas, invasores e índios.

20 Foram criadas as CÂMARAS MUNICIPAIS, governadas pelos “homens bons”.
Voto restrito aos proprietários de terra e de escravos e outros com renda alta. Consolidou o clientelismo: troca de favores entre quem tem o poder e quem vota.

21

22 ESSA FORMA DE PODER LOCALIZADO FOI DENOMINADO MANDONISMO LOCAL.
A COLONIZAÇÃO CRIOU NOS COLONOS UMA ATITUDE DE AUTORITARISMO SOBRE A TERRA E AS PESSOAS. ESSA FORMA DE PODER LOCALIZADO FOI DENOMINADO MANDONISMO LOCAL.

23 DEFINIU A POLÍTICA FUNDIÁRIA EM NOSSO PAÍS, QUE ATÉ HOJE SE CARACTERIZA PELO PREDOMÍNIO DOS LATIFÚNDIOS E A CONCENTRAÇÃO DE TERRAS NAS MÃOS DE POUCAS FAMÍLIAS.


Carregar ppt "AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google