A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cintia Carla Niva e Makio Takeda Zoological Science 20: (2003)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cintia Carla Niva e Makio Takeda Zoological Science 20: (2003)"— Transcrição da apresentação:

1 Cintia Carla Niva e Makio Takeda Zoological Science 20:963-970 (2003)
Efeito do Fotoperíodo e Temperatura no desenvolvimento da Ninfa, no Polifenismo e na Reprodução em Halyomorpha halys Cintia Carla Niva e Makio Takeda Zoological Science 20: (2003)

2 Polifenismo O que é? ocorrência de fenótipos alternativos em uma espécie em resposta a influência de ambientes externo e interno. Polifenismo sazonal depende de fatores endócrinos, do fotoperíodo, da temperatura e das condições nutricionais.

3 Polifenismo É influenciado pelo ambiente, mas pode se manifestar diferentemente em várias espécies.

4 Diapausa O que é? estado de dormência, na qual o crescimento é interrompido, para evitar gastos metabólicos .

5 Halymorpha halys Triatomíneo que sofre diapausa durante o inverno.
Encontrado no Japão. A reprodução e a pigmentação corporal em adultos é influenciada pelo fotoperíodo e temperatura. Ninfas de 5º estágio que se desenvolvem em dias curtos são mais escuras.

6

7 Objetivo Investigar a influência do fotoperíodo (FP) e da temperatura (ºC) no padrão de coloração em ninfas de 5º estágio.

8 Resultados Efeito do FP e ºC na pigmentação das ninfas e adultos
Média W/P:

9 Resultados Ninfas criadas em dias curtos (LD11:13) a 20ºC apresentam menor média W/P em relação a ninfas criadas em dias longos (LD:16:8). Em dias curtos mais adultos entraram em diapausa do que em dias longos

10 Resultados O FP e ºC afetam a coloração em ninfas e a porcentagem de adultos em diapausa.

11 Resultados Ninfas de estágios iniciais criadas em dias curtos e baixas temperaturas apresentam alta probabilidade de entrarem em diapausa.

12 Resultados FP e ºC afetam o padrão de coloração em adultos.
Ninfas de 4 e 5 estágios criadas em dias curtos e dias longos resultam em adultos vermelhos ou marfins em proporções similares. Em ninfas criadas do 2º ao 5º estágio em dias curtos a proporção de adultos vermelhos gerados é menor.

13 Vermelho Vermelho claro marfim

14 Resultados Efeito do FD no tamanho corporal de ninfas de 5º estágio:
Dias curtos resultam na diminuição da cabeça, tórax e pronoto em relação a dias longos.

15 Resultados Efeito do FD na duração do desenvolvimento das ninfas
Ninfas de desenvolvem mais rapidamente em dias curtos do que em dias longos  resposta do tipo dia curto (short day response).

16 Resultados Efeito do FP no desenvolvimento das gônadas e do conteúdo de gordura Adultos criados em dias longos podem se reproduzir. Adultos criados em dias curtos entram em diapausa reprodutiva.

17

18 Resultados O conteúdo de gordura foi maior em insetos criados em dias curtos.

19 Discussão A pigmentação, tamanho corporal, taxa de desenvolvimento e acumulação de lipídeos na ninfa de H. halys estão sob controle do FD. FD e ºC afetam o polifenismo sazonal e a diapausa em outras espécies de insetos:

20 Discussão Euschistus tritigmus: FD influencia o formato corporal e a coloração. Ninfas de Plautia stali e adultos de R. chavatus ficam escuros quando criados em dias curtos. Em R. chavatus a coloração do metatórax dorsal é influenciada pelo FD e a parte ventral pela ºC.

21 Discussão Este estudo não foi capaz de determinar qual é o estágio de ninfa mais importante na determinação do padrão de coloração. O FD durante os 4 e 5º estágios de ninfa é crucial na determinação do status reprodutivo dos adultos.

22 Discussão Ninfas de H. halys apresenta resposta ao FD tipo dia curto.
Dias longos evitam a emergência do adulto e não há oviposição no início do inverno. Adultos de H. halys apresentam resposta ao FD tipo dia longo para a reprodução  dias curtos (outono) inibem a atividade reprodutiva no outono e inverno.

23


Carregar ppt "Cintia Carla Niva e Makio Takeda Zoological Science 20: (2003)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google