A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CULTURA E PATRIMÔNIO CULTURAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CULTURA E PATRIMÔNIO CULTURAL"— Transcrição da apresentação:

1 CULTURA E PATRIMÔNIO CULTURAL
O que é bem cultural? Em seu sentido amplo, compreende todo testemunho do homem e seu meio, apreciado em si mesmo, sem estabelecer limitações derivadas de sua propriedade, uso, antigüidade ou valor econômico.

2 Divisão dos bens culturais
Os bens culturais podem ser divididos em três categorias: - bens naturais - bens materiais e - bens imateriais. 

3 O que é patrimônio cultural?
Patrimônio cultural é a soma dos bens culturais de um povo, que são portadores de valores que podem ser legados a gerações futuras. É o que lhe confere identidade e orientação.

4 O patrimônio cultural se apresenta sob diversas formas:
Os bens imateriais, compreendem toda a produção cultural de um povo, desde sua expressão musical, até sua memória oral. Os bens materiais se dividem em dois grupos básicos: bens móveis - são a produção pictórica, escultórica, material ritual, mobiliário e objetos utilitários. bens imóveis - não se restringem ao edifício isoladamente, mas compreendem, também, seu entorno, garantindo sua visibilidade e fruição.

5 No que consiste o valor cultural de um bem?
Reside em sua capacidade de estimular a memória das pessoas historicamente vinculadas à comunidade, contribuindo para garantir sua identidade cultural e melhorar sua qualidade de vida.

6 Por que preservar o patrimônio cultural?
A principal razão é a melhoria da qualidade de vida da comunidade, que implica em seu bem estar material e espiritual e na garantia do exercício da memória e da cidadania. A preservação garante a continuidade das manifestações culturais.

7 Como preservar o patrimônio cultural?
Para preservar o patrimônio cultural é necessário, inicialmente, conhecê-lo através de inventários e pesquisas realizadas pelos órgãos de preservação, em conjunto com as comunidades. O passo seguinte é a utilização dos meios de comunicação e do ensino formal e informal para a educação e informação das comunidades, para desenvolver o sentimento de valorização dos bens culturais e a reflexão sobre as dificuldades de sua preservação. 

8 *Como proteger o patrimônio cultural:
São diversas as formas de proteção do patrimônio cultural, desde o inventário e cadastro até o tombamento, passando pelo estabelecimento de normas urbanísticas adequadas, consolidadas nos planos diretores e leis municipais de uso do solo e, até, por uma política tributária incentivadora da preservação da memória Fim...

9 VI – 9º ANO (simulação) 1. Cite exemplos de:
- um bem cultural natural; - um bem cultural material móvel; - um bem cultural imaterial; - um patrimônio cultural da humanidade. 2. Cite um espetáculo cultural do Brasil e destaque neste bem ou patrimônio cultural: - um traço cultural; - o complexo cultural; - a área cultural onde está localizado. 3. Cite uma subcultura e dê duas características que identifique este grupo que você citou.

10 Crescimento do Patrimônio Cultural
# Não se rompe totalmente com o passado; # Progresso: soma de valores; # O enriquecimento cultural: - a invenção: é a combinação de traços já existentes dando como resultado um traço novo. - a difusão: a expansão da cultura (jornais, revistas, televisão, cinema, rádio, internet, viagens, etc).

11 Socialização e controle social
Sociabilidade X Socialização Sociabilidade: tendência natural. Socialização: introjetar os padrões culturais O controle social: é o maior instrumento de socialização. Olhar de reprovação, chacotas, normas, leis, etc. O controle social: a família, a igreja, a escola e o Estado. Tipos de controle social: difuso ou institucionalizado.

12 VI – 9ºANO (simulação) Cite a relação entre o bem e a identidade cultural. Estabeleça a diferença entre a socialização e a sociabilidade. Quais os tipos de controle social que você conhece?

13 VI – 9ºANO (simulação) Os bens culturais podem ser classificados em três categorias. Cite uma delas. Estabeleça a diferença entre a socialização e sociabilidade. Como se dá o enriquecimento cultural?


Carregar ppt "CULTURA E PATRIMÔNIO CULTURAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google