A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade Campo Real Engenharia de Produção Sociologia...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade Campo Real Engenharia de Produção Sociologia..."— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade Campo Real Engenharia de Produção Sociologia...
Da sociedade agrícola à virtual: a lição da eterna mudança Prof. Ms. luigi chiaro

2 Nada do que foi será de novo
do jeito que já foi um dia Tudo passa, tudo sempre passará A vida vem em ondas, como um mar Num indo e vindo infinito (Lulu Santos)

3 novos estilos de família, novos modos de trabalho, amar e viver;
Uma nova civilização está emergindo em nossas vidas [...] Essa nova civilização traz consigo: novos estilos de família, novos modos de trabalho, amar e viver; nova economia; novos conflitos políticos e, uma profunda alteração da consciência do homem. Fragmentos dessa nova civilização já existem hoje. Milhões de homens já estão ordenando sua vida pelos ritmos de amanhã. Outros, aterrorizados com o futuro, se desesperam e futilmente refugiam-se no passado, procurando restaurar aquele velho mundo que lhes dá segurança.

4 Novas (in)civilizações
Ser Ter Consumir Aparecer

5 A evolução tecnológica
Toffler, demonstra que a evolução da humanidade ocorre através da sucessão de ondas de civilização (revolução tecnológica), cada uma delas com características intrínsecas particulares, tais como: valores, tecnologias, relações geopolíticas, estilos de vida, modos de comunicação. São exatamente os períodos de crise, de grandes mudanças aparentemente não relacionadas, de deterioração e aparente colapso da humanidade, que indicam o nascimento de uma nova civilização, conflitante com a civilização em curso.

6 A evolução tecnológica
Três ondas podem ser caracterizadas na história da humanidade, Toffler se utiliza da metáfora de ondas sucessivas para denominar cada uma dessas civilizações:

7 A evolução tecnológica
1ª onda ou sociedade agrária: civilização agrícola: durou cerca de anos. Principal forma de capital: a terra. Necessidade de um mínimo de noção sobre o plantio e o ânimo corporal para trabalhar. Ambiente que pouco evoluía, pois as informações provinham de poucos espaços (família, igreja, escola). Na primeira onda a propriedade rural era mantenedora de empregos, caracterizada pelo domínio da agricultura.

8 A evolução tecnológica
2ª onda ou civilização industrial. Fábrica: geradora de recursos econômicos e financeiros e a fundamental produtora de empregos. Conhecimento: jornais, revistas, d rádio, televisão. Padronização (do produto) Especialização (um pensa, outro faz) Sincronização (ordem unida!) Concentração (poucas empresas) Maximização (mais é mais) Centralização (hierarquia)

9 A evolução tecnológica
3ª onda corresponde a “sociedade superindustrial” civilização que nasce nos anos 70 e que nos anos 90 está no seu auge. Conhecimento adota o valor do principal recurso econômico e a riqueza construída pela sociedade. Atualmente, a este conjunto de conhecimento e informações é anexado o valor aos produtos por elas produzidos mediante o aproveitamento da inteligência, e foi denominado Capital-Intelectual.

10 A evolução tecnológica
É a constituição de uma nova sociedade: onde a era da informática constitui um moderno estilo de vida precipitando a absorção de informação, transformando intensamente a estrutura do conhecimento e da realidade em que vivemos. Toffler ‘o analfabeto do séc. XXI não será aquele que não sabe ler nem escrever, mas aquele que não for capaz de aprender, desaprender e reaprender’.

11 Hoje: era da informação
década ‘90 marca o surgimento desta era. graças ao grande impacto provocado pelo desenvolvimento tecnológico e pela tecnologia da informação. Na era, o capital financeiro perde espaço para o capital intelectual. A nova riqueza passa a ser o conhecimento, o recurso mais valioso e importante.

12 A Influência da T.I 1 compressão do espaço.
A tecnologia da informação (TI) = junção do computador com os meios de comunicação - invade a vida das organizações e das pessoas provocando: 1 compressão do espaço. Empresas virtuais conectadas eletronicamente; escritório virtual ou não-territorial. Prédios e escritório eliminados ou redução; Compactação de arquivos eletrônicos acaba o papelório e móveis; Centros de processamento de dados (CPD) foram enxugados e descentralizados através de redes integradas de microcomputadores nas organizações; Miniaturização, a portabilidade e a virtualidade passaram a ser a nova dimensão espacial fornecida pela TI.

13 A Influência da T.I 2 compressão do tempo.
As comunicações tomaram-se móveis, flexíveis, rápidas e em tempo real (Instantaneidade: nova dimensão temporal); Informação em tempo real e on line permite a integração de vários processos diferentes nas organizações e passaram a ser a nova dimensão temporal fornecida pela TI. 3 - Permite a conectividade. Microcomputador portátil, multimídia, trabalho em grupo (workgroup), estações de trabalho (workstation), promovem o surgimento do teletrabalho em que as pessoas trabalham juntas, embora distantes fisicamente; Teleconferência e a telereunião permitem maior contato entre as pessoas sem necessidade de deslocamento físico ou viagens para reuniões ou contatos pessoais.

14 Internet é um sinal disso
A Influência da T.I Internet é um sinal disso Quanto mais poderosa a tecnologia, tanto mais informado e poderoso seu usuário, seja ele pessoa, organização ou um país. A informação toma-se a principal fonte de energia da organização e aponta os rumos a seguir. É a informação que leva ao conhecimento. Na idade da informação instantânea, as coisas mudam rápida e incessantemente.

15 A tecnologia nos projeta rumo
4º onda: bio... bio.. tecnologia; economia; política; ética; tudo... É a constituição de uma nova sociedade onde a era da informática constitui um moderno estilo de vida precipitando a absorção de informação, transformando intensamente a estrutura do conhecimento e da realidade em que vivemos.

16 Novos Desafios da Era da Informação

17 Conhecimento 2. Digitalização: 3. Virtualização:
A nova economia é do conhecimento e integra produtos e serviços: edifícios inteligentes, casas inteligentes, carros inteligentes, rodovias inteligentes, cartões inteligentes etc. 2. Digitalização: A nova economia é digital. Mídia, informação está em formato digital. A TI permite trabalhar uma quantidade incrível de informações comprimidas e transmitidas na velocidade da luz. A infoestrutura está substituindo a estrutura tradicional. 3. Virtualização: Com a transformação da informação de analógica para digital, as coisas físicas podem tomar-se virtuais: empresa, escritório, emprego, congresso, loja, etc.

18 5. Integração/redes interligadas:
4. Molecularização: A nova economia é molecular. A antiga corporação está sendo desagregada e substituída por moléculas dinâmicas e grupos de indivíduos e entidades que foram a base da atividade econômica. 5. Integração/redes interligadas: A nova economia é interligada em rede, integrando moléculas em grupos que são conectados a outros. As estruturas s são horizontalizadas e conectadas pela Net, para criar riqueza rompendo as fronteiras entre empresas, fornecedores, clientes e concorrentes. 6. Desintermediação: As funções de intermediário entre produtores e consumidores estão sendo eliminadas devido às redes digitais e ao comércio eletrônico. Como as informações são on-line e proprietários e compradores estão conectados entre si, os intermediários tornam-se dispensáveis.

19 7. Convergência: 8. Inovação: 9. Produ-consumo:
Na nova economia, setor econômico predominante não + automobilístico, mas nova mídia, nela convergem: indústrias de computação, comunicação e conteúdo baseado em computador e telecomunicações digitais. 8. Inovação: A nova economia é baseada em inovações. Tornar os produtos obsoletos é o lema das organizações. Os ciclos de vida dos produtos estão se tornando cada vez menores. 9. Produ-consumo: Na nova economia, distinção entre consumidores e produtores é pouco nítida. Na Net, todo consumidor torna-se produtor de mensagens, contribui para discussões, faz test-drives em carros ou visualiza o cérebro de um paciente no outro lado do mundo.

20 10. Imediatismo: 11. Globalização: 12. Discordância:
Economia baseada em bits: o imediatismo é o elemento propulsor da atividade e do sucesso comercial. A nova empresa é uma empresa em tempo real. O intercâmbio eletrônico de dados interliga sistemas de computadores entre fornecedores e clientes proporcionando concomitância de decisões e ações. 11. Globalização: A nova economia é global, mundial e planetária. Negócios e o conhecimento não conhecem fronteiras. 12. Discordância: Questões sociais sem precedentes estão começando a emergir, resultando em traumas e provocando conflitos que precisam ser ad­ministrados.

21 - equipes de alto desempenho e - novas dimensões das organizações.
A chegada da era da informação trouxe um novo contexto e uma avalanche de problemas para as organizações. Pegou a maior parte das organizações totalmente despreparadas para a nova realidade. Para se adaptar a esta realidade o mais rápido, as organizações buscaram meios, dentre os principais, podemos citar: - melhoria contínua, - qualidade total, - re-engenharia, - equipes de alto desempenho e - novas dimensões das organizações.

22 Surgem: Organização virtual Corporação virtual Produto virtual
Vitrine virtual Empresa virtual

23 IRREVERSIBILIDADE da Mudança
VELOCIDADE da Mudança

24 IRREVERSIBILIDADE da Mudança
Mudanças CÊNICAS (dança das cadeiras) IRREVERSIBILIDADE da Mudança VELOCIDADE da Mudança

25 IRREVERSIBILIDADE da Mudança
Mudanças CÊNICAS (dança das cadeiras) Mudanças SAZONAIS (estações do ano) IRREVERSIBILIDADE da Mudança VELOCIDADE da Mudança

26 IRREVERSIBILIDADE da Mudança
Mudanças ORGÂNICAS (envelhecimento) Mudanças CÊNICAS (dança das cadeiras) Mudanças SAZONAIS (estações do ano) IRREVERSIBILIDADE da Mudança VELOCIDADE da Mudança

27 IRREVERSIBILIDADE da Mudança
Mudanças ORGÂNICAS (envelhecimento) Mudanças DISRUPTIVAS (revolução! mutação!) Mudanças CÊNICAS (dança das cadeiras) Mudanças SAZONAIS (estações do ano) IRREVERSIBILIDADE da Mudança VELOCIDADE da Mudança

28 Para refletir A Administração Virtual já é uma prática que faz parte da nossa rotina: no trabalho, na escola em casa. A forte tendência das organizações em se tornarem cada vez mais virtuais pode trazer benefícios em grande escala para o mundo inteiro, mas até que ponto a virtualidade pode afetar nossas vidas? Essa é uma pergunta que só o tempo e as ações do homem poderão responder.

29 Responder As mudanças sempre são inevitáveis, mas sempre são positivas? Reflita e justifique sua resposta. A globalização se insere no eixo da 3ª onda, neste material apresentada como a era da Informação. Entre os 12 desafios da era da Informação, escolha um e debata os perigos que podem vir a ser gerados para o homem.


Carregar ppt "Faculdade Campo Real Engenharia de Produção Sociologia..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google