A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OBJETO DIRETO OBJETO INDIRETO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OBJETO DIRETO OBJETO INDIRETO"— Transcrição da apresentação:

1 OBJETO DIRETO OBJETO INDIRETO
COMPLEMENTOS VERBAIS OBJETO DIRETO OBJETO INDIRETO

2 COMPLEMENTOS VERBAIS Os complementos verbais completam o sentido dos verbos transitivos Estes complementos podem ligar-se ao verbo através de uma preposição ou sem o auxílio dela Quando há necessidade de preposição, o objeto é dito indireto quando ela não é necessária, o objeto é dito direto Alguns verbos podem aceitar ao mesmo tempo um objeto direto e outro indireto Em alguns casos, por questões de estilo, adiciona-se uma preposição ao objeto direto. Neste caso o objeto direto é dito preposicionado

3 OBJETO DIRETO Objeto direto é o termo da oração que completa o sentido de um verbo transitivo direto. O objeto direto liga-se ao verbo sem o auxílio de uma preposição. Indica o paciente, o alvo ou o elemento sobre o qual recai a ação.

4 EXEMPLO Vós admirais os companheiros. – Quem admira, admira algo. Admira o quê? Os companheiros. Este é o objeto direto. Nós amamos o cabelo da Juliana Goes. – Quem ama, ama alguém ou alguma coisa. Amamos o quê? A resposta é 'o cabelo da Juliana Goes', que é o objeto direto. Maria vendia doces. – Quem vende, vende algo. Maria vendia o quê? A resposta é 'doces', que é o objeto direto.

5 Objeto direto preposicionado
Ex: Vós tomais do vinho. -Esta construção se faz da contração de termos como: Vós tomais "parte" do vinho O objeto direto é obrigatoriamente preposicionado quando expresso: por pronome pessoal oblíquo tônico; pelo pronome relativo "quem", de antecedente claro; por pronome átono e substantivo coordenados.

6 Objeto indireto O objeto indireto é o termo da oração que completa o sentido de um verbo transitivo indireto, sendo, obrigatoriamente, precedido de preposição.

7 Exemplos Fernanda obedece aos pais. Quem obedece, obedece a alguém. Resposta: aos pais, Objeto Indireto. João respeita aos pais. Quem respeita, respeita a alguém. Resposta: aos pais, Objeto Indireto.


Carregar ppt "OBJETO DIRETO OBJETO INDIRETO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google