A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Allan Marcelo de C.Costa ISAE/FGV

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Allan Marcelo de C.Costa ISAE/FGV"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Allan Marcelo de C.Costa ISAE/FGV
Empreendedorismo Prof. Allan Marcelo de C.Costa ISAE/FGV ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

2 Expectativas... ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

3 Visão Geral do Curso 1. Visão da Cultura Empreendedora
2. Oportunidades de Negócios Empreendedorismo Idéias x Oportunidades PLANO DE NEGÓCIOS Construção de Cenários 4. A Construção de Cenários Futuros Criatividade e Inovação 3. A Nova Geração de Empreendedores ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

4 Programa Detalhado Visão da Cultura Empreendedora
Conceitos Porque estudar empreendedorismo? O processo empreendedor Empreendedorismo Corporativo Características do Comportamento Empreendedor Oportunidades de Negócios Idéias x Oportunidades Fatores de sucesso e armadilhas ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

5 Programa Detalhado A Nova Geração de Empreendedores
Criativo porque é Inovador ou Inovador porque é Criativo? Criatividade e o indivíduo Sucesso e inovação Transpondo Barreiras à Inovação Projeção de Cenários Futuros Porque construir cenários? O que são cenários? Como construir cenários? ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

6 Programa Detalhado Plano de Negócios O que é e para que serve
Porque escrever um PN Quem são os clientes de um PN Elementos e estrutura de um PN Construção do “piloto” do Plano de Negócios ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

7 Visão da Cultura Empreendedora
Conceitos ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

8 Empreendedorismo Palavra de origem francesa e quer dizer “aquele que assume riscos e começa algo novo”. O empreendedor é conhecido como aquele que cria novos negócios, mas pode também inovar dentro de empresas já constituídas Schumpeter Em outras palavras, é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados. ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

9 O que é empreendedorismo
Qualquer tentativa de criação de um novo negócio ou empreendimento, como, por exemplo, uma atividade autônoma, uma nova empresa ou a expansão de um empreendimento existente, por um indivíduo, grupos de indivíduos ou por empresas já estabelecidas ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

10 Visão da Cultura Empreendedora
Mas afinal, porque estudar empreendedorismo? ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

11 “Se as coisas parecem sob controle, você não está indo depressa o suficiente”
Mario Andretti ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

12 Tendências da “Nova Economia”
Profissionalização das administrações Conhecimento como um ativo Menor ciclo de vida dos produtos Obsolescência programada Operações em períodos 7x24 Incremento nas parcerias empresariais Horizontalização com foco no “core business” ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

13 A Economia Digital Características das Empresas
Empresas baseadas no Conhecimento, tendo a INOVAÇÃO e o FATOR TEMPO como únicos diferenciais (Ex: amazon.com, Cisco, Oracle, AOL/Time-Warner, Microsoft etc.) Baixa quantidade de ATIVOS TANGÍVEIS e alto grau de INTANGIBILIDADE, fundamentado no seu CAPITAL INTELECTUAL Ao invés de processarem matéria prima, PROCESSAM INFORMAÇÃO Cada vez mais, informação é a chave do processo. As empresas da nova economia que estão sendo bem sucedidas fazem uso inteligente da informação que dispõe sobre seus mercados e sobre seus clientes. E, diretamente relacionado a essa realidade está o fato de que cada vez mais, o grande capital das empresas está em ativos intangíveis e em sua sabedoria para aproveitar o capital intelectual, sobre o que comentaremos posteriormente. ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

14 E era do empreendedorismo
Em suma, o avanço tecnológico tem sido de tal ordem, que requer um número muito maior de empreendedores. ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

15 Visão da Cultura Empreendedora
O Processo Empreendedor ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

16 O processo empreendedor
Identificar e Desenvolver o Determinar e Captar Gerenciar a avaliar a Plano de Negócios os recursos empresa criada oportunidade 1. Sumário Executivo necessários estilo de gestão criação e abrangência recursos pessoais 2. O Conceito do Negócio fatores críticos de da oportunidade sucesso 3. Equipe de Gestão recursos de amigos valores percebidos e e parentes identificar problemas reais da oportunidade 4. Mercado e Competidores angels atuais e potenciais riscos e retornos da oportunidade 5. Marketing e Vendas governo implementar um sistema de controle capitalistas de risco oportunidade versus 6. Estrutura e Operação habilidades e metas profissionalizar a bancos pessoais 7. Análise Estratégica gestão incubadoras entrar em novos situação dos 8. Plano Financeiro mercados competidores Anexos ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

17 Visão da Cultura Empreendedora
Empreendedorismo Corporativo ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

18 Empreendedorismo corporativo
A atuação empreendedora torna-se valorizada dentro das grandes empresas O que importa é a capacidade de gerar valor O empreendedorismo, portanto, sai da esfera dos “inventores” e pequenos empresários e torna-se imprescindível para a obtenção de bons empregos e para o progresso na carreira de qualquer profissional ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

19 Modalidades de empreendedorismo corporativo
Corporate venturing Intrapreneurship - Joint Ventures Spin-offs Iniciativas de capital de risco Inovação Renovação estratégica - Novos projetos Novas estruturas Equipes de inovação - Unidades de negócios autônomas - Novos negócios ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

20 Modalidades de empreendedorismo corporativo
Corporate Venturing Criação de novo negócio a partir da organização Crescimento e spin off Associado com indivíduos empreendedores ou com oportunidades latentes Intrapreneurship É o empreendedorismo aplicado dentro da organização Criação de cultura e clima inovadores Gerentes agindo como se fossem “donos” Realocação dos recursos atuais e competências ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

21 Semelhanças entre o empreendedorismo corporativo e o de start-up
Ambos envolvem o reconhecimento, a avaliação e a exploração de uma oportunidade Ambos requerem um conceito único, com diferencial, que leve à criação de novos produtos, serviços, processos ou negócios Ambos dependem de um indivíduo empreendedor Ambos requerem que o empreendedor esteja apto agir de forma balanceada Ambos envolvem riscos Ambos requerem estratégias criativas ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

22 Diferenças entre o empreendedorismo corporativo e o de start-up
Empreendedorismo de start-up Empreendedorismo corporativo Criação de riqueza Construir/melhorar a imagem da marca Busca investimento junto a capitalistas de risco Busca recursos internos ou realoca os existentes Cria estratégias e culturas organizacionais Deve trabalhar dentro de uma cultura existente e a oportunidade deve estar coerente com a estratégia da organização Sem regras Regras claras Horizonte de curto prazo Horizonte de médio/longo prazos Passos rápidos (caos controlado) Burocracia ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

23 Mecanismos organizacionais que os líderes podem utilizar para estimular um ambiente empreendedor
A empresa deve ter uma visão empreendedora claramente definida e reforçada constantemente Deve haver um sistema de recompensas e reconhecimento aos funcionários, incluindo participação nos resultados e stock options Incentivar a melhoria de performance, assumindo riscos calculados, sem penalidades ou punições por falhas Possibilitar altos níveis de empowerment Possibilitar acesso irrestrito à informação ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

24 Visão da Cultura Empreendedora
Características do Comportamento Empreendedor ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

25 Todos somos empreendedores
É preciso compreender o processo empreendedor e constatar que a capacidade empreendedora está presente em todos “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, é um hábito, e não um incidente.” Aristóteles ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

26 Ou ainda... “Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado.” José Carlos Assis Dornelas ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

27 Características do empreendedor
O empreendedor tem um “modelo Tem iniciativa, autonomia, autoconfiança, otimismo, necessidade de realização Tem perseverança e tenacidade O fracasso é considerado um resultado como outro qualquer Tem grande energia Sabe fixar metas e alcançá-las. Luta contra padrões impostos. Diferencia-se. Tem forte intuição Tem sempre alto comprometimento. Crê no que faz ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

28 Características do empreendedor
Sabe buscar, utilizar e controlar recursos É um sonhador realista É líder É orientado para resultados e para o longo prazo Usa intensivamente sua “redes de relações” Conhece muito bem o ramo em que atua Cultiva a imaginação e aprende a definir visões Traduz seus pensamentos em ações Define o que deve aprender para realizar suas visões Cria um método próprio de aprendizagem Não é um aventureiro. Assume riscos moderados ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

29 Características dos Comportamentos Empreendedores
Conjunto da Realização Conjunto de Planejamento Conjunto de Poder ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

30 CCE – Conjunto da Realização
Busca de Oportunidade e Iniciativa Faz as coisas antes de solicitado Age com foco em expansão e aproveita oportunidades fora do comum Persistência “Ignora” obstáculos, insistindo ou alternando estratégias Assume responsabilidade pessoal Comprometimento Sacrifica-se e age empaticamente na prática Esmera-se em manter os clientes satisfeitos Exigência de qualidade e eficiência Faz melhor, mais rápido e mais barato e excede padrões de excelência Correr riscos calculados Avalia alternativas e calcula riscos deliberadamente Coloca-se em situações que implicam desafios ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

31 CCE – Conjunto de Planejamento
Estabelecimento de Metas Estabelece metas/objetivos desafiantes e que têm significado pessoal Tem visão de longo prazo, clara e específica Estabelece objetivos de curto prazo mensuráveis Busca de Informações Dedica-se pessoalmente a garimpar informações Investiga pessoalmente novos produtos e serviços Faz uso de especialistas Planejamento e Monitoramento Sistemáticos Planeja dividindo tarefas grandes em subtarefas com prazos definidos Revisa os planos de forma deliberada e realista Decide com base em dados e fatos ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

32 CCE – Conjunto de Poder Persuasão e Rede de Contatos
Utiliza estratégias deliberadas para incluenciar ou persuadir os outros Utiliza pessoas-chave como agentes para atingir seus objetivos Age para desenvolver e manter relações comerciais Independência e Autoconfiança Busca autonomia em relação a normas e controles de outros Mantém seu ponto de vista Expressa confiança na própria capacidade ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

33 Oportunidades de Negócios
Idéias x Oportunidades ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

34 “O que conta não é ser o primeiro a pensar e ter uma idéia revolucionária, mas sim o primeiro a identificar uma necessidade de mercado e saber como atendê-la, antes que outros o façam. Uma idéia isolada não tem valor se não for transformada em algo viável de implementar, visando atender a um público-alvo que faz parte de um nicho de mercado mal explorado. Isso é detectar uma oportunidade.” ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

35 Idéia x Oportunidade Idéias são gerais e abstratas
Oportunidades são específicas e voltadas à sua aplicação prática Necessidades, problemas e tendências podem originar oportunidades de negócios Idéias podem evoluir para oportunidades, se complementadas com informações adequadas e ocorrerem no timing apropriado Inovações são normalmente consideradas idéias sem sentido até que sejam estudadas em detalhes ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

36 Idéia x Oportunidade Não saber distinguir entre uma idéia e uma oportunidade é uma das grandes causas de insucesso Idéias podemos tê-las aos montes, o difícil é descobrir a oportunidade Identificar e agarrar uma OPORTUNIDADE é a grande virtude do empreendedor de sucesso ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

37 Idéia x Oportunidade Idéia Oportunidade
Henry Ford imagina a produção em massa como forma de massificar a produção e baratear custos e torna o automóvel um bem “popular” Oportunidade Alfred Sloan percebe que as pessoas queriam mais do que “carros pretos” e torna a GM a maior empresa do mundo ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

38 Idéia x oportunidade Idéia Oportunidade
Em 1959 a Honda chega aos EUA para vender motocicletas de grande porte Oportunidade Os clientes se encatam com as pequenas Supercub que eram utilizadas pelos gerentes da própria Honda e a empresa modifica radicalmente sua estratégia e posicionamento ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

39 Fontes de idéias Negócios existentes, franquias, patentes
Empregos anteriores, contatos profissionais Imitação ou adaptação de idéias vistas em outros lugares Experiência ou necessidade enquanto consumidor de algum produto/serviço Problemas enfrentados na aquisição de algo ou no relacionamento com alguma empresa já existente Mudanças demográficas e sociais; observação do dia-a-dia à sua volta Feiras, exposições e viagens ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

40 De tendência para oportunidade segundo Naisbitt
Isolamento Social Telefonia, Internet, comércio eletrônico, produtos de segurança Personalização Produtos sob encomenda (móveis, roupas, etc.) ou passíveis de passarem pelo “toque pessoal” Busca das origens Produtos à moda antiga, doces caseiros, restaurantes de comida regional, móveis antigos Mudanças na estrutura da família Serviços doméstico especializados, transporte escolar, escolas período integral, alimentos congelados, lazer em horários alternativos Envelhecimento populacional Roteiros turísticos especializados, serviços médicos em domicílio, medicina preventiva, residências menores, instalações adaptadas ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

41 Oportunidades de Negócios
Fatores de Sucesso e Armadilhas ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

42 Fatores de sucesso segundo o próprio empreendedor
Faça o que lhe dá energia. Divirta-se. Diga, “posso fazer”, ao invés de “não posso” ou “talvez” Tenacidade e criatividade são fundamentais Faça coisas de forma diferente Não assuma riscos desnecessários, mas assuma um risco calculado se a oportunidade vale a pena Os negócios fracassam; os empreendedores de sucesso aprendem Faça da oportunidade e dos resultados uma obsessão Fazer dinheiro pode ser mais divertido do que parece Uma equipe constrói um negócio; um só indivíduo ganha a vida Tenha orgulho das suas realizações. Isso é contagiante ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

43 Maiores armadilhas no gerenciamento de pequenas empresas
Incompetência gerencial 45% Expertise desbalanceada 20% Inexperiência em gerenciamento 18% Inexperiência no ramo 9% Negligência nos negócios 3% Fraudes 2% Desastres 1% ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

44 A Nova Geração de Empreendedores
Inovador porque é Criativo ou Criativo porque é Inovador? ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

45 Defina Inovação Defina Criatividade
ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

46 A Nova Geração de Empreendedores
Criatividade e o Indivíduo ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

47 A Essência da Inovação Provém de Sócrates...
“Conhece-te a ti mesmo” ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

48 Um teste não-científico (mas rápido...) para auto-conhecimento
Seu Estilo Criativo Um teste não-científico (mas rápido...) para auto-conhecimento ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

49 Estilo Inovativo – Parte 1
Por favor, responda as 10 questões a seguir a respeito de seus hábitos no trabalho ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

50 1. Quando trabalho numa tarefa, eu tendo a...
A) Fazer toda a tarefa com um nível consistente de trabalho R) Alternar momentos de maior e menor energia em determinados momentos 2. Se há um problema, eu usualmente... R) Sou um dos que apresenta muitas soluções, algumas não convencionais A) Apresento uma ou duas soluções consistentes que serão normalmente aceitas pelas pessoas ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

51 3. Quando mantenho registros, eu tendo a...
A) Ser muito cuidadoso com a documentação dos projetos R) Ser um pouco desleixado, deixando a documentação para depois 4. Em reuniões, geralmente sou visto como... A) Alguém que mantém o grupo funcionando bem e em ordem R) Uma pessoa que desafia idéias e a autoridade ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

52 5. Meu estilo de pensamento poderia ser
mais apropriadamente descrito como... A) Pensamento linear, indo de A para B para C R) Um gafanhoto, pulando de uma idéia para outra 6. Se tenho que liderar um projeto ou grupo... R) Eu parto de uma idéia geral e deixo as pessoas descobrir como fazer as tarefas A) Eu tento estabelecer objetivos, cronogramas e resultados esperados ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

53 7. Se existem regras a serem seguidas, eu... A) Geralmente as sigo
R) Tendo a questionar se tais regras são aplicáveis ou não 8. Eu gosto de estar próximo a pessoas... A) Inteligentes, estáveis e sólidas R) Espertas, estimulantes e que mudam freqüentemente ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

54 9. No meu escritório ou em casa, minhas coisas estão...
R) Aqui e ali, em várias pilhas A) Guardadas sistematicamente, ou pelo menos, em uma ordem razoável 10. Eu geralmente entendo que a forma como as pessoas fizeram as coisas no passado... A) Deve ter seu mérito reconhecido e provêm de sabedoria acumulada R) Pode sempre ser melhorada ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

55 Pontuação Conte o número de A’s e R’s Se R é maior, você é um “tipo R”
Se A é maior, você é um “tipo A” Agora, subtraia R de A Escreva o valor absoluto (sem se preocupar com sinal positivo ou negativo) ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

56 Definição do Estilo Tipo R com score de 8-10: R forte
Tipo R com score 5-7: R médio Tipo R com score 2-4: R moderado Score 1: R/A equilibrado Tipo A com score 2-4: A moderado Tipo A com score 5-7: A médio Tipo A com score de 8-10: A forte ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

57 Estilos Revelados Tipo Radical Tipo Adaptativo Menos disciplinado
Manipula problemas Trabalha em ciclos de “explosão” Assume o controle Desafia regras Busca inovação radical Tipo Adaptativo Privilegia a precisão Resolve problemas Trabalha de maneira estável e constante Age como autoridade Age dentro das regras Busca implementação ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

58 A Nova Geração de Empreendedores
Sucesso x Inovação ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

59 Porque boas inovações falham?
Porque alguém falhou em nos convencer porque deveríamos mudar Nossos hábitos Nossas percepções Nossas rotinas Nossas estruturas sociais Nossas organizações Nossa base de conhecimento Nosso comportamento Nossas mentes Nosso modo de vida ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

60 Complete a Sequência Abaixo
EF A BCD G ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

61 É preciso pensar fora do quadrado!!!!!!
ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

62 Complete a Sequência Abaixo
EF HI KLMN BCD G J OPQRS... ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

63 Usos para um Lápis Relacione numa folha de papel todos os possíveis e imagináveis usos para um LÁPIS Tempo: 10 minutos ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

64 Um Convite à Reflexão Quantas idéias você teve?
Qual foi sua estratégia? Suas idéias foram criativas? Porque sua lista não foi mais longa? Quais as maiores barreias? Tempo? Compartilhar suas idéias em público? Incerteza sobre que rumo seguir? O efeito da “página em branco”? Falta de concentração? Passaram pela sua cabeça coisas que os outros também pensaram, mas que você não teve coragem de escrever? ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

65 A Habilidade de Pensar Diferente
ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

66 “Tudo o que poderia ser inventado já foi inventado”
Charles Duell diretor do escritório norte-americano de patentes, 1899 ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

67 Pessoas Criativas Interesses amplos Atração pela complexidade Intuição
Tolerância à ambiguidade Auto-confiança Persistência Abertura à percepções ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

68 Pessoas Inovadoras são...
Perceptivas Curiosas Receptivas Atentas Flexíveis Originais Têm a menta aberta Persistentes Expressivas Relaxadas e bem-humoradas Articuladas ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

69 O Problema dos Pontos Desenhe não mais do que quatro linhas retas (sem tirar o lápis do papel) de modo que todos os pontos sejam cruzados por pelo menos uma linha ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

70 ISAE/FGV - Empreendedorismo
© Allan Costa (2005)

71 ISAE/FGV - Empreendedorismo
© Allan Costa (2005)

72 Intuição e o acaso... O que é a intuição? E quanto ao acaso?
Não é um talento misterioso É o subproduto direto do treinamento e da experiência que foram estocados como conhecimento Criatividade e intuição é algo reservado aos especialistas, não aos amadores... E quanto ao acaso? Ocorre quando ao domínio de determinado assunto e à experiência acumulada, somam-se sensibilidade e olhos abertos para ocorrências fora do planejado ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

73 A Inovação “por acaso” a serviço do empreendedorismo
O Post-it O velcro Em 1965, Giuliana Benetton resolveu tricotar um suéter bem colorido. Mais de 30 anos depois, ela e seus três irmãos possuem 7 mil lojas de varejo em 120 países. Para vender suéteres coloridos... ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

74 A Nova Geração de Empreendedores
Transpondo Barreiras à Inovação ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

75 Previsões ???????? "Quando a Exposição de Paris fechar, ninguém mais vai ouvir falar em luz elétrica." Erasmus Wilson, professor da Universidade de Oxford, 1800 "O meu invento pode ser explorado como uma curiosidade científica por algum tempo mas não tem futuro comercial." Auguste Lumière, inventor do cinema, 1895 "A televisão não vai ficar no mercado mais de 6 meses. As pessoas vão se cansar de olhar para uma caixa todas as noites." Darryl F. Zanuck, presidente da 20th Century Fox, 1946 "Eu penso que há um mercado mundial só para 5 computadores." Presidente da IBM ,Thomas Watson, 1947 "Não há nenhuma razão para alguém ter um computador em casa." Kenneth Olsen, presidente fundador da Digital Equipment, 1977 "Não gostamos do seu som. As guitarras elétricas não estarão na moda." Companhia de Gravação Decca, 1962, recusando os Beatles ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

76 O Paradoxo da Inovação As pessoas querem inovar
Os grupos querem inovar As empresas querem inovar O mundo quer inovar Mas ninguém quer MUDAR!!!! ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

77 Barreiras à Inovação Bloqueios Emocionais Medo de cometer um engano
Falta de predisposição para tolerar a ambiguidade “Falta de apetite pelo Caos” Preferência por julgar idéias, ao invés de gerar idéias Inabilidade para incubar idéias Falta de desafio ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

78 Barreiras à Inovação Bloqueios Culturais
Indisposição para quebrar tabus Reprovação à “fantasia” Desaprovação às “brincadeiras infantis” Preferência por tradição ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

79 Mas afinal, como ser inovador e criativo?
ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

80 Ferramentas para Novas Idéias
Imagine novos usos Adapte Modifique Amplie ou reduza Substitua Rearranje Combine Reverta Férias temáticas Assinatura de revistas Internet Curiosidade Networking Pessoas inteligentes Idéias inteligentes ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

81 A criatividade é um estado de espírito
ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

82 Expandindo sua Criatividade
Passo 1: conscientize-se de que VOCÊ TEM CRIATIVIDADE Passo 2: permita-se sonhar Passo 3: conheça-se e reconheça seus pontos fortes e fracos Passo 4: saiba dosar sua energia na solução dos problemas Passo 5: abra a mente ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

83 Seja Criativo e Inovador
Pense fora dos padrões – rompa as amarras... Não tenha receio de expressar suas idéias Leia, leia muito, leia mais Saiba que uma idéia reprovada pode levá-lo a uma nova idéia ou possibilidade Relaxe – desligue o piloto automático Expanda seus horizontes e interesses Não seja um workaholic Ouça sua intuição Invista tempo em você Administre seu stress Volte à infância... ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

84 Para Refletir... ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

85 “Líderes devem ter a coragem de apostar em suas pessoas”
ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

86 “Empresas vencedoras e verdadeiramente empreendedoras criarão experiências únicas para seus clientes” ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

87 “O maior desafio é mudar a cultura tradicional”
ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

88 “A coisa mais difícil não é aprender; é desaprender”
ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

89 “Por si mesma, a ordem inevitavelmente se transforma em caos”
Princípio físico da Entropia, ou Segunda Lei da Termodinâmica ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

90 “Não há nada constante, exceto a mudança“
Heráclito, filósofo grego, 600 AC ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

91 “A longo prazo, estaremos todos mortos...“
John Maynard Keynes ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

92 Projeção de Cenários Futuros
Porque Construir Cenários? Para antecipar o futuro!!!!! ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

93 Projeção de Cenários Futuros
O Que São Cenários? ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

94 O que são cenários? Cenários são estórias construídas sobre o futuro
Uma coletânea de circunstâncias e eventos Não são bons nem ruins!!!! Devem contemplar Dinâmica Social Aspectos Econômicos Aspectos Tecnológicos Aspectos Políticos ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

95 O que são cenários? Cenários Projeções/Previsões
Aceleram o aprendizado inter-funcional Criam entendimento compartilhado Reduzem riscos Melhoram posicionamento competitivo Antecipa riscos e oportunidades Amplia a visão da equipe Não são válidas em ambientes voláteis Indicam o futuro exclusivamente com base em performance passada Não considera variáveis desconhecidas Histórico de equívocos em vários setores Não permite pensamento lateral ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

96 Projeção de Cenários Futuros
Como Construir Cenários ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

97 Passos para a Construção de Cenários
Identifique o foco da questão ou decisão PASSO 2 Identifique os fatores-chave no ambiente local PASSO 3 Identifique as forças-motrizes (driving forces) PASSO 4 Priorize os fatores-chave e forças-motrizes por importância e grau de incerteza PASSO 5 Selecione a “lógica do cenário” PASSO 6 Dê vida aos cenários PASSO 7 Identifique as implicações PASSO 8 Selecione indicadores e pontos de sinalização ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

98 Construindo Cenários Passo 1 – Foco Passo 2 – Fatores-chave
Investimento em carcinicultura através da construção de fazenda para criação de camarões Passo 2 – Fatores-chave Conhecimento técnico sobre carcinicultura Disponibilidade de recursos Composição societária Localização geográfica Passo 3 – Forças Motrizes Disponibilidade de insumos Subsídios nos mercados americanos e asiático Legislação relacionada à exportação de camarão Regulamentações ambientais ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

99 Construindo Cenários Passo 4 – Priorização Passo 5 – Lógica do Cenário
Fatores-Chave Forças Motrizes 1 Localização Geográfica 2 Regulamentação ambiental 4 Conhecimento técnico Subsídios 3 Disponibilidade de recursos Legislação Composição societária Situação econômica Localização Geográfica Favorável Desfavorável Conhecimento Técnico Disponível Indisponível Regulamentação Ambiental Disponibilidade de Insumos ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

100 Construindo Cenários Passo 6 – Dando Vida aos Cenários
“A economia nos cenários interno e externo apresentou crescente estabilidade a partir da eleição de John Kerry. A política de incentivos democrata foi revista, reduzindo os subsídios aos produtores americanos de camarão. As regulamentações ambientais aplicáveis à costa e às áreas de mangue do Brasil tornaram-se mais flexíveis para a atividade de carcinicultura devido à política de geração de empregos em zonas de baixo IDH do governo Lula. ...” Passo 7 - Implicações Qual a implicação da decisão e estratégia em cada um dos cenários possíveis? ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

101 Construindo Cenários Passo 8 – Indicadores e Sinalizadores
Imposto de importação de camarão no mercado americano e asiático Sinalizador: x% no mercado americano e y%, em média, no asiático Área de mangue ocupada por fazendas de camarão na costa catarinense versus padrões internacionalmente aceitos para ocupação racional deste tipo de área ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

102 Considerações Adicionais
O “risco dos três cenários” Evite associar probabilidades para diferentes cenários A importância da mente aberta Bons cenários são: Plausíveis e surpreendentes Têm força e quebram estereótipos Tomados como propriedade por seus idealizadores ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

103 Plano de Negócios ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

104 O que é o Plano de Negócios?
Uma forma de pensar sobre o futuro do negócio Aonde ir, como ir mais rapidamente, como reduzir incertezas e riscos Descreve um negócio Motivos da existência da oportunidade, como agarrá-la, como buscar e gerenciar os recursos para aproveitá-la É mais um processo do que um produto. É dinâmico, vivo e deve ser sempre atualizado É um instrumento de negociação interna e externa e para obtenção de recursos ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

105 Expandindo o conceito... Processo sistematizado de coleta, análise e transcrição de dados que organiza o raciocínio e facilita o ordenamento das idéias Documento que descreve uma idéia ou um projeto de negócio, juntamente com os aspectos que o fundamentam e os passos para sua implantação Implica em compromisso por parte do empreendedor, pesquisa e dedicação ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

106 Por que escrever um Plano de Negócios?
Para entender e estabelecer diretrizes para o seu negócio Para gerenciar de maneira mais eficaz a empresa e tomar decisões acertadas Para monitorar o dia-a-dia da empresa Para conseguir FINANCIAMENTOS e recursos DADOS & FATOS: O Plano de Negócios aumenta em 60% a probabilidade de sucesso dos negócios. (Fonte: Harvard Business School) ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

107 Aspectos Chave do Plano de Negócios
O Plano de Negócios deve focar principalmente três questões: Em que negócio você está? O quê você (realmente) vende? Qual é o seu mercado alvo? ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

108 Sequencia para elaboração de um plano de negócios
ESCOLHA DA IDÉIA OU RAMO DE ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO MERCADO (consumidores, fornecedores, concorrentes, localização) RECURSOS FINANCEIROS DISPONÍVEIS (próprios ou de terceiros) DEFINIÇÃO DO TAMANHO (capacidade de produção ou operação, regime de funcionamento, especificação dos produtos/serviços) AVALIAÇÃO TÉCNICA-OPERACIONAL ( tecnologia e sistema de operação, arranjo físico, investimento em equipamentos e instalações, recursos humanos) AVALIAÇÃO FINANCEIRA (receitas, custos, lucro, capital de giro, origem e aplicação de recursos, fluxo de caixa, ponto de equilíbrio, rentabilidade, retorno sobre o investimento, conclusões e recomendações de ajuste) ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

109 Plano de Negócios Estrutura do Plano ISAE/FGV - Empreendedorismo
© Allan Costa (2005)

110 Elementos do plano de negócios
Descrição do negócio Definição do mercado de atuação Produtos e/ou serviços Aspectos técnicos (operacionais) Aspectos legais e tributários Projeções financeiras Fontes de financiamento Aspectos do gerenciamento do negócio Estratégia competitiva do negócio Conclusão (viabilidade ou não) ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

111 O que contém o Plano de Negócios de uma empresa?
1 – Capa 2 – Sumário 3 – Sumário Executivo 4 – Produtos e Serviços 5 – O Mercado 6 – Capacidade Empresarial 7 – Estratégia de Negócio 8 – Plano de Marketing 9 – Planejamento e Desenvolvimento do Projeto 10 – Plano Financeiro 11 - Anexos ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

112 Plano de Negócios Capa ISAE/FGV - Empreendedorismo
© Allan Costa (2005)

113 1 - Capa Nome da empresa Endereço da empresa
Telefone da empresa, , site Logotipo, se a empresa tiver um Nomes, títulos, endereços e telefones do gerente e principais pessoas-chave da empresa Mês e Ano em que o plano foi feito Nome de quem fez o Plano de Negócios Número da cópia ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

114 Plano de Negócios Sumário ISAE/FGV - Empreendedorismo
© Allan Costa (2005)

115 2 - Sumário ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

116 Plano de Negócios Sumário Executivo ISAE/FGV - Empreendedorismo
© Allan Costa (2005)

117 3 - Sumário Executivo É a parte mais importante do Plano de Negócios
Deve ser feito por último! Deve responder às perguntas O quê? Como? Quanto? Onde? Quando? Por quê? ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

118 3 – Sumário Executivo Deve conter uma breve descrição do negócio e focalizar A oportunidade e a estratégia O mercado-alvo e as projeções As vantagens competitivas e a sustentabilidade Contribuição para os objetivos estratégicos da empresa A equipe proposta para o projeto/novo negócio Lucratividade e potencial de “colheita” ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

119 3 – Sumário Executivo O Sumário Executivo diz:
Quem você é Qual é sua estratégia/visão O que você está fazendo e o propósito de fazê-lo Qual é o seu mercado $$ você precisa e o que fará com ele Quais são suas vantagens competitivas O Sumário Executivo não é: Um simples resumo do Plano de Negócios Uma introdução Um prefácio Uma coletânea de highlights O Sumário Executivo é o Plano de Negócios em miniatura ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

120 Plano de Negócios Produtos e Serviços ISAE/FGV - Empreendedorismo
© Allan Costa (2005)

121 4 - Produtos e Serviços Características Diferencial Tecnológico
Pesquisa e desenvolvimento Olho no futuro... ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

122 4 - Produtos e Serviços Deve conter a apresentação dos produtos/serviços da empresa, a quem eles se destinam e porque você está capacitado a fornecê-los Mostre quais são os produtos a serem incluídos no seu portfolio à medida em que sua empresa crescer Quais são os benefícios e características de seu produto/serviço? ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

123 Características do Produto ou Serviço
Descreva as características e os benefícios que o cliente tem em se utilizar dos seus produtos e serviços; Explique porque os seus produtos/serviços se diferenciam dos da concorrência e porque os clientes escolheriam a sua empresa. O que tem de especial nos produtos/serviços de sua empresa? ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

124 Como sua empresa age em relação a estes tópicos?
1. Pesquisa e Desenvolvimento 2. Alianças Estratégicas 3. Tecnologia 4. Critérios de seleção de produtos 5. Produção e Distribuição 6. Serviços pós venda ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

125 Ciclo de vida do produto
Lançamento Crescimento Maturidade Declínio Volume de Vendas Tempo Ciclo de Vida do Produto 1. Introdução do Produto: custos elevados de promoção e fabricação; margens apertadas 2. Crescimento: aumento de demanda; melhoria na relação promoção/vendas 3. Maturação: estabilização das vendas; pressão por redução de preços. 4. Declínio: Desaparecimento do produto ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

126 Matriz BCG ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

127 Plano de Negócios Mercado ISAE/FGV - Empreendedorismo
© Allan Costa (2005)

128 5 - Mercado Clientes Concorrentes Fornecedores Participação no mercado
ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

129 5 - Mercado Análise do Setor Análise do mercado
Identificar as tendências do ambiente Descrever a indústria, histórico e projeções do mercado, as tendências, o perfil dos consumidores. Analisar os principais competidores e seus diferenciais em relação a eles Análise do mercado Qual o tamanho do mercado hoje e no futuro? Qual sua estrutura e segmentação? Quais as suas oportunidades e riscos? ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

130 Análise da Concorrência
Quem são seus concorrentes? De que maneira seu produto ou serviço pode ser comparado ao do concorrente? Como ele está organizado? A concorrência é líder ou seguidor no mercado? Ele pode reagir ao mercado mais rapidamente do que você? Sua equipe gerencial é eficiente? ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

131 Definição do segmento de mercado
Qual o perfil do comprador? O que ele está comprando atualmente? Por que ele está comprando? Quais fatores influenciam a compra? Quando, como e com que periodicidade é feita a compra? Onde ele se encontra? Como chegar até ele? ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

132 Segmentação de Mercado
ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

133 Capacidade Empresarial
Plano de Negócios Capacidade Empresarial ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

134 6 – Capacidade Empresarial
Definição da Empresa Visão e Missão Estrutura Organizacional Parceiros Empreendedores / Equipe Gerencial ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

135 6 – Capacidade Empresarial
Deve conter uma descrição dos aspectos gerais da empresa, um breve histórico e resultados recentes Enquadramento legal Localização e Infra-estrutura Manutenção de registros Seguro, Segurança e Garantias Parceiros estratégicos Terceiros ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

136 Declaração de Visão Estabelece uma imagem ou filosofia que guia a empresa em direção ao futuro. Mostra o que a empresa quer ser e fazer. Reflete suas mais profundas crenças e valores. ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

137 Algumas visões... “Mudar o mundo através da tecnologia” Apple Computer
“Nosso negócio é preservar e melhorar a vida humana. Todas as nossas açòes devem ser avaliadas com base em nosso sucesso em lograr esse objetivo” Merck, Inc “Garantir que nossos clientes sempre voltem em busca de boa comida, serviço atencioso e clima agradável” The Applewood Café ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

138 Declaração de Missão Deve refletir a razão de ser da empresa.
Deve responder às perguntas Quem sou? O que faço? Qual o meu propósito? Deve ser a base de todas as ações da empresa. Deve passar uma imagem tangível da empresa. As declarações de visão e missão integram a descrição da empresa e devem aparecer no PN após a introdução do negócio/histórico. ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

139 Algumas missões... “Nossa missão é oferecer a todos os cliente um meio de locomoção a pequenas distâncias par apessoas e cargas, com um grau de confiança superior aos produtos oferecidos por empresas semelhantes do mundo inteiro” Elevadores Otis “A missão da Cruz Vermelha é melhorar a qualidade de vida humana; aumentar a autoconfiança e a preocupação com os outros; e ajudar as pessoas a evitar emergências, preparar-se para elas e enfrentá-las” Cruz Vermelha Internacional ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

140 Plano de Negócios Estratégia de Negócio ISAE/FGV - Empreendedorismo
© Allan Costa (2005)

141 7 – Estratégia de Negócio
Ameaças e Oportunidades Pontos Fortes e Fracos Objetivos Estratégias ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

142 7 – Estratégia de Negócio
Declaração de Visão e Missão do Negócio Análise do Ambiente Externo (oportunidades e ameaças) Formulação de objetivos e metas Interno (forças e fraquezas) Implementação Feedback e Controle de estratégia Fonte: Kotler, 1999) ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

143 Análise do Ambiente Externo: Oportunidades e Ameaças
A empresa deve estar preparada para monitorar: forças macroambientais (demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, legais, sociais e culturais) atores microambientais importantes (consumidores, concorrentes, canais de distribuição, fornecedores) ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

144 Análise do Ambiente Interno: Forças e Fraquezas
Avaliar em função do desempenho e do grau de relevância para as várias áreas da empresa: Marketing Finanças Operações Organização ... ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

145 Análise da Situação Atual: SWOT strenghts, weaknesses, opportunities, threats
ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

146 Definindo Objetivos e Metas Plano de ação (cronograma)
Objetivos: são resultados abrangentes com os quais a empresa assume um compromisso definitivo. Metas: são declarações específicas que se relacionam diretamente a um determinado objetivo. Diferenças: objetivo relaciona-se com palavras (esboçando o quadro geral) e meta com números (complementando-o com os detalhes específicos) ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

147 Formulação da Estratégia
Michael Porter genericamente definiu: Liderança total em custos Diferenciação Foco Na prática pode-se definir: estratégia de ataque estratégia de defesa estratégia de desenvolvimento ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

148 Porter e o modelo das forças competitivas
Ameaça de Produtos Substitutos Rivalidade entre Competidores Poder de Barganha dos Fornecedores Poder de Barganha dos Clientes Barreiras de Entrada Fonte: Michael Porter ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

149 Plano de Negócios Plano de Marketing ISAE/FGV - Empreendedorismo
© Allan Costa (2005)

150 8 – Plano de Marketing Estratégia de vendas
Diferencial competitivo do produto Distribuição Política de preços Projeção de vendas Serviços pós-venda e garantias ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

151 8 - Plano de Marketing 4 Ps do Marketing
Produto (variedade, qualidade, design, características, embalagem, apresentação, tamanhos, serviços, garantias) Preço (tabelas, descontos, condições, prazos de pagamento, políticas de crédito e parcelamento) Ponto (canais de venda, cobertura, sortimento, localização, estoques, transporte, prazos de entrega) Promoção (promoção de venda, propaganda, força de vendas, relações públicas, marketing direto) 4 Cs do Cliente Cliente (necessidades e desejos) Custo final Conveniência Comunicação ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

152 Posicionamentos de Valor
Liderança em Produto Empresa que oferece o melhor produto. (Nike, Microsoft, J&J) Excelência Operacional Empresa que oferece o melhor custo total (McDonalds, FedEx) Intimidade com o Cliente Empresa que oferece a melhor solução total Seja bom em pelo menos um desses itens! ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

153 Posicionamentos de Valor mais Específicos
1- Ser o melhor em Qualidade 2- Ser o melhor em Desempenho 3- Mais confiável 4- Mais durável 5- Mais segura 6- Mais rápida 7- Fornece mais por menos $$$ 8- Menos cara 9- De maior prestígio 10- Que tem melhor design ou estilo 11- A mais fácil de usar Procure identificar onde seus concorrentes se posicionam e tente se diferenciar! A empresa precisa passar de um posicionamento mais genérico de benefício ao cliente para um mais específico de valor!!! ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

154 Cinco Posicionamentos de Valor
1- Mais por Mais (Mercedes, Rolex, Mont Blanc) 2- Mais pela Mesma Coisa (calça de marca X calça sem marca) 3- A Mesma Coisa por Muito Menos (Extra: diz ser + barato) 4- Menos por Muito Menos (Aluguel de carro sem ar, som etc) 5- Mais por Menos (É o melhor posicionamento para o cliente) ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

155 Planejamento e Desenvolvimento do Projeto
Plano de Negócios Planejamento e Desenvolvimento do Projeto ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

156 9 – Planejamento e Desenvolvimento do Projeto
Estágio atual Cronograma Gestão das contingências ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

157 Plano de Negócios Plano Financeiro ISAE/FGV - Empreendedorismo
© Allan Costa (2005)

158 10 – Plano Financeiro Investimento inicial Receitas Custos e despesas
Fluxo de caixa Demonstrativo de resultados Ponto de equilíbrio Balanço patrimonial ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)


Carregar ppt "Prof. Allan Marcelo de C.Costa ISAE/FGV"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google