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XVIII Enangrad Cuiabá, 3/8/2007 dilvo.ristoff@inep.gov.br.

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1 XVIII Enangrad Cuiabá, 3/8/2007

2 Tendências da última década
Expansão; Privatização; Diversificação Centralização; Desequilíbrio Regional; Ampliação do Acesso Desequilíbrio de oferta Ociosidade de vagas Corrida por titulação Lento incremento da taxa de escolarização.

3 Desafios dos próximos anos - 1
Superar a política de expansão para chegar a uma política de democratização efetiva de acesso a estudantes carentes (Prouni nas privadas e quotas sociais devem ganhar mais espaço); Buscar um equilíbrio mais adequado entre o público e o privado (Privatização deve diminuir percentualmente, com expansão de campi públicos, criação de novas IES públicas, vagas noturnas nas IFES, etc.); Trabalhar a diversidade de modelos (deveremos presenciar forte expansão de cursos tecnológicos e de novas titulações, em maior sintonia com as necessidades de desenvolvimento regional e nacional); Descentralizar sem balcanizar o sistema de educação superior (Provável crescimento dos sistemas estaduais); Promover o equilíbrio Regional de oferta de educação superior (norte, nordeste e centro-oeste devem experimentar grande expansão, em especial com as novas tecnologias de educação à distância);

4 Desafios dos próximos 5 anos - 2
Estimular a ampliação do acesso e da permanência no campus (devem se tornar mais aceitas socialmente as políticas que tornem possível o acesso à educação superior a todos os que seriamente a procuram, bem como as políticas compensatórias para estudantes carentes que chegam ao campus). Superar o desequilíbrio de oferta (deveremos ter políticas de incentivo a abertura de cursos vinculadas a programas de Estado que buscam inspiração na imagem de futuro para o país). Superar a ociosidade de vagas, com programas de valorização do ensino médio, expansão de programas de bolsas e de financiamento estudantil. Manter a política de apoio público à titulação do corpo docente, com políticas de indução à senioridade de docentes titulados, especialmente para melhorar a qualificação na IES privadas. Acelerar o incremento da taxa de escolarização.

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12 O que afinal importa? Marco Polo descreve uma ponte, pedra por pedra. —Mas qual é a pedra que sustenta a ponte?—pergunta Kublai Khan. —A ponte não é sustentada por esta ou aquela pedra—responde Marco—mas pela curva do arco que estas formam. Kublai Khan permanece em silêncio, refletindo. Depois acrescenta: —Por que falar das pedras? Só o arco interessa. —Sem pedras o arco não existe” — responde Marco. —(Italo Calvino, As Cidades Invisíveis, 1990, 79)

13 Das Origens - 1 Constituição de 1988: Art “o ensino é livre à iniciativa privada” mediante “avaliação de qualidade pelo poder público”. Lei (1995) – cria CNE e avaliação periódica das IES e Cursos; LDB (1996) – Art. 9, inciso IX: cabe ao governo federal “autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar... cursos e instituições de educação superior”. Inciso VI – “assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar...” Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação.

14 Das Origens - 2 6. Plano Nacional de Educação (PNE) – Lei 10.172/2001.
Art. 4: a União instituirá o Sistema Nacional de Avaliação e estabelecerá os mecanismos necessários ao acompanhamento das metas constantes do PNE; Diretriz do PNE para a regulação do sistema: “planejar a expansão com qualidade” Visão: “nenhum país pode aspirar a ser desenvolvido e independente sem um forte sistema de educação superior”

15 Visão “A educação superior brasileira tem a missão estratégica e única voltada para a consolidação de uma nação soberana, democrática, inclusiva e capaz de gerar a emancipação social”. --Ministro Tarso Genro

16 Visão Missão Estratégica Nação Soberana Nação Democrática Nação
Inclusiva Sociedade Emancipada

17 Metas do PNE 1) Matricular 30% da população da faixa etária apropriada até 2011; 2) 40% das matrículas nas IES públicas.

18 Garantia de Qualidade Maiores desafios: Reestruturar a avaliação, integrando instrumentos, espaços e momentos. Melhorar os instrumentos de avaliação; Otimizar o Censo da Educação Superior e a interpretação dos dados.

19 A Nova Síntese Experiências brasileiras em avaliação:
1976 – Avaliação Capes; Programa de Avaliação da Reforma Universitária - Paru; 1985 – Grupo Executivo para a Reforma da Educação Superior – GERES; 1993 – Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras; 1996 – Exame Nacional de Cursos (ENC), Avaliação das Condições de Oferta/Ensino e Avaliação de Centros Universitários; SINAES

20 Os cinco maiores cursos

21 Grandes Áreas com maior número de cursos
inep: A grande área com o maior número de cursos é Educação, seguida das Ciências Sociais, Negócios e Direito. Há cerca de 3 vezes mais cursos de educação que de Saúde. A área com menor número de cursos é Agricultura e Veterinária.

22 Enade

23 Instrumentos de Avaliação do Sinaes
Avaliação Institucional (AI) 2. Avaliação de Cursos de Graduação (ACG) – visitas in loco 3. Enade Dimensão e Indicadores na Matriz Orientadora (ex. 1) 1.1 auto-avaliação 1.2 avaliação institucional externa

24 Desempenho em Formação Geral
Área Ingressantes Concluintes Diferença TOTAL 44,2 47,2 2,9 Administração 40,8 44,1 3,3 Arquivologia 49,2 52,1 Biblioteconomia 46,2 49,1 Biomedicina 48,5 2,3 Ciências Contábeis 43,6 44,7 1,1 Ciências Econômicas 44,4 46,4 2,0 Comunicação Social 2,8 Design 46,7 50,4 3,7 Direito 47,0 3,4 Formação de Professores 45,8 46,9 0,1 Música 46,8 Psicologia 43,9 Secretariado Executivo 43,8 45,2 1,4 Teatro 0,8 Turismo 48,2 51,1

25 COMPONENTE ESPECÍFICO: Desempenho médio
Área Ingressantes Concluintes Diferença Média TOTAL 32,9 41,8 8,9 36,4 Administração 33,2 41,3 8,1 36,2 Arquivologia 37,9 47,1 9,2 42,7 Biblioteconomia 34,7 44,0 9,3 38,8 Biomedicina 30,7 43,8 13,1 34,1 Ciências Contábeis 22,8 30,0 7,2 25,7 Ciências Econômicas 27,4 34,5 7,1 31,2 Comunicação Social 34,0 40,3 6,3 36,7 Design 42,1 52,8 10,7 46,1 Direito 42,8 11,6 35,5 Formação de Professores 39,6 43,7 4,1 41,1 Música 36,5 45,0 8,5 40,2 Psicologia 52,7 46,3 Secretariado Executivo 42,4 6,9 38,7 Teatro 48,0 6,7 44,5 Turismo 41,5 48,5 7,0 45,2

26 Número e Percentual de Conceitos por Nível
1.085 27,9% 895 23,0%

27 Cursos com Excelente Desempenho (Conceito e IDD 5)
0% 7 cursos 0,71% Brasil - ENADE 2006 45 CURSOS 0,79% 3 cursos 0,52% 20 cursos 0,77 % 15 cursos 1,24%

28 Instrumentos de Informação OUTROS CADASTROS: CPAs,
CENSO matrículas, vagas, infra, docentes, técnicos cursos, etc. BASis Cadastro De Docentes Cadastro Lato Sensu Portal Sinaes CADASTROS: Cursos e IES Lattes OUTROS CADASTROS: CPAs, Relatórios, 1. ACG 2. AI 3. ENADE

29 Organização dos Dados Brasil Série Unidade Organização Região
Histórica Unidade Da Federação B.U.R.A.C.O.S. Organização Acadêmica Região Categoria Administrativa Área do Conhecimento

30 Questionário Sócio-econômico;
Instrumentos do Enade Prova; Questionário Sócio-econômico; Questionário de Impressões sobre a Prova; Questionário aos Coordenadores de Curso.

31 Relatório da Instituição
Relatórios do Enade Boletim do Aluno Relatório do Curso Relatório-Síntese da Área Resumo Técnico Consulta aos Resultados Relatório Técnico-Científico Relatório da Instituição

32 Bases do Enade Provas: Formação Geral Enade Questionário de Impressões
Conceitos dos Estudantes Questionário de Impressões Questionário Estudantes Provas: Formação Geral Enade Questionário Dos Coordenadores Provas: Questões Discursivas Provas: Componente Específico Provas: Diretrizes

33 Ainda sobre o Enade... Enade Conceito CEC IDD Índice Nota FG
Concluinte Nota FG Ingressante IDD Índice Enade Nota CE Ingressante Relatório de Curso Nota CE Concluinte IDD Conceito Conceito CEC

34 Perfil do Estudante - dados do ciclo

35 Renda familiar no campus e na sociedade - até 3 mínimos
50,1 34,1 30,1 25,5 15,8

36 Renda familiar no campus e na sociedade – mais de 10 mínimos
30,5% 25,3% 23,3% 17,1% 11,8%

37 A escolaridade dos pais e o campus

38 A escolaridade dos pais e o campus

39 Filhos de pais sem escolaridade

40 A cor do campus 70,1 66,7 50,0

41 A cor na Administração 74,6 68,0 50,0

42 A cor do campus 41,0 24,3 22,3

43 A cor na Administração 41,0 23,2 18,9

44 A cor do campus 6,2% 5,9% 4,5%

45 A cor da Administração 5,9% 5,8% 3,5%

46 Meio de informação preferido pelos concluintes

47 Meio de informação preferido pelos concluintes

48 Os professores discutem o plano de ensino?

49 Os planos de ensino contêm os elementos essenciais?

50 Onde cursou o ensino Médio (%)

51 Onde cursou o ensino Médio por área (%)

52 Onde cursou o ensino Médio por área (%)

53 Quem promoveu os eventos de que participou?

54 Perfil médio de cursos com excelente e fraco desempenhos (%)
Questão Cursos 1-1 Cursos 5-5 1. Solteiros 74 88 +14 2. Tem filhos 25 10 -15 3. Brancos 48 +26 4. Renda familiar acima de 15 mínimos 7 32 +25 5. Renda de até 3 mínimos 14 -18 6. Trabalha 77 67 +10 7. Pai com escolaridade superior 19 44 8. Mãe com escolaridade superior 23 41 +18 9. Estudou em escola particular 39 57 10. Lê, fala e escreve bem inglês 8 29 +21

55 Perfil médio de cursos com excelente e fraco desempenhos
Questão Cursos 1-1 Cursos 5-5 11. Utiliza a internet para se atualizar 31 45 +14 12. Pesquisa na biblioteca da IES 50 36 13. Cinema é atividade de lazer preferida 47 56 +9 14. Utiliza o computador sempre 52 77 +25 15. Utiliza computador em casa 67 87 +10 16. Utiliza computador para lazer 79 92 +13 17. Utiliza comp. para atividades bancárias 25 46 +21 18. Utiliza comp. para compras eletrônicas 29 49 +20 19. Conhecimento informática muito bom 22 41 +19 20. Material de consumo suficiente 32 40 +8

56 Perfil Médio dos alunos de cursos com excelente e fraco desempenhos
Questão Cursos 1-1 Cursos 5-5 21. Equipamentos disponíveis são suficientes 22 34 +12 22. Plena disponibilidade de comput. na IES 40 50 +10 23. Horário de atendimento da biblioteca é plenamente adequado 41 52 +11 24. Currículo é bem integrado 43 +9 25. Professores discutem plano de ensino +6 26. Plano de ensino contém os elementos fundamentais 49 58 27. Profs. dão trabalho em grupo em sala de aula 27 8 -19 28. Profs. usam livros-texto ou manuais 46 +19

57 Perfil Médio dos alunos de cursos com excelente e fraco desempenhos
Questão Cursos 1-1 Cursos 5-5 29. Professores aplicam provas discursivas 49 78 +29 30. Profs. avaliam aprendizagem com trabalhos em grupo. 30 10 -20 31. Curso contribui para compreensão de processos, tomada de decisões e solução de problemas na área de atuação 46 60 +14 32. Já atua na área de estudo e pretende continuar 17 26 +9

58 IDDs 4 e 5 por Região (%)

59 Principais Constatações – Formação Geral (FG) - 1
O desempenho médio em FG é superior nas instituições públicas, sendo também superior em 11 das 15 áreas avaliadas;

60 Principais Constatações – Formação Geral (FG) - 2
As universidades, quando comparadas a outros modelos de organização acadêmica, têm desempenho superior em Formação Geral em 8 de 14 áreas do conhecimento comparáveis; Na área de Comunicação Social o modelo universitário perde a hegemonia para outros modelos institucionais, especialmente para as Faculdades Isoladas e Integradas.

61 Principais Constatações – Componente Específico (CE)- 1
4. Entre os ingressantes, a região Sul tem melhor desempenho em três áreas do conhecimento; entre os concluintes, este desempenho é superior em oito áreas;

62 Principais Constatações – Componente Específico - 2
O desempenho das IFES no CE, entre os ingressantes, é superior em onze áreas do conhecimento; entre os concluintes, o desempenho das IFES é superior em apenas cinco; O desempenho das IES Estaduais no CE, entre os ingressantes, é superior em apenas duas áreas; entre os concluintes, ele é superior em seis áreas; As universidades, quando comparadas a outros modelos de organização acadêmica, têm desempenho superior no Componente Específico em 11 das 14 áreas do conhecimento comparáveis;

63 Principais Constatações – IDD - 1
Dos cursos com conceito IDD negativo (1 e 2), 871 (85,6%) pertencem ao setor privado. Destes, a grande maioria, ou seja, 627 cursos, representando 72%, pertencem a IES particulares, com fins lucrativos;

64 Principais Constatações – Perfil dos Estudantes
Os estudantes dizem participar mais dos eventos promovidos pela própria IES. Em 2002 eram 59,2; em 2006 são 65% dos estudantes; Melhora a imagem do professor, como profissional que domina os conteúdos que ensina, de 77% em 2002 para 82% em 2006 (84,1% em Administração); Mais professores discutem o plano de ensino com os estudantes e mais estudantes se dizem satisfeitos com a qualidade dos planos apresentados (de 82,4% em 2003 para 86,9% em 2006).

65 Desafios dos próximos 5 anos - 3
Não abrir mão do sonho de chegarmos a com 30% dos jovens na Educação Superior; Consolidar o Sinaes para garantir que as nossas instituições possam efetivamente contribuir para o avanço da arte e da ciência, colocando-as a serviço da melhoria da qualidade da vida de toda a população.

66 Obrigado!


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