A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTITUTO CHIAVENATO de Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTITUTO CHIAVENATO de Educação"— Transcrição da apresentação:

1 INSTITUTO CHIAVENATO de Educação www.chiavenato.com
Ensinar para administrar. Administrar para ensinar.

2 O LADO HUMANO DA ADMINISTRAÇÃO
A Face Humana dos Negócios Idalberto Chiavenato

3 Recentidade da Administração.
Um Lugar ao Sol. Abrangência. Importância. Complexidade.

4 Pesquisa do CFA realizada pela FIA/USP:
Administrador é um profissional com visão do todo. É hábil na formação e coordenação de equipes. Tem capacidade de formular e implementar soluções. Tem o inglês como segunda língua. E conta com pelo menos uma especialização em seu currículo. A participação feminina vem crescendo ano a ano.

5 O velho conceito de organizações:
Uma organização é um conjunto integrado e coeso de recursos no sentido de alcançar objetivos organizacionais. (Era Industrial)

6 O novo conceito de organizações:
Uma organização é um conjunto integrado e coeso de competências sempre e sempre atualizadas e prontas para serem aplicadas a qualquer oportunidade que surja, antes que os concorrentes o façam. (Era da Informação)

7 ADMINISTRAÇÃO Como Ciência Como Tecnologia Como Arte

8 ADMINISTRAÇÃO Como Ciência: - Teorias, - Fundamentos, - Princípios,
- Abordagens, - Pesquisas, - Pressupostos.

9 Ciência Organizações: Conceitos Foco Concentrado Missão Visão
Estratégia Alinhamento Abordagens Foco Concentrado Sinergia Sustentabilidade Retorno Investim. Acionistas

10 ADMINISTRAÇÃO - Técnicas, - Processos, Como Tecnologia: - Modelos,
- Aplicações, - Diagnóstico, - Sistemas, - Planos e Controles. Como Tecnologia:

11 Tecnologia Recursos: Ferramentas Foco Concentrado Operações Processos
Projetos Modelos Programas Foco Concentrado Produtividade Qualidade Excelência Clientes

12 ADMINISTRAÇÃO - Comportamentos, - Atitudes, Como Arte: - Interações,
- Intervenções, - Valores, - Liderança, - Motivação. Como Arte:

13 Arte Pessoas e Competências Competências Foco Concentrado Equipes
Cultura Clima Engajamento Foco Concentrado Confiança Solidariedade Cooperação Entusiasmo

14 Ciência Tecnologia Arte
Foco Integrado Ciência Tecnologia Arte Organização Recursos Pessoas e Competências Missão Visão Estratégia Alinhamento Valores Operações Processos Projetos Modelos Programas Equipes Cultura Clima Engajamento Foco Concentrado Sinergia Sustentabilidade Retorno Investim. Acionistas Produtividade Qualidade Excelência Clientes Confiança Solidariedade Cooperação Entusiasmo

15 Simplificando as Coisas

16 Modelo Simplificado Missão

17 Modelo Simplificado Missão Visão

18 Modelo Simplificado Missão Visão Objetivos

19 A Cascata de Objetivos Estratégicos Táticos Operacionais Objetivos

20 Objetivos de Aperfeiçoamento
Objetivos Rotineiros Objetivos de Aperfeiçoamento Objetivos Inovadores Criar e desenvolver um produto novo por mês. Desenhar um novo processo de produção. Lançar um novo programa de treinamento para vendedores em um ano. Obter 100 sugestões mensais dos funcionários Incentivar a participação dos funcionários nas decisões. Implantar programa de CRM (Customer Relationship Management). Treinar 100 homens/horas por semana. Manter a produção de 120 peças por minuto. Manter o atual nível de fidelização dos clientes. Manter o índice de acidentes em menos de 1% ao mês. Manter o índice de qualidade em 90%. Manter o nível de produtividade em 85%. Aumentar a qualidade dos produtos em 2% ao ano Elevar o nível de produtividade do pessoal em 5%. Incrementar a relação faturamento por funcionário de R$ 210,00 para R$ 350,00 em um ano Melhorar o atendimento ao cliente. Acelerar a entrega do pedido ao cliente.

21 Modelo Simplificado Missão Visão Objetivos Escolher a Equipe

22 Modelo Simplificado Missão Visão Objetivos Escolher a Modelar o
Equipe Trabalho

23 Modelo Simplificado Missão Visão Objetivos
Escolher a Modelar o Preparar a Equipe Trabalho Equipe

24 Modelo Simplificado Missão Visão Objetivos
Escolher a Modelar o Preparar a Incentivar a Equipe Trabalho Equipe Equipe

25 Modelo Simplificado Missão Visão Objetivos
Escolher a Modelar o Preparar a Incentivar a Liderar a Equipe Trabalho Equipe Equipe Equipe

26 Modelo Simplificado Missão Visão Objetivos
Escolher a Modelar o Preparar a Incentivar a Liderar a Equipe Trabalho Equipe Equipe Equipe Resultados

27 Modelo Simplificado Missão Visão Objetivos
Administrador como missionário Administrador como visionário Administrador com ação proativa Administrador como condutor de equipes O que somos O que queremos ser Aonde queremos chegar Com quem vamos contar Missão Visão Objetivos Escolher a Modelar o Preparar a Incentivar a Liderar a Equipe Trabalho Equipe Equipe Equipe Resultados

28 Os Múltiplos Focos

29 Organização Os Múltiplos Focos Perspectiva Financeira
Como somos vistos pelos nossos acionistas? Perspectiva Financeira Organização

30 Organização Os Múltiplos Focos Perspectiva Financeira Perspectiva dos
Como somos vistos pelos nossos acionistas? Perspectiva Financeira Perspectiva dos Clientes Organização Como somos vistos pelos nossos clientes?

31 Organização Os Múltiplos Focos Perspectiva Financeira Perspectiva
Como somos vistos pelos nossos acionistas? Perspectiva Financeira Perspectiva Processos Internos Perspectiva dos Clientes Organização Em que devemos ser os melhores? Como somos vistos pelos nossos clientes?

32 Organização Os Múltiplos Focos Perspectiva Financeira das Pessoas
Como somos vistos pelos nossos acionistas? Perspectiva Financeira das Pessoas Perspectiva Processos Internos Perspectiva dos Clientes Organização Em que devemos ser os melhores? Como somos vistos pelos nossos clientes? Como atingir a visão, mantendo o potencial de crescer e inovar?

33 Buscando Sinergia Perspectiva Objetivo Indicador Financeira
Garantir o retorno Esperado Retorno sobre o Investimento (ROI) Cliente Encantar o Desempenho com o Cliente Crescimento e Aprendizado Desenvolver Competências Investir em treinamento Processos Internos Excelência Operacional Eficiência e Eficácia

34 Apresentando Resultados
Indicadores Financeiros: * EVA (Economic Value-Added) * ROI (Return On Investment) * ROCE (Return On Capital Employed) * Rentabilidade do Negócio Indicadores sobre Clientes: * % de Satisfação dos Clientes * % de Retenção de Clientes * % de Aquisição de Clientes * % de Rentabilidade por Cliente Indicadores de Processos Internos: * Ciclo de Tempo do Processo * Desempenho de Custo * % de Atendimento a Requisitos Técnicos * Qualidade e Produtividade Indicadores de Aprendizado e Crescimento: * % de Satisfação da Equipe * % de Absenteísmo e de Turnover * Horas de Treinamento e Aprendizado * % de Produtividade da Equipe

35 Balanceando os Resultados
Financeira Clientes Aprendizado e Crescimento Projetos Internos

36 Perspectivas Estratégias Objetivos Indicadores Metas Ações Resultados

37 Sincronismo Conectividade Integração Visão Sistêmica Sinergia

38 A QUEM PRESTAR CONTAS?

39 Stakeholders: Proprietários Acionistas Investidores
Clientes e Consumidores Fornecedores Parceiros Colaboradores Comunidade Mercado Sociedade Órgãos Governamentais Sindicatos de Classe

40 O QUE É UM ADMINISTRADOR?

41 Qual é o Papel do Administrador?
Planejador do trabalho. Organizador de atividades. Ativador de ações. Controlador de atividades. Articulador de ações. Líder, comunicador, motivador, coach. Alcançar objetivos. Agregar valor. Oferecer resultados.

42 Qual é a Finalidade? Trabalhar em uma Empresa Trabalhar em uma ONG Atuar como Consultor Interno Atuar como Consultor Externo Ser um Empreendedor Ser um Free Lancer Lecionar – ser um professor Pesquisar – ser um pesquisador

43 Qual é o Nível? Nível Estratégico Nível Tático Nível Operacional Execução

44 O QUE REFORÇAR?

45 Liderança Comunicação Motivação Gestão de Conflitos Negociação Gestão da Mudança Gestão da Inovação Empreendedorismo Construção de Equipes Ética Responsabilidade Social Cidadania

46 INSTITUTO CHIAVENATO de Educação www.chiavenato.com
Ensinar para administrar. Administrar para ensinar.


Carregar ppt "INSTITUTO CHIAVENATO de Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google