A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Europa – Aspectos Gerais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Europa – Aspectos Gerais"— Transcrição da apresentação:

1 Europa – Aspectos Gerais
Europa – Continente ou Península da Ásia?

2

3 Velho Mundo – Aspectos físicos ou geológicos é apenas uma Península do Continente Asiático.
- Ponto de vista histórico e cultural – é um continente, com cultura completamente diferente da Ásia. Ou seja, cultura Ocidental

4 Baseada no alfabeto latino, nas religiões judaico-cristãs e na idéia de progresso ou desenvolvimento material.

5 Mapa da Europa: N

6 A Europa ... É um continente relativamente pequeno, porém, é bastante recortada e possui grande variedade de paisagens naturais.

7 Apresenta inúmeros países de pequena extensão, com grande heterogeneidade de idiomas e povos..

8 Localização: Vamos identificar os limites:

9 Limites: Norte: Oceano Glacial Ártico. Sul: Mar Mediterrâneo (Europa da África). Oeste: Oceano Atlântico, com a presença de várias ilhas. Leste: Ásia.

10 RELEVO: Analisando o mapa da página 26, quais são as principais formas de relevo que podemos identificar?

11 O relevo é bastante heterogêneo:
- Grandes extensões de planícies: Ex: Germânica, Hungria. Cadeias de montanhas. Ex: Alpes, Alpes Escandinavos, Cárpatos, Pirineus. Planaltos: Ex: Central Russo e Volga. - Presença marcante de ilhas e penínsulas.

12 Os rios representam importância fundamental, pois em seus vales ocorre grande concentração populacional. Os principais rios são: Reno, Danúbio, Sena, Volga, entre outros.

13 Clima: Qual é o clima predominante na área? Por que?
Observe a posição geográfica do Continente Europeu: Qual é o clima predominante na área? Por que? Existem outros tipos de climas neste continente? Quais? Por que existe esta variedade?

14 Europa: uma visão de conjunto
Regionalização: Fatores fisiográficos - Europa Setentrional - Europa Meridional - Europa Central - Europa Ocidental

15 Fatores sociais, históricos e de desenvolvimento:
Europa Ocidental e Oriental: Criado devido: - o acelerado crescimento capitalista e industrial da parte oeste em relação a parte leste do continente. - Os resultados da 2ª Guerra Mundial que deixou a Europa dividida em parte capitalista e socialista (economia planificada).

16 EUROPA OCIDENTAL: países capitalistas desenvolvidos, com economia de mercado
consolidada. É a Europa da União Européia. A chamada sociedade de consumo. A séculos são regidos pelo mercado. “Lei da oferta e da procura” EX: Alemanha, Dinamarca, Reino Unido, França.

17 EUROPA ORIENTAL: Países ex-socialistas, que apresentavam economia planificada até poucos anos atrás. Estado coordenava as decisões econômicas. Considerados periferia da União Soviética até 1989. São economias emergentes na atualidade.

18 Desafio europeu para o séc. XXI:
- Fazer com que a parte oriental do continente se integre no padrão de vida e de consumo da parte ocidental.

19 UNIÃO EUROPÉIA (U E) A idéia de unificação política e econômica dos
países da Europa tem pelo menos um século. Porém, começaram a se consolidar a partir de 1957 com o Tratado de Roma, fundando a Comunidade Econômica Européia ( CEE). Países membros: Bélgica, Holanda, França, Itália Alemanha Ocidental, e Luxemburgo. (Europa dos 06)

20 TRATADO DE ROMA: OBJETIVO: Garantir a livre circulação de mercadorias, serviços e pessoas entre os seus membros. (Eliminação de taxas alfandegárias entre os países). - Resultado: Aumentaram enormemente as importações e exportações entre os países, acarretando um grande desenvolvimento do bloco.

21 -Houve resistência por parte de alguns países: Ex: Dinamarca, França.
TRATADO DE MAASTRICHT(Holanda ) Objetivo: Reforçar a integração européia por meio da união monetária e de um futuro sistema único de defesa. -Houve resistência por parte de alguns países: Ex: Dinamarca, França. Em 2002, o Euro substituiu as moedas locais.

22 Tratado de Amsterdã: Assinado em 1997.
Objetivo: Modificou o Tratado de Maastricht e, deliberou que a colocação em prática de estratégias de Segurança Comum, seria decidido pelo voto da maioria dos países. Assim: As decisões seriam em conjunto. _ É aplicado o pacto de estabilidade e crescimento.

23 O fortalecimento da MCE foi incorporando novos membros, chegando a 27 em 2007.
Frente ao crescimento de outros centros de poder (Japão e EUA), a Europa tenta torná-la um mega-bloco, com a incorporação dos países da Europa Oriental.

24 1- Defina as diferenças entre: -Europa
Ocidental e Europa Oriental. 2- Por que o desafio da União Européia é anexar a Europa Oriental? 3- Defina a importância do: Tratado de Roma Tratado de Maastricht: Tratado de Amsterdã: 4- Defina os fatores que impedem a Turquia de ingressar na União Européia. 5- Quais as diferenças entre a CEE e a UE.


Carregar ppt "Europa – Aspectos Gerais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google