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PLANO DE NEGÓCIOS “Business Plan”

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Apresentação em tema: "PLANO DE NEGÓCIOS “Business Plan”"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO DE NEGÓCIOS “Business Plan”

2 O atividade de planejamento envolve tópicos que possibilitem o registro, o mais completo possível, daquilo que é importante para o negócio: seu destino (missão, visão) as estratégias para chegar lá (analisar o ambiente) onde se gostaria de estar em datas específicas (metas) os obstáculos que pode encontrar o que fazer para vencer esses obstáculos

3 Planejamento Estratégico do Negócio

4 Motivação para fazê-lo O que é ?
O PLANO DE NEGÓCIOS Motivação para fazê-lo O que é ?

5 O que é um Plano de Negócios – B.P.?
 É, ao mesmo tempo, o retrato da empresa HOJE e uma projeção do FUTURO.  É uma forma de pensar sobre o futuro do negócio, onde se quer chegar, como se vai até lá, como ir mais rapidamente, o que fazer e o que evitar, durante o caminho, para evitar incertezas e riscos.

6 O que é um PLANO DE NEGÓCIOS – B.P. ?
O Plano de Negócios está se tornando uma metodologia altamente difundida e aplicada tanto em empresas quanto fora delas. Por que? O Plano de Negócios é uma linguagem! É o planejamento de uma empresa!

7 Aspectos Gerais sobre Plano de Negócios
O que é o Plano de Negócios (PN)? PLANO DE NEGÓCIOS é um exercício de planejamento da criação de um empreendimento. É um documento que contém a caracterização do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados financeiros. É um instrumento que percorre todas as etapas de planejamento de um negócio: a oportunidade de mercado detectada, o planejamento estratégico, a análise de mercado, o desenvolvimento do plano de marketing, a estrutura de operações e as projeções financeiras. Ao fazer esse percurso, torna possível verificar se um negócio é viável, se é lucrativo e se agrega valor aos sócios. Para ter validade, deve ser desenvolvido em bases reais: um PN bem feito deverá estar em condições de ser implantado, de se transformar em uma nova empresa, em um novo negócio para uma empresa existente, e de sensibilizar parceiros e investidores.

8 O que é um PLANO DE NEGÓCIOS – B.P. ?
Ele mostra todos os detalhes: quem são os empreendedores, qual é o produto, quais e quantos são os clientes, quem são os concorrentes; qual é o processo tecnológico de produção e vendas, qual é a estrutura de gerenciamento, quais são as projeções financeiras para fluxo de caixa, receitas, despesas, custos e lucros.

9 Por que fazer um Plano de Negócios?
É um instrumento de diminuição de riscos. Ao fazer o Plano de Negócios, o empreendedor estuda a viabilidade de seu projeto sob todos os aspectos, visualizando possibilidades de fracasso e de sucesso.   É também uma linguagem de comunicação do empreendedor com outros e com ele mesmo.   O Plano de Negócios não é fórmula mágica que garante o sucesso de um negócio. Mas ajuda a pensar no processo de transformar o sonho do negócio próprio em realidade. Evita possíveis desilusões, já que oferece ao empreendedor a chance de verificar se o negócio é ou não viável antes mesmo de sua abertura. E os erros no papel (ou na tela do computador) são muito mais baratos que na vida real.  

10 A atividade de planejamento envolve tópicos que possibilitem o registro, o mais completo possível, daquilo que é importante para o negócio: seu destino (missão, visão) as estratégias para chegar lá (analisar o ambiente) onde se gostaria de estar em datas específicas (metas) os obstáculos que pode encontrar o que fazer para vencer esses obstáculos

11 Quando devemos (ou precisamos) fazer um Plano de Negócios?
conhecer bem o negócio ampliar o negócio obter maiores lucros identificar oportunidades conseguir financiamento

12 E por que é feito o B.P. ? Por inúmeros motivos, entre os
quais alguns são fundamentais: 1)É um instrumento de diminuição de riscos. Ao fazer o Plano de Negócios, o empreendedor estuda a viabilidade de um produto sob todos os aspectos;

13 E por que é feito o B.P. ? 2) É também uma linguagem de comunicação do empreendedor com ele mesmo. Sim, é um instrumento de reflexão sobre a empresa: vale a pena? É o negócio que sonhei ?

14 E por que é feito o B.P. ? 3) Depois de feito, o Plano de Negócios indica novos caminhos ... ... entre eles, mesmo a desistência da idéia.

15 E por que é feito o B.P. ? 4)É um espaço onde os erros saem mais baratos ... ... no papel ou na tela do computador !!!

16 E por que é feito o B.P. ? 5)É também uma linguagem entre o empreendedor e todos os seus parceiros: sócios, empregados, investidores, bancos, contadores, agências governamentais de fomento e financiamento, etc..

17 RESUMINDO: O Plano de Negócios deve ser feito com o objetivo de:
identificar oportunidades e ameaças; suportar as decisões que o empreendedor deverá tomar para se tornar bem sucedido; ser um instrumento que permite ao empreendedor condensar as informações que são obtidas no mercado; sensibilizar os parceiros e os investidores; avaliar as diversas influências ambientais incidentes sobre o seu novo negócio, podendo assim, minimizar o seu risco.

18 B.P. - uma nova metodologia...
Portanto, antes de abrir uma empresa, elabore um Plano de Negócios. Este instrumento irá facilitar o planejamento do empreendimento, ao mesmo tempo que evitará que se abra um negócio baseado apenas num “entusiasmo”, sem um estudo prévio.

19 Aspectos Gerais sobre Plano de Negócios
Alguns pré-empreendedores, talvez por disporem de algum tempo e dinheiro “sobrando” (e possuirem “um coração forte”), preferem iniciar um negócio sem um plano detalhado, fazer um vôo cego. Mas este não é o perfil do empreendedor de sucesso (que não assume riscos elevados e sabe aprender com os fracassos). Mas se começarmos um negócio sem planejamento talvez seja difícil até mesmo descobrir as causas do insucesso ...

20 Aspectos Gerais sobre Plano de Negócios
Quanto ao Plano de Negócios é importante lembrar que: Deve ser completo, bastante claro, ter linguagem simples, (evite, sempre que possível, termos técnicos, siglas, etc). Será um guia durante a implantação da sua empresa. Além de você, pessoas de diferentes especialidades e com objetivos diversos poderão tê-lo como referência. Poderá ser um meio de obtenção de financiamentos. Hoje, organismos de financiamento como o BNDES ou FINEP exigem planos de negócios para conceder financiamento. Deverá ser um instrumento hábil para a atração de parceiros para o negócio. Deverá empolgar os empregados da futura empresa Será o instrumento de “negociação” interna e externa visando a implantação do seu negócio.

21 A relação empresa - mercado
O B.P. é um instrumento eficaz na relação empresa-mercado pois é conjunto de informações elaboradas de forma organizada, sobre o empreendimento nos seus aspectos mais importantes. A empresa: sua missão, metas, sócios, gerentes e estratégias; Seus produtos, seus serviços, seus benefícios, mercado e clientes; O patrimônio e a vida financeira realizada e projetada.

22 O B.P. é o instrumento de “business” entre as empresas
O Plano de Negócios é uma ferramenta aceita e utilizada em todo o mundo entre as empresas. Ele possui várias aplicações estratégicas e operacionais tais como: Alavancar e prospectar novos negócios; Negociar a empresa; Promover alianças; Obter capital de risco; Participar de editais; Comunicar com o público interno; Comunicar com a sociedade em geral, clientes, fornecedores, governo, instituições financeiras .

23 Etapas para o Desenvolvimento de um Plano de Negócios
Primeira etapa Reúna todas as informações que disponha sobre o negócio desejado. Descreva o histórico do seu negócio, a experiência que você já tem no ramo. Caso tenha sócios, documente a experiência de todos os sócios, inclusive você. Segunda etapa Defina o objetivo do negócio, o que pretende fazer para iniciá-lo ou desenvolvê-lo. Quais os resultados que pretende alcançar. Analise as condições do mercado. Aquele já atendido hoje e aquele que pretende atender no futuro. Verifique qual a sua posição em relação aos seus concorrentes e seus fornecedores. IMPORTANTE: Ser claro e direto, usar palavras simples.

24 Terceira etapa Defina o que vai precisar para alcançar o objetivo que traçou para o negócio. Tenha clareza dos elementos necessários (insumos), tais como: materiais (máquinas e equipamentos), aquisições tecnológicas para melhorar o processo produtivo, recursos humanos (empregados). Estes itens devem ser dimensionados criteriosamente. Quarta etapa Analisar a capacidade financeira existente. Verificar o quanto vai ser preciso para viabilizar o negócio. Analisar a sua disponibilidade financeira (capital próprio) para desenvolver o negócio.

25 Quinta etapa Estabelecer cronogramas: (dia, mês, ano) para implantar o que você decidiu fazer. É importante prever, com exatidão, o prazo de compra de material e equipamento que vai precisar, a entrega e instalação desses insumos , a contratação de pessoal, os prazos de entrega do produto ou serviço aos clientes. Sexta etapa Se for necessária a obtenção de financiamento, deve se verificar as garantias que podem ser oferecidas. Nenhum banco aprova pedido de financiamento sem ter garantias de retorno.

26 Sétima etapa Além das garantias para se obter a liberação do crédito por um banco, é necessário também se comprovar que o negócio é capaz de gerar lucros: viabilidade econômico-financeira.

27 Estrutura Básica de um Plano de Negócios
Capa 2. Sumário (relação dos itens que compõem o plano) 3. Sumário Executivo (resumo dos itens do plano) 3.1 - Missão 3.2 - Objetivos e metas do negócio 3.3 - Estratégia de marketing 3.4 - Responsáveis pelo negócio 3.5 - Processo de produção 3.6 - Estrutura do negócio 3.7 – Investimento 3.8 – Retorno Financeiro

28 4. Produto ou Serviço 4.1 – Características 5. Plano de Marketing 5.1 - Estratégia de marketing 5.2 - Canais de venda e distribuição 5.3 - Projeções de Venda 6. Plano Operacional 6.1 - Descrição das instalações 6.2 - Máquinas e Equipamentos necessários 6.3 - Insumos 6.4 - Empregados necessários 6.5 - Processo de produção

29 7. Plano Financeiro 7.1 - Demonstração dos resultados 7.2 - Fluxo de Caixa 7.3 - Balanço Patrimonial 8. Documentos anexos 8.1 - Curriculum Vitae 8.2 - Cartas de referências 8.3 - Contrato social 8.4 - Contrato de aluguel etc.

30 O PLANO DE NEGÓCIOS Formato Apresentação

31 Apresentação do B.P. Formato e encadernação
Tamanho de 5 a 35 páginas (excluindo anexos); Faça uma cuidadosa revisão gramatical, de ortografia e de pontuação use a verificação ortográfica do editor peça uma revisão de um especialista

32 Apresentação do B.P Formato e encadernação
Utilize papel mais encorpado - por ex. 90 gr. Utilize índice - não esqueça de revisa-lo Utilize separadores com orelha para os capítulos Cada capítulo em página nova !

33 Apresentação do B.P. Formato e encadernação
Garanta uma aparência profissional use no máximo 2 ou 3 fontes (Helvética para títulos, Times Roman ou Tahoma para corpo) use negrito, itálico ou grifo para destaques; use “bullets”para identificar itens- por ex: Aasasas... Asasaas... Asasasas...

34 Apresentação do B.P. Formato e encadernação
Encaderne o plano com aparência profissional utilize “binders”- fichários discretos; alternativamente utilize encadernação espiral; evite encadernação que não se mantém aberta; numere individualmente cada cópia do plano distribuida.

35 Apresentação do B.P. Distribuição
Mantenha controle da distribuição do plano; Distribua seu plano apenas para interessados potenciais;

36 Apresentação do B.P. Distribuição
Proíba a cópia ou reprodução ! Indique confidencialidade; Solicite a assinatura de documento de confidencialidade

37 Apresentação do B.P. Apresentação Oral
Fundamental quando o propósito for o de obtenção de capital ; Limite a apresentação: 20 a 30 minutos; Seja conciso e fácil de entender; Seja entusiasta - mas não exagere ! Use recursos audio-visuais (Power Point, slides, etc) – sem exageros!!

38 Apresentação do B.P. Apresentação Oral
Envolva os membros da equipe: marketing - 5 min em marketing financeiro - 5 minutos no financeiro, etc isto vende uma visão de equipe ! Faça uma pequena demonstração do seu produto se possível - rápida e concisa ! Forneça uma cópia do seu Plano para leitura de mais detalhes pelos investidores.

39 Apresentação do B.P. Follow up
Faça contato através de ligação telefônica ou carta após 7-10 dias da entrega do plano; Avalie a reação para orientar os seus próximos passos.

40 Apresentação do B.P. Itens para revisão
Eu apresentei de forma completa a visão da minha empresa ? Eu tenho a equipe técnica e de gerenciamento necessária ? Existe mercado para o meu produto ? A descrição do produto ou serviço é clara ? Eu defini com clareza o meu mercado alvo ?

41 Apresentação do B.P. Revisão
Eu conheço a concorrência - pontos fracos e fortes ? O Plano Financeiro é realista ? O Plano descreve o ROI -”return on investments “?

42 PLANO DE NEGÓCIOS “Business Plan”


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