A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENSINO À DISTÂNCIA: COMO COMEÇAR?.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENSINO À DISTÂNCIA: COMO COMEÇAR?."— Transcrição da apresentação:

1 ENSINO À DISTÂNCIA: COMO COMEÇAR?

2 Ligado pelas tecnologias de comunicação

3 Traz novos desafios...e oportunidades...e dedicação...

4 Temos que Aprender! Aprender de todos as formas. ENFATIZANDO:
O uso dos paradigmas inovadores que atendem aos pressupostos necessários às exigências da sociedade do conhecimento denominados por alguns educadores como paradigmas emergentes.

5 Paradigma Emergente ?...... Segundo Maria Cândido Moraes, no seu livro - O Paradigma Educacional Emergente - Campinas, Papiros(1997), Paradigma Emergente é a aliança entre as abordagens: construtivistas, interacionistas, sociocultural e transcendente

6 Aprender é comunicar-se ...é informar...é ser informado...

7 Cada vez mais à distância...
Educação em Tempo Real Cada vez mais à distância...

8 Educação a Distância é a comunicação
em duas vias entre professor e aluno separados por uma distância geográfica durante a maior parte do processo de aprendizagem, utilizando algum tipo de tecnologia para facilitar e apoiar o processo educacional bem como permitir a distribuição do conteúdo do curso.

9 Educação a Distância é uma forma de ensino
“que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação”. (Lei de Diretrizes e Bases - LDB artigo 80)

10 Educação a Distância É o processo de Ensino-Aprendizagem realizado em um ambiente de rede de computadores (Web),onde um determinado conteúdo é disponibilizado de forma clara, sucinta, com recursos de imagem,som e movimento (Multimídia), para ser acessado por quem for habilitado (Treinamento) e orientado a distância (interatividade).

11 Tecnologias de EaD Material impresso Rádio TV Fitas de vídeo Internet
Teleconferência Videoconferência

12 Teleconferência

13 Teleconferência Teleconferência é uma tecnologia que permite que uma pessoa distante apresente para dois ou mais lugares geograficamente diferentes um conteúdo, em tempo real, através de sinais em áudio e vídeo, recriando, a distância, as condições de um encontro visual de um para todos.

14 Videoconferência

15 Videoconferência Videoconferência é uma tecnologia que permite que grupos distantes situados em dois ou mais lugares geograficamente diferentes se comuniquem “face-a-face”, em tempo real, através de sinais em áudio e vídeo, recriando, a distância, as condições de um encontro entre pessoas.

16 Videoconferência formato: tipos de transmissão: Desktop Salas
multiponto ponto a ponto

17 Educação a distância Vantagens para os alunos
aulas assistidas no local de trabalho ou em instituições educacionais próximas à residência dos alunos redução de custos de transporte, de alojamento e de mudança de cidade sem as condições de isolamento e solidão da EaD tradicional socialização e aprendizado colaborativo e em grupo

18 Educação a distância Vantagens para os professores
transição gradual para EaD dadas as semelhanças com o presencial adequar interação ao tipo e tamanho da audiência reutilização do material didático das aulas presenciais dinâmicas didáticas presenciais podem ser adaptadas com relativa facilidade

19 Educação a distância Vantagens para a instituição
preparação de aula mais barata e menos sofisticada que vídeo, CDRoms ou CBTs. transmissão direta para organizações que possuam equipamento compatível escolha dos meios de transmissão conforme a possibilidade, custos, disponibilidade e demanda ampliação de parcerias sem barreiras territoriais

20 Limites investimento inicial relativamente alto
custo da utilização da infra-estrutura de comunicação e de transmissão baixa qualidade de som e imagem dificuldade de adaptar a sala da videoconferência para a situação didática

21 Limites custos de implementação, instalação e manutenção no período inicial desconhecimento do potencial didático do equipamento, com uso apenas para reprodução de palestras e pouca interação entre os participantes despreparo dos professores para a nova situação didática

22 A aula pela videoconferência pressupõe uma nova maneira de ensinar e aprender...

23 O que muda no trabalho do professor...
Material didático Percepção do tempo Planejamento da aula Qualidade da interação Diferenças emocionais Diferenças didáticas

24 Não ter medo de errar: todos estamos aprendendo!
Grande dica: Não ter medo de errar: todos estamos aprendendo!

25 Transição em EAD Em EAD as instituições estão praticamente começando no Brasil Das grandes universidades muitas já atuam outras ainda não entraram de verdade na EAD Estamos aprendendo fazendo

26 Aplicação Cursos curtos (livres, extensão)
Especialização (MBA), Corporativos, educação contínua Começa a graduação a distância Legislação nova na Pós-Graduação

27 UniRede, ricesu, UVC Muitas organizações estão transpondo para o virtual adaptações do ensino presencial (aula multiplicada ou disponibilizada) A Universidade Virtual Corporativa Predomínio de interação virtual para treinamentos de seus funcionários

28 Mudanças Dos modelos predominantemente individuais para os grupais
Das mídias unidirecionais para as interativas Do impresso para o predomínio do som e imagem em tempo real Da comunicação off line para um mix de off e on line

29 Cursos - modelo 1 Focados na informação no conteúdo no professor
no aluno individualmente interação com o professor/tutor As ferramentas atuais privilegiam este modelo

30 Cursos - modelo 2 Focados na interação na construção grupal
na aprendizagem cooperativa uso intensivo de listas, fórum, , chat

31 Cursos - modelo 3 Equilíbrio entre informação e interação
Conteúdo em parte preparado e em parte construído Equilíbrio entre o individual e o grupal O professor adapta as ferramentas à sua concepção de curso

32 Papéis do educador Orientar a aprendizagem significativa: informar, orientar a pesquisa Gerenciar pessoas, grupos, as tecnologias e as organizações envolvidas Animar, motivar, estimular (presencial e virtualmente) Facilitar a comunicação com e entre todos Incentivar a divulgação das produções dos alunos

33 Programas de gerenciamento de ambientes virtuais
Trazem na mesma página a informação, a comunicação e o gerenciamento de um curso Cada vez são mais fáceis de implementar Evoluem muito rapidamente

34 A Infraestrutura

35 Infraestrutura Formar equipe de trabalho Treinar pessoal de apoio
Preparar ambientes Treinar professores Incentivar a aplicação de EAD Sensibilizar a comunidade Adquirir novas tecnologias

36 Cuidados Especiais Preparar sistematicamente, e com antecedência os temas que serão tratado nas atividades acadêmicas. Proceder sistematicamente a sua alta avaliação. Proceder sistematicamente uma avaliação crítica do processo ensino aprendizagem.

37 Espaço Físico Sala de vídeo e conferência.
Laboratório de prática e interação. Sala de suporte.

38 Equipamentos Para a sala de vídeo e conferência:
Câmara de vídeo direcional - imagem dos alunos. Microfone - voz dos alunos. Um televisor 33” - visualizar o professor. Uma televisor 29” - visualização da própria imagem dos alunos.

39 Equipamentos Laboratórios de aulas práticas: PC-tutor Datashow
20 estação de trabalho Quadro branco Cadeiras, mesas e retroprojetor No-Break

40 Equipamentos Equipamento de apoio e infra-estrutura: Servidor Switch
Roteador No-Break Canal de comunicação.

41 Equipamentos Cabine de transmissão: Câmara de vídeo para o professor
Câmara para projeção de documentos PC tutor Monitor para retorno da imagem das sala de recepção Monitor para retorno da imagem do professor

42 Recursos Humanos Docente (Conteudista): Tutor Assistente

43 Docente Conteudista Preparar o material didático. Escolher o livro.
Redigir o resumo da disciplina. Elaborar exercício, textos de auto-avaliação e provas. Conduzir as aulas através do canal de comunicação. Atribuir grau aos alunos a partir das informações dos tutores e assistentes.

44 Missão dos Tutores Assegurar usabilidade dos recursos tecnológicos esclarecendo questões operacionais e conceituais relacionados a atividades prática do módulos, coordenando a execução/entrega de exercícios/projetos. Acompanhar os alunos nas atividades do laboratório. Fornecer feedback ao professor e assistente.

45 Missão do Assistente Receber e corrigir exercícios dos alunos.
Coordenar lista de discussões corrigir as provas dos grupos. Fornecer feedback para o professor docente a cerca do processo ensino-aprendizagem.

46 E DEPOIS DA INFRAESTRUTURA?
CONSTRUIR UMA COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

47 O ambiente virtual Ter um foco claro e rápido; Aspectos interessantes;
Atualização contínua e interoperatividade; Renovação constante do conteúdo; Textos leves e rápidos; Profundidade em hipertextos;

48 O FIM... ... OU APENAS UM COMEÇO.

49 “CANTAR E CANTAR E CANTAR
A BELEZA DE SER UM ETERNO APRENDIZ”


Carregar ppt "ENSINO À DISTÂNCIA: COMO COMEÇAR?."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google