Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRenato Prados Alterado mais de 10 anos atrás
1
Disciplina: Tópicos Avançados de TI Unidade II: World Wide Web Prof
Disciplina: Tópicos Avançados de TI Unidade II: World Wide Web Prof.: Mario Filho Período: 7º. SIG - ADM Encontro 04 6. Correio Eletrônico ( ); 7. Crime na Internet; 8. A Internet na Educação; 9. Blogs e Flogs; 10. Redes Sociais na Internet.
2
6. Correio Eletrônico (e-mails)
3
6.1. História O correio eletrônico é anterior ao surgimento da Internet. Os sistemas de foram uma ferramenta crucial para a criação da rede internacional de computadores. Prof. Mario Filho
4
6.1. História O primeiro sistema de troca de mensagens entre computadores que se tem notícia foi criado em 1965, e possibilitava a comunicação entre os múltiplos usuários de um computador do tipo mainframe. Prof. Mario Filho
5
6.2. O que é? A palavra “ ” vem da abreviação de eletronic mail em inglês ou correio eletrônico em português. Consiste em uma forma de compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação Prof. Mario Filho
6
6.3. E o arroba O símbolo em inglês significa “at” que em português significa “em” ou “em a” ou “em o”, ou seja “no” ou “na”. Resumindo... quando digo que o meu é eu estou dizendo que eu (fulano) tenho um no hotmail.com Prof. Mario Filho
7
6.4. Formas de usar o ? Basicamente, existem duas formas de escrever, ler e enviar s: Programas (sistemas) de correio eletrônico Programas instalados no computador com função de gerenciar os s. Ex.: Microsoft Outlook Express, Mozila Thunderbird, Windows Live Mail, Mail (Apple), Eudora. Web Mails Programas instalados em um servidor na Internet e que pode ser acessado através do navegador (browser). Ex.: Hotmail.com.br, Gmail.com, Yahoo.com.br, etc. Prof. Mario Filho
8
7. Crime na Internet
9
7.1. Os Crimes no Brasil No Brasil, os principais crimes cometidos pela Internet são os contra a honra (injúria, calúnia e difamação), a exibição de imagens de conteúdo sexual envolvendo crianças e adolescentes (pedofilia) e a divulgação de textos e imagens de conteúdo racista e preconceituoso, além de fraudes envolvendo cartões de crédito e bancos. Prof. Mario Filho
10
Contra a Honra Divulgação de notícias falsas, mentirosas e com a intenção de prejudicar alguém ou algo. Ex.: Difamação em sites de relacionamentos ou através de s. Apologia e estímulos a atos ilícitos Ex.: uso de drogas, violência, etc. Preconceitos e Racismo Ex.: discriminação racial e religiosa. Prof. Mario Filho
11
Pedofilia Ato de produzir, dirigir e/ou publicar imagens pornográficas infanto-juvenis na Internet. No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) pune com até quatro anos de reclusão. Prof. Mario Filho
12
Fraudes Eletrônicas Se caracterizam pelo roubo e a utilização de informações sigilosas com o objetivo de prejudicar alguém ou alguma instituição. Ex.: roubo de senhas, identidade, etc. No Brasil alguns destes crimes são enquadrados como estelionato. Prof. Mario Filho
13
7.2. Algumas Palavras Hackers: indivíduos que elaboram e modificam software e hardware de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas, seja adaptando as antigas. Phishing: métodos usados para enganar e roubar informações sigilosas do usuário. Ex.: s falsos de bancos e operadoras de cartões. Spyware: programas espiões que recolhem informações e enviam para outros usuários sem o consentimento. Trojan Horse ou Cavalo de Tróia: abre portas que possibilitam invasões e controle do computador por terceiros. SPAM: s não solicitados e enviados em massa. Normalmente contém propagandas ou armadilhas (phishing) para enganar o usuário. Hoax: boatos que se espalham na rede. IP (Internet Protocol): pode ser considerado como um conjunto de números que representa o local de um determinado equipamento (normalmente computadores) em uma rede privada ou pública. Prof. Mario Filho
14
7.3. Algumas Dicas de Prevenção
1- Saia usando Logout, Sair ou equivalente; 2- Crie senhas difíceis de serem descobertas; 3- Mude a sua senha periodicamente; 4- Use navegadores diferentes; 5- Cuidado com downloads; 6- Atente-se ao usar Windows Live Messenger, Google Talk, AIM, Yahoo! Messenger, entre outros; 7- Cuidado com s falsos; 8- Evite sites de conteúdo duvidoso; 9- Cuidado com anexos de ; 10- Atualize seu antivírus e seu antispyware; 11- Cuidado ao fazer compras na internet ou usar sites de bancos; 12- Atualize seu sistema operacional; 13- Atualize também os seus programas; 14- Não revele informações importantes sobre você; 15- Cuidado ao fazer cadastros. Prof. Mario Filho
15
7.4 Os Melhores Antivírus Gratuitos: Pagos: AntiVir Personal 9 – Avira
Fonte: Info Exame – Janeiro 2010 Gratuitos: AntiVir Personal 9 – Avira BitDefender Free 10 – BitDefender Avast” Home – Alwil Pagos: Kaspersky Internet Security 2010 – Kaspersky Panda Internet Security - Panda McAfee Internet Security McAfee Prof. Mario Filho
16
8. A Internet na Educação
17
8. A Internet na Educação O uso da Internet como uma nova forma de interação no processo educativo amplia a ação de comunicação entre aluno e professor e o intercâmbio educacional e cultural, desta forma, o ato de educar (com o auxílio da Internet), proporciona a quebra de barreiras, de fronteiras e remove o isolamento da sala de aula, acelerando a autonomia da aprendizagem dos alunos em seus próprios ritmos, assim a educação pode assumir um caráter coletivo e tornar-se acessível a todos (embora ainda exista a barreira do preço e o analfabetismo tecnológico). Prof. Mario Filho
18
8.1. Formas de Uso Fonte de Informação (pesquisa).
A Internet é uma valiosa fonte de informação para os mais diversos assuntos. Essas informações podem ser adquiridas através da WWW (web sites), através de arquivos (FTP) ou mesmo por troca de informações por s. Integrar Alunos e Professor em qualquer lugar do mundo. A Internet funciona como um meio de comunicação para integrar professores e alunos em salas de aulas virtuais. Prof. Mario Filho
19
9. Blogs e Flogs
20
9.1. O que é um Blog? Um weblog, blog ou blogue é uma página da Web, cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos de tamanho variável, chamados artigos, ou posts. Estes são organizadas cronologicamente de forma inversa (como um diário) costumam abordar a temática do blog, e podem ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog. Prof. Mario Filho
21
Como Criar Meu Blog? Hoje em dia existem vários web sites especializados em gerenciar e hospedar blogs. Conheça alguns: Blogger: Pop Blog: WorPress: Prof. Mario Filho
22
Prof. Mario Filho
23
9.2. O que é um Flog? Um flog, fotolog, fotoblog ou fotoblogue é um registo publicado na WWW com fotos colocadas em ordem cronológica, ou apenas inseridas pelo autor sem ordem, de forma parecida com um blog. Ainda pode-se colocar legendas retratando momentos bons de lazer. É parecido com um blog mas a diferença é predomina fotos ao invés de texto. Cresceu muito com a popularização das câmeras fotográficas digitais e dos celulares com câmeras. Prof. Mario Filho
24
Como Criar Meu Flog? Existem na web diversos web sites especializados neste serviço e muitos gratuitos como: Fotolog: Flickr: Prof. Mario Filho
25
Prof. Mario Filho
26
10. Redes Sociais na Internet
27
10.1. O que são? São as relações entre os indivíduos na comunicação mediada por computador. Esses sistemas funcionam através da interação social, buscando conectar pessoas e proporcionar sua comunicação. Ex.: Orkut, MySpace, Blogs, MSN, grupos de discussão e mensagens, etc.. Prof. Mario Filho
28
Prof. Mario Filho
29
10.2. O fenômeno Rede social e servidor para microblogs.
Permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outro contato Permite posts de até 140 caracteres, conhecidos como tweets. Pode ser usado pela própria Web ou através de celulares (SMS). Existe desde 2006; Possui mais de 10 milhões de usuários no Brasil. Prof. Mario Filho
30
Próxima Aula... Mais sobre Internet!
Trabalho valendo 3,5 para a 1ª. Avaliação Bimestral. Prof. Mario Filho
31
FIM
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.