A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PARA REFLEXÃO Qual a função da escola? Qual o objetivo da escola?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PARA REFLEXÃO Qual a função da escola? Qual o objetivo da escola?"— Transcrição da apresentação:

1 PARA REFLEXÃO Qual a função da escola? Qual o objetivo da escola?
Qual é o papel do educador? Como o educador sabe que cumpriu o seu papel?

2 Qual é o papel do Gestor? Qual a importância da participação da comunidade escolar nos processos de gestão? Quais as consequências desta participação? De que maneira o gestor conhece os pontos fortes e fracos da escola ?

3 Prêmio Gestão Escolar PGE

4 O que é o PGE? Instrumento de mobilização e de autoavaliação das escolas da Rede Pública no Brasil.

5 Por quê participar? É um estímulo a melhoria do desempenho das escolas e ao sucesso da aprendizagem dos alunos

6 Contribuir para a melhoria dos processos de gestão escolar
Para quê participar? Contribuir para a melhoria dos processos de gestão escolar

7 Como? Através da Autoavaliação - ferramenta de diagnóstico da realidade da escola

8 Por que é importante realizar a autoavaliação na escola?
Auxilia a lançar um olhar técnico e reflexivo sobre as práticas de gestão adotadas – especialmente nas questões que favorecem melhores níveis de aprendizagem; Fortalece a gestão democrática – prática coletiva de autoavaliação; Proporciona o reconhecimento de boas práticas de gestão; Favorece uma prática organizacional de melhor qualidade e de resultados mais elevados.

9 Quem pode participar do PGE?
Quaisquer escolas de educação básica das redes públicas que realizem o PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO, de acordo com o Regulamento

10 Como realizar a Autoavaliação?
Consultar o CDCE para definir e planejar o modo de condução do seu processo de autoavaliação; Organizar o colegiado responsável pelo processo de autoavaliação; Ler o Regulamento do Prêmio; Analisar o Instrumento de Autoavaliação, compreendendo o significado de suas dimensões e respectivos indicadores de qualidade;

11

12 Elaborar de forma coletiva o plano de ação para a melhoria da escola e sua gestão, a partir da autoavaliação realizada. Seguir as seguintes orientações: a) Identificação do plano; b)Análise dos aspectos que demandam atenção especial; c)Objetivos e metas propostos; d)Descrição de ações com identificação de responsáveis, cronograma e previsão do tempo necessário para a sua implementação; e)Proposta de acompanhamento e avaliação do processo.

13 Como candidatar-se a ao Prêmio e organizar os documentos?
A escola deverá fazer a inscrição on line. O acesso será feito pelo e encaminhar o dossiê impresso ao Comitê Estadual/ Seduc, até o dia 17/06/2011.

14 ROTEIRO DO DOSSIÊ Folha de rosto; Sumário;
Cadastro da Escola (on line e impresso); Justificativa da candidatura ao Prêmio; Instrumento de Autoavaliação (on line e impresso); Descrição documentada e análise das principais ações (incluindo evidências); Plano de melhoria da escola; Ajuda-Memória.

15 Inscrições Online Prêmio Gestão Escolar

16 Acesso O acesso será feito pelo e para acessar as inscrições online clique no link conforme a imagem a esquerda.

17 Cadastro 1º Acesso Cadastrar um usuário no painel a esquerda e na senha utilizar no mínimo um caractere especial e clique no botão “Criar Usuário”. Se o usuário for validado o sistema irá te redirecionar para o formulário de preenchimento. Demais acessos Utilize o painel a direita com seu usuário cadastrado e clique no botão “Acessar Inscrição” e você poderá continuar a seu preenchimento ou verificar o status de sua inscrição.

18 Verifique as funcionalidades dos botões na imagem a esquerda.
Com o usuário cadastrado você irá preencher todos os dados do formulário que estão divididos por etapas conforme o menu superior. Verifique as funcionalidades dos botões na imagem a esquerda. Sair sem salvar: Sair sem salvar os dados inseridos Salvar e sair: Sair e salvar os dados preenchidos para poder acessá-los em outro momento. Salvar e continuar: Salvar os dados preenchidos e passar para próxima página.

19 Concluindo Preenchimento
Assim que preencher todo o formulário você irá clicar no botão “Concluir” para finalizar a sua inscrição. OBS: O botão “Concluir” finaliza sua inscrição. Após a inscrição finalizada não será possível alterar qualquer dado. Utilize o botão “Voltar” para verificar se as informações foram preenchidas corretamente.

20 Protocolo de inscrição
Clicando em “Concluir” será gerado um protocolo conforme a imagem à esquerda com o status de sua inscrição (autoavaliação) que será alterado assim que o Comitê avaliar o dossiê completo. Agora devemos clicar no botão “Imprimir” e imprimir o protocolo com as informações de envio e sua autoavaliação que será enviada juntamente com os dados restantes formando seu dossiê.

21 Cátia Cristina de Figueiredo
Telefone: /6300/6419/3658

22 "Na vida, não existem soluções
"Na vida, não existem soluções. Existem forças em marcha: é preciso criá-las e, então, a elas seguem-se as soluções.“ [Antoine de Saint-Exupéry]


Carregar ppt "PARA REFLEXÃO Qual a função da escola? Qual o objetivo da escola?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google