A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pilhas e baterias 11 de dezembro de 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pilhas e baterias 11 de dezembro de 2008."— Transcrição da apresentação:

1 Pilhas e baterias 11 de dezembro de 2008

2

3

4 O que é pilha? fonte portátil de energia, resultante de reações químicas que ocorrem no seu interior, ou seja, uma mini usina portátil. Ou seja, é um aparelho que transforma energia química em elétrica.

5 O que é bateria? um recipiente que contém elementos químicos necessários para gerar energia elétrica através de reações químicas. Ou seja, é um conjunto de acumuladores ou de pilhas elétricas, ligadas em série ou em paralelo.

6 Problemas do descarte? Poluição do solo Poluição do ar
Risco de saúde dos seres vivos

7 Exemplo: Intoxicação por Mercúrio

8 A intoxicação por mercúrio (Hg) é feita por inalação de vapores ou por ingestão alimentar, como no caso do "DESASTRE DE MINAMATA. Seus sintomas são : dores estomacais, seguidos de desinteria, ansiedade, tremores, fraqueza muscular, amolecimento dentário com sangramento das gengivas, gosto de metal na boca, descontrole mental e nervoso (loucura), febre, coma e morte.

9 Simples descargas de uma fábrica
(Chisso Corporation) no Japão deram origem à doença. Outras em Niigata, também no Japão, continuaram-na. As descargas continham altos teores de mercúrio. Ascendem a cerca de 3000 as vítimas reconhecidas da doença. Descubram o sofrimento que está por detrás da fotografia.

10 Solução para o descarte?
Armazenar Reciclar

11 Mudanças na resolução A nova resolução de 04 de novembro de 2008 de nº 401 tem exigências sobre os fabricantes de pilhas e baterias, estabelecendo limites máximos de Cádmio, chumbo e mercúrio, o seu gerenciamento ambientalmente adequado e dão outras providencias. 4.1. Mudanças nas concentrações e disposição final de pilhas e baterias.

12 4.1. Mudanças nas concentrações e disposição final de pilhas e baterias.
Pilhas e baterias elétricas zinco-manganês e alcalino-manganês As pilhas e baterias do tipo portátil, botão e miniatura que sejam comercializadas, fabricadas no território nacional ou importadas, deveram atender as seguintes concentrações. Conter 0,0005% em peso de mercúrio quando for do tipo pilha portátil; Conter 0,002% em peso de Cádmio quando for do tipo pilha portátil; Conter até 2,0% em peso de mercúrio quando for do tipo pilha-botão,pilha botão e pilha miniatura; Conter traços de até 0,1% em peso de chumbo.

13 4.1.2. Pilhas e baterias chumbo - ácido
As baterias, com o sistema eletroquímico chumbo-ácido, não poderão possuir teores de metais acima dos seguintes limites: Mercúrio – 0,005% em peso; e Cádmio 0,010% em peso . O repasse das baterias chumbo-ácido previsto no art. 4º poderá ser efetuado de forma direta aos recicladores, desde que licenciados para este fim. Não é permitida a disposição final de baterias chumbo-ácido em qualquer tipo de aterro sanitário, bem como a sua incineração. O transporte das baterias chumbo-ácido exauridas, sem o seu respectivo eletrólito, só será admitido quando comprovada a destinação ambientalmente adequada do eletrólito.

14 4.1.3. Baterias níquel-cádmio e óxido de mercúrio
O repasse das baterias níquel-cádmio e óxido de mercúrio previsto no art. 4º poderá ser efetuado de forma direta aos recicladores, desde que licenciados para este fim. Não é permitida a incineração e a disposição final dessas baterias em qualquer tipo de aterro sanitário, devendo ser destinadas de forma ambientalmente adequada.

15 Referências Disponível em: Acesso em 01 de dez de 08. Disponível em: Acesso em 01 de dez de 08. Fontes: ABINEE, Jorge Alberto Soares Tenório e Denise Crocce Romano Espinosa ( Disponível em : riskici.blogspot.com/.../doena-de-minamata.html . Acesso em 10 de dezembro de 2008.


Carregar ppt "Pilhas e baterias 11 de dezembro de 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google