A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Genética – Conceitos Básicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Genética – Conceitos Básicos"— Transcrição da apresentação:

1 Genética – Conceitos Básicos

2 O que é genética? É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em: Genética Clássica  Mendel (1856 – 1865) Genética Moderna  Watson e Crick (1953).

3 Gene Genética Clássica  unidade fundamental da hereditariedade.
Genética Moderna  pedaço de DNA que codifica uma proteína.

4 Proteína

5 Genótipo Constituição gênica do indivíduo, isto é, são os genes que ele possui em suas células e que foram herdados dos seus pais. Representado por letras. Ex.: A, z, T, b ...

6 Fenótipo São as características manifestadas por um indivíduo.
São características morfológicas, fisiológicas ou comportamentais. É determinado pelo fenótipo, mas pode ser modificado pelo ambiente.

7 Fenótipo F = G + A (Fenótipo é igual ao genótipo do indivíduo mais a ação do ambiente). Ex.: cor de pele, textura do cabelo, tipo sangüíneo, etc.

8 Cromossomos Homólogos
São cromossomos que apresentam genes para as mesmas características para as mesmas posições. Um homólogo veio do pai e outro da mãe.

9 Espermatozóide  n Óvulo  n Zigoto  2n

10 Tamanho do Pé Tamanho do Pé Cor de Cabelo Cor de Cabelo Tipo Sanguíneo Tipo Sanguíneo Temperamento Temperamento

11 P P c C Genes alelos IA IB a a

12 Genes Alelos Genes presentes nos mesmos locais nos cromossomos homólogos.

13 Homozigose Seres diplóides apresentam duas cópias de cada gene  cada um em um cromossomo homólogo. O indivíduo homozigoto apresenta dois alelos de um gene igual, sejam eles genes dominantes ou recessivos. Ex: AA, bb, ZZ, pp....

14 Heterozigose Indivíduos que apresentam dois alelos DIFERENTES de um gene são chamados heterozigotos. Ex.: Aa, Bb, Pp, IA IB, Zz......

15 Dominância Alelos que se expressam da mesma forma nas condições homozigótica e heterozigótica são chamados dominantes. Ex: Indivíduos RR e Rr para o fator Rh são Rh+.

16 Recessividade Alelos que não se expressam na condição heterozigótica são denominados recessivos. Ex.: o alelo r, uma vez que um indivíduo rr é Rh-.

17 Produção de Gametas Que tipo de gametas um indivíduo Aa pode produzir?
Ovogônia (2n)

18 Que tipo de gametas os indivíduos abaixo podem produzir?
AA Bb AABB aabb AAbb AaBb

19 Qual é a probabilidade de:
Um indivíduo homozigoto dominante formar um gameta A? Um indivíduo heterozigoto formar um gameta A?

20 Cruzamentos A partir dos cruzamentos os geneticistas podem prever a transmissão dos genes em uma família. É utilizado o “quadro de Punnett”.

21 Gametas produzidos pela mãe
Gametas produzidos pelo pai Cruzamento

22 Cruzamento de AA com aa:

23 Como fazer um cruzamento?
Leia com cuidado o enunciado e faça uma legenda respondendo a pergunta: qual é a característica em questão? Destaque qual característica é condicionada pelo gene dominante e qual é pelo gene recessivo. Descubra qual é o genótipo dos pais (caso não tenha sido dito no problema). Descubra quais tipos de gametas os pais podem produzir.

24 Como fazer um cruzamento?
Coloque os gametas produzidos pelos pais no quadro de Punnett. Faça o cruzamento. Monte o genótipo. Monte o fenótipo (a legenda te ajuda nesse passo) Responda a questão.

25 O gene A determina cor de olho castanho e o gene a determina cor de olho azul. Um homem de olho azul se casa com uma mulher heterozigota de olhos castanhos. Qual é a probabilidade deste casal ter filhos de olhos azuis?

26 Um homem normal, filho de pai normal e mãe albina, casou-se com uma mulher normal heterozigota. Qual a probabilidade de nascerem filhos albinos nesse casamento?

27 Probabilidade em Genética
Probabilidade é a relação entre um ou mais eventos esperados e o número de eventos possíveis. eventos esperados P = eventos possíveis Regra do “E” A probabilidade de dois ou mais eventos independentes ocorrerem simultaneamente é igual ao produto das probabilidades de ocorrerem separadamente. Regra do “OU” A probabilidade de dois ou mais eventos mutuamente exclusivos ocorrerem é igual a soma das probabilidades de ocorrerem separadamente.

28 Regra do Ou Em um dado normal, com seis faces, deseja-se saber qual a probabilidade de se obter face 4 ou face 6.Sabe-se que a probabilidade de se obter uma das faces de um dado em um só lançamento é igual a 1/6. P(4)=1/ P(6)=1/6 P(4 ou 6)=P(4) + P(6)=1/6 + 1/6=2/6=1/3 ou 33,3%

29 Regra do E P(cara)=1/2 P(4)=1/6
A probabilidade de, ao jogar uma moeda cima, cair com a face para cima ao mesmo tempo em que se joga um dado e se obtém a face 4 é: P(cara)=1/ P(4)=1/6 P(cara e 4)=P(cara) X P(4)=1/2 X 1/6=1/12 ou 8,33%

30 Heredogramas

31 O que é um heredograma? Também chamado do pedigree ou genealogia.
Representa as relações de parentesco entre indivíduos. Representa o padrão de certa herança em uma família.

32 Símbolos Casamento Filhos Sexo indeterminado Homem normal
Homem afetado Mulher normal Mulher afetada Casamento Filhos Gêmeos verdadeiros Gêmeos falsos ou dizigóticos

33 Como montar um heredograma?
Como fica esse heredograma? Um homem normal, cujo pai era afetado e a mãe era normal, casa-se com uma mulher normal cujos pais também eram normais. Esse casal tem seis filhos: duas mulheres e um homem afetados, uma mulher normal, um homem e uma mulher afetados nessa ordem.

34

35 Afetados Normais


Carregar ppt "Genética – Conceitos Básicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google