A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fatores Ecológicos Mestrando: Marcondes Loureiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fatores Ecológicos Mestrando: Marcondes Loureiro."— Transcrição da apresentação:

1 Fatores Ecológicos Mestrando: Marcondes Loureiro

2 Relacionados as condições do Meio Ambiente
Fatores Ecológicos Atuam sobre o desenvolvimento de uma comunidade de seres do meio ambiente. Fatores Biológicos ( Bióticos) Fatores Biológicos ( Abióticos) Relacionados aos Seres Vivos Relacionados as condições do Meio Ambiente Alimentação Proteção Clima Relevo Hidrografia

3 Fatores Ecológicos A relação entre seres vivos de mesma espécie ou de espécies diferentes se dá com o intuito de suprir as necessidades básicas dos seres. Alimentação Proteção Locomoção Reprodução

4 FATORES ECOLÓGICOS BIÓTICOS
Fatores Bióticos Relações Ecológicas Intra- específica Inter-especifíca Harmônica Desarmônica

5 RELAÇÕES ECOLÓGICAS Ocorre com indivíduos de mesma espécie
Intra – Específica Ocorre com indivíduos de espécies diferentes Inter – Específica Não ocorre prejuízo para nenhuma espécie Harmônica Desarmônica Ocorre pelo menos prejuízo para uma espécie

6 QUAIS AS RELAÇÕES ? Canibalismo Competição Predatismo Forésia
Mutualismo Parasitismo Inquilinismo Comensalismo Colônia Sociedade Amensalismo

7 Canibalismo Um animal mata e devora o outro
Intra-específica e desarmônica Observações: Raro; Ocorre em superpopulações quando há falta de alimento; Em algumas espécies é comum a fêmea devorar o macho após a fecundação.

8 Canibalismo Aranhas Ratos Peixes

9 Canibalismo O aquecimento global fez diminuir em 20% a calota polar ártica nas últimas três décadas, reduzindo o território de caça dos ursos-polares. Muitos deles ficaram sem alimento. A mudança radical de seu habitat provocada pelo homem está custando caro aos ursos. Recentemente, no Mar de Beaufort, no Alasca, pesquisadores americanos que há 24 anos estudam a região identificaram um caso inédito de canibalismo na espécie: duas fêmeas, um macho jovem e um filhote foram atacados e comidos por um grupo de machos. Estimativas apontam que os ursos-polares podem desaparecer em vinte anos.

10 COMPETIÇÃO Luta por alimento, posse de território, da fêmea, etc.;
Intra-específica desarmônica; Inter-específica desarmônica; Observações: Freqüente; Ocorre sempre que há sobreposição de nichos ecológicos; Fator de seleção natural e de limitação da população.

11 COMPETIÇÃO A superpopulação intensifica o mecanismo de competição intra-específica. Luta pela fêmea.

12 Predatismo Um animal mata outro de espécie diferente para se alimentar
Inter-especifica desarmônica Observações: Freqüente; Fator de seleção natural e equilíbrio da população de presas; Aplicado no controle biológico.

13 mamífero carnívoro (predador) x mamífero herbívoro (presa);
Predatismo mamífero carnívoro (predador) x mamífero herbívoro (presa); Leoa - Zebra Gavião-Cobra

14 Transporte de um ser, seus ovos ou sementes por outro ser vivo
Forésia Transporte de um ser, seus ovos ou sementes por outro ser vivo Inter-específica harmônica Observações: Polinização. É o ato da transferência de grãos de pólen de uma flor para o estigma de outra flor, ou para o seu próprio estigma.

15 Forésia Abelha no processo de polinização. Gramínea Cortaderia sellowana, com suas inflorescências ao vento:.

16 Troca de benefícios entre seres vivos, com ou sem interdependência
Mutualismo Troca de benefícios entre seres vivos, com ou sem interdependência Inter-específica harmônica Exemplos: Cupim x protozoário Algas x fungos Plantas x insetos Crocodilo x ave-palito.

17 Parasitismo Um ser vive à custa de outro, prejudicando-o
Inter-específica desarmônica Observações: Freqüente; Aplicado no controle biológico (parasita x praga); Endoparasita (interno, ex.: ameba) e ectoparasita (externo, ex.: piolho).

18 Parasitismo Vermes x Mamíferos Fungos x Plantas

19 Inquilinismo Um organismo usa outro como suporte ou abrigo
Inter-específica harmônica Tronco de uma árvore no interior de uma mata, contendo uma bromélia como inquilino.

20 Comensalismo Um ser come restos da comida de outro
Inter-específica harmônica Exemplos: rêmora x tubarão hiena x leão

21 COLÔNIAS Seres unidos anatômica e/ou fisiologicamente
Intra-específica harmônica Observações: Os indivíduos podem ser todos iguais (algas) ou diferentes com divisão de trabalhos (caravelas).

22 COLÔNIAS Corais Caravela

23 Exemplo de uma sociedade humana.
Indivíduos com tendência a vida gregária, trabalham para o desenvolvimento da população Intra-específica harmônica Observações: Associação de indivíduos que não estão unidos e formam uma organização social. Ex: abelhas e formigas. Exemplo de uma sociedade humana.

24 Amensalismo Uma espécie (amensal) é inibida no crescimento ou reprodução por substâncias secretadas por outra espécie (inibidora). Inter-específica desarmônica Observações: Ex: maré vermelha. Uma espécie inibidora produz secreções. Esta relação é mais comum entre vegetais, fungos e bactérias.

25 Amensalismo Exemplo de um dinoflagelado que causam a morte dos peixes e mariscos formando as marés vermelhas.

26 FATORES ECOLÓGICOS BIÓTICOS
Algumas relações têm importância vital para o equilíbrio ecológico (predatismo, competição) Relações como predatismo e parasitismo são utilizadas pelo homem no Controle Biológico de pragas, com vantagens: não polui o ambiente; não causa desequilíbrios ecológicos.

27 FATORES ECOLÓGICOS ABIÓTICOS?
Estão representados pelas condições climáticas, edáficas e hídricas que determinam o estado físico do ambiente. Condições em que se encontra um solo

28 FATORES ECOLÓGICOS ABIÓTICOS?
Temperatura Distribuição Heterogênea da energia Luz Provenientes das Atividades Solares Água Substância Vital para existência da Vida Nutrientes Necessários para o crescimento e reprodução dos seres vivos

29 Temperatura Influi no metabolismo, no apetite, na fotossíntese, no desenvolvimento, na atividade sexual e na fecundidade; Faixa de temperatura mais favorável para a vida entre 10 a 30 ºC; Preferendo Térmico (PT); Temperaturas fora do PT determinam as migrações e a hibernação.

30 Temperatura Seres Estenotérmicos:
Espécies que sobrevivem entre estreitos limites de temperatura (pequena amplitude térmica). Seres Euritérmicos: Espécies que resistem a grandes variações de temperatura (grande amplitude térmica).

31 Temperatura estenotérmica Lagarto euritérmica Temperatura Lobo

32 Temperatura De acordo com a temperatura Corporal
Heterotérmicos ou Pecilotermos Homeotérmicos Temperatura corporal varia com a temperatura ambiente Têm temperatura corporal constante Reptéis Anfíbios Aves Mamíferos

33 Temperatura

34 Temperatura Comportamento dos Seres vivos Migração Flamingo
Cegonha-negra

35 Temperatura Reduzem as suas atividades vitais para valores mínimos
Quiescência – estado de imobilidade mais ou menos completa, durante o qual o animal não se alimenta Hibernam Ocorrem em épocas frias

36 Ocorrem em épocas quentes
Temperatura Estivam Ocorrem em épocas quentes

37 Temperatura Quantidade de Gordura Tamanho e densidade dos Pêlos
Adaptações que permitem aos animais resistir às condições de temperatura: Quantidade de Gordura Tamanho e densidade dos Pêlos Tamanho das orelhas e focinhos Alteração de aspectos das plantas

38 luz Fonte de energia essencial na produção de alimentos (fotossíntese)
Fator vital e fator limitante, tanto em mínima intensidade como em máxima Influencia nas variações da atividade diária e sazonal de alguns animais Regula os processos ópticos na pigmentação da pele Orienta o movimento dos vegetais (heliotropismo) Alguns animais e vegetais produzem luz (bioluminescência)

39 LUZ Devido a sazonalidade de sua incidência, existem animais noturnos e diurnos Existem organismos que suportam grandes variações luminosas (eurifotos) e seres que só conseguem viver numa estreita faixa luminosa (estenofotos) Há aqueles que são fortemente atraídos pela luz, são chamados de lucífilos (mariposas), enquanto outros fogem da luz os denominados lucífobos (toupeira). Toupeira

40 Água Entra na composição das células de todo ser vivo
Presente em todos os processos metabólicos Papel fundamental na temperatura corporal dos homeotermos, na regulação do clima no planeta e na distribuição dos seres vivos na biosfera Sementes : em torno de 3 a 5% de água Homem : em torno de 65% de água Recém-nascido : 90% de água.

41 Água Hidrófilos ou hidrófitos  vegetais que só vivem em locais com muita água Vitória- régia Xerófilos ou xerófitos  vegetais adaptados a locais com pouca água Cacto

42 Nutrientes Necessários para o crescimento e reprodução dos seres vivos; Principais nutrientes : elementos químicos e sais dissolvidos; Podem limitar o desenvolvimento do meio e juntamente com outras características do solo (pH, textura e umidade), constituem os fatores edáficos. Macronutrientes  entra em grande quantidade na composição dos tecidos vivos (carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio); Micronutrientes  necessário em quantidades relativamente pequenas (manganês, cobre, zinco, magnésio).

43 Fatores Limitantes Seres vivos apresentam faixas de tolerância para cada um dos fatores ecológicos Quando qualquer fator fica fora dessa faixa limite, tende a limitar a oportunidade de sobrevivência dos organismos (Lei de Liedberg) Fatores limitantes bióticos competição, predatismo e parasitismo. Fatores limitantes abióticos temperatura, água, luz e nutrientes Através da tecnologia o homem tem ampliado a sua faixa de tolerância, de modo a sobreviver em várias regiões da biosfera e fora dela.

44 Exercício Aponte a importância da relação de competição entre indivíduos para uma espécie. Explique e justifique o processo de migração de alguns seres vivos.

45 Vídeos Parte 1: Parte 2:


Carregar ppt "Fatores Ecológicos Mestrando: Marcondes Loureiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google